domingo, 13 de agosto de 2023

Hot Wheels Megaforce Series

Hoje o Mauricio Nunes vem com uma série muito diferente, pequena e com muitas curiosidades da Hot Wheels! Clique aqui e veja todas as postagens do Mauricio sobre a história do nosso hobby.

O dublê Hal Needham dirigiu um filme de ação, de pouco sucesso comercial, em 1982 chamado de Megaforce. Nesse mesmo ano a Mattel lançou uma pequena série com seis modelos correspondentes aos do filme. Todos os modelos foram feitos em Hong Kong. Todos os modelos que aparecem no filme foram desenvolvidos em parceria com a Mattel, aproveitando três modelos pré-existentes da Hot Wheels e com a criação de somente um modelo em duas versões (Megadestroyer 1 & 2). O sexto modelo (Tac-Com) seria inédito e foram feitos protótipos do modelo mas ele acabou não sendo produzido e só o que existem são os protótipos.



1/6 Megadestroyer 1 – modelo criado por Larry Wood em 1982 para essa coleção. A versão #1 em bege com decoração em marrom e preto em forma de raios, sem interior com plástico opaco preto e com rodas BW pretas. 


2/6 Megadestroyer 2 – o mesmo modelo anterior (1/6) agora todo em preto. 


Ambas as versões do modelo Megadestroyer somente levaram esse nome nessa série. O modelo saiu com o nome de Super Cannon até 1995 e depois disso foi chamado de Enforcer estando ativo até os dias de hoje com algumas modificações de segurança infantil, como a retirada do canhão de laser traseiro. 


3/6 Personnel Carrier – esse foi o nome do modelo no filme, mas na verdade esse foi um dos modelos aproveitados já existentes e o nome original do modelo é Bronco 4-Wheeler, criado por Larry Wood para a linha básica de 1981 tendo ficado disponível para produção até 1983. O modelo original de 1981 saiu em três versões. Dois modelos em preto com decoração laranja e amarelo, interior cromado, rodas BW e com dois tons de azul nos vidros. A terceira versão foi exclusiva da antiga loja de brinquedos “Toys ‘R’ Us” na cor branca com capota traseira preta e decoração amarela preta e laranja escrito “ "GEOFFREY" "4x4 BRONCO" no capô. Rodas BW e vidros azulados.


O modelo da série Megaforce levou o nome de Personnel Carrier e apareceu em vermelho e branco com vidro azul, rodas BW e apareceram em duas versões de interior, uma delas com interior cromado e outra com interior bege. 


4/6 Megafighter – projeto de Larry Wood nunca lançado. Os protótipos feitos foram baseados em uma moto Suzuki RM 125 off-road. Para o filme, foram feitas 12 motos modificadas 1:1, mas o que se sabe é que somente 2 sobreviveram até hoje. 


O modelo em si apesar de nunca ter sido lançado vinha com metralhadoras, lançadores de fumaça, lançadores de mísseis e poderia também voar e teria uma roda de moto inédita a MFMOTO (Mega Force Moto). 


5/6 Battle Tank – modelo renomeado do “Tough Customer” criado por Larry Wood em 1975. A primeira vez que o “Tough Customer” apareceu foi na cor verde oliva com pintura do exército americano. 


O modelo da série Mega Force em verde oliva camuflado.  


6/6 Tac-Com – modelo criado por Larry Wood exclusivo da série Mega Force de 1982, mas baseado em um modelo seu chamado de “Space Van” ativo em linha de 1979 até 1981. O Modelo Megaforce sem interior, janelas pretas opacas, pintado de bege com desenhos de raios em laranja e marrom escuro e com rodas BW pretas. 


O modelo Hot Wheels foi adaptado do antigo Space Van e acertado com a Bill Frederick Inc. para a produção do modelo 1:1 para o filme e renomeado como Tac-Com, modelo exclusivo da série Megaforce.


Essa foi uma série pequena, mas realmente exclusiva. Alguns modelos nunca saíram em outras séries subsequentes o que os tornam muito colecionáveis. Na verdade a propaganda da série chama a moto que acabou não sendo lançada de Tac-Com, mas o nome da moto acabou mudando para Megafighter e o nome Tac-Com acabou no Space Van reprojetado para o filme. 


NOTA DO AUTOR: muitas das fotos abaixo referenciadas foram retocadas eletronicamente (e.g. abaixo).


Referências:

https://hotwheels.fandom.com/wiki/Megaforce_Series

https://hotwheels.fandom.com/wiki/Enforcer

https://hotwheels.fandom.com/wiki/Bronco_4-Wheeler

https://hotwheels.fandom.com/wiki/Megafighter

https://hotwheels.fandom.com/wiki/Tough_Customer

https://hotwheels.fandom.com/wiki/Tac-Com

https://hotwheels.fandom.com/wiki/Space_Van?file=Space_Van.JPG



Nenhum comentário:

Postar um comentário