sexta-feira, 7 de maio de 2010

Entrevista: Julio Davila


Esse nome é de conhecimento de todos que fazem compras no eBay. E isso acontece porque o Julio é dono da Toy World USA, uma das lojas mais legais, completas e honestas de se comprar no eBay.


Além de ser um dos vendedores mais honestos e justos que você pode comprar sem medo, ele é um grande colecionador e figura simpatisíssima, que faz amigos através de suas vendas.


E ele deu a seguinte entrevista para o T-Hunted:



Quando você começou a colecionar miniaturas, e quando começou com a sua loja? Por que começou a colecionar?

Eu tenho colecionado miniaturas desde 1983, e comecei apenas com Hot Wheels. Com o passar dos anos, lentamente eu passei a colecionar uma variedade de marcas de miniaturas. A maioria são muscle cars e clássicos. No princípio a minha coleção era bastante vasta com tudo o que a Mattel já tinha produzido, e agora eu reduzi a minha coleção para apenas o que eu realmente gosto. Enquanto eu gastava mais dinheiro com o meu hobby eu rapidamente soube que deveria ter um segundo emprego para ajudar na quantidade de dinheiro necessária para continuar a colecionar, e então foi quando eu decidi começar um negócio pequeno de meio período, vendendo as minhas miniaturas extras. De uma forma rápida se tornou um negócio de período integral em 2001, quando eu comecei a vender no eBay com uma conta diferente. Em 2005 o mercado internacional começou a crescer muito e continuou a se expandir com mais colecionadores internacionais do que antes.



Você coleciona apenas Hot Wheels, ou você tem outras marcas também?

Eu coleciono na maioria Hot Wheels (75%), outras marcas apenas se me interessarem e se forem bem feitas.



Qual o tamanho da sua coleção atualmente? E quantos ítens você tem na loja? Como você mantém a sua coleção (na embalagem ou soltos) e como ela está exposta?

Eu tenho mais de 30.000 miniaturas diferentes na minha coleção, alguns soltos (em ótimo estado) e alguns na embalagem (também em ótimo estado). A minha coleção que está fora da embalagem está em exposição nas 108 estantes de acrílico de parede no meu escritório. Os meus modelos mais caros e exclusivos estão em embalagens protetoras em um armazém com climatizador. Nós temos 3.000 ítens diferentes na nossa loja, e mais de 10.000 no nosso armazém.



Você já tentou vender outras marcas na sua loja? Há algum produto melhor da linha Hot Wheels para se lidar na loja, ou que venda melhor do que as outras (como mainlines, séries especiais, etc)?

Nós vendemos outras marcas de miniaturas, mas temos mais sorte com as linhas Hot Wheels e Matchbox. A maioria dos colecionadores acompanham a mainline e séries exclusivas da linha Hot Wheels e a série colecionável da Matchbox.



Tem vários ítens muito legais na sua loja. Há um maior interesse nesse hobby agora do que no passado? Quais são os planos para futuro da sua loja?

Sim, nós temos uma grande seleção de produtos em nossa loja porque a demanda tem crescido nos últimos 5 anos, incluindo os colecionadores internacionais. Vários novos colecionadores começam nesse hobby todos os anos e nunca há o suficiente para todo mundo. Nós expandimos o nosso armazém nesse mês para um de 1.000 pés quadrados, ao invés do de 500 pés quadrados que usávamos para ajudar a acomodar as linhas dos bonecos de figuras de ação, que vamos começar a vender mais agora.



Ano passado vários colecionadores americanos pararam de colecionar por causa da economia e do desemprego. Foi um ano ruim pra você? Você sentiu esses problemas econômicos?

Sim, com certeza vários colecionadores pararam de colecionar devido à economia mais fraca, mas isso nos deu a chance de comprar várias coleções particulares de colecionadores locais, que não podiam mais continuar com este hobby. Nossas vendas internacionais não recuaram, na verdade aumentaram cerca de 30% em comparação ao ano de 2008. Nós estimamos que nossas vendas internacionais vão continuar a crescer enquanto novos colecionadores entrarem no mercado mundial.



O Brasil tem um número crescente de colecionadores, e alguns deles tem cerca de 20.000 ítens. Você tem muitos compradores brasileiros? Você sente que eles estão crescendo em número na sua loja?

Sim, nós temos notado que o Brasil tem mais colecionadores a cada ano e continuam a crescer. Nós começamos a vender para o Brasil em 2004 com apenas 5 colecionadores. Hoje temos mais de 50 colecionadores diferentes que compram conosco pelo eBay e por compras diretas para ítens em quantidade para revenderem no Brasil.



Houve uma melhor época para colecionar Hot Wheels no passado? Você tem um modelo favorito, ou uma série favorita?

Colecionar é uma parte muito importante para quem tem esse hobby porque traz qualquer um para mais perto do mundo real da indústria automobilística e faz todo mundo notar os diferentes modelos disponíveis de cada fabricante para se colecionar. Eu pessoalmente coleciono apenas as miniaturas baseadas nos muscle cars e caminhões reais do início da década de 60 até hoje. Uma das minhas séries favoritas são as que tem todos os carros de todas as marcas com pneus de borrachas.



Parece que 2010 vai ser um grande ano para todas as marcas. Você sente isso também? O que você tem achado dos novos modelos e novas linhas da Hot Wheels?

2010 vai trazer novas linhas de miniaturas e também novos colecionadores para o mercado mundial. Novas companhias como Greenlight e M2 Machines tem manufaturado seus modelos para o tipo de colecionador que compra modelos mais reais, e têm ganhado muita popularidade, como os da linha RLC da Hot Wheels.



Você tem algum conselho para quem está começando a colecionar agora? Você tem alguma dica para os compradores brasileiros que querem aproveitar ao máximo da sua loja (como taxas, quantidades, taxas de envio, melhores dias pra comprar…)?

O meu melhor conselho para o novo colecionador é começar a colecionar o que você realmente gosta, e comprar os antigos mais difíceis de se achar primeiro, se possível. Não acredite que você vai colecionar tudo o que é produzido porque isso seria quase impossível. Eu pessoalmente tenho mais de 30.000 modelos e reduzi a minha coleção para apenas o que eu realmente gosto.


A maioria dos colecionadores que precisam de mais de um ítem de tudo para revender podem frequentemente comprar direto de nós com preços reduzidos e mais descontos no envio. Nós tentamos disponibilizar os novos lançamentos o mais rápido possível, mas algumas vezes nós não os temos no site porque estamos vendendo diretamente para os revendedores. Para ter a taxa de envio mais eficiente, escolha a opção "Flat Rate Priority", uma vez que não há limite de peso, e o número de rastreio é fornecido.


2 comentários:

  1. Muito legal a entrevista com o Julio... interessante ver que ele tb coleciona! E por sinal... que coleção! Hehehe!
    Bem, acho que ele dispensa recomendações, mas já comprei com ele e foi tudo 100%! =)

    Parabéns pela entrevista, sr. Douglas!

    ResponderExcluir
  2. Grande colecionador, amigo e vendedor.
    Altamente recomendado sempre!!!
    Excelente entrevista uma vez mais Douglas.
    Parabéns
    Fernando Rigo

    ResponderExcluir