domingo, 21 de novembro de 2021

Majorette - Vision Gran Turismo

Vamos falar sobre carros conceitos futuristas? A Majorette teve uma série dedicada a eles, e o Mauricio Nunes nos explica todos os detalhes destes seis modelos! Clique aqui e veja todas as postagens do Mauricio sobre a história do nosso hobby.

A indústria de brinquedos tradicional vem sofrendo uma forte pressão dos brinquedos eletrônicos, e as crianças hoje em dia tem muito mais atração pelos ditos jogos eletrônicos, na plataforma que for, do que pelos brinquedos tradicionais de outrora. Uma forma inteligente de despertar nas crianças mais interesse em brinquedos mais tradicionais seria, de alguma forma, se associar aos brinquedos eletrônicos e foi isso que a Majorette fez ao montar a série Vision Gran Turismo.   



Os seis modelos escolhidos para a série foram:

- Infiniti Vision Gran Turismo Concept;

- Nissan 2020 Vision Gran Turismo Concept;

- Renault Alpine Vision Gran Turismo Concept;

- Mitsubishi XR-PHEV Evolution Vision Gran Turismo Concept;

- Mercedes-Benz AMG Vision Gran Turismo Concept;

- Peugeot Vision Gran Turismo Concept.



Os modelos foram vendidos em embalagem simples ou múltiplas de três ou de cinco modelos. 



O Vision Gran Turismo é um projeto em que as montadoras e as marcas de todo o mundo desenvolvem protótipos para os fãs do jogo Gran Turismo. 


Infiniti Vision Gran Turismo Concept

O Infiniti Vision Gran Turismo Concept foi um projeto mundial da empresa, onde o escritório da INFINITI Design Beijing foi o vencedor da competição interna de design. A Infiniti é uma marca relativamente nova, que iniciou em 1989 e sempre foi reconhecida por seus designs de alta performance. O projeto do carro conceito tem motor e eixo de transmissão centrais tendo uma combinação do motor V8 N/A de 4,5 litros e 1 motor elétrico. O controle de fluxo de ar embaixo do carro com os difusores dianteiros e traseiros e com o spoiler traseiro com forma exclusiva permitem que o carro tenha alto desempenho aerodinâmico sem comprometimento do design inovador da carroceria.


A Majorette capturou tudo isso e lançou o modelo #211A em 2019 na série Vision Gran Turismo na cor amarela com detalhes em prata e preto e com interior preto e rodas D5SB. Esse modelo de lançamento foi feito na escala 1:66.


Nissan 2020 Vision Gran Turismo Concept

As simulações iniciais do projeto do Nissan Vision Gran Turismo iniciou-se na Nissan Design Europe de Londres e depois continuou com os engenheiros de desenvolvimento no Japão levando à criação de um veículo tridimensional no projeto Vision Gran Turismo. O projeto do motor utiliza um sistema híbrido FR-4x4 de alto desempenho com um motor V6 turbo duplo, combinado com 3 outros motores elétricos. O torque nos motores dianteiros individuais na esquerda e na direita e a suspensão ativa maximizam o desempenho aerodinâmico, onde para-lamas dianteiros com aspecto orgânico e os para-lamas traseiros geométricos cercam os pneus resultando em um desempenho suave em curvas, sem turbulências aerodinâmicas, mesmo em velocidades extremamente altas.


A Majorette lançou o modelo #214E na escala 1:63 no ano de 2019 na série “Racing Cars” na cor vermelha com detalhes em amarelo, interior vermelho e rodas 5VB.  


Para a série Vision GT a Majorette repintou o modelo em azul escuro, mantendo o mesmo interior e rodas do modelo de lançamento. 


Renault Alpine Vision Gran Turismo Concept

A agilidade e a aerodinâmica sempre foram características que definem o comportamento de um Alpine. O modelo Alpine Vision GT conta com um design da traseira da carroceria onde se pode notar uma referência aos carros de corrida da Alpine, como o A210, vencendo em sua classe na corrida de Le Mans de 1966; o A442B, vencedor geral da Le Mans em 1978 e o A450, vitorioso na categoria LMP2 na ELMS (European Le Mans Series) de 2013. 


O modelo da Majorette foi lançado na série, na cor azul claro com detalhes em cor de laranja na escala 1:62 e sob número #221L. O modelo trás interior em preto e rodas D5SB.


Mitsubishi XR-PHEV Evolution Vision Gran Turismo Concept

No desenvolvimento do protótipo, a Mitsubishi Motors reuniu a Equipe de Projeto, o Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento Automobilístico Avançado e o Grupo de Desenvolvimento de Engenharia Aerodinâmica, em um processo idêntico ao do desenvolvimento de um veículo real. O carro segue os conceitos básicos do "MITSUBISHI Concept XR-PHEV", exibido no Salão do Automóvel de Tóquio de 2013, mixado ao conhecimento da Mitsubishi nas pistas. O modelo usa tecnologia do sistema Plug-in Hybrid EV, onde a potência do motor elétrico e o torque do motor mecânico são transmitidos por transmissão de dupla embreagem de 8 velocidades (DCT) para as quatro rodas. O modelo conta ainda com: sistema de controle dinâmico de veículo S-AWC, carroceria de plástico reforçado com fibra de carbono (CFRP), aerodinâmica dos difusores traseiro e dianteiro estabilizando o modelo nas curvas e grandes rodas de alumínio, de 20 polegadas de diâmetro.


A Majorette lançou esse modelo no ano de 2019 na série “Racing Cars” sob número 292L em escala 1:64. A cor escolhida foi a prata com decoração em azul e o logotipo do jogo “Gran Turismo” nas portas. O modelo tem interior em preto, vidros transparentes e rodas D5S.  


Para a série Vision Gran Turismo a Majorette escolheu a cor branca com detalhes em preto e vermelho, vidros transparentes, interior em preto e rodas D5SB


Mercedes-Benz AMG Vision Gran Turismo Concept

A equipe de projetos da Mercedes-Benz projetou uma carroceria elegante e atrativa. O formato da grade dianteira é uma releitura da grade dos carros esportivos da Mercedes-Benz, com o logotipo da marca no centro. O formato do modelo tem como base o vencedor da terceira Carrera Panamericana de 1952, o Mercedes-Benz 300 SL. Com carroceria em alumínio e componentes em fibra de carbono, o Mercedes-Benz AMG Vision Gran Turismo pesa 1.385 kg. O motor é um V8 biturbo da AMG desenvolvendo 430 kW(585 CV) de potência e um torque máximo de 800 Nm com uma transmissão esportiva AMG SPEEDSHIFT DCT de sete marchas. Para parar esse bólido o modelo vem com sistema de freios AMG de composto de cerâmica de alto desempenho.


O modelo #232F foi lançado na escala 1:63 na série Vision Gran Turismo na cor prata com interior em preto, vidros transparentes e rodas D5S.  


Peugeot Vision Gran Turismo Concept

O modelo surgiu como uma colaboração da equipe de projetistas da PEUGEOT e os engenheiros da PEUGEOT SPORT. O PEUGEOT Vision Gran Turismo tem uma forma aerodinâmica acentuada com apenas 1,04 metros de altura, impulsionado por um motor V6 turbo de 3,2 litros que fornece 887 CV com uma transmissão mecânica de 6 marchas e tração nas quatro rodas (22 polegadas na dianteira e 23 polegadas na traseira). O modelo foi projetado com pouco peso (875 kg), o que aumenta o rendimento do V6 Turbo com uma relação peso/potência de 1kg/CV. 


A Majorette lançou o modelo também na série Vision Gran Turismo na cor vermelha com detalhes em preto e rodas D5SB.


Essa foi uma série em que 2/3 dos modelos são lançamentos, o que por si só já a caracteriza como interessante para o colecionador. Junte-se a isso, o fato de que o projeto “Vision Gran Turismo” é uma iniciativa com muitos mais participantes do que somente os seis contemplados nessa primeira leva da série. Só para citar alguns, fazem também parte dessa iniciativa mundial: Jaguar, Honda, Iso Rivolta,  Audi, Daihatsu, Bugatti, McLaren, Fittipaldi, Hyundai, Dodge, Volkswagen, Lexus, Mini Cooper, Mazda, Chevrolet, Subaru, Toyota, Aston Martin, BMW e outras. Que venham muitos outros modelos para alegrar os colecionadores de modelos conceito. 


Referências:

https://gran-turismo.fandom.com/wiki/PEUGEOT_Vision_Gran_Turismo

https://blog.simbajuguetes.com/marcas/majorette/colecciona-coches-de-juguete-majorette/

https://live.staticflickr.com/4843/46210247762_06cb845dc5_b.jpg

https://i.ebayimg.com/images/g/vqAAAOSwWV9bMPL0/s-l640.jpg

https://static.wikia.nocookie.net/majorette_model_cars/images/e/e5/Nissan_Concept_2020_Vision_Gran_Tourismo_2019_red_black_23.jpg/revision/latest?cb=20200613164704

https://static.wikia.nocookie.net/majorette_model_cars/images/5/5c/Mitsubishi_XR-PHEV_Vision_Gran_Turismo_2019_silver_GT.jpg/revision/latest?cb=20200613165301

https://www.gran-turismo.com/br/vgt/mercedes-benz/

https://www.gran-turismo.com/br/vgt/mitsubishi/

https://www.gran-turismo.com/br/vgt/alpine/

https://www.gran-turismo.com/br/vgt/infiniti/

https://www.gran-turismo.com/br/vgt/nissan/

https://www.gran-turismo.com/br/vgt/peugeot/

https://www.gran-turismo.com/br/vgt/



Nenhum comentário:

Postar um comentário