domingo, 11 de setembro de 2016

A história da Motor Max

Mais uma marca tem sua história revelada pelo nosso “historiador” Mauricio Nunes! Clique aqui e veja todas as postagens do Mauricio sobre a história do nosso hobby.

A Motor Max foi fundada em 1997 em Tsim Sha Tsui em Hong Kong. Há quase 20 anos produzem miniaturas de carros e motos nas escalas 1:6, 1:12, 1:18, 1:24, 1:32, 1:43, 1:48, 1:64 e 1:87. Também atuam no mercado de miniaturas de aviões, helicópteros e navios de 3 até 29 polegadas.

O foco principal da Motor Max hoje não são as miniaturas de 1:64 e sim as de escalas maiores.

Na escala 1:64 a Motor Max, nos anos 90, comprou a antiga Zylmex baseada em Long Beach na California desde os anos 70. A Zylmex usava a marca Zee Toys que produziam os Dyna Wheels. Esses moldes Zylmex foram usados pela Motor Max, apenas com troca da embalagem.

A Motor Max após iniciar em 1:64 com os moldes Zylmex, investiu em seus próprios moldes com as séries Fresh Cherries, que tinham miniaturas em 1:64 e 1:87 e as séries American Grafitti, Exotic Rides, Hi-riserZ entre outras. Mas, talvez tenham sido os dioramas da série Moments in Time que tenham feito a Motor Max mais conhecida entre os colecionadores de miniaturas 1:64.

Motor Max Fresh Cherries 1:64:

Motor Max Fresh Cherries 1:87:

Hi-riserZ e American Grafitti:

A série Exotic Rides é uma série Premium da Motor Max onde as miniaturas tem melhor acabamento e pneus de borracha.

Assim como nos Exotic Rides, nos modelos de linha a Motor Max tem alguns modelos únicos, não encontrados em outros fabricantes de miniaturas 1:64. O próprio Pagani Zonda, nessa escala de 1:64, só existe em modelo Motor Max, seja na linha normal de combate ou na Exotic Rides.

Os dioramas Motor Max apresentam-se bem detalhados e com custo bastante acessível pois o preço não passava de 10 dólares americanos nas lojas do ramo.

Em complementação aos modelos 1:64 a Motor Max produz as peças “Dyna City”, modulares ou não.

As peças Dyna City também são vendidas em módulos e podem ir se encaixando e o formato final é definido por quem brinca com as peças.

Com atuação ampla no mercado de miniaturas em várias escalas a Motor Max não é uma das preferidas dos colecionadores 1:64/3 polegadas, mas apresenta alguns modelos únicos, dignos de qualquer boa coleção e belos dioramas a preços acessíveis.

Referências:

4 comentários:

  1. Interessante. Eu conheci a Motormax a menos de um ano. Tenho duas miniaturas, o Saleen S7 e a Ford Maverick (ambas aparecem nas fotos da matéria).
    São boas miniaturas. O Saleen é bem feito. O Maverick deixa um pouco a desejar, pois tem a lateral alta demais, que deforma um pouco a miniatura, ficando com aquela "porta gigante", igual acontece com vários modelos Jada Toys 1/64, tipo Ford Falcon 1964 por exemplo.
    O Pagani Zonta C12, esteve na mão, mas não dava para querer pois o tamanho é bem maior que os demais... Dá pra ver nas fotos!!! Ele é quase o dobro do tamanho do Pagani Huayra hot wheels, o que não faz o menor sentido.
    Abraço a todos...

    ResponderExcluir
  2. Tenho miniaturas bacanas dessa marca, uma Lamborghini Murcíeĺago conversível que troquei as rodas e a base é com parafusos, o Porsche 959 também acho legal, o Pagani Zonda C12 e a Ford delivery 1940

    ResponderExcluir
  3. Já vi vários bem legais, porém só tenho duas na coleção, 1 com pneus de borracha, o maverick amarelo, e um porsche boxter da linha simples, ambos 1:64

    ResponderExcluir
  4. Ineressante matéria! Tenho vários da coleção de dioramas com cenas de filmes da Motor max tais como: Robocop, Grease, Rain man e etc. São bem legais e únicos pois não tenho visto de outras marcas com esses filmes!

    ResponderExcluir