domingo, 27 de março de 2022

Tomica Limited Vintage Neo Hong Kong Exclusives

Sempre um prazer ver os carros da incrível Tomica Limited Vintage Neo, e hoje o Mauricio Nunes nos explica sobre algumas variações da série. Clique aqui e veja todas as postagens do Mauricio sobre a história do nosso hobby.

A linha Tomica Limited Vintage Neo (TLVN) desde 2019 passou a ter alguns modelos exclusivos ou repinturas exclusivas para a Ásia (Asia Limited). Dentro desses modelos há alguns exclusivos de Hong Kong. A maior parte dos modelos são os mesmos da linha TLVN do Japão (artigo nesse blog em 21 de agosto de 2016), tendo o mesmo nível de acabamento, apenas com sua venda direcionada para fora do Japão exclusivamente. As caixas usadas nos modelos são diferentes das caixas tradicionais da linha TLVN e os modelos podem ser lançamentos ou repinturas, ou repinturas com algumas modificações.  


Honda Civic SiRII (EF9) LV-N182 – o modelo apareceu primeiro na linha TLVN do Japão em setembro de 2019. Apareceram duas cores desse primeiro modelo. Um modelo em branco com interior cinza e outro em verde metálico bem escuro, quase preto, com interior em preto. 



Os modelos da série exclusiva de Hong Kong com caixas diferentes. Um dos modelos em branco e o outro em preto. Ambos com gancho para puxar um reboque e com rodas em preto. As lanternas traseiras do modelo de Hong Kong são diferentes e não tem a placa traseira ligando as duas lanternas. Os modelos exclusivos de Hong Kong foram lançados em outubro de 2019. 




Efini (Mazda) RX-7 Type RS-R 1997 LV-N174 – modelo exclusivo de Hong Kong lançado em julho de 2020. O modelo é baseado no modelo lançado em setembro de 2018 na cor prata com interior em preto. O modelo de 2019 é denominado de Efini RX-7, que foi uma subdivisão da Mazda que existiu entre 1991 a 1997. 



O modelo de Hong Kong em uma caixa amarela e preta e com rodas escuras quando comparadas ao modelo TLVN lançado no Japão no qual o modelo de Hong Kong foi baseado, que é em amarelo um pouco mais claro. 



Os modelos têm diferenças sensíveis e não só o tom do amarelo ou a cor das rodas. 




O modelo do Japão tem faróis de milha na grade frontal, as lentes das lanternas traseiras são diferentes e o aerofólio traseiro do modelo do Japão tem as pontas curvadas para baixo e no modelo de Hong Kong as pontas não curvam para baixo se mantendo retas. 



Os logotipos traseiros (vide marca verde) são diferentes, sendo um deles da Efini (Japão) e o outro da Mazda (Hong Kong), e as lentes traseiras também são diferentes.


Toyota Crown Comfort Hong Kong Taxi LV-N219 – o modelo exclusivo de táxi da cidade de Hong Kong acabou dando origem ao modelo lançado em dezembro de 2020 na cor preta com interior em preto para a linha TLVN tradicional do Japão. 



Para os modelos de Hong Kong foram feitos três modelos em cores diferentes, representando as cores dos modelos reais do território que tem diferenciação de cor por região do território. Os modelos do território de Hong Kong saíram todos em novembro de 2020, portanto foram o lançamento desse molde, depois aproveitado para lançamento no Japão na linha TLVN. As cores do táxi da cidade de Hong Kong são vermelho com prata na capota.


Os Táxis que servem à ilha de Lantau são azuis claro com capota branca. 


Os táxis do chamado Novo Território são verdes com a capota branca.


'99 Lexus IS200 – Até o momento, esse modelo foi somente lançado na série exclusiva de Hong Kong em fevereiro de 2021. Foram duas cores do modelo na série exclusiva. 


A primeira cor em branco com interior em preto com cinza. E a segunda aparição em prateado com mesmo interior em preto e cinza. 


Essa é uma série exclusiva geograficamente, por si só já desperta um interesse maior. Melhor ainda quando os modelos apresentam semelhança, mas não simplesmente sejam repinturas de outras séries.  


Referências:

https://www.ebay.com/itm/265070557897

https://efparts.bigcartel.com/product/rare-ef9-sir-ii-honda-civic-tomica-1-64-limited-vintage-model-car

https://www.ebay.com/p/19034790905?iid=274565996829

https://tomica.fandom.com/wiki/LV-N182a_Honda_Civic_SiR-II_(89)?so=search&file=LVN182aHondaCivicSiR-IIGreen.jpg

https://nekogumioz3.jp/blog-entry-1548.html

https://tomica.fandom.com/wiki/LV-N174a_ɛ̃fini_RX-7_Type_R_(91)

https://tomica.fandom.com/wiki/TLV-N_Toyota_Crown_Comfort_Hong_Kong_Taxi_(City)

https://tomica.fandom.com/wiki/TLV-N_Toyota_Crown_Comfort_Hong_Kong_Taxi_(New_Territory)

https://tomica.fandom.com/wiki/TLV-N_Toyota_Crown_Comfort_Hong_Kong_Taxi_(Lantau_Island)

https://tomica.fandom.com/wiki/TLV-N_Toyota_Crown_Comfort_Hong_Kong_Taxi_(City)

https://tomica.fandom.com/wiki/TLV-N_%2799_Lexus_IS200_(Silver)

https://tomica.fandom.com/wiki/TLV-N_%2799_Lexus_IS200_(White)



Nenhum comentário:

Postar um comentário