domingo, 5 de agosto de 2018

Matchbox – Protótipos – parte II

O Mauricio encerra a matéria em duas partes com os protótipos de carros da Matchbox que nunca foram para as lojas, e tem coisas bem interessantes por aqui! Clique aqui e veja todas as postagens do Mauricio sobre a história do nosso hobby.

Dando seguimento ao assunto protótipos da “Matchbox”, vamos a segunda parte do artigo, onde mostraremos os protótipos “Matchbox” e sempre que possível o modelo real produzido 1:1. 

Protótipos licenciados – nessa segunda parte do artigo mostraremos os protótipos criados pela “Matchbox” a partir de modelos reais.

1937 Ford Police – o protótipo do modelo “Ford Tudor 1937” seria o primeiro e único da “Matchbox” se fosse lançado. Protótipo fiel ao modelo, mas faltou, pelo menos no protótipo produzido, a sirene.

Abarth 2000 Scorpione – Apenas um modelo desse carro conceito projetado por Pininfarina para a Fiat em 1969 foi construído 1:1. Apresentava um desenho bem futurista para a época, mas ainda moderno hoje quase 50 anos depois. Tinha motor traseiro 2000 cc, 4 cilindros e 220 cavalos vapor de potência chegando até a 275 km/h. O protótipo parece bem fiel ao modelo real.

Alfa Romeo 33 – esse é o “1971 Alfa Romeo P33 Cuneo”, um carro conceito trabalho em conjunto da Alfa Romeo com os estúdios Pininfarina e apresentado no Salão do Automóvel de Bruxelas. Seu nome deriva de seu perfil em cunha (cuneo em italiano). 

A Matchbox usou no protótipo o motor do Mod Rod, já mostrado na primeira parte desse artigo, porém sem os escapamentos, o que ficou muito grande e diferente do modelo real. Se foi isso ou problema de licença que impediu o prosseguimento do projeto não se sabe, mas a rival “Corgi Jr” conseguiu fazer o modelo. 

Aparentemente a Corgi Jr foi mais rápida e mais precisa na produção do modelo, fazendo-o com o topo do motor que aparece bem mais fiel ao modelo real, mas sem a proteção do “Santo Antônio”. 

Aston Martin DBS – Esse protótipo, só que na cor “verde azeitona” metálico foi o carro usado por “George Lazenby”, como “James Bond” no filme “James Bond a serviço de Sua Majestade”. O mesmo modelo na cor “amarelo Bahama”, foi usado na série de TV “The Persuaders”, pelo personagem “Lord Brett Sinclair” vivido por “Roger Moore”. O DBS sucedeu ao DB6 e originalmente tinha um motor de 6 cilindros, mas no final foi feita uma versão também de 8 cilindros. O protótipo parece bem fiel ao modelo real, mas faltaram as entradas de ar laterais.

Bugatti EB 110 – o Bugatti EB 110 GT protótipo parece bem fiel ao modelo real. Esse coupé de duas portas foi produzido de 1991 a 1995 com um motor V12 de 3,5 litros, quadri-turbo.

Dodge Stealth Turbo – protótipo fiel ao modelo real. O “Stealth Turbo” foi um V6 turbo projeto conjunto “Chrysler e Mitsubishi” no início dos anos 90 feito para enfrentar o “Nissan 300ZX” e o “Acura NSX”. 

Dodge Van – Aparentemente um protótipo de um modelo “tunado” de uma “Dodge Van B Series Trasdesman”. 

Algo que também seria único pois em toda a vasta linha “Matchbox” seria apenas a segunda Van Dodge, só tendo sido fabricada até hoje a van “1938 Dodge Airflow” (MB 338).

Dodge Viper Morphed – foram 14 modelos 1:1 produzidos desse modelo a partir do “Dodge Viper R/T 10”. Esses modelos foram produzidos para o seriado de TV “Viper”.

Ferrari Berlinetta Speciale – protótipo fiel ao modelo original desse conceito Ferrari / Pininfarina. O modelo real era derivado de um modelo de corrida 612 Can-Am com um potente V12 de 6.0 litros. Suas formas aerodinâmicas foram chocantes para a época (1969 Turin Motor Show).

Ford Escort RS 1700 – baseado no Mk III o modelo de Rallye competia no Grupo B. tinha motor de 4 cilindros e 1.8 litros, turbo. O protótipo parece ser bem fiel ao modelo real. 

A Matchbox produziu outros 3 modelos de Ford Escort: Ford Escort Cabriolet (MB 158), Ford Escort RS 2000 (Lesney MB 183), e Ford Escort RS Cosworth (MB 252).

Ford GT 90 – apenas um modelo desse carro conceito acabou sendo produzido, para o salão do automóvel de Detroit em 1995. Motor de 12 cilindros, 6 litros e quatro turbinas, que geram 720hp. 

O protótipo bem fiel ao modelo real, com diferenças no aerofólio traseiro. 

Quem se adiantou e acabou produzindo esse modelo foi a Hot Wheels.

Ford Mustang Cobra – esse é o 1978 Ford Mustang II Cobra II e o protótipo saiu muito bom, bem semelhante ao modelo real, apenas no protótipo foi colocado um escapamento lateral. O “II” significa segunda geração de “Mustang” (1973 a 1978) e vinha com 3 opções de motorização: 2,3 litros 4 cilindros; 2,8 litros V6 e 4,9 litros V8.

Entretanto, foi a Hot Wheels que acabou lançando esse modelo em 2012. 

Pontiac Firebird – o protótipo saiu bem fiel ao original. Esse icônico “1969 Pontiac Firebird Trans AM”, conhecido também como “Pontiac 69 T/A” acabou não sendo produzido pela “Matchbox”. A versão real foi pouco produzida também e foi feita em homenagem a categoria de corrida de mesmo nome, porém sem nunca ter corrido na categoria.

Chevy Beretta – o modelo de resina transparente não facilita muito, mas fica claro que era uma versão de corrida (Racer), pelo aerofólio, “spoiler” e o escapamento lateral sob a porta direita. O protótipo parece bem fiel ao modelo de 1987 que correu em “Sebring” em 1988. Esse coupé produzido de 1987 até 1996, foi criado pelo “Chevrolet Exterior Studio 3” o mesmo estúdio de “design” que criou o “Camaro” e a “Corvette”. 

Black Beauty  - baseado no “1966 Chrysler Imperial”, esse modelo era pintado como o carro do seriado de TV “ O Besouro Verde” (The Green Hornet), série onde o então desconhecido “Bruce Lee” aparecia como o mordomo “Kato”. Foi um protótipo fiel ao modelo real.

Quem acabou fazendo o modelo em 3 polegadas foi a “Johnny Lightning”.

Mummy Transport – esse modelo de uma série chamada “Growlers” que acabou não acontecendo era feito com a colocação dessa múmia de plástico sobre o “Car Transporter” (Lesney MB 169) um caminhão “Bedford” licenciado.

O modelo “Lesney MB 169” com o carro vermelho em baixo é “Inbrima”, feito no Brasil. No modelo inglês, quem vem em baixo é o carro azul.

1965 Pontiac GTO – Parece que a licença com a “Pontiac” não saiu! Mais um belo e fiel protótipo “Pontiac” que não evoluiu para modelo final. 

Racing Mini “Push Me Pull You” – esse protótipo foi criado de forma diferente do “Push Me Pull You Mini Cooper” que foi feito na vida real. A “geringonça” real foi feita juntando-se duas frentes até a porta do carro, ficando o carro com duas frentes, mas com 4 rodas. O protótipo inovou e saiu com 8 rodas, como se tivessem sido fundidos dois modelos, um com rodas pretas e outro com rodas brancas. O protótipo foi feito juntando-se dois modelos “Lesney MB 037”.

Utility Truck – esse protótipo do caminhão Dodge D700 foi montado usando-se a cabine do “Dodge Dumper Truck” (Lesney MB 186), um outro modelo já licenciado pela “Matchbox”. 

Volvo House Transport – Esse caminhão Volvo foi um dos mais versáteis modelos produzidos, tendo saído com várias cargas distintas, entretanto, esse protótipo foi alongado para caber as casas. Há uma plataforma, provavelmente de plástico, sobre a carroceria normal do modelo alongando-a após o eixo traseiro para caber a carga maior. 

Foram feitas 5 variações desse caminhão Volvo: Cable Truck (MB 026); Zoo Truck (MB 035); Container Truck (MB 148), Stake Truck (MB 315) & Tank Truck (MB 389).

Stutz Bearcat – esse protótipo ficou incompleto, pois faltou o para brisa, a capota (aberta) e os estepes laterais na vertical, além de outros detalhes na frente (faróis e buzina).  Esse deveria ser um protótipo do clássico “1931 Stutz Bearcat”.  

Fato curioso é que existe um “Matchbox MOY” (models of yesteryear Y-14) desse modelo.

Volkswagen “The Thing” – um protótipo fiel ao modelo real. O “The Thing” (a coisa) como era conhecido nos EUA ou mesmo “Trekker” (viajante) como era chamado no Reino Unido ou ainda como Safari no México, trata-se do simpático Volkswagen Type 181, derivado do antigo utilitário militar alemão da Segunda Guerra o “Kubelwagen”.   

Muitos anos depois (2008) a “Matchbox” lançou uma outra versão desse modelo (MB 738) que não aproveitou esse protótipo.

Quem acabou fazendo um modelo mais parecido com esse protótipo da “Matchbox” foi a “Hot Wheels”.

Mack Cement Truck – Esse é mais um protótipo de um caminhão betoneira licenciado, mas que infelizmente não foi a frente. 

Embora a “Matchbox” já tivesse produzido outros modelos licenciados da “Mack” (Lesney MB 035), Mack CH600 (MB 202), entre outros, essa betoneira não foi adiante com o seu  projeto.

Faun Pumper Truck, Fire Engine, Water Truck e Tractor Shovel – parecem ser protótipos de uma mesma série que não foi a frente. A mangueira e os reservatórios que parecem ser de plástico macio nos dá a ideia de que os protótipos esguichariam água pelas mangueiras sendo pressionados nos reservatórios.  

Faun Pumper Truck – Esse protótipo foi baseado no “Faun – mobile crane” (MB 314), onde a base e cabine do guindaste foram substituídos pelo reservatório de água, mas o braço do guindaste foi mantido. 

Fire Engine – Protótipo baseado no “Fire Engine da Osh Kosh” (MB 134) que teve a escada substituída pelo reservatório de água em forma de escada. 

Water Truck – esse parece ser o único protótipo dos 4 de um modelo sem licença de um caminhão com o tanque de água macio, para possibilitar o esguicho de água. 

Tractor Shovel – protótipo baseado no “Tractor Shovel – Muir Hill” da “Lesney”  (MB 029). Foi colocado um reservatório na traseira do “Muir Hill” para possibilitar o esguicho de água.

Finalizando esse artigo em duas partes, fica claro que as ideias eram boas e também as execuções, pouco são os protótipos reais que não apresentaram boa semelhança com o modelo real. É provável que os modelos não executados nessa segunda parte do artigo estejam ligados realmente a problemas de licença, que são caras, restritivas e impositivas, mas entende-se que cada fabricante tem uma exigência e não gostaria de ver seus modelos em reproduções toscas e de baixa qualidade. 

Felizes os colecionadores que conseguiram essas “beldades” e que se dispuseram a dividi-las com toda a imensa legião de fãs da marca.

Referências:
The Big Book of Superfast Matchbox Toys 1969 - 2004 – Volume 2: Product Lines & Indexes – Charlie Mack – Schiffer Publishing Ltd, copyright 2005 – ISBN: 0-7643-2322-9 – páginas 169 e 170
The Encyclopedia of Matchbox Toys 1947 – 2001 - Revised 4th Edition – Charlie Mack – Schiffer Publishing Ltd, copyright 1997, 1999, 2002 e 2013 – ISBN: 978-0-7643-4560-9 – página 157.
http://www.cfalkensteiner.com/Matchbox/Catalog/MI/MI201ff/MI253/MI253-praa.jpg
http://www.cfalkensteiner.com/Matchbox/Catalog/MI/MI201ff/MI264/MI264-prga.jpg
http://www.cfalkensteiner.com/Matchbox/Catalog/MI/MI201ff/MI265/ChF-MI265.htm
http://www.cfalkensteiner.com/Matchbox/Catalog/MI/MI201ff/MI305/ChF-MI305.htm
http://www.cfalkensteiner.com/Matchbox/Catalog/MI/MI201ff/MI395/ChF-MI395.htm
http://www.cfalkensteiner.com/Matchbox/Catalog/MI/MI201ff/MI496/ChF-MI496.htm
http://www.cfalkensteiner.com/Matchbox/Catalog/LS/LS40-75/LSxxx/ChF-LSxxx.htm
http://www.cfalkensteiner.com/ChFHomepageIndex.htm
https://www.mbxforum.com/ME-Catalog/jnmMCmenuManNumberE.php
https://www.facebook.com/charles.mack.1694
https://en.wikipedia.org/wiki/Mr._Men_and_Little_Miss
https://www.flickr.com/photos/carphotosbyrichard/7004390673/
http://autoetecnica.band.uol.com.br/abarth-2000-scorpione-1969-o-fiat-dos-sonhos/
https://www.carpixel.net/wallpapers/12738/1971-alfa-romeo-p33-cuneo.html
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-722521882-corgi-toys-alfa-romeo-p33-pininfarina-whizzwheels-jorgetrens-_JM
https://en.wikipedia.org/wiki/Aston_Martin_DBS#/media/File:1970_Aston_Martin_DBS_V8_fr.jpg
https://pt.wikipedia.org/wiki/Bugatti_EB110
http://performancedrive.com.au/forza-motorsport-4-review-video-1515/bugatti-eb110-forza-4-copy/
https://www.supercars.net/blog/1991-dodge-stealth-rt-turbo/
https://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Dodge_Tradesman#/media/File:Steam_Weaver_20110613-IMG_3583.JPG
http://americanaut.com/viper/
https://br.pinterest.com/pin/435301120203917109/?lp=true
http://www.carstyling.ru/en/car/1969_ferrari_512s_speciale/
https://br.pinterest.com/pin/324259241911813734/?lp=true
https://hotwheels.wikia.com/wiki/Ford_GT-90
http://www.supercarworld.com/cgi-bin/showgeneral.cgi?442
https://en.wikipedia.org/wiki/Ford_Mustang_(second_generation)
https://www.motortopia.com/cars/1969-pontiac-firebird-trans-am-19509
http://www.racingsportscars.com/photo/1988/Sebring-1988-03-19-0002.jpg
https://en.wikipedia.org/wiki/Chevrolet_Beretta
http://www.film.ru:81/photo/frames/zelenyy-shershen
http://h.twine.tripod.com/minipics/id6.html
https://brasil164.blogspot.com/2017/06/matchbox-dodge-dumper-truck-1961-1965.html
https://ogrforum.ogaugerr.com/topic/matchbox-models-of-yesteryear-y-14-1931-stutz-bearcat-1-44-scale-diecast-model
https://www.pinterest.co.uk/pin/80924124526207362/?lp=true
http://cloudlakes.com/gallery/2658399-volkswagen-thing.html
https://pt.wikipedia.org/wiki/Volkswagen_Type_181



5 comentários:

  1. Obrigado Maurício... mais uma bela matéria que nos faz viajar a um passado com informações novas.

    ResponderExcluir
  2. Ótima matéria! Com a volta da Matchbox no Brasil, toda informação é bem vinda. Posso sugerir uma pauta? Quais miniaturas de veículos temáticos (de filmes, desenhos animados e cultura pop em geral) a Matchbox já produziu? Sei que existe uma série especial da marca para isso: "Star Car Collection". Mas também foram produzidas miniaturas de veículos de Thunderbirds e Jurassic Park. Há mais alguma coisa? Agradeço o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Moisés. Já foram todos publicados aqui. Star Cars, Jurassic Park e os Thunderbirds estão no artigo Matchbox Tyco


      Excluir
    2. Por favor veja nos artigos passados. Temos muita coisa publicada de Matchbox

      Excluir