domingo, 12 de setembro de 2021

Majorette Globe Toys (1ª parte)

O Mauricio detalha mais uma série da Majorette, e já dá pra dizer que todos nós estamos ficando especialistas na marca! A série de hoje tem tanta informação, que ela será apresentada em dois domingos. Clique aqui e veja todas as postagens do Mauricio sobre a história do nosso hobby.

Globe Toys é uma série em escala de três polegadas baseada na série #200 da Majorette (artigo nesse blog em 07 de agosto de 2016), só que a Majorette optou por retirar seu logotipo da base (vide seta) de todos os modelos da série. 



Há relatos de que alguns modelos da série inicialmente foram produzidos no Brasil nos anos de associação com a Kiko a partir de 1981 e depois a produção se solidificou na França. Os modelos aparecem com embalagem própria em vermelho com faixas azuis o nome da série (GLOBE TOYS) em branco e uma bandeira quadriculada preto e branco. Uma embalagem simples escrita em alemão feita inicialmente para venda exclusiva na Alemanha, mas também foram encontrados modelos dessa série a venda na Grécia e na Holanda, sempre sem o nome Majorette nessa embalagem e no modelo.  


As referências falam de que a KIKO produziu modelos da Globe Toys no Brasil e a Inbrima produziu os modelos Majorette, o que faz algum sentido, mesmo os Globe Toys pertencendo a Majorette. 


Alguns modelos dessa série tiveram seus números mudados para série #100 e outros continuaram com os mesmos números da série #200 o que confunde. No artigo iremos colocar a numeração da série “Globe Toys” em seguida ao nome do modelo e para os que tem numeração diferente apresentaremos em seguida entre parênteses a numeração tradicional do modelo na série #200. 


Para complicar ainda mais, alguns modelos com pintura “Globe Toys” e sem a marca Majorette na base (seta vermelha) acabaram saindo tanto na tradicional embalagem vermelha com a bandeira quadriculada da série como também saíram na embalagem Majorette da série #200 (seta azul e seta branca). Não temos informação de onde esses modelos foram vendidos, mas tudo indica que pode ter sido uma sobra de modelos originais “Globe Toys” sem a marca Majorette na base que acabou sendo vendida sem restrição de distribuição, como modelos da série #200.


Dodge Pompier #101 (#204) – modelo básico em escala 1:80 lançado no ano de 1974 como um modelo de bombeiros ainda com as antigas rodas da Majorette antes da mudança para as rodas de baixo atrito (para pistas). O modelo bombeiro com escada e outros detalhes em prata e vidros âmbar.


O modelo “Globe Toys” já com as rodas de menor atrito 3S com vidro âmbar e escada e os detalhes em branco com o número dentro da série de #101. 


Dodge Camping Car #101 (#209) – Para confundir a série já começa com dois modelos diferentes com o mesmo número (#101) dentro da série. O Dodge Camping Car foi montado sobre uma base do modelo de 1972 chamado Dodge D Safari Picape. Um modelo antigo também ainda com as rodas antigas da Majorette não próprias para pistas. 


Esse modelo tem uma capota plástica imitando uma lona e é destacável facilmente. Essa facilidade fez a Majorette criar outros modelos sobre essa carcaça comum. 


A série “Globe Toys”, tem dois modelos distintos sobre essa mesma carcaça comum da Picape Dodge D. Um modelo com uma casa de camping e outro com a lona como o original de 1972. Ainda para complicar mais, há duas bases para a picape Dodge D. 


As bases 1 e 2 são diferentes na grade do radiador e nos faróis. 


Na foto acima da base da picape Dodge Camping Car veja a marca verde e compare com a mesma marca verde na foto da base do Dodge Pompier #101, também em verde e você pode ver que ambos tem número na série de #101. 


O primeiro modelo da versão camping, saiu vermelho com a base #1 de frente, rodas 3S, vidro âmbar na picape e vidro azulado na casa em branco.


Na série Globe Toys o modelo utilizado foi o camping com a frente da base 2 nas três versões de azul usado.


Todos os modelos (A,B e C) com a casa do camping em branco, rodas 3S e vidro da picape âmbar. Modelo A em azul metálico com vidro da casa âmbar, modelo B em azul claro com vidro da casa em âmbar e modelo C em azul escuro com o vidro da casa azulado.


A picape lonada tem uma versão na série “Globe Toys” em que o modelo foi pintado de creme com vidro âmbar, rodas 3S e lona verde escrito “African Safari” em preto sobre um fundo amarelo. 


Renault 4 L #103 (#230) – modelo de 1975 que ficou em linha até o ano de 1982. O Renault 4L F4 foi feito em escala 1:55 e a sua primeira cor foi amarela com rodas 5BL, vidro transparente e interior em preto. 


Foram feitos quatro modelos repintura do Renault 4L na série “Globe Toys”. Dois modelos em branco com rodas 3S interior branco e vidro transparente. O primeiro com decoração nas laterais em preto e vermelho escrito “GENERALE DE CHAUFEE”. O segundo modelo branco pintado como um modelo da companhia francesa de aviação AIR FRANCE com decoração em vermelho e azul. Há ainda um modelo amarelo com interior branco e vidro incolor e rodas NUC pintado como um modelo da RENAULT escrito em preto. O último dos quatro modelos em verde bandeira com interior branco, vidro incolor e rodas NUC sem nada escrito.  


Volvo 245 DL #105 (#220) – modelo criado na escala 1:60 no ano de 1976 e em linha de produção até o ano de 1983. A primeira vez da Volvo 245 na linha Majorette foi em bronze com rodas NUC, interior branco e vidros esverdeados. Esse modelo abre a porta traseira. 


O modelo da série “Globe Toys” pintado de cobre com rodas 3S, interior em branco e vidros esverdeados. Esse modelo não abre a porta traseira (vide seta vermelha) como os modelos da Volvo 245 DL da série #200 (vide setas verdes). 


Citroën GS Camargue #106 (#221) – lançado no ano de 1974 em escala 1:55 e ficando em linha de produção até o ano de 1981, O Citroën GS Camargue pioneiro foi pintado de vermelho com interior em branco vidro âmbar e rodas NUC. 


Para a série “Globe Toys” foram preparadas duas repinturas do Citroën GS Camargue. A primeira é praticamente igual ao modelo de lançamento em vermelho trocando-se as rodas para 3S e com decoração em branco nas laterais, escrito “RACING”. A segunda repintura em verde com interior amarelo, vidro âmbar e rodas NUC.  


Turbo BMW #108 (#217) – modelo em escala 1:60 criado no ano de 1976 e ativo até o ano de 1983. No ano de 2001 o modelo voltou e ficou em produção até o ano de 2003. O primeiro modelo de 1976 pintado de vermelho com interior em branco e vidro incolor com rodas 3S. Modelo com portas em preto que abrem para  cima. 


Na série “Globe Toys” o modelo em azul claro com as mesmas portas pretas móveis. Decoração do modelo e interior em branco, vidro transparente e rodas 3S.


Mercedes-Benz 350 SL #108 (#213) – modelo criado em escala 1:60 no ano de 1975 e ficou em linha de produção até 1980. Modelo em branco pérola com interior vermelho, vidro âmbar e rodas 5BL. 


O modelo da série “Globe Toys” em azul metálico com interior em branco, vidro âmbar forte e rodas NUC.


Saviem Tanker/Container/Porte Pailles #109 (#245, #214 e #241) – Dentro do número #109 da série “Globe Toys” foram incluídos três modelos diferentes da linha #200. Dois modelos usam a mesma base (#245 e #214) o terceiro modelo é um caminhão Saviem, mas diferente dos outros dois. O modelo caminhão tanque (#245) em escala 1:100 criado no ano de 1975 e ativo até o ano de 1982. O primeiro modelo desse caminhão tanque foi com pintura da Shell em vermelho e amarelo com rodas NUC, interior cinza e vidro transparente. O caminhão porta container (#214) com mesma pintura só trocando o tanque amarelo por um container branco com pintura nas laterais do próprio caminhão container com um guindaste do porto retirando o container amarelo escrito MAJORETTE na lateral com rodas NUC na dianteira e 3S na traseira. A terceira variação, também em escala 1:100 lançado em 1976 e em linha de produção até o ano de 1983. Essa caminhão com caixotes (#241) mantêm o número #109 na série, mas se trata de uma variação de caminhão com só um eixo traseiro. O modelo original tem uma cobertura plástica escrito “Majorette Metal” e foi pintado de vermelho com rodas NUC, interior cinza e vidro incolor.   


A série “Globe Toys” uma repintura do modelo carro tanque e três repinturas do modelo com container e uma repintura do modelo com um só eixo traseiro com os caixotes. 


O modelo tanque em verde com branco, escrito “AVIA” nas laterais, interior em preto com vidro transparente e rodas NUC. As três repinturas do caminhão com container todas com interior preto, vidro transparente e rodas NUC. Um modelo em vermelho da locadora de veículos AVIS, um azul escuro do mercado “ALDI” e um branco de fraldas descartáveis com faixa azul claro escrito “PEAUDOUCE” em azul escuro. O modelo com um eixo traseiro somente em vermelho com os caixotes em amarelo, rodas NUC, vidro transparente e interior em preto. 


Mercedes-Benz Unimog #110 (#224) - modelo original do ano de 1980 na cor vermelha e na escala 1:82 com vidros azuis e rodas 4V. Esse modelo sem pá é uma variação do modelo com uma pá para limpar neve que foi lançado no ano de 1977.  


A cor amarela com interior em preto e vidros âmbar, com rodas 4V e cobertura da caçamba em vermelho com colante da companhia aérea francesa “Air France” foi o modelo escolhido para a série “Globe Toys”. 


Exatamente o mesmo modelo foi feito no Brasil apenas sem o adesivo da Air France nas laterais. É necessário examinar a base do modelo para poder definir a sua procedência.


Ferrari 312T2 F1 #111 (#232) – modelo criado no ano de 1977 na cor vermelha com detalhes em branco, piloto em azul claro, rodas ELO e decalques da equipe Ferrari por todo o modelo.


A série “Globe Toys” contou com duas variações do modelo original. A primeira é muito semelhante ao modelo de lançamento, em vermelho com branco, mas o piloto é preto e os decalques de corrida da Ferrari só estão no aerofólio dianteiro. A segunda variação é toda em vermelho com o piloto em cinza e mantêm os mesmos decalques somente no aerofólio dianteiro também. Ambos os modelos da série com rodas ELO.  


Citroën CX #112 (#265) – modelo em escala 1:60 criado no ano de 1979 e ativo até o ano de 1984. O primeiro modelo foi feito em vermelho, interior branco, vidro transparente e com rodas 5BL.


Os modelos da série “Globe Toys” foram dois. O primeiro em prata com interior vermelho, vidro transparente e rodas 3S. O segundo modelo em cinza chumbo com interior branco, vidro incolor e rodas NUC. 


Atenção que a Inbrima no Brasil produziu também uma versão do Citroën CX em prata, só que com interior em branco e não em vermelho e os vidros eram em âmbar claro, o resto é igual e pode confundir quando fora da embalagem se o fundo do modelo não estiver à vista. 


Renault 5 #113 (#257) – modelo em escala 1:55 criado no ano de 1973 e ativo até o ano de 1981. A primeira cor dessa versão do Renault 5 em vermelho com vidro âmbar interior branco e rodas 3S. O modelo tem espelhos e antena cromados.


Três variações em preto do Renault 5 apareceram na série “Globe Toys”. Duas variações com vidros âmbar, rodas 3S e interior branco, sendo que uma delas tem espelhos e antena em branco e a grade de refrigeração do motor na tampa do capô vem em branco como parte da peça do interior. A segunda versão sem os espelhos, antena e a grade do capô é parte do zamac. A terceira versão é igual ao modelo sem espelhos, mas com vidros transparentes.


Scania Multi Benne #144 (#222) – modelo produzido na escala 1:100 pela primeira vez em 1975 e ficou em linha de produção até o ano de 1984. A primeira cor do modelo em laranja com interior em cinza claro, vidro incolor e caçamba verde escuro. O braço articulado em zamac e rodas NUC.


Na série “Globe Toys” houve um modelo em laranja com caçamba em vermelho  interior em preto e rodas NUC. 


Há ainda referência de mais duas repinturas do caminhão Scania na série em dois tons de azul com a caçamba e interior em preto, vidros incolores e rodas NUC. 


VW Kombi #115 (#244) – modelo criado na escala 1:60 no ano de 1976. O primeiro modelo dessa Kombi saiu como furgão em vermelho com decoração predominante em branco nas laterais, escrito “CAFE HAG” em preto. O modelo tem interior branco vidros âmbar e rodas NUC.  


Foram dois modelos da Kombi furgão na série “Globe Toys” ambos em branco. 


Ambos os modelos brancos com rodas NUC, um com decoração em vermelho e interior em preto com vidro fumê e a outra com decoração em azul, interior branco e vidros em âmbar.


A Majorette usa a mesma numeração (#244) para a o modelo VW Kombi de passageiros e na série “Globe Toys” também há um modelo da Kombi de passageiros, em azul metálico como um modelo da polícia com uma sirene da cor dos vidros âmbar com rodas NUC e interior branco. 


São então três modelos #244 na série “Globe Toys”. 


Citroën Dyane #116 (#231) – modelo criado em escala 1:60 no ano de 1976 e ficou em produção até o ano de 1983. A primeira cor do carro foi cor de laranja com o número #11 no capô com o interior em branco e detalhes em preto e cinza com rodas 5BL. O modelo não tem vidro.


Para a série “Globe Toys a Majorette preparou o modelo em amarelo com interior em vermelho, detalhes em preto e no capô a pintura em verde e vermelho. Completa o modelo as rodas 3S. O modelo não tem vidro. 


Ford Capri #117 (#251) – modelo criado no ano de 1978 e ativo até o ano de 1983. O modelo foi feito em escala 1:60 na cor verde com capota cinza ou preta, vidros amarelos com interior em branco e rodas 3S. 


O modelo “Globe Toys” usou rodas 3S, com interior em branco e vidros âmbar pintado de vermelho com capota em preto.  


Datsun 260 Z #118 (#229) – modelo criado na escala de 1:60 no ano de 1976 e ativo até o ano de 1984. Sua primeira aparição foi na cor azul metálico com vidro incolor e interior branco com rodas 5BL.


O modelo da série foi preparado em branco com decoração nas laterais e interior em vermelho, com vidro âmbar e rodas 3S.  


Magirus Tipper Truck #120 (#252) – também conhecido como “Magirus Benne”, em francês, esse caminhão Magirus foi produzido pela primeira vez em escala 1:100 no ano de 1978 em amarelo com vermelho e rodas NUC com vidro âmbar e sem interior.


Na série o modelo foi pintado de vermelho com a carroceria em prata, vidro incolor, sem interior e rodas NUC.


Simca Matra Bagheera #121 (#219) – modelo (#219) do ano de 1974 ativo até o ano de 1982 na linha. Apareceu primeiro em amarelo com detalhes em preto, interior em branco com vidros em âmbar e rodas 3S. 


O modelo da série na cor branco com detalhes e nome do modelo nas laterais em preto, vidro âmbar, interior branco e rodas 3S. 


Dune Buggy #123 (#248) – Na verdade esse modelo remonta aos anos 70. Em 1970 o Dune Buggy foi lançado e variações do modelo apareceram até o ano de 2004. Na primeira aparição, bem anos 70, com decoração psicodélica de flores e raios, o modelo foi produzido originalmente com rodas e pneus separados. Ao longo do tempo o modelo foi mudado para as tradicionais rodas de plástico inteiras e não mais em duas partes.   


Na série o modelo apareceu com o número de base de #123 (vide seta), mas se trata do mesmo antigo Buggy de 1970 renumerado na série “Globe Toys”.


Como todo modelo “Globe Toys” não vem escrito o nome do fabricante (Majorette). Como há um ressalto na base onde está o número #123, parece ter sido usada a base antiga do modelo #248 e foi criado o número para essa série. A aparição nessa série foi em verde com laranja, capota branca, motor e faróis em preto e rodas 4V.


A KIKO (vide marcação azul) produziu no Brasil exatamente o mesmo modelo, mas com uma pintura diferente na capota, com um pato em vez da raquete de tênis no modelo “Globe Toys”. 


FIM DA PRIMEIRA PARTE DO ARTIGO

(todas as referências no final da 2ª parte do artigo)


Nenhum comentário:

Postar um comentário