domingo, 12 de março de 2023

Tomica Toy’s Dream Project / 6 - Specialty Patrol Car Collection

Mais um domingo com a interessantíssima série que a Tomica fez em parceria com outros fabricantes no Japão! Clique aqui e veja todas as postagens do Mauricio sobre a história do nosso hobby.

A sexta subsérie da Iniciativa da Tomica “Toy’s Dream Project” onde vários fabricantes de brinquedos japoneses se associaram para alavancar a venda de brinquedos no país trata de modelos de polícia, japoneses ou não e com pintura das respectivas polícias ou como carros de polícia não marcados, somente com uma sirene para identificação. Foram ao total dezoito modelos em três anos de lançamentos (2009, 2010 e 2012). 


Traffic Assessment Car (Toys Dream Project) – o caminhão usado para o modelo da subsérie é o mesmo, mas há um braço móvel na traseira do caminhão do modelo de lançamento com um guincho e o modelo da subsérie tem uma bateria de holofotes. O modelo com o guincho (No. 13 Rescue Work Car) foi lançado em julho de 1996 e ficou disponível para venda até agosto de 2006. Em setembro de 2005 apareceu a primeira variante do Rescue Work Car com a bateria de holofotes na caixa quadrupla “Hyper Rescue Team” (vice marca verde). 


O modelo da subsérie é de abril de 2009 com pintura preto e branca de polícia e foi usada a versão com os holofotes em uma base e braço móvel prata.  


Subaru Legacy Traffic Unmarked Patrol Car (Toys Dream Project) – o modelo de lançamento apareceu em prata com interior em preto em maio de 2003 e não foi um modelo posto a venda e sim um modelo dado de presente para os clientes que testassem um modelo Subaru Legacy nas revendedoras. 


Para a subsérie a cor escolhida foi a preta com interior preto a sirenes em vermelho. Esse é um veículo de polícia não marcado e apareceu para venda em abril de 2009. 


Daihatsu Mira Patrol Car (Toys Dream Project) – em 20 de outubro de 2007 o Daihatsu Mira apareceu em amarelo claro com vidros fumê e interior bege e esse modelo ficou ativo para venda até dezembro de 2011.  


O modelo da subsérie “Specialty Patrol Car Collection” pintado de preto e branco com pintura de polícia, interior creme e sirenes vermelhas em V na capota. 


Toyota Alphard Investigation Unmarked Patrol Car (Toys Dream Project) – lançado em 15 de novembro de 2008 na cor branca com interior bege o modelo foi aposentado da linha de produção em junho de 2015. 


O modelo policial não marcado da subsérie apareceu em abril de 2008 na cor dourada com uma sirene vermelha na capota. 


Toyota Land Cruiser Accident Processing Car (Toys Dream Project) – A Toyota Land Cruiser apareceu primeiro para venda em 21 de junho de 2008 com um nome distinto do modelo da série (No. 5 Toyota Land Cruiser) e ficou disponível até ser aposentada em fevereiro de 2013. Sua primeira versão foi um carro de passeio branco com interior em preto.  


O modelo da subsérie é de abril de 2009 pintado de preto e branco com pintura de policia e com sirenes na capota. 


Mitsuoka Viewt Patrol Car (Toys Dream Project) – a versão primeira desse Mitsuoka foi feita na escala 1:61 na cor verde escura com interior marrom e o modelo apareceu pela primeira vez em 19 de novembro de 2005. 


Para a subsérie a cor escolhida foi a preta e branca com pintura de polícia, interior preto e sirene vermelha no teto.


Isuzu Elf TMPD Sign Car Type (Toys Dream Project) – o modelo foi lançado em amarelo em 21 de julho de 2007 e depois aposentado da linha de venda em abril de 2011.


Para a subsérie a pintura de polícia preto e branco foi usada mais uma vez e o modelo teve colocada uma sirene vermelha na capota e foi lançado em agosto de 2010.  


Toyota Crown Hokkaido Police Type (Toys Dream Project) – o nome original do modelo é outro (No. 4 Toyota Crown Patrol Car) e ele foi lançado em dezembro de 1975 e retirado da linha de venda em maio de 1981. O Toyota Crown da polícia em preto e branco com interior e sirene vermelha. 


O modelo da subsérie “Specialty Patrol Car Collection” também pintado de preto e branco com parte interna e sirene vermelhas, lançado em agosto de 2010 e esse foi um modelo retirado da aposentadoria para reaparecer na subsérie. 


Aqui cabe uma explicação da diferença dos modelos, que embora parecidos não são iguais, sendo que o modelo de lançamento tem outros ideogramas e um escudo na parte superior do capô que não existe no modelo da Iniciativa (vide seta verde). 


Toyota Mark X Unmarked Patrol Car Type (Toys Dream Project) – o modelo foi lançado primeiro na cor branca perolada com interior preto como um veículo civil de passeio e com o nome de: “Toyota Mark X” e apareceu em 21 de maio de 2005 e permaneceu ativo na linha até março de 2010. 


O veículo de polícia Toyota Mark X não marcado da subsérie foi feito todo em preto com sirene em vermelho lançado em agosto de 2010 tendo seu molde sido retirado do depósito dos moldes aposentados, para confecção do modelo da subsérie. 


Mitsubishi Pajero TMPD Field Command Car Type (Toys Dream Project) – em 21 de abril de 2007 foi lançado o “No. 85 Mitsubishi Pajero” na cor prata com uma faixa verde escura e interior preto. Esse modelo foi posteriormente descontinuado em agosto de 2011. 


O modelo policial da série teve seu nome aumentado e foi pintado de azul e branco ganhando também um bagageiro branco no teto e duas sirenes vermelhas aparecendo em agosto de 2010.  


Mitsubishi Fuso Canter TMPD Wrecker Car Type (Toys Dream Project) – chamado apenas pelo nome Mitsubishi Fuso Canter Tow Truck esse caminhão estreou em branco em 20 de novembro de 2004 permanecendo na linha de venda até junho de 2011.  


O modelo da subsérie da Iniciativa “Toy’s Dream Project” ganhou uma pintura de caminhão de polícia em dois tons de cinza com faixa branca em agosto de 2010 assim como passou a ter uma barra de sirenes vermelhas. 


Mitsubishi Fuso TMPD Large-Size Personnel Transportation Car Type (Toys Dream Project) – 

O Mitsubishi Fuso Aero Star apareceu primeiro em branco e laranja com marrom no detalhe e foi lançado em outubro de 2002 e permaneceu na linha até dezembro de 2009. 


O Mitsubishi Fuso Aero Star foi a base para a produção do modelo usado na subsérie que leva um nome maior e foi pintado como um ônibus do transporte de prisioneiros em branco e azul escuro e lançado em agosto de 2010 quando o molde do ônibus foi retirado da aposentadoria para poder aparecer de novo para venda.


Subaru Legacy Disaster Work Car Type (Toys Dream Project) – o modelo Tomica que deu origem ao Subaru Legacy já foi comentado acima (Subaru Legacy Traffic Unmarked Patrol Car – Toys Dream Project). O modelo usado na subsérie foi pintado como um veículo de polícia de azul claro e branco com detalhes em preto e com duas sirenes no teto e foi posto à venda em abril de 2012. 


Mitsubishi Pajero British Police Type (Toys Dream Project) – o modelo original de lançamento do Pajero já foi comentado acima ( Mitsubishi Pajero TMPD Field Command Car Type – Toys Dream Project) e o modelo da subsérie saiu em abril de 2012 com pintura de um carro de polícia inglês em branco com quadriculado amarelo e azul escuro e com barra de sirenes azuis na capota. 


Toyota Prius Plug-in Hybrid Surveillance Patrol Car Type (Toys Dream Project) – o Prius branco de 19 de novembro de 2009 foi retirado de linha em maio de 2016 e foi o primeiro modelo da Tomica desse carro. Modelo com interior preto, vidros fumê e abrindo a porta traseira. 


O modelo de polícia da subsérie em preto e branco com faixa lateral e com barra de sirenes azuis e lançado em abril de 2012 com outro nome estendido. 


Mitsubishi Triton Highway Patrol Car (Toys Dream Project) – A primeira vez dessa picape em linha foi em azul escuro com interior preto e em 15 de maio de 2010. O modelo existiu na linha de venda até agosto de 2013. 


Para a “Specialty Patrol Car Collection” da Iniciativa “Toy’s Dream Project” o modelo original foi transformado em uma carro de patrulha rodoviária japonesa na cor amarela e com barra de sirenes vermelhas na capota lançada em abril de 2012. 


Subaru Legacy B4 Unmarked Patrol Car (Toys Dream Project) – o lançamento desse modelo foi em 20 de fevereiro de 2010 na cor cinza escuro tendo o modelo ficado em linha até novembro de 2013.


O carro policial não marcado saiu em abril de 2012 em cinza metálico com sirene vermelha.


Mitsubishi i-MiEV British Police Type (Toys Dream Project) – o modelo elétrico da Mitsubishi foi lançado em 17 de abril de 2010 e depois retirado de linha em janeiro de 2013 e apareceu em prata com detalhes em preto e interior cinza.  


O último modelo da série apareceu como um carro de polícia inglês em branco com quadriculado azul escuro e amarelo e foi lançado em abril de 2012. 


Uma série talhada para os colecionadores amantes de carros de polícia, do Japão principalmente com um bônus de dois modelos de caros de policia ingleses. 


Referências:

https://tomica.fandom.com/wiki/Toys_Dream_Project_(toyline)

https://blog-imgs-37-origin.fc2.com/e/b/b/ebbrogt/20110617220808221.jpg

https://d17x1wu3749i2y.cloudfront.net/2018/11/06/00/41/25/d5328a9e-ae92-4c71-8d2b-4e592bc56ae4/file.jpg

https://muuseo.com/toyambulance/items/6867

https://tomica.fandom.com/wiki/No._13_Rescue_Work_Car

https://tomica.fandom.com/wiki/Subaru_Legacy_Traffic_Unmarked_Patrol_Car_(Toys_Dream_Project)

https://tomica.fandom.com/wiki/Subaru_New_Legacy_Touring_Wagon

https://tomica.fandom.com/wiki/Daihatsu_Mira_Patrol_Car_(Toys_Dream_Project)

http://www.tomica1970.com/tomica/Alacarte/2017/tdp27g.JPG

https://tomica.fandom.com/wiki/No._19_Daihatsu_Mira

https://www.fujijikou.jp/wp-content/uploads/2019/10/No.19-1-1.jpg

https://tomica.fandom.com/wiki/No._78_Toyota_Alphard_(2008)

https://i.ytimg.com/vi/WE4VRUGLnP4/maxresdefault.jpg

https://tomica.fandom.com/wiki/No._5_Toyota_Land_Cruiser

https://ken-box.com/pic-labo/2010449881_1.jpg

https://tomica.fandom.com/wiki/Mitsuoka_Viewt_Patrol_Car_(Toys_Dream_Project)

https://i.ytimg.com/vi/NEhduZeB2II/maxresdefault.jpg

https://tomica.fandom.com/wiki/Isuzu_Elf_TMPD_Sign_Car_Type_(Toys_Dream_Project)

http://www.tomica1970.com/tomica/Alacarte/2020/tdp30e.JPG

https://www.beep-shop.com/ec/html/upload/save_image/0304180032_5e5f6e30dafa9.jpg

https://images-na.ssl-images-amazon.com/images/I/71tXcdpJj9L._AC_SL1500_.jpg

https://tomica.fandom.com/wiki/Toyota_Crown_Hokkaido_Police_Type_(Toys_Dream_Project)

https://tomica.fandom.com/wiki/No._4_Toyota_Crown_Patrol_Car

https://www.swiftysgarage.org/tomica-toyota-crown-police-t63605.html

https://tomica.fandom.com/wiki/No._4_Toyota_Crown_Patrol_Car?file=4toyotacrownroyal.jpg

https://tomica.fandom.com/wiki/Toyota_Mark_X_Unmarked_Patrol_Car_Type_(Toys_Dream_Project)

https://tomica.fandom.com/wiki/No._72_Toyota_Mark_X

https://tomica.fandom.com/wiki/Mitsubishi_Pajero_TMPD_Field_Command_Car_Type_(Toys_Dream_Project)

https://img.mandarake.co.jp/shopimg/00/00/117/088/0000117088_1.jpg

https://tomica.fandom.com/wiki/No._85_Mitsubishi_Pajero

https://tomica.fandom.com/wiki/Mitsubishi_Fuso_Canter_TMPD_Wrecker_Car_Type_(Toys_Dream_Project)

https://tomica.fandom.com/wiki/No._2_Mitsubishi_Fuso_Canter_Tow_Truck

https://tomica.fandom.com/wiki/Mitsubishi_Fuso_TMPD_Large-Size_Personnel_Transportation_Car_Type_(Toys_Dream_Project)?file=Mitsubishifusotmpdlargetdp.jpg

https://zi-l.ocnk.net/data/zi-l/product/20170830_e8db6f.jpg

https://tomica.fandom.com/wiki/No._93_Mitsubishi_Fuso_Aero_Star

https://tomica.fandom.com/wiki/Subaru_Legacy_Disaster_Work_Car_Type_(Toys_Dream_Project)

http://www.tomicanotoki.com/detail/original/tdp-patoka3subarusegasi.html

http://www.tomicanotoki.com/detail/original/tdp-patoka3pazyero-3.jpg

https://tomica.fandom.com/wiki/Toyota_Prius_Plug-in_Hybrid_Surveillance_Patrol_Car_Type_(Toys_Dream_Project)

https://ken-box.com/pic-labo/2010396604_1.jpg

https://tomica.fandom.com/wiki/No._89_Toyota_Prius

http://monoblogoo.blog15.fc2.com/blog-entry-1089.html

https://tomica.fandom.com/wiki/Mitsubishi_Triton_Highway_Patrol_Car_(Toys_Dream_Project)

https://aucview.aucfan.com/yahoo/k526491711/

https://tomica.fandom.com/wiki/No._109_Mitsubishi_Triton

https://tomica.fandom.com/wiki/Subaru_Legacy_B4_Unmarked_Patrol_Car_(Toys_Dream_Project)

https://tomica.fandom.com/wiki/No._112_Subaru_Legacy_B4

https://tomica.fandom.com/wiki/Mitsubishi_i-MiEV_British_Police_Type_(Toys_Dream_Project)

https://img.mandarake.co.jp/webshopimg/02/00/870/0200306870/02003068703.jpg

https://img.mandarake.co.jp/webshopimg/02/00/870/0200306870/02003068702.jpg

https://tomica.fandom.com/wiki/No._117_Mitsubishi_i-MiEV




Nenhum comentário:

Postar um comentário