domingo, 20 de março de 2022

Tomica DioColle64

Uma série sensacional e nova da Tomica com carros e acessórios é o assunto do Mauricio Nunes por aqui hoje! Clique aqui e veja todas as postagens do Mauricio sobre a história do nosso hobby.

O que vem a ser o título acima? “DioColle64” é a junção de Diorama – Coleção – 1:64. São modelos da série Tomica Limited Vintage Neo - TLVN (artigo nesse blog em 21 de agosto de 2016) que vem em embalagens especiais com outras partes para composição de Dioramas. Esse série é relativamente nova e iniciou em  junho de 2020. Os modelos vem em uma caixa maior com janela transparente para que tanto o veículo como as outras partes contidas na caixa possam ser vistas pelo comprador. Alguns dos dioramas só contêm peças e vem sem modelos de veículos. 


DioColle 64 Carsnap 01a Camp – Caixa lançada no início da série em 06/2020. A caixa traz o modelo licenciado da Mitsubishi, LV-N206a Mitsubishi Pajero Mid Roof Wide VR (Option Equipped) (94) lançado originalmente em junho de 2020 na cor azul com prata e interior em cinza.


Para a série de Dioramas o tema é acampamento e o Mitsubishi Pajero foi pintado de branco e manteve a parte inferior em prata e o interior em cinza. A caixa vem com uma família de 3 pessoas, um cachorro, uma fogueira, uma caixa térmica verde e branca (cooler), uma cadeira e uma tenda verde. 


Um ano depois do lançamento em 06/2021 a caixa foi relançada (DioColle 64 Carsnap 01b Camp) com outras cores para o Mitsubishi Pajero e para os outros componentes. O Pajero em dourado com azul marinho e prata e interior cinza. Os bonecos também “trocaram de roupa” e a tenda mudou para laranja e o cachorro passou a ser branco, quase tudo mudou de cor na repintura da caixa, menos a base da fogueira e o caldeirão.


DioColle 64 Carsnap 02a Car Wash – esse modelo foi lançado em julho de 2020 utilizando como base o modelo LV-N207a Honda Civic 25XT lançado em julho de 2020 na cor preta com interior em preto. 


A caixa para o diorama tem o tema “Car Wash / Lavando o Carro”, e o Honda Civic apareceu em vermelho com interior em preto. Na caixa ainda vem 3 bonecos, um ajoelhado lavando o carro, uma menina em pé e um garoto de bicicleta. Completam o set: uma torneira, uma mangueira enrolada um balde e um gato branco (deitado no capô do carro). 


Em maio de 2021 apareceu uma repintura da caixa (DioColle 64 Carsnap 02b Car Wash) onde o Honda Civic mudou para cinza com interior em cinza. Todos os outros bonecos e peças também mudaram de cor. 


DioColle 64 Carsnap 03a Hatsumoude – essa caixa mostra a simbólica primeira visita a um templo budista ou xintoísta chamada de “hatsumōde”. Para essa visita o modelo escolhido foi um LV-N08a Toyota Corolla 1500 SE Limited em branco com interior marrom lançado em outubro de 2007. 


Para a primeira visita no templo o diorama foi lançado em dezembro de 2020 e tem o mesmo Corolla de 2007 do lançamento, junto a um portal do templo, dois pedestais com duas estátuas um casal e um  sacerdote além de uma oferenda. 


DioColle 64 Carsnap 04a Taxi Stand – em dezembro de 2020 a Tomica lançou o modelo LV-N218a Toyota Crown Comfort Tokyo Museum Taxi usado como base no DioColle64 04a. O táxi Toyota Crown Comfort apareceu primeiro em verde com amarelo e branco e interior cinza.  


O diorama lançado em fevereiro de 2021 utilizou o mesmo Toyota Crown Comfort, mas em branco com interior em preto. A nova aparição não consta com as lanternas do teto e a placa de táxi no teto também é diferente. A caixa do diorama vem além do táxi, com uma estrutura do ponto do táxi e uma placa indicativa, o motorista (abrindo a porta) e três passageiros aguardando e uma mala rosa (puxada por uma passageira). 


DioColle 64 Carsnap 05a Bus Stop – diferentemente dos modelos anteriores o “Bus Stop 05a” lançado em março de 2021, é só um ponto de ônibus e não vem com ônibus ou qualquer outra miniatura. Não há explicação do porquê, mas em se considerando que um ônibus Tomica Limited Vintage Neo 1:64 é bem maior que um carro e o preço desses modelos é por peso/tamanho, por assim dizer. Colocar um ônibus que custa três vezes mais que um carro quando vendido separado, poderia inviabilizar a venda da caixa diorama, daí optaram por não incluir um modelo muito mais caro no set. Isso é somente uma hipótese desse articulista, nada mais! 


Além da base e estrutura do ponto de ônibus com display dos horários, há um banco, três pombos cinzas, quatro bonecos, sendo um deles uma criança em um carrinho de bebê.


DioColle 64 Carsnap 06a BBQ – esse conjunto lançado em agosto de 2021 é mais um que não tem nenhum veículo, somente os bonecos e cenários. 


Esse cenário é de um churrasco (BBQ) com um pescador de colete e vara de pescar sentado em um “cooler” dois bonecos em pé e uma boneca sentada em uma cadeira. Acompanham os bonecos uma grelha de churrasco com carnes e outros, uma mesa, um balde, um peixe em uma pedra, um prato de carne, um prato com faca e pinça de churrasco.


DioColle 64 Carsnap 07a Cafe – esse conjunto foi lançado em novembro de 2021 utilizando o modelo LV-N249a Subaru Sambar Dias Classic (93) que viria a ser lançado em dezembro de 2021, portanto o lançamento do modelo foi na série dos dioramas, embora o interior dos modelos seja diferente. O interior do modelo verde água é com bancos cinza. 


O modelo de lançamento, na verdade foi o do diorama em marrom com bege e interior amarelo mostarda. O interior desse modelo no lançamento é de um carro de café (tipo foodtruck), incluso a brincadeira da Tomica chamando-o de “Diocolle Cafe”. 


Acompanham o Subaru Sambar uma mesa e duas cadeiras, um para sol um menu em pé um gato branco, uma boneca em pé e um boneco sentado usando um laptop.  


DioColle 64 Carsnap 08a Urban Street Corner – o set chama-se “Urban Street Corner” algo como um pedaço de uma rua da cidade. Esse diorama foi lançado em fevereiro de 2022 junto com o modelo da linha TLVN. O modelo LV-N252a Nissan 180SX Type-II Special Selection Equipped Car (89) foi lançado em cinza metálico com capota preta e interior em cinza. 


O modelo do diorama apareceu em cor vermelho cereja com interior preto e vem acompanhado de quatro bonecos: o dono do modelo (de jaqueta preta), duas bonecas com sacolas de compras e um boneco com um cachorro Bernese Montanhês. Ainda presentes no diorama: um poste de luz, um arbusto, um vaso de flores e três postes pequenos em cor prata. 


DioColle 64 Carsnap 09a Holiday Street Corner – mais uma cena de rua que apareceu pela primeira vez em fevereiro de 2022, dessa vez o diorama não tem veículo. 


Esse diorama aproveita alguma peças do 08a Urban Street Corner, embora as figuras estejam com outra pintura para as roupas. As figuras repetidas são: as duas bonecas com sacolas em pé e o boneco de casaco cinza andando. O cachorro com uma coleira de outra cor. O poste de luz e os dois postes menores em prata também são repetição, assim como o arbusto e o vaso de flores, embora as flores sejam de outra cor agora (amarelas em vez de brancas). As novidades ficam por conta da cabine telefônica, do banco da praça e do boneco sentado. 


A partir desse ponto do artigo, os dioramas mencionados ainda não foram lançados e o que estamos mostrando está de acordo com a programação da Tomica para lançamento dos modelos (Alerta de Spoiler).


DioColle 64 Carsnap 10a Event – mais uma caixa só com peças e sem veículo. Essa caixa com o motivo “evento” será lançada em março de 2022. 


A caixa vem com oito bonecos (duas crianças, uma moça e cinco homens). Temos ainda uma escada e uma filmadora em um tripé. 


DioColle 64 Carsnap 11a TV Crew – esse modelo está previsto para lançamento em abril de 2022. O modelo usado será um LV-N262a Honda City Cabriolet (84) que será lançado junto com o set no mesmo mês (abril/22). O lançamento individual do Honda City Cabriolet está previsto para ser em verde água com interior em preto e cinza. 


Para o diorama o Honda City Cabrio será vermelho e virá acompanhado de uma equipe de TV (TV crew) de cinco bonecos e uma boneca. Dos seis bonecos ao total, um é o motorista do Honda City Cabriolet e será entrevistado pela repórter e a equipe de apoio com filmadora, microfone suporte e direção atrás da câmera. 


DioColle 64 Carsnap 12a Drag Race – o diorama da “corrida de dragster” não virá com nenhum modelo de dragster, ele terá apenas figuras e peças e seu lançamento está previsto para maio de 2022. 


O diorama virá com um pedaço de alambrado, cinco cones, uma árvore de sinais de largada, quatro rodas com pneus e cinco bonecos: um piloto, um membro da organização e dois torcedores e uma torcedora. 


A Tomica lançou em junho de 2014 o modelo Drag Car (#128), mas ele foi aposentado em março de 2016. Para os possuidores do modelo, este poderia ser usado em conjunto com o diorama 12a Drag Race.


DioColle 64 #Carsnap 13A Wedding – a caixa com o diorama será lançada em junho de 2022 e usará como base o LV-131c Datsun Fairlady 2000 que será lançado na linha TLVN em maio de 2022 na cor amarelo claro com interior em preto. 


Para o diorama o Datsun Cabriolet aparecerá em branco com interior em vermelho escuro, capota (abaixada) e painel pretos. Os bonecos são cinco ao total. Como é um casamento (wedding) há um celebrante, os noivos e dois convidados. Ainda farão parte do conjunto um banco branco, um conjunto de seis balões rosas, três pombos brancos e um arranjo de flores tipo uma guirlanda em verde, branco e rosa (sobre o carro). 


DioColle 64 Carsnap 14a BBQ2 – com lançamento previsto para julho de 2022 essa segunda versão de um “churrasco (BBQ2)” virá com o modelo LV-N255a Toyota Hilux 4WD Pickup Double Cab SSR (95). Essa picape Hilux cabine dupla foi lançada em fevereiro de 2022 na cor azul marinho com interior em preto. 


Para o diorama a picape Hilux cabine dupla foi repintada de cinza e manteve o interior em preto. Serão quatro bonecos nessa segunda versão do churrasco, sendo que somente o pescador em pé é diferente. Os outros três bonecos do diorama BBQ2 são os mesmos do anterior (6a BBQ) somente com outras cores de roupas. Algumas das outras peças da nova versão do diorama mudaram de cor como: mesa, cadeira, peixe, pratos e cooler. A vara de pescar, o balde, a pedra (base do peixe) e a grelha mantiveram suas cores originais, mas a última mudou a cor de alguns dos itens sendo grelhados. 


Certamente os dioramas sem carro não serão os preferidos dos colecionadores, mas podem ser facilmente conjugados com outros modelos da linha Tomica. Uma procura rápida pela internet e os dioramas com carro custam por volta de 40 a 45 dólares e os sem carro entre 20 e 25 dólares. Os preços fazem sentido com os preços de um modelo TLVN individual, embora 20 dólares FOB Japão por um set só de bonecos parece caro para esse autor. Os modelos TLVN são impecáveis e o capricho dos bonecos e apetrechos dos dioramas é no padrão Tomica Limited Vintage o que faz dos modelos itens altamente colecionáveis. Agora é aproveitar o que já existe da série e torcer para que ela seja longa com muitos outros conjuntos colecionáveis. 


Referências:

https://tomica.fandom.com/wiki/LV-N206a_Mitsubishi_Pajero_Mid_Roof_Wide_VR_(Option_Equipped)_(94)

https://tomica.fandom.com/wiki/DioColle_64_Carsnap_01b_Camp

https://tomica.fandom.com/wiki/DioColle_64_Carsnap_01a_Camp

https://tomica.fandom.com/wiki/LV-N207a_Honda_Civic_25XT_(89)

https://tomica.fandom.com/wiki/DioColle_64_Carsnap_03a_Hatsumoude

https://tomica.fandom.com/wiki/DioColle_64_Carsnap_02a_Car_Wash

https://tomica.fandom.com/wiki/DioColle_64_Carsnap_02b_Car_Wash

https://en.wikipedia.org/wiki/Hatsum%C5%8Dde

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiZgrbOoiNWzUINGZTtlmF9r-TGBCy2Nbvc2oxnjz5JGJHXxV9ZxTT4by7-BQi2QBr7jBPSuc5-_gma5cfjTcJyJdmiY4lzNrDlz0XfF5Uvmbe9hGLKtbiHvmgXap44MX6UJAwoycDNHrg/s1600/00000000000000.JPG

http://img.japanbooster.com/mpid/2649/t9.jpg

https://tomica.fandom.com/wiki/DioColle_64_Carsnap_04a_Taxi_Stand

https://tomica.fandom.com/wiki/DioColle_64_Carsnap_06a_BBQ

https://tomica.fandom.com/wiki/DioColle_64_Carsnap_05a_Bus_Stop

https://tomica.fandom.com/wiki/DioColle_64_Carsnap_07a_Cafe

https://cdn.shopify.com/s/files/1/2458/5239/products/lv-n249a5_grande.jpg?v=1625845371

https://tomica.fandom.com/wiki/LV-N249a_Subaru_Sambar_Dias_Classic_(93)

https://tomica.fandom.com/wiki/DioColle_64_Carsnap_08a_Urban_Street_Corner

https://tomica.fandom.com/wiki/LV-N252a_Nissan_180SX_Type-II_Special_Selection_Equipped_Car_(89)

https://tomica.fandom.com/wiki/DioColle_64_Carsnap_09a_Holiday_Street_Corner

https://tomica.fandom.com/wiki/DioColle_64_Carsnap_10a_Event

https://tomica.fandom.com/wiki/DioColle_64_Carsnap_11a_TV_Crew

https://tomica.fandom.com/wiki/LV-N262a_Honda_City_Cabriolet_(84)?file=LVN262a.jpg

https://tomica.fandom.com/wiki/DioColle_64_Carsnap_12a_Drag_Race

https://www.hlj.com/1-64-scale-geocolle-64-car-snap-13a-wedding-tmt32128

https://static.wikia.nocookie.net/tomica6057/images/2/20/LV131c.jpg/revision/latest?cb=20211209130505

https://tomica.fandom.com/wiki/LV-N255a_Toyota_Hilux_4WD_Pickup_Double_Cab_SSR_(95)




Um comentário:

  1. Verdade... essa é uma série que dá vontade de ter todos eles na coleção 🤩🤩🤩🤩👏👏👏👏

    ResponderExcluir