domingo, 15 de janeiro de 2017

A história da Realtoy

A Realtoy é mais do que uma daquelas obscuras fabricas chinesas. Ou será que não? O Mauricio pesquisou sobre a marca e hoje você sabe tudo sobre ela aqui! Clique aqui e veja todas as postagens do Mauricio sobre a história do nosso hobby.

A Realtoy é uma empresa chinesa de Hong Kong fundada em 1977. A empresa produz miniaturas de carros, aviões e motos: 1/24, 1/32, 1/43, 1/60 (principalmente), 1:72 e 1:87 (produção para terceiros).

A Realtoy trabalha com as suas marcas próprias (REALTOY, REAL-X, REALTECH & ACTION CITY), mas também produz para terceiros, como a produção exclusiva para a cadeia de lojas Toys’ R’ Us sob o nome de Fastlane e produz miniaturas para a distribuidora de brinquedos Daron Worldwide Trade Inc.

Para a Daron a Realtoy produz também as caixas com miniaturas de aeroporto, onde normalmente tem aviões, alguns veículos de aeroporto, caminhões e outras peças de aeroporto. Esses “kits” são feitos de várias companhias aéreas e normalmente são encontrados para venda em lojas de aeroportos.

Para as Toys ‘R’ Us da Ásia a Realtoy produziu uma série especial da Fastlane, em caixas de papelão com visor, com pintura real e detalhada, com rodas realísticas, de veículos de serviço, ônibus e táxis de Hong Kong e Cingapura.


Faróis, lanternas, inscrições, interiores, rodas e pintura reais fizeram dessa série especial da Fastlane uma série muito procurada na Ásia. Infelizmente só foi vendida localmente nas Toys ’R’ Us de Hong Kong e Cingapura.

Veículos de serviço produzidos pela Realtoy e comercializados pela Daron são comumente vendidos em “packs” de cinco como os da polícia abaixo.

O foco da Realtoy é em carros de passeio ou esporte, com alguns SUV’s.

Embora não sejam comuns existem algumas picapes Realtoy como abaixo.

Algumas miniaturas diferentes também aparecem em suas linhas especiais como a Limusine do presidente Americano, comercializado pela Daron.

Outra miniatura muito procurada é a transportadora de veículos. O modelo tem o cavalo de metal e a transportadora é de metal com plástico, mas transporta seis modelos Realtoy sem problema.


Outro brinquedo auxiliar às miniaturas da Realtoy são as cidades (playset) onde ela vende parte de cidades, como instalações de posto de gasolina, aeroportos, etc. para complementação das brincadeiras.

A Realtoy tem alguns modelos inéditos, mas alguns estão muito perto de serem cópias de modelos de outros produtores.

Apenas o ressalto para placa na traseira e a ausência das letras GMC no radiador, substituídas pelo carretel de cabo de aço no para choque, diferem o modelo da Realtoy do da Matchbox.

Pequenas diferenças nas luzes da carroceria (redondas x quadradas) ausência das luzes na frente da carroceria no modelo e presença de espelhos no modelo Realtoy.

Embora existam algumas diferenças os moldes são muito semelhantes em detalhes e tamanho. Pode apenas ser coincidência, mas isso nunca saberemos ao certo!

Cópia coincidência ou mesmo molde?

Nos dois casos anteriores haviam algumas diferenças nos moldes, sútil que fossem, mas no caso desse Porsche Boxster S até a base é igual. As diferenças são somente de detalhamento na pintura das lanternas do Corgi, mais detalhadas e no símbolo da Porsche presente somente no capo do Realtoy. Obviamente os nomes dos fabricantes são distintos, mas ficam exatamente no mesmo local em um ressalto de baixo relevo. Nesse caso, parece mais que o fabricante da miniatura produz para os dois: Corgi e Realtoy.

O padrão normal das miniaturas da Realtoy escala 1:60 é de miniaturas com rodas de plástico, pinturas normalmente da cor real do modelo e detalhes como: faróis, lanternas, emblemas etc,  sempre bem pintados. Dificilmente produz, nessa escala, algo que não seja para “combate”, mas mesmo assim tem nível de detalhes acima da concorrência para miniaturas mais baratas.

Referências:


6 comentários:

  1. Tenho vários modelos da marca pois são bem acabados, mas muitos dos modelos são iguais os da Welly.

    ResponderExcluir
  2. Tive a felicidade de adquirir alguns, possuem excelente relação preço x qualidade, bem detalhados comparados aos Hot Wheels, e com decais bem posicionados. Pena não terem uma distribuição regular, e não terem uma variedade maior de modelos.
    Recentemente achei os FastLane em uma grande rede de brinquedos, mas estes são modelos genéricos, alguns até lembram carros que existem realmente, como Bugatti azul por exemplo, mas sem as licenças das montadoras de automóveis. Também são muito bem montados e detalhados e lembram também os modelos genéricos dos packs da MotorMax. A primeira vista até pensei que fossem MotorMax.
    Parabéns Douglas e Maurício!

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de ver a história da Welly, marca que gosto muito. Também aguardo Jada, Burago, RMZ, Kinsmart, New Ray, Herpa, Guisval, IXO, Solido, Saico e Schuco, Rei, Cararama e Hongwell.

    ResponderExcluir
  4. Maurício,
    Faltou colocar a referência da foto de fundo prata da cegonha, que é de minha autoria:

    http://1for64world.weebly.com/real-toy

    Um abraço !
    Danilo.

    ResponderExcluir
  5. Tenho uns 4 ou 5 RTs na escala 1/60 e considero muito bons.

    ResponderExcluir
  6. Tenho dois modelos na escala 1/72 comprados há muito tempo. Alguém sabe onde encontrar mais modelos assim para comprar?

    ResponderExcluir