domingo, 19 de março de 2023

Tomica Toy’s Dream Project / 7 - Order to Appear! Fire Vehicle Collection

O Mauricio está de volta com a maior série de matérias que ele já fez sobre um mesmo assunto! Mas vamos concordar que é uma coleção muito legal! Clique aqui e veja todas as postagens do Mauricio sobre a história do nosso hobby.

A subsérie “Order to Appear! Fire Vehicle Collection” apareceu apenas uma vez em agosto de 2012 com seis modelos de veículos, sendo cinco modelos de bombeiros e apenas uma ambulância. Essa é a sétima das subséries da Iniciativa “Toy’s Dream Project” da Tomica com outros fabricantes de brinquedos japoneses que visava aumentar e popularizar a venda de brinquedos no Japão. Os modelos como nas outras subséries da Iniciativa se apresentam em caixa própria com o logotipo da Iniciativa junto ao logotipo da Tomica. 


Hino Ladder Fire Engine (Morita Super Gyro Ladder) (Toys Dream Project) – o caminhão de bombeiros da Hino (No. 108 Hino Aerial Ladder Fire Truck) foi lançado em agosto de 2002 em vermelho com escada cinza móvel. 


Para esse primeiro modelo da Iniciativa a pintura foi bem semelhante ao modelo de lançamento, mas ainda assim única. Modelo também em vermelho com prata e cinza e com rodas vermelhas. 


Daihatsu Midget Fire Truck Type (Toys Dream Project) – O Daihatsu Midget foi lançado na cor azul com creme e com interior vermelho. Ele apareceu pela primeira vez em julho de 1980 e foi tirado da linha de venda em junho de 1983.


Na subsérie foi usado uma versão vermelha com interior preto e sirene vermelha na capota de um modelo que foi desaposentado para fazer parte da subsérie da Iniciativa.


Excavator Shear Type (Toys Dream Project) – o “No. 9 Komatsu Power Shovel PC200 Galeo” lançado em amarelo e preto em outubro de 2001 e depois retirado de venda em outubro de 2012 foi o modelo base usado no “Excavator Shear Type”. Na verdade esse modelo da Komatsu foi reaproveitado em vários modelos, apenas trocando a pá do braço mecânico por outros apetrechos.


No caso do modelo da subsérie um original exato igual a ele foi lançado em 15 de maio de 2010 no “Gift Set” com quatro modelos do mesmo “Komatsu Power Shovel PC200 Galeo” com diferentes pás intitulado “Demolition Vehicle Collection”. O modelo em questão marcado de verde na foto abaixo. 


O modelo da série não leva o nome Komatsu embora utilize um modelo dele e a pá preta é diferente do modelo de lançamento e igual ao da caixa quadrupla. O resto do modelo em vermelho e preto na tradicional caixa com o logo da Tomica e da Iniciativa. 


Toyota Coaster Special Ambulance (Toys Dream Project) – o ônibus Toyota Coaster foi lançado no dia 16 de maio de 2005 e aposentado em junho de 2011. O modelo apareceu em cinza azulado e branco com vidros fumê e com um bagageiro cromado na parte traseira da capota. 


O modelo da subsérie foi tirado da aposentadoria para constar da Iniciativa e foi pintado de branco com faixa vermelha e em vez do bagageiro passou a ter uma barra de sirenes na parte dianteira de capota.    


Mitsubishi Fuso Canter Chemical Truck (Toys Dream Project) – o modelo original não era um caminhão de químicos e sim de mudanças. A mesma base de um Mitsubishi Fuso com uma carroceria diferente em branco, cinza e prata e decoração em amarelo como caminhão de mudanças.


A carroceria usada nessa versão vermelha é de um caminhão de bombeiros para fogo químico preparada para subsérie sendo a mesma do modelo de lançamento, mas leva uma pintura diferente. Tanto o difusor aerodinâmico da capota quanto a carroceria são os mesmos, apenas com pinturas e decalques diferentes. 


UD Trucks Quon Large Tank Truck (Toys Dream Project) – esse modelo apareceu em 20 de maio de 2006 e ficou disponível para produção até sua aposentadoria em maio de 2011. 


O modelo estreou na cor dourada com o tanque cromado e detalhes da carroceria em preto.

 

Já o modelo da subsérie “Order to Appear! Fire Vehicle Collection” foi pintado de vermelho com o tanque em cinza e detalhes em preto e o modelo foi mais um dos retirados da aposentadoria para aparecer na subsérie.  


Essa sétima subsérie foi pequena e mais pontual. Talvez mais uma complementação de veículos de serviço já mostrados nas subséries anteriores onde não houve grande aparecimento de veículos de bombeiros. 


Referências:

https://tomica.fandom.com/wiki/Toys_Dream_Project_(toyline)

https://tomica.fandom.com/wiki/Hino_Ladder_Fire_Engine_(Morita_Super_Gyro_Ladder)_(Toys_Dream_Project)

https://tomica.fandom.com/wiki/No._108_Hino_Aerial_Ladder_Fire_Truck

http://www.minicar-global.com/popup_image.php?pID=14677&tID=0&osCsid=5b401690ef565c5cce54c8a94ba93fd9

https://tomica.fandom.com/wiki/Daihatsu_Midget_Fire_Truck_Type_(Toys_Dream_Project)

https://tomica.fandom.com/wiki/No._21_Daihatsu_Midget

https://tomica.fandom.com/wiki/Excavator_Shear_Type_(Toys_Dream_Project)

https://tomica.fandom.com/wiki/No._9_Komatsu_Power_Shovel_PC200_Galeo

https://tomica.fandom.com/wiki/Demolition_Vehicle_Collection

https://tomica.fandom.com/wiki/Toyota_Coaster_Special_Ambulance_(Toys_Dream_Project)

http://stat.ameba.jp/user_images/20150510/22/maimiyabi/b4/94/j/o0800060013303214958.jpg

https://i.ytimg.com/vi/3E5PAzoPjRM/maxresdefault.jpg

https://tomica.fandom.com/wiki/No._92_Toyota_Coaster

https://cochume.com/wp-content/uploads/2020/03/tomica29-3_MitsubishiFusoCanterSakaiMovingService-box.jpg

https://tomica.fandom.com/wiki/UD_Trucks_Quon_Large_Tank_Truck_(Toys_Dream_Project)

https://thumbnail.image.rakuten.co.jp/@0_mall/minicars/cabinet/07/1-240001000886.jpg?_ex=200x200&s=0&r=1



Nenhum comentário:

Postar um comentário