domingo, 20 de setembro de 2020

Matchbox Exclusivo Mercado Kroger EUA – Páscoa 2015

Hoje temos uma aula de reciclagem com o professor Maurício Nunes, e ele nos mostra todos os detalhes dessa série pra lá de diferente da Matchbox! Clique aqui e veja todas as postagens do Mauricio sobre a história do nosso hobby.

Não só de parcerias com os gigantes do abastecimento nos EUA (Walmart e Target) vive a Matchbox. Mercados um pouco menores como o mercado Kroger também fazem parcerias com a Mattel e tanto a “azul” quanto a “laranja” já fizeram essa parcerias antes com o Kroger. Nesse artigo vamos comentar a parceria feita no ano de 2015 com o mercado Kroger onde na Páscoa foi feito uma série de encartelamento especial de duas dúzias de modelos na linha de 2015 que foram colocados em cartelas especiais. Essa é uma série para quem coleciona modelos fechados nas embalagens, já que a embalagem de Páscoa foi específica da série, mas os modelos são todos repinturas. 

NOTA: essa foto engloba todos os modelos dessa série. 

Drill Digger MB0918 – modelo fantasia em escala de três polegadas lançado na 1-120 de 2014 na subsérie “MBX Construction” pintado de azul escuro com amarelo como pintura de uma empresa fictícia de construção ING (artigo nesse blog em 10 de novembro de 2019).

Esse modelo com essa pintura foi usado no seu lançamento na linha em 2014, depois foi usado de novo em 2015 na série de Páscoa do mercado Kroger e ainda mais uma vez a Matchbox reprisou a pintura na linha básica de 2019. 

Scraper MB0946 – modelo fantasia em escala de 3 polegadas que sucedeu ao molde anterior (MB0745), válido de 2008 a 2013. Em 2014 o molde foi refeito para o atual MB0946 e no seu relançamento foi pintado como da empresa fictícia de construção ING, como o modelo anterior.  

Essa pintura foi usada nesse relançamento do molde em 2014 também no modelo da série de Páscoa no mercado Kroger, sem diferenças.

Quarry King MB0737 – modelo não licenciado em escala 1:64 lançado na linha básica de 2008 na cor amarela com detalhes em preto e cinza escuro.

Para a série de Páscoa do mercado Kroger o modelo foi pintado de verde limão com detalhes em preto e cinza escuro.

Apesar do molde ter mudado em 2012, onde a escada passou a ser de plástico fazendo parte da base e não mais de metal como parte da carroceria nos modelos até 2011, a Matchbox resolveu não mudar o número do molde e este manteve o antigo número MB0737. Ainda houve um modelo de 2013 da série comemorativa de 60 anos da Matchbox que foi feito sem a escada, nem na carroceria nem na base, mas ainda conservou o número MB0737.

O mesmo modelo foi usado anteriormente na linha básica de 2014, com a pintura idêntica ao modelo da série exclusiva.

Tractor Shovel MB0029 – modelo fantasia em escala 1:82 com o ano na base de 1976, pois trata-se do antigo molde da Lesney MB158 renumerado na coleção básica de 1983 (Matchbox International) para MB0029 e lançado na cor amarela com detalhes em preto. 

Na coleção de Páscoa do mercado Kroger o modelo foi pintado de azul claro com a pá em vermelho e detalhes em preto. Essa mesma pintura foi usada em um modelo do 5-pack “Construction Zone / Zona de Construção” de 2014. 

MBX 4x4 MB0748 – modelo fantasia em escala de três polegadas criado para a linha básica de 2008 na cor prata e interior/base preto com faixas nas laterais em vermelho e preto. Escrito MBX 4x4 nas laterais em preto.

O modelo de Páscoa foi copiado do modelo da linha básica de 2014, pintado de preto fosco com base/interior verde oliva e mesma decoração nas laterais em preto cinza e laranja.

Off-Road Rider MB0699 – modelo fantasia produzido em escala de três polegadas para estreia na 1-75 de 2006 e ativo até o ano de 2017. Esse modelo estreou em amarelo com base/interior em preto, número #6 em preto em fundo branco e faixas preta e vermelha nas laterais.

O modelo da série foi pintado de branco com base/interior em verde decoração camuflada nas laterais. 
O modelo da série foi copiado de duas outras aparições do MB0699 no ano de 2014: em um 20-pack e em um 5-pack (“Jungle Recon / Reconhecimento de Selva”).

Os modelos do 5-pack saíram com duas opções de rodas, mas o modelo usado na série exclusiva foi apenas com um tipo (Ringed Gear).

Dune Dog MB0818 – modelo fantasia projetado por Jun Imai em escala de três polegadas pintado de verde limão com base cinza e interior em preto.  

Mais uma vez, foi aproveitado o modelo da linha básica de 2014 e reembalado na cartela da série exclusiva de Páscoa. Esse modelo reembalado pintado de laranja com base e interior em cinza. 

Vantom MB0863 – modelo criado para a 1-120 de 2013 na escala de três polegadas. A primeira aparição desse modelo fantasia foi na cor cinza com base e interior em cor de laranja e faixas laterais, laranja, preto e branco com o nome do modelo escrito na cor das faixas nas laterais.

Para a série exclusiva do mercado Kroger foi usado o modelo do ano de 2014, que além de sair na linha básica (1-120), saiu também em um 5-Pack (Ice Mountain Mission / Missão Montanha Gelada) e em um 20-Pack. Esse modelo de 2014 pintado de azul com a base e o interior em branco faixas laterais em preto, branco e laranja com os dizeres “MBX Arctic / MBX Ártico”. 

ATV 6x6 MB0831 – modelo criado para a linha básica de 2011 na escala de três polegadas e nas cores violeta, com interior cinza.

A série exclusiva do mercado Kroger de 2015 repetiu o modelo de 2014 que já tinha saído em seis outras embalagens diferentes em 2014.

Primeiro o modelo saiu na linha básica e depois em um 20-Pack em 2014. Em seguida o modelo foi lançado no “Gift Pack” americano, o antigo 10-pack que foi renomeado e encolhido para uma caixa com nove modelos. Essa estratégia parece ter sido usada pela resistência que há nos EUA ao aumento de preço dos modelos das linhas básicas da Mattel, que custam US$ 1,00, desde seu lançamento em 1968.

Para piorar a vida do colecionador desse modelo embalado, foram feitos dois “Gift Packs” bastante semelhantes, com os modelos exclusivos distintos (canto superior direito com a faixa amarela em volta.

Ainda em mais duas aparições, para os conjuntos 10-Pack, vendidos no resto mundo ainda com 10 modelos, o ATV 6x6 aparece em duas caixas de 10 distintas, com modelos bem semelhantes aos “Gift Packs” americanos (9-Pack).

Hoje, um modelo Matchbox custa nos grandes varejistas americanos US$ 0,94, que com o imposto chega a um (01) dólar. Esse preço não se mantém fora dos EUA/Canadá. Na Europa um modelo básico Matchbox, custa 2,49 Euros nos países da União Europeia e custa 1,98 Libras no Reino Unido. Talvez essa folga nos preços permita que a Mattel ainda consiga trabalhar com embalagens de 10 fora dos EUA onde essa foi substituída pela embalagem de 9 (Gift Pack).

Coyote 200 MB0819 – modelo fantasia feito em escala de três polegadas criado para a coleção básica de 2011 na cor vermelha com base plástica branca. Detalhes tipo camuflado em preto e branco e escrito “SNAKE / cobra” em amarelo na capota.

O modelo da série exclusiva também em vermelho, mas com base cinza e mesmo tipo de decalques camuflado em branco, azul claro e vermelho.

Essa pintura da série exclusiva, copiada de um 5-Pack de 2014 (“Jungle Recon / Reconhecimento de Selva”). Essa mesma pintura ainda saiu em 2015 em um “Gift Pack” (9-Pack) e em um 10-Pack.

Rock Shocker MB0781 – modelo fantasia criado para a 1-100 básica de 2009. Modelo em escala de três polegadas pintado em sua primeira aparição de cinza com base preta, capô vermelho tijolo e o número #8 na porta. 

A série exclusiva de Páscoa de 2015, seguiu o padrão e utilizou um modelo amplamente utilizado no ano de 2014, com base preta, pintura amarela com faixas preta e branca listadas e outras todas pretas e verdes com um símbolo de um dinossauro em preto nas portas. 

Esse modelo em 2014, saiu em um 5-Pack (Dino Adventure / Aventura Dino) e em embalagem isolada da linha básica no mesmo ano.

Em seguida o modelo foi amplamente utilizado em quatro “Gift Packs / 9-Pack” para o mercado americano e seus equivalentes em embalagem de 10 modelos para venda no resto do mundo. Ao total oito caixas múltiplas (9 e 10 Pack) com esse mesmo modelo e mesma pintura amarela.  


Completando as aparições dessa repintura amarela do “Rock Shocker, o modelo foi ainda utilizado em duas caixas de 20 (20-Pack) ainda no ano de 2014.

Ridge Raider MB0716 – modelo criado para a linha básica de 2007 em escala de três polegadas e pintado em vermelho com interior preto e pintado como um modelo de rali. 

Na série exclusive do mercado Kroger o modelo foi pintado de azul com interior cinza e faixas pretas e brancas nas laterais com a cabeça de um dinossauro preta em um fundo verde e escrito DINOMBX em verde nas laterais. 

Esse modelo da série especial foi copiado de várias aparições no ano de 2014. Esse modelo saiu em todas as embalagens múltiplas que o “Rock Shocker MB0781” amarelo mostrado acima também saiu, mas não houve embalagem única (blister tradicional) desse Ridge Raider azul em 2014. Além de todas as embalagens múltiplas mostradas acima em conjunto com o “Rock Shocker MB0781” o modelo ainda saiu em mais quatro “Gift Packs” de 2014. 

Além do Gift Pack acima com o GMC Wrecker amarelo de modelo exclusivo, houve também um 10-Pack para venda no resto do mundo com esse mesmo GMC Wrecker exclusivo e com o Ridge Raider azul como o da série exclusiva do mercado Kroger. 

Sport SUV MB0568 – modelo fantasia em escala de três polegadas lançado na linha básica de 2003 na cor prata como um carro de Polícia com vidros azuis e decalques de Polícia nas laterais. 

Para a série da Páscoa o modelo foi pintado como um carro de polícia fictício em branco e preto mantendo os vidros azuis.

Mais uma vez foi nos modelos de 2014 que a série achou seus modelos. Essa pintura usada na série exclusiva de 2015 foi amplamente utilizada em várias embalagens múltiplas de 2014. 

O modelo saiu em um 5-pack (Crime Squad). 

E depois saiu também nas embalagens múltiplas do “Rock Shocker MB0781” amarelo mostrado acima de 9, 10 e 20 modelos, com exceção da embalagem de 9/10 onde o modelo exclusivo é o “Opel Frogster”. Além dessas houve ainda a aparição desse mesmo modelo nas embalagens de 9/10 mostradas acima no “Ridge Raider MB0716” azul escuro acima onde o modelo exclusivo é o “GMC Wrecker”. 

2005 Tow Truck MB0661 – modelo fantasia projetado para série básica de 2005 em escala de 3 polegadas e pintado de preto com o guincho e base em cinza, frente e detalhes laterais cromados com vidros âmbar. 

Na série de Páscoa foi aproveitado um modelo de 5-pack (City Works) e dos 9/10 pack de 2014 na cor laranja com o modelo exclusivo o “Porsche Boxster” com guincho em preto e frente e laterais em cinza. Mantido o vidro âmbar. 


Whiplash MB0898 – modelo fantasia em escala 1:64 lançado na linha básica de 2013. 

A primeira aparição do “Whiplash” foi em verde limão e preto com decoração em preto e branco nas laterais. 

O modelo da série exclusiva pintado de roxo e preto com decoração nas laterais em branco e azul.

Esse modelo roxo e preto foi reaproveitado da linha básica de 2014 onde saiu com a mesma pintura e ainda saiu em quatro 9/10 pack, sendo dois deles o mesmo do “2005 Tow Truck MB0661” mostrado acima onde o modelo exclusivo é o Porsche Boxster. Adicionalmente a esses dois “packs” a mesma versão roxa e preto do “Whiplash” saiu em dois outros 9/10 pack de 2014 com o modelo exclusivo o “Ford F-350 Super Duty Superlift”


MBX Coupe MB0900 – mais um modelo fantasia em escala de três polegadas lançado na linha básica de 2013 e ativo até os dias atuais. Modelo de lançamento em laranja e preto. 

Nas cartelas especiais de Páscoa o modelo foi pintado de preto e branco com faixa e dizeres (MBXC) em amarelo nas laterais.

Essa mesma configuração de cores saiu anteriormente na linha básica de 2014. 

Trail Tipper MB0852 – modelo fantasia em escala de três polegadas, criado para a 1-120 de 2012 e ativo até o ano de 2017. No seu lançamento o modelo foi pintado de cor de laranja com a caçamba em cinza e esteiras em preto.

Para a série especial de Páscoa do mercado Kroger a cor escolhida foi uma anteriormente lançada na linha básica e 2014 em amarelo com esteiras em preto e caçamba branca.

Snow Ripper MB0922 – modelo em escala de 3 polegadas, lançado na 1-120 de 2014 nas cores branco, preto e laranja e aproveitado nessa igual pintura para a série especial de Páscoa em 2015. 


Mission Helicopter MB0880 – antigo modelo MB0153 em escala 1:80 ativo desde 1985 que em 2014 mudou para o molde MB0880 e foi aproveitado na série especial de Páscoa do mercado Kroger na mesma cor e pintura. O molde MB0880 foi desativado em 2017. No relançamento do modelo (molde MB0880) as cores escolhidas foram o azul escuro e preto com o hélice em branco.

Taxi Cab MB0577 – modelo fantasia em escala de três polegadas, lançado na 1-75 de 2003 e ativo até o ano de 2015. No lançamento em 2003 o modelo foi pintado de amarelo com o vidro azul e faixa quadriculada preto e branco nas laterais. Leva ainda o palavra “TAXI” nas laterais e o número #36 ambos em três cores: amarelo/branco/azul. O número #36 é o número da versão “Mack” do modelo (36-K). 

A versão da série especial foi pintada de branco com vidro âmbar e faixas laterais amarela e listadas preto e branco. Na porta o modelo leva o número #577 que é o número do modelo (MB0577) embaixo da palavra “TAXI”. Esse modelo foi aproveitado do 5-pack “City Works” já mostrado acima do “2005 Tow Truck MB0661” e depois também saiu idêntico ao próprio modelo de Páscoa, no mesmo ano (2015) em dois packs um de 9 e outro de 10 onde o modelo exclusivo é o “Caterham Superlight R500 2009”. 

Ambulance MB0598 – modelo fantasia na escala de três polegadas lançada na 1-75 de 2004 subsérie Hero City Medic Rescue. Modelo ativo até o ano de 2014 e lançado na cor vermelha com teto branco e vidro azul.

O modelo da série exclusiva foi aproveitado do 5-pack “Rescue Duty” de 2014 e dessa forma relançado na série especial de Páscoa. 

Essa pintura de Páscoa em 2015 foi a última aparição desse modelo antes de ser descomissionado. 

4x4 Scrambulance MB0845 – modelo fantasia produzido em escala de três polegadas para a 1-120 de 2012 com a base na cor preta e a carroceria na cor amarela com detalhes azuis (parte da cabeça de um gorila) e escrito “emergency service / serviço de emergência” e “Primate Rescue / Resgate de Primatas”.

O modelo utilizado na série do mercado Kroger é o mesmo da linha básica de 2014 e que também esteve presente nas embalagens de 5 e de 10 modelos.

O modelo do 5-pack saiu no mesmo pack mostrado acima do “Ambulance MB0598” e houve ainda dois outros 10-pack onde esse mesmo modelo foi utilizado nessa mesma pintura, também em 2014. 

Express Delivery MB0813 – modelo fantasia em escala de três polegadas que seguiu ao modelo original MB0787 que tinha as portas abertas e a carroceria de metal. 

O relançamento do novo molde (MB0813) com carroceria em plástico, base metálica e com as portas fechadas, foi na linha básica de 2011 na cor azul claro com um alvo preto e branco nas laterais e escrito “DARTS” em branco e vermelho.  

Para a série de Páscoa o modelo foi pintado de azul escuro com faixas brancas, pretas e vermelhas escrito “Express Delivery / Entrega Expressa” em branco, entretanto há uma variante desse modelo onde as letras são vermelhas em vez de brancas. 

Esse modelo azul escuro saiu no 5-pack “City Works” já mostrado acima no modelo “2005 Tow Truck MB0661” de 2014, portanto, mais um modelo da coleção de 2014 aproveitado na série especial de Páscoa do mercado Kroger. 

Postal Service Delivery Truck MB0993 – modelo que sucedeu ao antigo modelo MB0370 ativo até o ano de 2008. Em 2014 foi substituído por esse modelo.

Esse mesmo modelo da série do mercado Kroger saiu idêntico anteriormente no 5-pack “City Works” já mostrado acima no modelo “2005 Tow Truck MB0661” de 2014. Outras embalagens que essa mesma pintura do MB0993 foi usada em 2014 foram quatro 9/10 pack. O 10-pack com modelo exclusivo “Two Story Bus” mostrado acima no “4x4 Scrambulance MB0845” e no seu par do mercado americano (Gift Pack = 9-pack) com o modelo exclusivo “Two Story Bus” NÃO mostrado acima pois quando mudaram do 10-pack, para o 9-pack, foi justamente o “4x4 Scrambulance” que foi retirado.

Essa mesma pintura do MB0993 também saiu nos 9/10 pack com modelo exclusivo “Caterham Superlight R500 2009” mostrado acima no “Taxi Cab MB0577”. 

A Matchbox quando fez essa parceria escolheu vinte e quatro modelos e não há um modelo sequer dessas duas dúzias de modelos que seja licenciado. Todos os 24 modelos são criações dos estúdios Matchbox, uns bem parecidos com modelos reais e outros nem tanto, mas para quem coleciona embalagens, essa coleção especial de Páscoa do mercado Kroger é uma opção. 

Pela quantidade de aparições da maior parte das pinturas dos modelos dessa série, fica claro que somente o modelo na cartela consegue definir exatamente se ele foi o da série de exclusiva de Páscoa do mercado Kroger ou não. 

NOTA: o mercado Kroger iniciou em Cincinatti, Ohio, EUA em 1883 e apesar de menos conhecido pelos brasileiros e com menor número geral de lojas nos EUA do que os mercados mais conhecidos. O Kroger em 2019 foi o mercado americano de maior faturamento.

Referências:
https://vignette.wikia.nocookie.net/matchbox/images/3/3a/2015_Matchbox_KROGER_Exclusive_EASTER_Complete_24_CAR_Set.jpg/revision/latest?cb=20150915043428
https://matchbox.fandom.com/wiki/2015_Matchbox_Exclusive_EASTER_Set
https://vignette.wikia.nocookie.net/matchbox/images/4/48/Drill_Digger_Easter.jpg/revision/latest?cb=20150921105616
http://www.mbx-u.com/models-detail-ver-listing.php?model=SF0911
https://vignette.wikia.nocookie.net/matchbox/images/1/10/Scraper_2014-1-120.jpg/revision/latest?cb=20141225065947
http://www.mbx-u.com/models-detail-ver-listing.php?model=SF0782
http://www.mbx-u.com/models-detail-ver-listing.php?model=SF0776
http://www.mbx-u.com/ver-detail-var-listing.php?model=SF0776-001
http://www.mbx-u.com/variation-detail.php?model=SF0776-017-a
http://www.mbx-u.com/ver-detail-var-listing.php?model=SF0776-016
http://www.mbx-u.com/ver-detail-var-listing.php?model=SF0154-073
http://www.mbx-u.com/ver-detail-var-listing.php?model=SF0154-008
http://www.mbx-u.com/ver-detail-var-listing.php?model=SF0783-001
http://www.mbx-u.com/ver-detail-var-listing.php?model=SF0783-017
http://www.mbx-u.com/release-detail.php?model=SF0747-023-a-01
http://www.mbx-u.com/release-detail.php?model=SF0747-023-a-02
http://www.mbx-u.com/variation-detail.php?model=SF0747-023-a
http://www.mbx-u.com/variation-detail.php?model=SF0747-001-a
http://www.mbx-u.com/variation-detail.php?model=SF0843-008-a
http://www.mbx-u.com/ver-detail-var-listing.php?model=SF0843-001
http://mbx-u.com/ver-detail-var-listing.php?model=SF0876-001
http://mbx-u.com/ver-detail-var-listing.php?model=SF0876-003
http://mbx-u.com/ver-detail-var-listing.php?model=SF0853-001
http://mbx-u.com/ver-detail-var-listing.php?model=SF0853-005
http://mbx-u.com/models-detail-ver-listing.php?model=SF0844
http://mbx-u.com/ver-detail-var-listing.php?model=SF0844-007
http://mbx-u.com/ver-detail-var-listing.php?model=SF0811-010
https://www.youtube.com/watch?v=i8FLdcKQfho
http://mbx-u.com/ver-detail-var-listing.php?model=SF0811-001
http://mbx-u.com/ver-detail-var-listing.php?model=SF0759-001
http://mbx-u.com/ver-detail-var-listing.php?model=SF0759-021
http://mbx-u.com/ver-detail-var-listing.php?model=SF0637-001
http://mbx-u.com/ver-detail-var-listing.php?model=SF0637-018
http://mbx-u.com/ver-detail-var-listing.php?model=SF0708-014
http://mbx-u.com/ver-detail-var-listing.php?model=SF0708-001
http://mbx-u.com/variation-detail.php?model=SF0896-001-a
http://mbx-u.com/variation-detail.php?model=SF0896-002-a
http://mbx-u.com/ver-detail-var-listing.php?model=SF0897-001
http://mbx-u.com/ver-detail-var-listing.php?model=SF0897-002
http://mbx-u.com/variation-detail.php?model=SF0867-003-a
http://mbx-u.com/ver-detail-var-listing.php?model=SF0867-001
http://mbx-u.com/ver-detail-var-listing.php?model=SF0915-001
http://mbx-u.com/variation-detail.php?model=SF0300-052-a
https://www.amazon.in/Matchbox-BATTLE-MISSION-5-Pack/dp/B00L88INQ6
http://mbx-u.com/ver-detail-var-listing.php?model=SF0644-001
http://mbx-u.com/ver-detail-var-listing.php?model=SF0644-023
http://mbx-u.com/ver-detail-var-listing.php?model=SF0665-001
http://mbx-u.com/ver-detail-var-listing.php?model=SF0665-013
http://mbx-u.com/variation-detail.php?model=SF0864-001-a
http://mbx-u.com/variation-detail.php?model=SF0864-003-a
http://mbx-u.com/ver-detail-var-listing.php?model=SF0817-017
http://mbx-u.com/ver-detail-var-listing.php?model=SF0817-007
https://vignette.wikia.nocookie.net/matchbox/images/9/91/Express_Delivery_2014_5_Set.jpg/revision/latest?cb=20141104104834
https://vignette.wikia.nocookie.net/matchbox/images/7/73/Delivery_Express_Red.jpg/revision/latest?cb=20150417071341
http://mbx-u.com/ver-detail-var-listing.php?model=SF0523-007
https://en.wikipedia.org/wiki/Kroger


Nenhum comentário:

Postar um comentário