domingo, 8 de novembro de 2020

Matchbox 1-75 combinados com Super Kings

Mais uma excelente matéria do Mauricio Nunes: os conjuntos de modelos de diferentes tamanhos da Matchbox de décadas passadas, e eu tenho que confessar que eu queria todos daqui! Clique aqui e veja todas as postagens do Mauricio sobre a história do nosso hobby.

A maior parte dos modelos enfocados nesse artigo são da era original da Matchbox, a dita era “Lesney”. Existem, no entanto, alguns outros feitos mais tarde. Iniciando em 1969 com modelos ainda de roda regular, a “Matchbox Lesney” montou alguns modelos “Super King” e um modelo “King Size” (artigo nesse blog em 10 de julho de 2016) em embalagens junto com modelos da sua série de três polegadas, a série básica de modelos 1-75. Nesse artigo enfocaremos somente modelos Super King com modelos 1-75 em embalagens Super King e não incluiremos as Caixas Múltiplas (Gift Sets).

 

Ford Tractor MB204 – modelo em escala 1:56 lançado em 1967 na cor azul com amarelo ouro e repetido nessas cores até 1970. Em 1971 e 72 o mesmo modelo apareceu mantendo o azul, mas em amarelo claro/limão. 


Quando lançado junto com “King Size Tractor Transporter K-20” de 1969 esse combinado incluía um modelo próprio da série “King Size” com o “Ford Tractor MB204”, nesse caso com o corpo do trator todo em azul e somente os detalhes da roda em amarelo. 


Os tratores todos azuis tiveram aparições em modelos “King Size” em 1969 e 1970 somente como K-20 em vermelho (1969) e vermelho com amarelo (1970). 


Nos anos Superfast o caminhão transportador Ford apareceu em rosa com amarelo e depois foi pintado de azul claro com prata no conjunto Big MX, ambos já como modelos com as rodas Super Kings e não mais as King Size. Entretanto, não houve produção do Ford Tractor MB204 todo azul para a linha 1-75. As únicas opções para o colecionador conseguir essas cores são os conjuntos. 


Team Matchbox MB118 – modelo em escala 1:54, lançado em 1973 na cor amarela com o número #8 em adesivo azul e vermelho escrito “Team Matchbox”.  


O conjunto desse carro de corrida fantasia da “Lesney” foi com o também modelo fantasia “Super King K-7 Racing Car Transporter” e o “Team Matchbox MB 118” apareceu em várias cores: amarelo (com o número #4), verde (com o número #8) e vermelho (com o número #8) nesse conjunto. 


No conjunto modelo grande modelo menor o MB118 apareceu nas embalagens “Super King (K-7)” tradicionais com o transportador em amarelo. 


Formula 1 MB0084 – modelo lançado em escala 1:55 na linha básica de 1971 na cor violeta com faixas adesivas amarela, preta e branca e com o número #16. 


Como o conjunto com o “Team Matchbox MB118”, foi usado o modelo “Super King K-7 Racing Car Transporter” amarelo. 


O modelo Formula 1 MB0084 utilizado no conjunto foi amarelo com um adesivo de seta azul, mas manteve o número #16. 


Hi-Tailer MB135 – modelo fantasia na escala 1:58 lançado na 1-75 de 1975 na cor branca com faixas azul e laranja o número #5 e as letras “MB” com “Team Matchbox”. 


Como outros conjuntos anteriores com o motivo de corrida, foi usado o modelo “Super King K-7 Racing Car Transporter” branco, mas uma versão um pouco diferente do modelo grande foi usada em um pretenso modelo da equipe “Martini Racing” com o Hi-Tailer em branco com piloto amarelo claro e pintura da equipe “Martini Racing” com faixas vermelhas e azuis. 


O modelo “K-7 Racing Car Transporter” branco sofreu duas modificações básicas em relação as versões amarelas. O modelo passou a apresentar uma coluna na janela lateral e as três cornetas/buzinas do teto foram trocadas por um suporte com duas cornetas e um farol. 


Hondarora MB0143 – modelo em escala 1:35 de uma motocicleta lançada no ano de 1975 na cor vermelha com detalhes em cromo e preto. 


A Hondarora da linha básica Matchbox foi usada em 1975 no conjunto com o modelo fantasia “Super King K-6 Motor-Cycle Transporter”. 


O transportador fantasia foi pintado de azul escuro com vidros âmbar e adesivos em amarelo, vermelho e preto. Foram usadas três pinturas da motocicleta Hondarora nesse conjunto, uma vermelha sem decalques laterais uma laranja com os decalques e uma verde metalizada com preto.

 


O modelo verde com preto de 1981 tem um conjunto de rodas diferente. 


Honda 750 MB0171 – modelo em escala 1:35 lançado na linha básica do ano de 1978 na cor branca com o policial em azul escuro.


O conjunto “Jaguar XJ12 Police Patrol K-66” foi montado com dois tipos de motocicleta Honda 750, uma igual à do lançamento com o policial todo em azul marinho e outra opção foi com o policial azul marinho, mas com a face e as luvas e o capacete pintados. 


O conjunto Super King K-66 apareceu em seis versões como abaixo, todas sempre com o mesmo modelo “Super King o Jaguar XJ12” em pinturas diferentes.


O K66 além dos modelos Super King e 1-75 tem também outros apetrechos policiais (placas, cones etc.) pertinentes compondo o conjunto. 


O mesmo modelo Honda 750 foi usado no conjunto “Super King Porsche Police Set K-71”.  


No conjunto com o Porsche as motos tinham como pilotos um policial verde e assentos da moto também no mesmo verde escuro da polícia alemã. Alguns com a face pintada e outros com a face e os capacetes e luvas também pintados.


Houve ainda uma terceira aparição do modelo Honda 750 MB0171, dessa vez nos conjuntos “Super Kings K-97 Range Rover Police”.  Esses conjuntos constavam de duas motos Honda 750 brancas com o piloto em azul marinho e com duas pinturas de um Land Rover de polícia em branco com detalhes em preto e laranja. O “K-97 Range Rover Police” também vem com outros apetrechos policiais (placas, cones etc.) pertinentes compondo o conjunto. 


A última aparição da Honda 750 é de uma variação com uma carenagem de corrida que saiu no modelo “Super Kings K-91 Motorcycle Racing Set” do ano de 1982. O modelo saiu na cor branca com a carenagem em vermelho ou laranja. O corpo de zamac da Honda 750 é a mesma em todas as aparições. 


Nesse conjunto as motos de corrida são puxadas pelo conjunto K-91.


Fork Lift Truck MB116 – modelo em escala 1:62 da “Matchbox Lesney” original de 1973, que ficou ativo por dez anos na linha. Por ter sido um modelo longevo, existem algumas variações sensíveis no MB116. 


O primeiro modelo (esquerda) de 1973 foi pintado de vermelho com o braço amarelo e o garfo cinza e com um volante de plástico preto. Em 1978 o modelo continuou vermelho (centro), mas o braço passou a ser de zamac (sem pintura) com o garfo em amarelo e o volante deixou de ser uma peça em separado e passou a ser apenas um relevo vermelho no molde. Em 1982 (direita) o modelo passou a ter uma capota/proteção de plástico preto, com o garfo em preto e o braço permaneceu no zamac. Esse modelo a partir de 1982 não tem mais volante. Em 82 o modelo foi pintado de vermelho tijolo e em 1983 de laranja. 


Para o conjunto “Super Kings K-34 Pallet Transport Truck” foi usado uma outra versão do “Fork Lift Truck MB116” somente fabricada para os conjuntos “Super Kings”. O garfo da empilhadeira é vermelho e tem um formato diferente entre os braços. 


O K-34 é um caminhão lonado para carregamento de paletes e saíram três versões do modelo.


A mesma versão exclusiva da empilhadeira do K-34 foi usada no “Super Kings K-40 Delivery Truck and Fork Lift.” Esse caminhão Ford (Ford D series) com lonas nas laterais levava paletes com caixotes de garrafas e a pintura da Pepsi (teto azul) foi o modelo feito para todo o mundo. O modelo Pepsi com teto vermelho foi exclusivo da Inglaterra e o modelo da “Bizzl” todo branco com base azul marinho saiu exclusivo na Alemanha. 


Algumas versões do modelo da Pepsi teve a empilhadeira na cor laranja no conjunto, mas ainda a variação exclusiva do garfo da empilhadeira usada nesses modelos “Super Kings”. 


Existe ainda mais um conjunto “Super King K-20 Cargo Hauler and Pallet Loader”, mas esse conjunto utiliza um modelo tradicional do “Fork Lift Truck MB116”, o mesmo modelo do seu lançamento em 1973. O caminhão é um DAF transportador de cargas diversas e vem com uma rampa para a empilhadeira subir na carroceria para carga e descarga.


O caminhão DAF Cargo Hauler existe nas cores verde e dourado. 


Site Dumper MB157 – modelo fantasia criado na escala de três polegadas para a 1-75 de 1977 na cor amarela com detalhes em preto. 


O conjunto “Super Kings K-36 Construction Transporter” junto com o MB157 tem também um outro modelo 1-75 (Tractor Shovel MB158) que será analisado a seguir. 


O mesmo conjunto K-36 foi produzido com uma variação nos dois modelos 1-75 ora pintados de vermelho com prata. 


Tractor Shovel MB158 – modelo fantasia original “Matchbox Lesney” em escala 1:82 da linha básica de 1977 pintado de amarelo limão com a pá em vermelho. 


Os modelos MB 158 utilizados no conjunto “Super Kings K-36 Construction Transporter” foram em amarelo ouro com pá vermelha e em vermelho com pá preta. Ambas as combinações de cores também existiram em modelos da linha 1-75.  


Há ainda uma variação do modelo K-36 que mantém o MB158 nas cores amarelo ouro com preto, mas substitui o MB157 “Site Dumper” por um modelo de trator de esteira o MB225 “Caterpillar D9 Tractor” em amarelo com a cabine em plástico preto.  


O Caterpillar D9 Tractor MB225 é um modelo licenciado, em escala 1:81 que foi lançado no ano de 1980 com uma cabine em bege e todo o resto igual ao modelo do conjunto K-36 acima. 


Mod Tractor MB99 – modelo fantasia em escala 1:52 criado pela Matchbox Lesney para a linha básica de 1972 nas cores roxo com amarelo. 


O conjunto “Super Kings K-21 Tractor Transporter” composto de dois modelos 1-75 do “Mod Tractor MB99”, exatamente iguais ao modelo lançamento da linha básica sobre uma caminhão plataforma também fantasia pintado de azul com interior e rampa em amarelo.


O modelo Super Kings azul K-21 parece usar o mesmo molde do K-36 amarelo mostrado acima.


Ferrari F-40 MB0207 – modelo licenciado para a coleção do ano de 1989 e produzido em vermelho com o escudo da marca no capo. Escala do modelo é de 1:59.


O conjunto é composto de duas Ferraris F-40 uma da série 1-75, igual ao modelo de lançamento e outra em escala maior “Super Kings”, ambas em vermelho


F-1 Racer MB0137 – modelo em escala 1:55 lançado na linha básica de 1984 na cor vermelha com pintura da equipe Ferrari. 


O caminhão do conjunto “Super Kings K-116 / K-136 Racing Car Transporter” é um modelo Iveco.


Turbo com uma carreta que carrega os dois modelos F-1 Racer MB0137 pintados como o modelo de lançamento. O modelo K-116 tem um spoiler sobre o teto da cabine e o modelo K-136 tem somente duas sirenes âmbar no teto da cabine. 


Há uma variação do modelo K-116 onde os modelos carregados (MB0137) foram pintados de amarelo. 


Embora amarelo nunca tenha sido a cor de carros de corrida da Equipe Ferrari, esse modelo “Super Kings” for montado com o modelo MB0137 utilizado nas linhas básicas de 1987 a 1982 que é amarelo com detalhes em vermelho.


Em cima do modelo K-136 foi feito o modelo K-160 onde o transportador foi pintado de branco com faixas: azul, vermelho e amarelo e com o logotipo Matchbox nas laterais e o F-1 Racer MB0137 foi pintado de branco com detalhes em azul.


Porsche 959 MB0173 – modelo em escala 1:58 lançado na linha básica de 1986 na cor cinza claro com interior vermelho e com o nome Porsche nas laterais. 


No conjunto o Porsche 959 (MB0173) foi usado no “Super Kings K-159 Racing Car Transporter”. Mais uma vez o modelo K-136 foi repintado como um transportador da Porsche. 


Honda ATC 250 R MB0159 – esse triciclo da Honda foi lançado na linha básica de 1985 nas cores vermelho e preto com o banco em azul e as rodas em amarelo. 


O conjunto “Super Kings K-171 Toyota 4X4” é de 1991 e traz uma picape Toyota branca com decoração verde carregando o MB0159 Honda ATC 250 R na caçamba esse pintado de verde com laranja e preto. 


Algumas repinturas exclusivas que podem causar dificuldade para o colecionador conseguir se esse for o foco de sua coleção, outras somente modelos idênticos aos lançados na linha básica, de qualquer forma, os conjuntos são bonitos e um aspecto interessante é que todos os modelos 1-75 escolhidos para comporem os conjuntos tem escala menor que 1:59. Nenhum se aproxima da escala 1:64, talvez para ficarem mais proporcionais aos modelos Super Kings. 


Referências:

http://mbx-u.com/ver-detail-var-listing.php?model=LR201-001

http://mbx-u.com/search-releases-process.php

https://modelcarswholesale.com/matchbox/k20/1-50/ford-usa/3x-tractor-transporter-truck-1965/96096

http://mbx-u.com/ver-detail-var-listing.php?model=LR201-002

http://mbx-u.com/ver-detail-var-listing.php?model=SF0114-001

http://mbx-u.com/release-detail.php?model=SF0114-006-a-03

https://www.pinterest.pt/pin/AXoDT1Q4vYLgX-wdoxwDQHs1XbKS2Nqk_gTvf2LIlzGPdldW4z8iIuU/

https://www.catawiki.com/l/32762273-matchbox-1-32-matchbox-super-kings-k7-k28-en-k3

http://mbx-u.com/release-detail.php?model=SF0114-001-b-01

http://mbx-u.com/release-detail.php?model=SF0114-004-a-01

http://mbx-u.com/ver-detail-var-listing.php?model=SF0139-001

http://mbx-u.com/release-detail.php?model=SF0139-003-a-01

https://www.pinterest.at/pin/245516617173510062/?send=true

http://mbx-u.com/variation-detail.php?model=SF0139-003-a

http://mbx-u.com/ver-detail-var-listing.php?model=SF0139-001

http://mbx-u.com/ver-detail-var-listing.php?model=SF0167-001

https://matchbox.fandom.com/wiki/File:Jaguar_XJ12_Police_Car_(K-66_versions).jpg

http://mbx-u.com/all-variations.php?model=SF0167

http://mbx-u.com/models-detail-ver-listing.php?model=SF0139

https://matchbox.fandom.com/wiki/Jaguar_XJ12_Police_Set_(K-66)

http://mbx-u.com/release-detail.php?model=SF0167-003-d-01

https://static.wikia.nocookie.net/matchbox/images/1/12/Range_Rover_Police_Set_%28K-97%29.jpg/revision/latest?cb=20171023014836

https://static.wikia.nocookie.net/matchbox/images/a/aa/Range_Rover_Police_Set_%28K-97_in_box_red_stripe_on_Roof%29.jpg/revision/latest?cb=20171023021114

https://twitter.com/hollowplanetd

https://static.wikia.nocookie.net/matchbox/images/1/1a/Formula_1_%284758%29_MX_L1200497.JPG/revision/latest?cb=20190424182828

https://static.wikia.nocookie.net/matchbox/images/3/34/Formula_1_%284758%29_MX_L1200498.JPG/revision/latest?cb=20190424182843

https://static.wikia.nocookie.net/matchbox/images/6/6b/Formula_1_%28Yellow%29.jpg/revision/latest?cb=20160618135633

http://mbx-u.com/ver-detail-var-listing.php?model=SF0131-001

https://br.pinterest.com/pin/400538960604030870/visual-search/

https://static.wikia.nocookie.net/matchbox/images/5/53/Fork_Lift_Truck_%281979_SUPER_KINGS%29.jpeg/revision/latest?cb=20170901014836

http://mbx-u.com/release-detail.php?model=SF0112-001-z-01

https://www.ebay.com/itm/Matchbox-Super-Kings-K-40-Blue-FORD-D-SERIES-1979-Lesney-BIZZL-Lori-Truck-/153936846300

https://static.wikia.nocookie.net/matchbox/images/6/6b/Delivery_Truck_and_Fork_Lift_%28in_Box%29.JPG/revision/latest?cb=20170329020845

https://static.wikia.nocookie.net/matchbox/images/5/52/Delivery_Truck_and_Fork_Lift_%28in_Box_Germany%29.JPG/revision/latest?cb=20170329021001

https://static.wikia.nocookie.net/matchbox/images/0/03/Delivery_Truck_and_Fork_Lift_%28in_load%29.JPG/revision/latest?cb=20170329021207

https://static.wikia.nocookie.net/matchbox/images/f/f0/Delivery_Truck_and_Fork_Lift_%28UK_Red_Roof%29.jpg/revision/latest?cb=20170329020406

http://mbx-u.com/ver-detail-var-listing.php?model=SF0167-006

https://static.wikia.nocookie.net/matchbox/images/1/1f/Motorcycle_Racing_Set_%28K-91_Rear_side_Box%29.jpg/revision/latest?cb=20180319030430

https://static.wikia.nocookie.net/matchbox/images/1/14/Motorcycle_Racing_Set_%28K-91_In_Box%29.jpg/revision/latest?cb=20180319030358

https://static.wikia.nocookie.net/matchbox/images/0/07/Motorcycle_Racing_Set_%281982-84_K-91%29.jpg/revision/latest?cb=20180319030107

https://static.wikia.nocookie.net/matchbox/images/8/86/Construction_Transporter_%28K-36%29.jpg/revision/latest?cb=20170618014412

https://www.proxibid.com/Art-Antiques-Collectibles/Toys-Hobbies/Matchbox-Super-Kings-K-21-Tractor-Transporter-Die-Cast-Vehicle-with-Original-Box/lotInformation/49003148

https://www.proxibid.com/Art-Antiques-Collectibles/Toys-Hobbies/Matchbox-Super-Kings-K-36-Construction-Transporter-with-Original-Box/lotInformation/49003149

https://br.pinterest.com/pin/476607573051255177/

https://en.todocoleccion.net/model-cars-other-scales/camion-transporte-maquinaria-obras-construction-matchbox-super-kings-lesney-k-36-made-in-england~x121140475

https://www.liveauctioneers.com/en-gb/item/76073657_matchbox-superkings-no-k-20-cargo-hauler-and-pallet

https://br.ebay.com/b/Matchbox-Matchbox-Superkings-Diecast-Toy-Trucks/222/bn_79912226

http://mbx-u.com/ver-detail-var-listing.php?model=SF0154-001

http://mbx-u.com/ver-detail-var-listing.php?model=SF0207-001

https://www.the-saleroom.com/en-gb/auction-catalogues/candt-auctioneers/catalogue-id-srct10091/lot-34215a67-b021-496c-bf43-a9c90161efe3

https://www.chezbois.com/non_corgi/MBX_Pages/69790.htm

https://harveys-matchbox.de/SK-195A05

http://mbx-u.com/ver-detail-var-listing.php?model=SF0349-001

http://mbx-u.com/ver-detail-var-listing.php?model=SF0288-001

http://mbx-u.com/ver-detail-var-listing.php?model=SF0288-001

https://static.wikia.nocookie.net/matchbox/images/6/60/Racing_Car_Transporter_%28K-136_Red%29.jpg/revision/latest?cb=20180420020841

https://static.wikia.nocookie.net/matchbox/images/8/83/Racing_Car_Transporter_%281985_K-116%29.jpg/revision/latest?cb=20180420021025

https://www.worthpoint.com/worthopedia/matchbox-superkings-116-ferrari-400534662

https://www.worthpoint.com/worthopedia/matchbox-superkings-116-ferrari-1758792281

https://www.flickr.com/photos/55910525@N07/25258363744/

https://www.chezbois.com/photogallery/photo_large/71208j.JPG

https://www.worthpoint.com/worthopedia/matchbox-superkings-k160-racing-car-456410294

https://www.worthpoint.com/worthopedia/matchbox-super-kings-k160-iveco-463849063

http://mbx-u.com/ver-detail-var-listing.php?model=SF0320-001

https://static.wikia.nocookie.net/matchbox/images/4/4d/HONDA_ATC_250R_%281985%29.jpg/revision/latest?cb=20160331031926

http://mbx-u.com/release-detail.php?model=SF0306-002-a-01

https://picclick.co.uk/MEGA-RARE-MATCHBOX-SUPERKING-K171-TOYOTA-4x4-HILUX-222383051046.html#&gid=1&pid=9

http://mbx-u.com/ver-detail-var-listing.php?model=SF0154-002

http://mbx-u.com/ver-detail-var-listing.php?model=SF0154-006

http://mbx-u.com/ver-detail-var-listing.php?model=SF0288-003



Um comentário: