domingo, 5 de março de 2023

Tomica Toy’s Dream Project / 5 - Hard Working Tomica Collection

Hoje o Mauricio Nunes traz o quinto capítulo da série de matérias sobre uma extensa colaboração da Tomica no mercado japonês! Clique aqui e veja todas as postagens do Mauricio sobre a história do nosso hobby.

A subsérie “Hard Working Tomica Collection” apareceu em três ocasiões (2008, 2010 e 2011) sempre com modelos de serviço, sendo carros, caminhões ou máquinas e essa subsérie é mais uma das subséries da Iniciativa “Toy’s Dream Project” onde a Tomica foi uma das patrocinadoras junto com outros fabricantes japoneses de brinquedos para incentivar a venda de brinquedos. Composta de seis modelos por ano, totalizando dezoito modelos no total a subsérie segue os parâmetros das outras já mostradas aqui anteriormente.  


Subaru Sambar Kerosene Sales Car (Toys Dream Project) – esse modelo saiu primeiro em uma caixa de quatro modelos intitulada “K-Truck Collection” lançada em 17 de novembro de 2007 na cor verde, branco, prata e vermelho com interior em preto. 


Para a Iniciativa a cor da cabine foi mudada para amarelo e as outras cores foram mantidas. 


O modelo da “Toy’s Dream Project” teve adicionado à sua capota um alto-falante e foi lançado em setembro de 2008. 


Daihatsu Midget Ambulance Type (Toys Dream Project) – Daihatsu Midget lançado na cor azul com a capota lonada em creme com dizeres em vermelho e com interior também vermelho. Ele apareceu pela primeira vez em julho de 1980 e foi tirado de linha em junho de 1983.


O modelo da Iniciativa apareceu em setembro de 2008 como uma pequena ambulância em branco com faixa vermelha e sirene vermelha no teto da cabine. Esse modelo foi retirado da aposentadoria para entrar na subsérie.  


Nissan March Surveillance Patrol Car Type (Toys Dream Project) – esse modelo foi lançado em julho de 2002 e retirado da linha de venda em setembro de 2008. A primeira cor do modelo em laranja com interior em bege. 


Aproveitando ainda o último mês na linha de produção ativa, esse modelo foi pintado de prata e azul como um carro de patrulha de segurança privada e lançado na subsérie. Modelo teve colocado no teto uma barra de sirenes azuis. 


Maeda Seisakusho Crab Crane Fire Support Type (Toys Dream Project) – esse estranho modelo com patas de caranguejo para suporte é um guindaste da Maeda que foi lançado em verde em 18 de agosto de 2007 e ainda permanece ativo para produção e venda.  


O modelo da Iniciativa “Toy’s Dream Project” é de setembro de 2008 e apareceu pintado de cor de laranja.


Mitsubishi Super Great Carrier Car (Toys Dream Project) – o transporte de veículos Mitsubishi Fuso apareceu primeiro em julho de 1997 e foi aposentado em setembro de 2008. A primeira cor do modelo com cabine verde e carroceria branca transportando três carros vermelhos de plástico. 


O modelo da subsérie “Hard Working Tomica Collection” apareceu no último mês do modelo ainda em linha regular na cor preta com cinza transportando três carros de plástico com pintura de polícia em preto e branco. 


Mitsubishi Minica Toppo Patrol Car (Toys Dream Project) – modelo criado para a coleção de 1992 (lançado em maio/92) na cor azul com para choques brancos e interior vermelho com uma pintura de um  modelo de uma escola de mergulho. Modelo aposentado da linha de venda em maio de 1998. 


Para a subsérie o lançamento foi em setembro de 2008 e o Mitsubishi Minica Toppo apareceu como uma viatura policial em preto e branco com barra de sirenes vermelha no teto do modelo e foi mais um modelo tirado do descanso da aposentadoria para participar da subsérie


High-Level High-Pressure Water Discharge Vehicle TMPD Type (Toys Dream Project) – esse modelo foi lançado com outro nome (Tomica No. 68 Snorkel Fire Truck) e na cor vermelha. Ele apareceu primeiro em outubro de 1985 e teve uma vida longa na linha de venda até junho de 2009. 


O modelo da subsérie apareceu em abril de 2010 e foi feito a partir do molde tirado da aposentadoria do “Snorkel Fire Truck”.  A cor escolhida foi cinza escuro com faixa branca. 


Toyota Hiace Traffic Assessment Car (Toys Dream Project) – O modelo foi lançado com outro nome: Toyota Hiace Multi Purpose Car e apareceu em 16 de julho de 2005 e foi retirado da venda em novembro de 2009.


Na subsérie, já com o novo nome (Toyota Hiace Traffic Assessment Car) o modelo apareceu em abril de 2010 na cor branca e preta com um bagageiro cromado na capota e foi mais um modelo tirado da aposentadoria para fazer parte da Iniciativa. 


Land Cruiser River Patrol Car Type (Toys Dream Project) – A Land Cruiser apareceu primeiro para venda em 21 de junho de 2008 e ficou disponível até ser aposentada em fevereiro de 2013. Sua primeira versão foi um carro de passeio branco com interior em preto.  


A versão da subsérie saiu em abril de 2010 e apareceu como um carro de patrulha fluvial na cor laranja com faixa branca sirenes no teto e interior preto. 


Nissan Diesel Quon Mixer Car (Toys Dream Project) – a betoneira Nissan Quon saiu em 17 de março de 2007 em azul, prata e branco com detalhes em preto e é um modelo ainda ativo na linha de venda. 


Sua variação de cor da subsérie “Hard Working Tomica Collection” da Iniciativa “Toy’s Dream Project” apareceu em cor de laranja com detalhes em preto em abril de 2010. 


Satellite Car NEXCO (Toys Dream Project) – o original do modelo da série foi lançado com o nome de MBS HDTV Relay Car em abril de 2004 e foi distribuído exclusivamente pela Mainichi Housou holding a qual a MBS TV faz parte. O modelo apareceu em branco e azul escuro com detalhes vermelhos e com pintura da TV MBS.


O modelo antes exclusivo da MBS TV foi aproveitado na subsérie, renomeado e pintado de amarelo aparecendo em abril de 2010. 


Hakodate Bus Road Safety Wrapping Bus (Patrol Car Bus) (Toys Dream Project) – o modelo original que deu origem ao modelo da subsérie foi o “No. 93 Mitsubishi Fuso Aero Star” de outubro de 2002 que ficou à venda até dezembro de 2009. Esse modelo apareceu nas cores: branca, marrom e amarela. 

Na subsérie o Mitsubishi Fuso Aero Star apareceu em branco e preto com faixas vermelhas e foi posto à venda em abril de 2010, dessa forma o modelo base foi tirado da sua aposentadoria para reaparecer como modelo da Iniciativa. 


London Bus (Toys Dream Project) – o modelo original é de julho de 1977 e não há registro de que tenha sido descontinuado o molde até o momento. A primeira cor foi o tradicional vermelho com interior branco e com faixa nas laterais com a bandeira da Grã-Bretanha e escrito “Keep BRITAIN Tidy”. Esses dizeres são o mote de uma campanha de uma entidade de caridade independente com três objetivos: eliminar lixo, acabar com desperdício e melhorar os locais físicos e poderia ser traduzido livremente como “Mantenha a Grã-Bretanha Arrumada”. 


O modelo da Iniciativa é de agosto de 2011 e foram escolhidas as cores verde escuro e creme para o modelo com uma bandeira do Reino Unido e os dizeres “Double Decker” nas laterais.


Toyota Megacruiser (Toys Dream Project) – a primeira vez que o modelo apareceu foi em uma configuração de modelo de patrulha (No. 3 Toyota Megacruiser Patrol Car) em junho de 2002 nas cores branca com azul e esse modelo permaneceu sendo produzido até aposentadoria de seu molde em abril de 2012. 


Em agosto de 2011 o modelo foi pintado de verde oliva e saiu na subsérie com um bagageiro cromado e um par de sirenes redondas em vez da barra de sirenes vermelhas do modelo de lançamento.


Daihatsu Midget Riot Police Type (Toys Dream Project) – o lançamento desse modelo já foi comentado acima (Daihatsu Midget Ambulance Type - Toys Dream Project). Para a subsérie o Daihatsu Midget apareceu em uma versão de polícia em cinza, creme e branco em agosto de 2011. 


Isuzu Elf TMPD Backhoe Type (Toys Dream Project) – em junho de 2009 foi lançada uma caixa quadrupla de veículos do corpo de bombeiros (Isuzu Elf Destroyer Car, Morita Pump Fire Engine Type CD-I Komatsu Power Shovel PC200 Galeo, Hino Aerial Ladder Fire Engine) todos eles pintados de vermelho. 


O modelo da série saiu originalmente chamado de Isuzu Elf Destroyer Car, mas trata-se de um caminhão Isuzu ELF com uma escavadeira acoplada na traseira. O modelo sai na série em agosto de 2011 em azul claro e branco. 


Toyota Hiace Accident Processing Car (Toys Dream Project) –  o modelo que deu origem ao da Iniciativa já foi comentado acima (Toyota Hiace Traffic Assessment Car - Toys Dream Project).


Para o modelo da Hard Working Tomica Collection da Iniciativa “Toy’s Dream Project”, além do nome mudar para Toyota Hiace Accident Processing Car as sirenes foram trocadas e o modelo pintado de branco e preto e relançado em agosto de 2011 com o molde tendo sido retirado da aposentadoria para fazer essa versão da subsérie. 


Mazda Axela Sport Fire Inspection Car Type (Toys Dream Project) – modelo lançado em 20 de fevereiro de 2010 como um modelo de carro de passeio (No. 62 Mazda Axela Sport) em azul escuro com interior em preto.  


Para o ultimo modelo da subsérie o nome foi mudado para Mazda Axela Sport Fire Inspection Car Type e o modelo pintado de vermelho com detalhes em preto, ouro e branco e barra de sirenes vermelhas em V na capota. 


Essa subsérie aproveitou vários modelos de passeio e os tornou veículos de serviço, não só os pintando como colocando sirenes e outros adendos quando pertinentes. Uma bela série para os aficionados do gênero, porém difíceis de serem achados pois a Iniciativa só existiu no Japão.  


Referências:

https://tomica.fandom.com/wiki/Toys_Dream_Project_(toyline)

https://tomica.fandom.com/wiki/Subaru_Sambar_Kerosene_Sales_Car_(Toys_Dream_Project)

https://www.minicar-global.com/images/ah5775.JPG

https://ken-box.com/pic-labo/2010337416_1.jpg

http://tomica1970.com/tomica/Alacarte/2019/tdp26c.JPG

https://tomica.fandom.com/wiki/Daihatsu_Midget_Ambulance_Type_(Toys_Dream_Project)

https://tomica.fandom.com/wiki/No._21_Daihatsu_Midget

https://auctions.c.yimg.jp/images.auctions.yahoo.co.jp/image/dr000/auc0309/users/becd5c81513c09a0d9ac415f7e28eb3eae8a1615/i-img1200x900-1662965610xpk6tw45542.jpg

https://tomica.fandom.com/wiki/Nissan_March_Surveillance_Patrol_Car_Type_(Toys_Dream_Project)

http://www.tomica1970.com/tomica/Alacarte/2019/tdp26f.JPG

https://tomica.fandom.com/wiki/No._35_Nissan_March

https://www.fujijikou.jp/wp-content/uploads/2020/02/No.35-.jpg

https://tomica.fandom.com/wiki/Maeda_Seisakusho_Crab_Crane_Fire_Support_Type_(Toys_Dream_Project)

https://tomica.fandom.com/wiki/No._63_Maeda_Seisakusho_Mini_Crawler_Crane

https://tomica.fandom.com/wiki/Mitsubishi_Super_Great_Carrier_Car_(Toys_Dream_Project)

https://tomica.fandom.com/wiki/No._14_Mitsubishi_Super_Great_Car_Carrier

https://i.ytimg.com/vi/TWSFuV4cZm4/maxresdefault.jpg

https://tomica.fandom.com/wiki/Mitsubishi_Minica_Toppo_Patrol_Car_(Toys_Dream_Project)

https://ken-box.com/pic-labo/2300000184365_1.jpg

https://tomica.fandom.com/wiki/No._71_Mitsubishi_Minica_Toppo

https://auctions.c.yimg.jp/images.auctions.yahoo.co.jp/image/dr000/auc0203/users/dc7cb015d5eda5a9a3962cc1ac5d364ae206ff45/i-img1200x900-16164671938myngq641225.jpg

http://tomica1970.com/tomica/Alacarte/2018/tdp29f.JPG

https://tomica.fandom.com/wiki/High-Level_High-Pressure_Water_Discharge_Vehicle_TMPD_Type_(Toys_Dream_Project)

https://i.ytimg.com/vi/Y9gKP61v6ms/maxresdefault.jpg

https://tomica.fandom.com/wiki/No._68_Snorkel_Fire_Truck

https://tomica.fandom.com/wiki/Toyota_Hiace_Traffic_Assessment_Car_(Toys_Dream_Project)

https://www.carousell.com.hk/p/tomica-tdp-toyota-hiace-%E4%BA%A4%E9%80%9A%E9%91%91%E8%AD%98%E8%BB%8A-1029455068/

http://pchan.fc2web.com/tomica/to/to_04/0480701k.jpg

https://tomica.fandom.com/wiki/No._48_Toyota_Hiace_Multi_Purpose_Car

https://tomica.fandom.com/wiki/Land_Cruiser_River_Patrol_Car_Type_(Toys_Dream_Project)

https://ken-box.com/pic-labo/2010449881_1.jpg

https://tomica.fandom.com/wiki/No._5_Toyota_Land_Cruiser

https://tomica.fandom.com/wiki/Nissan_Diesel_Quon_Mixer_Car_(Toys_Dream_Project)

https://ken-box.com/pic-labo/2010414278_1.jpg

https://tomica.fandom.com/wiki/No._53_Nissan_Diesel_Quon_Mixer_Car

https://tomica.fandom.com/wiki/Satellite_Car_NEXCO_(Toys_Dream_Project)

https://ameblo.jp/k163sambar360/image-12631330278-14834431728.html

https://blog-001.west.edge.storage-yahoo.jp/res/blog-c5-84/thywk050/folder/1072120/68/32245068/img_0?1371646279

https://tomica.fandom.com/wiki/MBS_HDTV_Relay_Car

https://tomica.fandom.com/wiki/Hakodate_Bus_Road_Safety_Wrapping_Bus_(Patrol_Car_Bus)_(Toys_Dream_Project)

https://tomica.fandom.com/wiki/No._93_Mitsubishi_Fuso_Aero_Star

http://toyokura19.blog.fc2.com/img/20150614144023695.jpg/

https://tomica.fandom.com/wiki/London_Bus_(Toys_Dream_Project)

https://www.ezbustoys.com/1130-mini-scale-green-tomy-tomica-london-doubledecker-toy-bus-p-352.html

https://tomica.fandom.com/wiki/No._F15_London_Bus

https://auctions.c.yimg.jp/images.auctions.yahoo.co.jp/image/dr000/auc0310/users/6516958e2d42f1c539d6b9a47c66d723f64169c3/i-img1200x1200-1665211349rrzjsw223097.jpg

https://tomica.fandom.com/wiki/Toyota_Megacruiser_(Toys_Dream_Project)

https://tomica.fandom.com/wiki/No._3_Toyota_Megacruiser_Patrol_Car

https://tomica.fandom.com/wiki/Daihatsu_Midget_Riot_Police_Type_(Toys_Dream_Project)

https://img.fril.jp/img/391392134/l/1104472253.jpg?1609150354

https://tomica.fandom.com/wiki/Isuzu_Elf_TMPD_Backhoe_Type_(Toys_Dream_Project)

https://tomica.fandom.com/wiki/Fire_Engine_Collection_(2009)

http://stat.ameba.jp/user_images/20150228/11/aquarium919/a9/0d/j/o0480027113230946424.jpg

https://ken-box.com/pic-labo/2300000184327_1.jpg

https://tomica.fandom.com/wiki/Toyota_Hiace_Accident_Processing_Car_(Toys_Dream_Project)

http://www.tomicanotoki.com/detail/original/tdp-hataraku3-haiesu.html

https://tomica.fandom.com/wiki/No._48_Toyota_Hiace_Multi_Purpose_Car

https://i1.wp.com/farm4.static.flickr.com/3630/3647477262_166f93eef7.jpg

https://tomica.fandom.com/wiki/Mazda_Axela_Sport_Fire_Inspection_Car_Type_(Toys_Dream_Project)

https://ken-box.com/pic-labo/2300000172744_1.jpg

https://tomica.fandom.com/wiki/No._62_Mazda_Axela_Sport

https://www.fujijikou.jp/wp-content/uploads/2020/01/No.62-.jpg


Nenhum comentário:

Postar um comentário