domingo, 29 de agosto de 2021

Majorette Tune Ups Cars

Tem uma série super nova e super interessante da Majorette nas lojas pelo mundo neste instante, e o Mauricio Nunes nos conta tudo sobre ela aqui embaixo! Clique aqui e veja todas as postagens do Mauricio sobre a história do nosso hobby.

Em abril do ano de 2021 a Majorette lançou uma nova série com 18 modelos, sendo dois modelos novos, lançados na linha, e os outros repinturas de outras séries. A Majorette criou um logotipo próprio para a nova série. 


A série “Tune Ups” vem com algumas novidades dentro da linha dos produtos Majorette. A primeira delas é o fato da Majorette ter definido, assim como outros produtores concorrentes, uma quantidade mais exclusiva de alguns modelos que ela definiu chamar de: “ultra rare / ultra raro”, “super rare / super raro e “rare / raro”. Algo como os modelos chase e super chase (M2) ou super t-hunt ou t-hunt (Hot Wheels) ou ultra red e ultra raw (Auto World), só para citar alguns concorrentes, com dois níveis de modelos mais difíceis de serem encontrados. Para não ficar igual a concorrência a Majorette definiu seus três níveis de raridade do modelo como: ultra raro (1), super raro (3) ou raro (6). Os modelos “cool / legais” (8), são os com tiragem normal da série.



O segundo ponto é que a série vem com um kit para que o modelo possa ser tunado. A Majorette criou peças adaptáveis aos modelos da série para que eles se apresentem em uma versão diferente, tunada. O modelo vem em embalagem própria da série com 7 surpresas segundo a Majorette. As sete surpresas são: carro de metal, carenagem, acessório, adesivos/colantes, folheto, caixa para o modelo e ficha.



A ficha é uma peça plástica mostrada abaixo que vem com informações do modelo e os números (super trunfo) servem para que com as 18 fichas se jogue algo semelhante ao jogo infantil de cartas de super trunfo.


Toyota GT86 #218D – modelo em escala 1:58, criado em 2021 para a série “Tune Ups”. O modelo foi escolhido para ser a versão “super rare / super raro” da série e apareceu também como modelo “cool / legal” na série. O modelo ultra raro foi pintado de preto com parte em vermelho cereja, interior branco e vidros âmbar escuro com rodas 8S de plástico preto e detalhes dourados.   


O kit de tunning do modelo vem com carenagem em plástico âmbar transparente e o acessório é um kit de 4 pneus de borracha, que são colocados sobre as rodas plásticas, além dos decalques e da ficha. 


A segunda aparição do Toyota GT86 foi como modelo “cool / legal” da série e foi na cor azul com detalhes em laranja e branco com vidros azuis escuros.  


O kit de tunagem é essencialmente o mesmo, mas em cor diferente da carenagem e os adesivos são também diferentes, para as duas versões do Toyota GT86 da série. 


Ford F-150 #201D – modelo em escala 1:72 criado no ano de 2017 e ativo até o momento. A primeira aparição foi na linha “Pickup Series” na cor verde com detalhes em preto com interior em preto e rodas D5S. Esse modelo abre o capô.  

Na série Tune Ups a picape F-150 apareceu três vezes, como modelo: super rare, rare e cool. A aparição como modelo super rare foi na cor de cobre com interior em preto e vidros amarelados e decoração em azul e branco com rodas RA5 pretas com detalhe em cobre combinando com a cor principal do modelo.


O kit de tunagem tem carenagem azul e pneus de borracha para serem colocados sobre as rodas RA5. 


O modelo rare foi pintado de prateado com detalhes em branco, preto e verde nas laterais. O interior é verde e os vidros são transparentes. Essa versão foi montada com novas rodas maiores do tipo off-road.


O interessante para o colecionador é que a segunda versão da Ford F-150 Ranger tem carenagem e adesivos diferentes do modelo super rare e o acessório passa a ser uma motocicleta vermelha e não mais o kit de pneus de borracha. 


A terceira versão da picape é o modelo cool em branco com decoração em azul e vermelho, vidros âmbar e interior vermelho, mantendo as novas rodas off-road do modelo rare. 


O modelo cool da Ford Ranger tem o mesmo kit de tunagem com cores diferentes para a carenagem e o acessório, mas mantém o jogo de adesivos do modelo rare. 


Suzuki Jimny #215A – modelo na escala 1:53 criado no ano de 2020 na cor verde alface com detalhes e interior em preto e rodas TRP5B e vidros transparentes. A primeira aparição foi na série “Street Cars”. 


Na série Tune Ups o Suzuki Jimny apareceu como modelo, super raro (super rare), modelo raro (rare) e modelo legal (cool). O modelo super raro na cor verde escuro metalizado com camuflagem nas laterais e detalhes em marrom com vidro âmbar, interior bege e rodas TRP5 com friso verde escuro metalizado.  


O kit de tunagem vem com uma carenagem cromada o acessório é um estepe externo, além da tradicional ficha e cartela de adesivos.

 

A aparição do Jimny “rare” é na cor roxa escura metalizada com detalhes e interior em preto, decoração nas laterais em azul claro e rosa e com vidro azulado e rodas TRP5 com friso rosado. 


O kit utilizado no modelo raro é o mesmo do modelo super raro com a carenagem em outra cor (azul claro) e os adesivos são diferentes. 


A terceira aparição na linha “cool” é um modelo verde alface com interior e detalhes em preto, vidros transparentes e decoração nas laterais em branco, cinza e vermelho. As rodas são as TPR5 com friso vermelho. A carenagem é diferente, na cor vermelha e o acessório um conjunto de malas. Os adesivos são iguais aos do modelo raro.  


VW Golf GTI (MK VII) #264 – modelo criado no ano de 2015 para a série “Premium Cars” na escala de1:64 e feito em preto com interior em preto, vidros transparentes e rodas D5S. 


O Golf apareceu três vezes na série. A primeira aparição como super raro na cor branca com decoração azul escuro, preto e cinza. Esse modelo tem vidros e interior azuis e rodas RA5B. 


O modelo tunado com carenagem azul clara, como acessório um jogo de pneus de borracha para serem colocados sobre as rodas RA5B.


O Golf modelo raro na cor marrom decoração preta, branca e azul claro, interior em branco e vidros âmbar com rodas 8S com frisos alaranjados. Esse modelo vem com um suporte/rack na capota, mesmo antes do kit de tunning. 


O modelo tunado tem como acessório um jogo de malas e carenagem em branco diferente da carenagem do modelo super raro.


O Golf modelo “cool” na cor verde bandeira com vidros acinzentados e interior em verde. Decoração lateral em branco amarelo, verde mais escuro e vermelho com rodas RA5B com detalhes em verde metálico. 


O modelo verde tunado com carenagem igual ao do modelo raro, porém em verde claro o acessório muda para uma prancha de surf em verde claro e o jogo de adesivos é o mesmo do modelo super raro. 


Dodge Charger RT #238E – modelo criado para a série “Tune Ups” de 2021 na escala 1:66.  Foram duas aparições na série uma como modelo raro e outra como modelo “cool”. O modelo raro na cor roxa com decoração em branco, interior em preto e vidros transparentes.  


O modelo “cool / legal” em cor de laranja com vidros fumê e interior em preto com capô em preto. 


Os kits de tunagem (carenagem e acessório) são iguais para o modelo “cool” e o “rare” a menos das cores, o que muda é o jogo de adesivos que são diferentes. Nesse modelo de Dodge Charger a tampa do capô desencaixa para colocação do acessório. 


Lamborghini Urus #219H – modelo na escala 1:64 criado no ano de 2018 para a série “Premium Cars”. O primeiro modelo pintado de amarelo com interior em preto e rodas RA5. 


O Lamborghini Urus apareceu também duas vezes na série “Tune Ups”, a primeira foi em dourado com decoração cinza escuro nas laterais e com interior em preto e rodas RA5 com detalhes em dourado como um modelo raro. Esse modelo leva na capota o mesmo tipo de suporte/rack do VW Golf GTI (MK VII) #264, mostrado acima. 


O acessório escolhido para o modelo foi um baú de carga (estilo “Thule box”) para o teto do veículo e tanto ele como a carenagem em cinza escuro. 


A segunda vez do Urus na série foi como modelo “cool / legal” na cor preta com interior preto e detalhes em vermelho com as mesmas rodas RA5, mas dessa vez com pintura vermelha metálica. O modelo leva na capota o mesmo tipo de suporte/rack do Urus “rare”. 


A cor escolhida para a carenagem e o acessório foi a vermelha e o acessório dessa vez é um caiaque. Os adesivos, também são diferentes entre os modelos “raro” e “legal”.  


Toyota Hiace #216C – modelo criado para a série “Street Cars” no ano de 2019 em branco com interior em preto e rodas 5V. 


O modelo “rare” da Toyota Hiace em vermelho metálico com decoração nas laterais em preto, cinza e branco e rodas RV com raios dourados. 


O acessório da Hiace “rare” é um aerofólio traseiro em cinza, da mesma cor da carenagem. 


A segunda versão da Toyota Hiace na série é como modelo “cool” na cor branca com faixas laterais em laranja e vermelho e o número #16 em branco sobre um círculo prelo e com o interior em vermelho.


O kit da carenagem é diferente e em amarelo e o acessório uma prancha de  surf vermelha. Os adesivos são os mesmos do modelo “rare”. 


Renault Megane RS #222F – A escala escolhida para o Megane foi a de 1:63 e o debut do modelo foi na cor laranja na série “Premium Cars” de 2019 com interior em preto e rodas 5SVB.


Esse é o único modelo em todos os 18 modelos lançados até o momento que só tem uma versão e a versão é a “cool / legal”. A cor é amarela com decoração em preto e azul nas laterais, interior azul claro e rodas 10S com frisos em azul escuro metálico. 


O kit da carenagem em azul claro combinando com o interior e o acessório é o jogo de pneus de borracha para serem usados sobre as rodas 10S. 


O leitor deve estar perguntando como saber o que há dentro na nova embalagem lacrada, mas as novas embalagens oitavadas tem uma face lateral onde o modelo vem descrito, para que o comprador possa identificar que modelo vem dentro da caixa.


Não há duvidas sobre a inventividade da série e dos projetistas da Majorette / Dickie que criaram partes plásticas para serem adicionadas a modelos normais de linha, onde apenas uma modificação pequena como um rack extra foi colocado em dois modelos da linha básica antes da tunagem (Lamborghini Urus e VW Golf GTI MK VII), todos os outros modelos foram tunados em cima do modelo original sem modificações. Especificamente a jogada dos pneus de borracha sobre as rodas plásticas já montadas no modelo é algo ainda não visto no mundo das miniaturas. Já a colocação de partes plásticas sobre modelos para modificação não é novidade. Em 1987 a Matchbox já tinha usado esse expediente na sua série “Matchbox Road Blasters - Motor Lords X Turbo Force” (artigo nesse blog em 17 de junho de 2018). De qualquer forma o trabalho de criação da Majorette é memorável e a forma e dedicação da nova série é sem dúvida cativante. São 18 modelos, que mesmo em se repetindo, as vezes em três categorias de modelos, todos acabam sendo diferentes na tunagem, nem que seja nos adesivos, mas a grande parte dos modelos da série são diferentes na carenagem e no acessório o que demonstra o investimento que a Majorette / Dickie colocou nessa série com até mesmo a criação de modelos “ultra raros”, “super raros” e “raros” na série.  


Referências:

https://majorette-model-cars.fandom.com/wiki/Tune_Ups_Cars

https://static.wikia.nocookie.net/majorette_model_cars/images/a/a0/Tune-ups-18-models.jpg/revision/latest?cb=20210423110827

https://www.ebay.de/itm/Majorette-Tune-UPS-Toyota-gt86-Hachi-Roku-Sammler-Box-Racing-Ultra-Rare-/363369405739?nma=true&si=KsjQGh%252FoG%252B6jYHfBoldGSVzH9h0%253D&orig_cvip=true&nordt=true&rt=nc&_trksid=p2047675.l2557

https://www.ebay.de/itm/Majorette-Tune-Ups-Suzuki-JImny-Backpacker-Cool-/363397996965?nma=true&si=KsjQGh%252FoG%252B6jYHfBoldGSVzH9h0%253D&orig_cvip=true&nordt=true&rt=nc&_trksid=p2047675.l2557

https://tuneups.majorette.com/wp-content/uploads/2021/01/logo_majorette2-600x252.png

https://static.wikia.nocookie.net/majorette_model_cars/images/0/02/Ford_F-150_201C_the_beast_lime.jpg/revision/latest?cb=20210624192226

https://static.wikia.nocookie.net/majorette_model_cars/images/6/60/Suzuki_Jimny_2020_jungle_green_215A.jpg/revision/latest?cb=20200630181855

https://static.wikia.nocookie.net/majorette_model_cars/images/f/f6/Majorette_VW_Golf_GTI_%28black%2C_DS5_wheels%29.jpg/revision/latest?cb=20200531155455

https://static.wikia.nocookie.net/majorette_model_cars/images/c/c5/Lamborghini_Urus_2018_Premium.jpg/revision/latest?cb=20200605191320

https://static.wikia.nocookie.net/majorette_model_cars/images/7/7a/Toyota_Hiace_%28white%2C_2019%29.jpg/revision/latest?cb=20200709230008

https://static.wikia.nocookie.net/majorette_model_cars/images/b/b4/Renault_Megane_RS_%282019%2C_orange%29.jpg/revision/latest?cb=20200709115938

https://i.ebayimg.com/images/g/UZkAAOSw6bFgn~JH/s-l300.jpg



2 comentários: