sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Entrevista: Taka


Taka, também conhecido como Alex Takahashi, tem 44 anos, é colecionador e faz algumas customizações animais de miniaturas. Quer dar uma olhada nelas? Veja o site dele (www.freakskull.com.br). Quer saber o que ele pensa? Leia a entrevista abaixo e você não se arrependerá.



Quando você começou a coleção e por que começou?

Iniciei minha coleção em 2004, ano em que muitos também iniciaram. Comecei por acaso, quando comprei algumas minis de presente para um sobrinho e me deparei com um Pontiac Banshee, que acabei comprando. A partir daí comecei a prestar mais atenção na linha Hot Wheels, que por ser mais acessível (distribuição e preços)facilitaria o incremento de uma coleção.



Qual o tamanho da sua coleção hoje? Coleciona quais marcas?

Minha coleção tem aproximadamente 2.500 minis e 99% é composta da escala 1/64. Não me prendo a nenhuma marca, apesar de predominarem Hot Wheels. Tenho também, Jada, JL, Maisto, Tomica, Greenlight, Kyosho, Matchbox etc.



Você é conhecido pelos seus carrinhos customizados. O que gosta de fazer neles? Qual é o custom ideal pra você?

Customizo as minis em diferentes níveis. Desde uma simples troca de rodas e pneus até mudança estrutural e pintura. O que mais me atrai no processo de customização é o trabalho de pesquisa para que a mini esteja localizada de forma correta na história.


Já vi customs em que o artista não teve essa preocupação, como é o caso de uma Alfa Romeo com pintura Harley Davidson. A mini pode até ficar bonita, mas para mim termina aí o apelo da mini. Outra característica que tento destacar nas minhas customs é o maior detalhamento possível.



Além dos customs, eu notei que você adora fotografar suas minis, coloca várias informações no seu site, e até fez um passo-a-passo de customização na sua página. Pelo jeito, seu hobby não se restringe a comprar e armazenar as miniaturas, certo?

Exatamente. Inicialmente comecei a coleção como a maioria das pessoas, apenas para "juntar" minis mesmo, mas chega um momento que isso não mais satisfaz. Como eu já tinha praticado plastimodelismo na adolescência, foi fácil começar a mexer nas minis. Como tenho o site, dentro do possível, tento fazer dele um meio de divulgar o hobby e dividir minha experiência.



Sobre quais temas é a sua coleção? Você mantém as miniaturas na embalagem? Pode dar alguma dica para os colecionadores?

Na minha coleção predominam: Hot Rods, Muscle Cars, Mercurys, minis de cinema e TV e barcas (Impalas, por exemplo). Com excessão dos cases especiais que adquiro dentro de caixas de acrílico, todas, sem excessão, retiro do blister. É quase uma fissura... (risos).Todas ficam guardadas em estantes protegidas por vidro e fechadura.


Algumas dicas:

A. Nunca toque em partes cromadas das minis, como parachoques, rodas etc. O tipo de pintura/cromagem é vulnerável ao ácido úrico contido no suor. Minis manuseadas terão seu brilho comprometido a médio prazo.

B. Limpe as minis com uma flanela seca quando as retirar do blister, arrume-as na estante e tente não mais tocá-las.


C. Pelo menos a cada seis meses, rode a mini para que os pneus não se achatem com o tempo.



Qual a sua, ou as suas miniaturas favoritas? Quais são as mais raras?

Pergunta difícil, mas se for para escolher uma apenas, eu diria que é o Cadzilla, feito pelo Boyd Coddington (tenho nas escalas 1/64 e 1/24). A mais rara são alguns Matchbox da década de 60/70 e um case de Mercurys de uma Convenção no Japão.



Tem alguma miniatura que você quer muito e ainda não conseguiu?

Muitas....rs. Uma delas é um case também de uma convenção no Japão assinada pelo artista Voltaire.



O que você tem achado da postura da Mattel no Brasil para com os colecionadores?

O recente lançamento dos espaços Collectors em algumas lojas abriu um novo horizonte, porém estamos muito longe da agilidade do mercado americano ou japonês. Desde que comecei a colecionar e a participar ou organizar encontros, sempre notei a insatisfação dos colecionadores em relação à falta de apoio da Mattel. Eu acho realmente que colecionadores sérios, não devem esperar por isso. É pouco provável que você monte uma coleção de respeito sem ter que recorrer a amigos que viajam ao exterior, compras no Ebay ou Mercado Livre.



O que tem achado das minis da Hot Wheels de hoje em dia? Que marca é sua preferida hoje?

Minha marca preferida ainda é Hot Wheels. Mais por afinidade com a marca do que exatamente pela qualidade das minis, pois é sabido que outras marcas têm maior qualidade e fidelidade às escalas. Algumas minis estão vindo com uma lanterninha ou farol pintado, coisa que em mainlines não era comum.



Tem alguma dica pra dar para aquele colecionador que está começando agora sua coleção?

Todo colecionador passa por fases, e estar atento a elas pode evitar gastos desnecessários e trabalho. Normalmente quando se inicia uma coleção, a empolgação toma conta, ainda mais no caso de miniaturas, que podem custar 5 reais.


A empolgação de ver a coleção crescer rapidamente a cada ida ao shopping contagia qualquer um. Porém, esse impulso, faz com que compremos minis que depois de alguns dias, descobrimos nem gostar tanto. Eu mesmo já passei por isso no ínício e também já passei pela fase de "peneirar" minha coleção. O importante é focar o que pretende ter na estante.


Defina qual tema, preço médio, marca, décadas/anos, modelos, países etc, que mais se encaixa no seu gosto Hoje só compro minis que realmente gosto.


Uma dica é, quando estiver numa loja, separe todas as minis que te chamaram a atenção, mas antes de ir ao caixa, fique manuseando-as e observando-as pelo tempo que for possível. Tenha certeza que depois de alguns minutos, das 10 minis que você estava pronto para levar para casa, pelo menos 1/3 voltará para a gôndola.

Deixo meus e-mails: freakskullcustoms@uol.com.br e cheirodegasolina@uol.com.br à disposição para dúvidas.


Muito obrigado pela oportunidade!

Grande abraço

Taka

www.freakskull.com.br

Um comentário:

  1. Vi a exposição de minis do Taka em Caxias do Sul-RS, um show de apresentação, bom gosto e variedade.
    Pena que o povinho não sabe apreciar as coisas belas "com os olhos"

    Parabéns Taka Freakskull!!!
    Parabéns Douglas T-Hunted!!!

    ResponderExcluir