domingo, 26 de março de 2023

Tomica Toy’s Dream Project / 8 - Toys Dream 10th Selection

O Mauricio vem neste domingo com sua última matéria de uma das mais longas séries que ele já escreveu sobre uma determinada coleção! E cada um desses capítulos valeu muito a pena, concorda? Clique aqui e veja todas as postagens do Mauricio sobre a história do nosso hobby.

Essa é a oitava e última parte da Iniciativa “Toy’s Dream Project” onde vários fabricantes de brinquedos japoneses se uniram para incentivar a venda de brinquedos. Essa coleção ou subsérie, foi criada para comemorar o décimo aniversário da Iniciativa e foi composta de doze modelos todos lançados no ano do décimo aniversário (2013) com metade dos modelos lançados em abril e a outra metade em dezembro. Dos doze modelos da subsérie, oito deles já tinham aparecido em outras subséries e quatro deles, embora não sejam lançamentos da marca, tiveram a primeira aparição dentro dos modelos escolhidos para participar da Iniciativa “Toy’s Dream Project”. 


Toyota Hiace (Toys Dream Project) – O modelo foi lançado com outro nome (No. 48 Toyota Hiace Multi Purpose Car) e apareceu como uma ambulância branca com duas barras de sirene na capota em 16 de julho de 2005 e foi retirado da linha de venda em novembro de 2009.


A versão da subsérie foi apenas uma van de passeio em branco com vidros fumê e rodas todas pretas que apareceu em abril de 2013 e foi um modelo retirado da aposentadoria para a subsérie. 


Subaru Legacy B4 Regulation Patrol Car (Toys Dream Project) – o lançamento desse modelo ocorreu como um carro de passeio em 20 de fevereiro de 2010 na cor cinza bem escuro tendo o modelo ficado em linha até novembro de 2013. 


O Subaru Legacy B4 voltou a Iniciativa nessa subsérie como um veículo de polícia em preto e branco com interior preto e barra de sirenes vermelhas em V na capota. Esse modelo é de abril de 2013


Toyota 2000GT (2013) (Toys Dream Project) – Para o Toyota 2000GT da Tomica a base foi o modelo Toyota 2000GT (Lapita) de seis de setembro de 2002 na cor preta e rodas especiais.   


Esse modelo conhecido como Toyota 2000 GT Lapita foi apresentado em setembro de 2002 e depois distribuído exclusivamente como parte de uma edição especial da revista Lapita de outubro de 2002 aonde o modelo vinha dentro da tradicional caixa branca e vermelha da Tomica, mas escrito o nome da revista em letras maiúsculas azuis na caixa do modelo e envolvia a revista e o modelo uma caixa de papelão conforme foto acima.


Para o modelo da subsérie a cor escolhida em abril de 2013 foi a prata com faixas em preto. 


Mitsuoka Orochi Zero Type (Toys Dream Project) – a primeira vez  que esse modelo apareceu na linha de venda foi em roxo escuro com interior preto e foi em 16 de junho de 2007. O modelo foi aposentado em abril de 2020.


Aqui como na terceira subsérie da Iniciativa “Tomica Toy’s Dream Project” (Beloved Famous Car Selection) a Tomica usou um subterfúgio de usar o mesmo modelo Orochi normal que ela usou anteriormente como se fosse a variante “Kabuto”, nesse caso ela usou como uma variante “Zero Type” nessa oitava subsérie, mas o molde usado é sempre o do modelo normal.


A variante “Zero Type” era essencialmente um modelo mais barato do Orochi onde o modelo era feito com menos partes metalizadas, usava couro sintético no interior e tinha a proteção de barulho em volta do motor reduzida e o dono não tinha a opção de customizar interior e cor do modelo, tudo isso com vistas a diminuir o preço final do modelo. O produção desse modelo “Zero Type” mais barato estava limitada a apenas vinte modelos por ano.


Em abril de 2013 a versão da subsérie apareceu com a cor preta com interior preto e rodas cinza claras.


Mitsubishi Fuso Private Taxi Wrapping Bus (Toys Dream Project) – O Mitsubishi Fuso Aero Star apareceu primeiro em branco e laranja com marrom no detalhe e este foi lançado em outubro de 2002 e permaneceu na linha até dezembro de 2009.


O modelo que apareceu em abril de 2013 na subsérie comemorativa de 10 anos foi pintado em branco com detalhes em preto e faixas azul e vermelhas nas laterais do ônibus com interior em branco e vidros fumê, tendo sido retirado da aposentadoria para participar da subsérie.   


Maeda Seisakusho Crab Crane Patrol Car (Toys Dream Project) - O guindaste da Maeda foi lançado como “No. 63 Maeda Seisakusho Mini Crawler Crane”  em verde em 18 de agosto de 2007 e ainda permanece ativo para produção e venda.  


O estranho guindaste Maeda da oitava subsérie da Iniciativa apareceu em abril de 2013 em preto e branco, como uma versão policial e a parte superior do modelo apareceu com duas sirenes vermelhas não presentes no modelo original. 


Nissan GT-R Test Car (2013) (Toys Dream Project) – o modelo original apareceu na série Tomica Limited em outubro de 2008 na cor cinza com interior preto.


Para a subsérie o modelo foi pintado de prata com decoração frontal e traseira em preto e verde claro com interior preto e lançado em dezembro de 2013. 


Nissan Fairlady Z (GT Edition) (Toys Dream Project) – o modelo apareceu pela primeira vez em 17 de janeiro de 2009 na cor amarela com interior em preto e foi retirado da linha de venda em junho de 2010. 


O modelo da Iniciativa em preto com interior em cinza de dezembro de 2013 com molde retirado da aposentadoria. 


Toyota Mark X (Toys Dream Project) – essa nova versão do Toyota Mark X saiu em 17 de julho de 2010 e foi mantida em linha de venda até maio de 2013. A cor escolhida foi cinza com interior em cinza.


Esse foi um modelo inédito na Iniciativa Toy’s Dream Project até esse momento e saiu em dezembro de 2013 na cor branca com capota em preto e molde tirado da aposentadoria para fazer parte a subsérie.


Toyota FJ Cruiser (Toys Dream Project) – o modelo original do FJ apareceu em amarelo com capota branca em 20 de agosto de 2011 e depois retirado de linha em julho de 2018. 


Para a iniciativa esse foi um modelo inédito lançado em dezembro de 2013 em verde oliva com capota branca com uma pintura muito detalhada. 


Honda NSX-R (Targa Type) (Toys Dream Project) – modelo lançado em dezembro de 2002 e aposentado em outubro de 2010 e lançamento na cor branca com capota e aerofólio traseiro pretos. 


Para a subsérie foi usado o mesmo molde mas foi feita uma pintura de uma capota estilo Targa. 


Esse modelo inédito em toda a Iniciativa foi tirado da aposentadoria e somente saiu com essa pintura imitando uma capota Targa nessa subsérie em dezembro de 2013 na cor vermelha com a capota Targa preta e interior em cor de laranja.


Subaru Sambar (Toys Dream Project) – o modelo foi criado em 20 de fevereiro de 2010 na cor prata com interior cinza (vide marca verde) e saiu em uma caixa quadrupla intitulada “Full of Luggage Truck Set / Conjunto de Caminhões Cheios de Bagagem”. Cada um dos caminhões do conjunto com uma carga diferente. 


O último modelo de toda a Iniciativa e dessa série saiu em dezembro de 2013 em azul com interior em cinza claro e não tinha aparecido ainda em nenhuma das outras sete subséries anteriores da Iniciativa. 


Essa foi uma série para encerrar uma Iniciativa pioneira dos fabricantes de brinquedos japoneses que perdurou por mais de dez anos, com os últimos modelos vendidos durante o ano de 2014. Os modelos Tomica da Iniciativa Toy’s Dream Project foram de carros de passeio e serviço, passando por caminhões e outros modelos dando a chance aos colecionadores de ter de tudo um pouco de tudo e muitos modelos tirados do descanso da aposentadoria deram a chance dos consumidores encontrarem esses modelos mais uma vez.     


Referências: 

https://tomica.fandom.com/wiki/Toys_Dream_Project_(toyline)

https://tomica.fandom.com/wiki/Toyota_Hiace_(Toys_Dream_Project)

https://i.ytimg.com/vi/KaWthEOR2Mk/maxresdefault.jpg

https://tomica.fandom.com/wiki/No._48_Toyota_Hiace_Multi_Purpose_Car

https://i.ytimg.com/vi/QGVuePiVxmo/maxresdefault.jpg

https://tomica.fandom.com/wiki/Subaru_Legacy_B4_Regulation_Patrol_Car_(Toys_Dream_Project)

https://i.ytimg.com/vi/sdhCDFipxwU/maxresdefault.jpg

https://tomica.fandom.com/wiki/No._112_Subaru_Legacy_B4

https://tomica.fandom.com/wiki/Toyota_2000GT_(2013)_(Toys_Dream_Project)

https://tomica.fandom.com/wiki/Toyota_2000GT_(Lapita)

http://www.tomica1970.com/tomica/Alacarte/lapita03.jpg

https://tomica.fandom.com/wiki/Mitsuoka_Orochi_Zero_Type_(Toys_Dream_Project)

https://i.ytimg.com/vi/J2u1XukZhk0/maxresdefault.jpg

https://tomica.fandom.com/wiki/No._25_Mitsuoka_Orochi

https://en.wikipedia.org/wiki/Mitsuoka_Orochi

https://tomica.fandom.com/wiki/Mitsubishi_Fuso_Private_Taxi_Wrapping_Bus_(Toys_Dream_Project)

http://blog-imgs-75.fc2.com/t/o/y/toyokura19/20150614144023695.jpg

https://tomica.fandom.com/wiki/No._93_Mitsubishi_Fuso_Aero_Star

https://tomica.fandom.com/wiki/Maeda_Seisakusho_Crab_Crane_Patrol_Car_(Toys_Dream_Project)

https://tomica.fandom.com/wiki/No._63_Maeda_Seisakusho_Mini_Crawler_Crane

https://www.hiko7.com/SHOP/tomica63.html

https://tomica.fandom.com/wiki/Nissan_GT-R_Test_Car_(2013)_(Toys_Dream_Project)

http://www.toycarsmy.com/2008/10/featured-car-tomica-limited-0099-nissan.html

https://tomica.fandom.com/wiki/No._0099_Nissan_GT-R

https://tomica.fandom.com/wiki/Nissan_Fairlady_Z_(GT_Edition)_(Toys_Dream_Project)

https://tomica.fandom.com/wiki/No._55_Nissan_Fairlady_Z_(2009)

https://i.ytimg.com/vi/DHbN9XxlWHA/maxresdefault.jpg

https://ken-box.com/pic-labo/2010328377_1.jpg

https://tomica.fandom.com/wiki/No._85_Toyota_FJ_Cruiser

https://tomica.fandom.com/wiki/Toyota_FJ_Cruiser_(Toys_Dream_Project)

https://i.ytimg.com/vi/URA01bZQ-Sk/maxresdefault.jpg

https://tomica.fandom.com/wiki/No._81_Honda_NSX-R

https://tomica.fandom.com/wiki/Honda_NSX-R_(Targa_Type)_(Toys_Dream_Project)

https://auctions.c.yimg.jp/images.auctions.yahoo.co.jp/image/dr000/auc0306/users/5458ac89779ece00624534028199ed7ff5489cc4/i-img640x427-1654325771ihsyiv289888.jpg

https://tomica.fandom.com/wiki/Subaru_Sambar_(Toys_Dream_Project)

https://tomica.fandom.com/wiki/Full_of_Luggage_Truck_Set

https://image.yodobashi.com/product/100/000/001/001/184/137/100000001001184137_10204.jpg


Nenhum comentário:

Postar um comentário