domingo, 7 de agosto de 2022

ERTL Star Trek

O Mauricio Nunes continua em sua saga longa e próspera de matérias sobre réplicas dos filmes da série Star Trek, e dessa vez ele conta como a marca ETRL produziu ítens interessantes do filme. Clique aqui e veja todas as postagens do Mauricio sobre a história do nosso hobby.

A história da ERTL você já leu aqui no blog em 26 de março de 2017, mas agora vamos entender como a ERTL acabou produzindo modelos da franquia Star Trek. Pouco antes da falência da Matchbox Lesney em junho de 1982, a divisão de plastimodelismo da Matchbox, a AMT, foi vendida para a ERTL e junto foi a licença da franquia Star Trek, onde a AMT produzia modelos para plastimodelismo da franquia Jornada nas Estrelas. O filme do momento era o Star Trek III – The Search For Spock / A Procura de Spock e a ERTL lançou quatro bonecos plásticos em 1984.



Os bonecos vinham em blister com os uniformes do filme Star Trek III e cada um dos quatro vinham com um item no blister: Sr. Spock e Capitão James Tiberius Kirk com um Tricorder cada, o Sr. Scotty com um Phaser e líder Klingon (Kruge) com um cachorro monstro Klingon, como aparece na ponte da nave Klingon no terceiro filme da primeira franquia do cinema. 




Ainda em 1984 a ERTL lançou três naves, duas da Federação e uma do Império Klingon. 


USS Excelsior – NCC1799 – modelo em zamac pintado de branco com as naceles em plástico branco e base em plástico preto lançado em 1984.



USS Enterprise – NCC 1701 – modelo lançado em 1984 na cor branca em blister do filme Star Trek III - The Search For Spock/A Procura de Spock. Modelo em zamac (corpo) e plástico (naceles).


USS Enterprise – NCC-1701A – comumente chamada de Enterprise A, essa versão reformada da NCC-1701 apareceu pela ERTL em três versões de embalagem, sendo que o modelo é o mesmo da Enterprise original somente pintada com o novo nome da versão A. 



Um modelo com a embalagem  do filme Star Trek V – The Final Frontier / A Última Fronteira (esquerda da foto acima) de 1989 e o outro modelo da Enterprise A com embalagem exclusiva para venda nas lojas do Museu Smithsonian (a direita da foto acima) relançada em 1991. 


Houve ainda uma tiragem especial da Enterprise A em 1994 limitada a 5 mil peças feitas para a Spencer Gifts toda em dourado (modelo e base) em uma caixa com visor como embalagem.   



Bird of Prey – a Ave de Rapina Klingon foi lançada em 1984 em dois tons de verde, mas na mesma embalagem do terceiro filme da franquia original do cinema. 



O modelo foi relançado em 1989 em uma embalagem do quinto filme da franquia e a cor foi mudada para um tom de verde mais forte.


Um legado da antiga Lesney, via AMT que acabou nas mãos da ERTL e eles utilizaram a licença focando nos modelos mais famosos que aparecem nos filmes da franquia da época, com destaque para a USS Excelsior NCC-1799 um modelo pouco explorado em zamac de pequena escala.   


Referências:

https://memory-alpha.fandom.com/wiki/Ertl_Company

https://thelogbook.com/toy/trek3/INDEX.HTM

https://memory-alpha.fandom.com/wiki/Lesney_Products

https://i.ebayimg.com/images/g/B0wAAOSw6a5fikto/s-l400.jpg


Nenhum comentário:

Postar um comentário