domingo, 30 de janeiro de 2022

Tomica Trailer Series Toys ‘R’ Us

Mais uma série especial da Tomica sendo explicada pelo nosso amigo Mauricio Nunes, e essa tem alguns ítens muito interessantes! Clique aqui e veja todas as postagens do Mauricio sobre a história do nosso hobby.

Já vimos no artigo anterior que a parceria da Toys ‘R’ Us (TRU) com a Tomica iniciou em 2002, mas não ficou só na série comemorativa de 50 anos que vimos. Essa parceria rendeu muitos frutos e hoje vamos ver os modelos da “Trailer Series” ou como alguns chamam, os modelos “Long Type Tomica”. Esses modelos ditos do “tipo longo” (Long Type) apareceram localmente no Japão em 1976 e se tratava de modelo mais longo que os de linha tradicionais como ônibus e caminhões tipo carreta e essa linha existiu dessa forma até 1994 e mesmo depois dessa data alguns modelos continuaram aparecendo em estojos e caixas múltiplas. Todos os ítens dessa linha começam sua numeração com a letra “L” de “long / longo”. Em 2008 a Tomica resolveu relançar esse tipo de modelos mais longos, mas já como parte da linha básica e os ítens saíam a cada trimestre e não mensalmente como os menores da linha e essa linha com pinturas exclusivas durou até o ano de 2013. Para esses modelos mais longos foi reservada a faixa de numeração de 121 a 140 da linha básica, isso valendo até o ano de 2020, onde a linha toda foi aumentada.


Tank Lorry – foram produzidas quatro repinturas de um mesmo caminhão tanque. Esse modelo estreou nessa linha e as pinturas foram: Idemitsu, Eneos, Shell e Jomo.



O modelo Idemitsu foi lançado em junho de 2008 e o Eneos em outubro do mesmo ano. Os modelos Shell e Jomo lançados em 2009, o Shell em fevereiro e o Jomo em agosto. 


Container Trailer – O modelo original desse transporte de contêiner é o caminhão “Hino Profia Container Car” que surgiu em outubro de 2005 em uma caixa múltipla intitulada “Mail Car Collection 3” com mais dois outros modelos (Toyota Hiace Post Car em vermelho e Space Post em branco com verde e azul). 



Na série exclusiva foram feitas três repinturas distintas desse modelo a primeira de dezembro de 2009 da “K” Line em branco e vermelho. 



No ano de 2010, que marcou também 40 anos da Tomica, os modelos saíram em uma caixa diferente com um fundo diferente do branco liso tradicional com parte de carros desenhados e as repinturas saíram uma em setembro, da “Nippon Yusen Container (NYK)” em branco e azul e a outra em novembro da “MOL Container” nas cores branco e verde. 



As caixas desses modelos exclusivos da TRU lançados nos 40 anos da Tomica além da cor de fundo da caixa diferente, ao lado do logotipo da Tomica vinha escrito “40th Anniversary / 40º aniversário” no canto superior esquerdo da embalagem. 


Racing Transporter – o modelo que deu origem a esses transportadores de corrida foi lançado em uma série super exclusiva em 2008 de modelos feitos somente para os acionistas da Tomy chamada de “Shareholders Exclusive Sets”. Essas séries nunca foram postas à venda para o público em geral. Em 2008 a caixa “2008 Shareholders Complimentary Limited Plan Set”. Para os acionistas da empresa de 100 até 999 ações o presente era o pack duplo (abaixo) e para acionistas acima de 1000 ações havia uma caixa quadrupla especial. 



Os modelos da série ao total foram quatro repinturas: DUNLOP(amarelo) em dezembro de 2012, BRIDGESTONE (branco) em outubro de 2012, CALSONIC (azul e branco) em fevereiro de 2013 e ADVAN (preto e vermelho) em julho de 2011. 



Nippon Yusen Refrigerated Container Trailer – Esse é o último modelo dessa série e leva no nome “container refrigerado”, mas se trata do mesmo modelo de container usado acima (Container Trailer) só que com um cavalo diferente, baseado no modelo # 137 Isuzu Giga Low Loader.



Na série o modelo apareceu com o cavalo em azul claro e branco e container com a decoração da NYK Group. 

 


Séries exclusivas, já são por si só um atrativo e com certeza esses modelos são bem atrativos apesar das repinturas. Fica aí a dica para o colecionador desse tipo de modelo. 


Referências:

https://tomica.fandom.com/wiki/Toys_R_Us_(toyline)

https://tomica.fandom.com/wiki/Idemitsu_Tank_Lorry_(Toys_R_Us)

https://tomica.fandom.com/wiki/ENEOS_Tank_Lorry_(Toys_R_Us)

https://tomica.fandom.com/wiki/Shell_Tank_Lorry_(Toys_R_Us)

https://tomica.fandom.com/wiki/JOMO_Tank_Lorry_(Toys_R_Us)

https://tomica.fandom.com/wiki/Mail_Car_Collection_3

https://tomica.fandom.com/wiki/ADVAN_Racing_Transporter_(Toys_R_Us)

https://tomica.fandom.com/wiki/Bridgestone_Motorsports_Racing_Transporter_(Toys_R_Us)

https://tomica.fandom.com/wiki/Calsonic_Team_Impul_Racing_Transporter_(Toys_R_Us)

https://static.wikia.nocookie.net/tomica6057/images/4/4c/2008shareholders.jpg/revision/latest?cb=20190331190237

https://tomica.fandom.com/wiki/No._137_Isuzu_Giga_Low_Loader

https://tomica.fandom.com/wiki/Nippon_Yusen_Refrigerated_Container_Trailer_(Toys_R_Us)



Nenhum comentário:

Postar um comentário