sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Spark: mais réplicas maravilhosas!

Continuando nossa série de matérias do Eduardo Luann sobre marcas menos conhecidas de miniarturas (veja as outras matérias aqui e aqui), falaremos hoje sobre a Spark, mais uma excelente marca de réplicas que você precisa conhecer! Veja abaixo a excelente matéria do Eduardo!


Nascida da paixão de alguns amigos por carros, a Spark preza a fidelidade dos modelos nos mínimos detalhes. Hugo Ripert, o fundador, passou por fabricantes de grande nome como Vitesse, Quartzo e Ixo, trabalhando em pesquisa e desenvolvimento de modelos, garantindo a qualidade e acurácia das réplicas. Uns 10 anos atrás, enquanto ainda estava na Ixo, teve a idéia de ter uma empresa própria, fazendo réplicas de carros de Le Mans. No entanto, os grandes pilotos já tinham contratos com outras fabricantes, então Ripert começou fazendo réplicas de carros “fundo-de-grid”. Feitos quase que artesanalmente, em resina, e com baixíssima tiragem, estes modelos iniciais mostraram o potencial dessa futura marca.

Em conversa com seus amigos colecionadores, Ripert resolveu investir numa produção um pouco maior. Ele e seus amigos são o que chamamos de "gearheads", ou seja, fanáticos por carros. Tanto que restauram e correm com carros antigos, além de colecionar carros de tamanho real e réplicas reduzidas.

E é possível ver a paixão por carros traduzida em detalhes em cada miniatura. Desde os patrocínios no cinto de segurança até a exatidão nas cores dos patrocínios dos carros, cada réplica carrega consigo o sentimento e a emoção das corridas de sua época:

Escala 1/43.

O legado da paixão por carros de seus fundadores traduz-se na linha de modelos disponíveis. Hugo Ripert desejava ter todo o grid de Le Mans. Mesmo que alguns modelos não vendessem muito, mesmo que fabricassem modelos de pilotos não tão bons assim, por que não fazer? Por que ater-se apenas aos grandes vencedores, sendo que todo piloto merece uma homenagem? Como dito no site oficial:

"NÓS FAZEMOS MODELOS PARA PESSOAS COMO NÓS

Nós amamos carros. Nós os temos, os dirigimos, e suspiramos por eles. Nós corremos com eles, patrocinamos e restauramos. Vamos às corridas e visitamos fábricas. Nós conversamos com as pessoas que constroem carros e tiramos milhares de fotografias. Nós fazemos modelos para vocês. Porque amamos carros.

Nós também amamos carros!

E conforme o tempo foi passando, a linha foi crescendo e crescendo. Não só Le Mans e outras grandes corridas, e não só 1/43. A linha se expandiu e hoje abrange carros de rua, carros de rally, eventos regionais (como o Aston Martin das 1000 milhas de Interlagos, na foto acima), carros de apoio de equipes e carros conceito, bem como outras miniaturas em escala 1/87, 1/24 e 1/18. Acompanhe nas fotos os belíssimos modelos da Spark!!!


2 comentários:

  1. Show, isso sim é miniatura, uma marca que tem respeito pelos colecionadores, pena que não tem a escala 1/64

    ResponderExcluir
  2. Gostei do fusca aonde encontro esse modelo?

    ResponderExcluir