quarta-feira, 14 de abril de 2021

Os Matchbox em homenagem a países europeus

Você já deve ter notado que a Matchbox tem lançado mini séries com carros europeus em homenagem a alguns países do velho continente. O único problema é que nem todos os carros são novos ou originários do país. 

As séries em homenagem a Alemanha e Reino Unido tem a maioria de seus modelos de cada país (tirando o caminhão Scania do Reino Unido), mas a série em homenagem a França já tem poucos carros do país (veja todos os 12 carros abaixo), e a série russa (que você viu aqui) não tem nenhum carro russo, somente carros com decorações locais (com vários erros de grafia).


Além desses tem o segundo lote da série alemã: 

- Audi R8;

- Audi RS6;

- Mercedes-Benz Unimog U300;

- Porsche 911 GT3;

- Mercedes-Benz G63 AMG 6x6;

- BMW i8;

- ’90 VW Golf Country.


O segundo lote da série inglesa: 

- ’61 Jaguar E-Type;

- Lotus Exige;

- ’72 Lotus Europa Special;

- ’64 Mini Cooper (recently teased with the Mr. Bean couch);

- BMW M5 Police;

- ’65 Land Rover Gen II Safari.


E em breve também veremos uma série dedicada a carros italianos. Note que alguns dos carros já saíram com as mesmas cores e decorações no passado em outras séries da Matchbox. Fotos e algumas informações do site Le Nouvel Automobiliste. Veja tudo o que já postamos sobre a Matchbox neste link.





4 comentários:

  1. Estas séries são, de certa forma, interessantes e até legais, provavelmente foram feitas pensando não somente em homenagear estes países mas também para agradar e talvez até atrair mais consumidores europeus, apesar de alguns problemas e erros apontados, embora seja compreensível que a Matchbox, no caso da série da França, não tem tantos modelos de marcas francesas de automóveis. Com os da Rússia também há este problema, além dos erros da "ortografia" das palavras, que teria sido evitável com uma consultoria ou com um especialista, conforme foi bem apontado no vídeo semanal de notícias do T-Hunted no canal do MGMINIS no YouTube.
    Digo que seria uma tentativa de agradar e atrair novos consumidores pois o mercado europeu seria melhor, além da concorrência e presença de marcas de miniaturas ser maior como os da Majorette, Siku, Schuco, Bburago, Corgi, dentre outras marcas de ferromodelismo que também fazem miniaturas e por isso a Mattel estaria tentando, com a Matchbox, aumentar sua participação e presença nesse mercado de miniaturas.
    Alguns devem se perguntar se haveria alguma possibilidade de haver uma coleção da Matchbox do Brasil. Difícil dizer. O único carro brasileiro que a Matchbox fez até hoje foi a Volkswagen Saveiro Cross anos atrás. Não somente eu, mas muitos colecionadores iriam gostar que a Matchbox (ou a Hot Wheels) fizesse uma série do Brasil mas, conforme disse antes, a Mattel deve estar tentando atrair mais consumidores na Europa enquanto no Brasil ela já tem o "domínio" do mercado de miniaturas no Brasil só com a Hot Wheels e da falta de concorrência no país, das dificuldades e problemas existentes por aqui, infelizmente. Recentemente, pensei e pesquisei quais seriam os modelos que poderiam fazer parte da "série brasileira" da Matchbox, obviamente, usando somente modelos existentes e já fabricados, se quiserem ou se o xará quiser, posso comentar ou mandar a lista.
    Parabéns, Douglas, pelas informações!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, pode comentar sim! Toda informação é útil!

      Excluir
    2. Ok! Eis a lista de modelos que a Matchbox poderia usar caso fizesse uma série do Brasil:
      - VW Saveiro Cross (branco)
      - 1962 Volkswagen Beetle (azul)
      - VW Delivery Van (amarelo)
      - Jeep Renegade 2019 (verde)
      - Toyota Land Cruiser FJ-40 1968
      - Ford Focus
      - '13 Ford Cargo (branco)
      - Volkswagen Karmann Ghia 1969
      - Range Rover Evoque
      - Scania P360 Fire Engine
      - Renault Master (ambulância com as cores do SAMU ou nas cores cinza/vermelho/branco)
      - BMW X5 (viatura com as cores da Polícia Militar do Rio Grande do Sul pois é neste estado onde há algumas viaturas da BMW usadas pela polícia)

      Outros modelos e opções que poderiam ser usadas:
      - Volkswagen T2 BUS 1970
      - Mitsubishi L200 Triton 2008
      - 1957 GMC
      - Volkswagen New Beetle 2019
      - BMW M5
      - Mini Countryman 2011
      - BMW i3 (um dos primeiros modelos de um carro elétrico no Brasil)
      - Baja Bandit (bugie)

      Mandei esta lista com fotos em seu Instagram também.

      Obrigado pela resposta, Douglas!

      Excluir
    3. Olá! Vale uma publicação detalhada, com as fotos!

      Excluir