domingo, 19 de dezembro de 2021

Tomica Professional Drift D-1 Grand Prix Series

Hoje o Maurício Nunes nos mostra uma pequena série da Tomica que foi feita para os amantes de drifting! Será que ficou legal? Clique aqui e veja todas as postagens do Mauricio sobre a história do nosso hobby.

Em setembro de 2005 a Tomica lançou a série Professional Drift D-1 Grand Prix. Os modelos foram produzidos com a mesma escala dos modelos da linha básica, mas inspirados nos modelos reais que correm o Grand Prix D-1 real, uma competição anual de “Drifting” bem popular no Japão.



Os carros foram feitos para alguns dos participantes reais da competição e a série foi composta por apenas seis modelos com fotos dos carros e o logotipo da competição em laranja no canto inferior direito da embalagem exclusiva da série.  



Um fato interessante é que os modelos dessa série especial custavam 630 yens cada, um preço superior aos 320 a 380 yens dos modelos normais da linha básica da Tomica.  


#1 - T&E JZZ30 - Takahiro Ueno – modelo baseado no VERTEX RIDGE TE3005 Soarer dirigido por Takahiro Ueno. O modelo da Tomica não vem com aerofólio traseiro do modelo real. 



O modelo da série foi baseado no antigo Toyota Soarer #5, escala 1:63, lançado em julho de 1992 e aposentado da linha básica em outubro de 2000, que foi revisitado para a série Grand Prix D-1.  


#2 RSR JZA80 Supra - Manabu Orido – modelo lançado junto com os outros da série em setembro de 2005 e foi baseado no modelo Toyota Supra RSR JZA80 real de Manabu Orido.



A série D-1 Grand Prix utilizou o # 33 Toyota Supra lançado em outubro de 1994 e retirado de linha em outubro de 2005, um mês após o lançamento da versão Drift na série. Modelo em escala 1:60.


#3 HPI FC3S - Drift Samurai – modelo baseado no Mazda Savanna RX-7 dirigido pelo piloto Drift Samurai. O modelo da série não vem com o aerofólio traseiro.



A base para produção do carro do Drift Samurai foi o modelo Mazda Savanna RX-7, lançado em abril de 1986 e aposentado em maio de 1997. Esse modelo foi revisitado para ser o carro da série D-1 Grand Prix do Drift Samurai. Esse modelo tem escala 1:55. 


#4 RE Amemiya FD3S- Masahiro Suenaga – modelo criado para parecer o Mazda RX-7 do piloto Masahiro Suenaga. O aerofólio traseiro existe nesse modelo mas não é igual ao do modelo real. 



Se repararmos as caixas do modelo da série e do modelo #94 da linha básica que lhe deu origem, se pode notar que o Mazda RX-7 usado não é o mesmo do modelo real, mas fazer um novo molde para uma série já custando cada modelo quase o dobro do preço de um modelo da linha básica ficaria muito caro e o licenciador aparentemente aceitou esse subterfúgio e o modelo usado na série D-1 Grand Prix não é idêntico ao modelo real dirigido por Masahiro Suenaga. 


O Mazda RX-7 #94 foi lançado em agosto de 1999 e retirado da linha básica em janeiro de 2009 em escala 1:59.  


#5 A'PEX FD3S- Yoichi Imamura – esse é mais um modelo baseado no Mazda RX-7 #94, dessa vez o modelo do piloto Yoichi Imamura. 



Como base para o modelo de Yoichi Imamura foi também usado o Mazda RX-7 #94 mostrado acima (#4 RE Amemiya FD3S- Masahiro Suenaga).


#6 Car Boutique Club AE86- Katsuhiro Ueo – o modelo é um Toyota Trueno AE86.  



A base usada para o último modelo da série D-1 Grand Prix é o AE86 Trueno lançado em agosto de 1988 no conjunto “Initial D Set” (vide marca vermelha) na escala 1:61. 


Essa é uma série pequena, com 5 modelos básicos repintados, lembrando que existem 6 modelos na série, mas um dos modelos básicos usados se repete (#4 = #5). Todos os modelos da série pintados como carros reais dos pilotos de Drift. É algo que pouco se vê e para os aficionados de Drifting é uma série excelente. O preço inicial dos modelos talvez tenha prejudicado as vendas e a série ficou apenas nos 6 modelos lançados em setembro de 2005.  


Referências:

https://tomica.fandom.com/wiki/Tomica_Professional_Drift_D-1_Grand_Prix_Series_(toyline)

https://tomica.fandom.com/wiki/No._5_Toyota_Soarer

https://pictures.topspeed.com/IMG/jpg/200904/d1-driver-profile-ta-2.jpg

http://www.zerotohundred.com/wp-content/uploads/2012/05/Achilles-Formula-Drift-Malaysia-2012-Launch-069-Toyota-Supra-of-Manabu-Max-Orido-1024x680.jpg

https://tomica.fandom.com/wiki/No._33_Toyota_Supra

https://tomica.fandom.com/wiki/No._50_Mazda_Savanna_RX-7

http://www.speedhunters.com/2008/07/cars_of_gt_gt_d1gp_2008_wip/

https://tomica.fandom.com/wiki/RE_Amemiya_FD3S-_Masahiro_Suenaga_(D-1_Grand_Prix)

https://rimcars.blogspot.com/2011/01/apexi-mazda-fd3s-rx7.html

https://tomica.fandom.com/wiki/A%27PEX_FD3S-_Yoichi_Imamura_(D-1_Grand_Prix)

https://tomica.fandom.com/wiki/T%26E_JZZ30-_Takahiro_Ueno_(D-1_Grand_Prix)

https://tomica.fandom.com/wiki/RSR_JZA80_Supra-_Manabu_Orido_(D-1_Grand_Prix)

https://tomica.fandom.com/wiki/HPI_FC3S-_Drift_Samurai_(D-1_Grand_Prix)

https://tomica.fandom.com/wiki/Car_Boutique_Club_AE86-_Katsuhiro_Ueo_(D-1_Grand_Prix)

https://tomica.fandom.com/wiki/Tomica_Initial_D_Set

https://i.ytimg.com/vi/wvVftQ16GWk/maxresdefault.jpg

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEicjEhyphenhyphenxv9Wv_jC3Zssc2KAaae3BxOJDvoQhMMGM-zY9ilaDOzYM_pbWUwXLqTgJRHFuv9KjJ6KVnlsJz6B0yIhhalOQ7n-REArDNEvDommFCW4MWJ1vK_L20zkTwEdV56ANjVoXJOwUps/s640/4AG-UeoAE86-600.jpg



Nenhum comentário:

Postar um comentário