domingo, 25 de setembro de 2016

A história da Norev

Conhece a Norev? Tem algum de seus carros na coleção? Dá uma olhada nessa história da marca contada pelo nosso amigo Mauricio Nunes e saiba tudo sobre ela! Clique aqui e veja todas as postagens do Mauricio sobre a história do nosso hobby.

A história da Norev começou em 1945 quando os irmãos Veron (Norev ao contrário) criaram o primeiro relógio para crianças. Seguiu-se a isso em 1953 a produção da primeira miniatura de automóvel, um modelo Sinca. Mas foram precisos 30 anos para que em 1975 a Norev lançasse sua linha de miniaturas de três polegadas. A linha Mini Jet inicialmente utilizou moldes da Schuco em escala 1:66 e depois passou a criar seus próprios moldes.

Já em 1978 a Norev utilizava somente seus próprios moldes para fabricação de suas miniaturas.

A empresa continuou investindo até 1984, quando parou de investir em moldes de três polegadas e esgotou o estoque, somente vendendo até 1994 quando as vendas dos Mini Jet foram interrompidas.

Em 1980 a Majorette, que foi criada por um dos irmãos Veron, acabou comprando a Norev. Mas a Majorette tinha também seus próprios problemas sendo depois comprada pela Smoby, que foi adquirida pela Simba-Dickie. Em 1986 a Norev foi comprada pelo investidor Marc Fisher que remodelou a empresa com maquinário de produção moderno e reforçou a imagem de produzir somente miniaturas “top de linha”. 

Nova troca de comando em 1997, Axel Fischer sucede a seu pai, mas continua dirigindo a Norev na mesma direção, e em 2003 reintroduz a linha Mini Jet, que tinha parado de ser vendida em 1994. 

A segunda geração Fischer no comando da empresa mantém as miniaturas Mini Jet realistas, com cores reais de fábrica, rodas próprias de cada veículo e faróis e lanternas de lente. A Norev não trabalha com rodas genéricas na linha Mini Jet. Entretanto a linha City 1:64, lançada em 2006, tem modelos nessa escala e é uma linha de combate, apresentada somente em embalagem blisters, com rodas genéricas e faróis/lanternas pintados e não de lente como na linha Mini Jet.

A Mini Jet tem 7 séries de veículos: Showroom, Street Racer, Racing, Farmer, Construction, Emergency e Retro além dos caminhões, que podem sair em algumas das linhas citadas.

Dentro da série Showroom, há carros de passeio, SUV’s, conversíveis, peruas e carros conceito.

Dentro da série Racing a Norev tem modelos de Le Mans, que são extremamente fiéis aos originais e não são muitos os fabricantes nessa escala que produzem modelos desse tipo.

Ainda dentro da série Racing a Norev lançou a série Racing Retro que mostra veículos de corrida antigos, alguns originários da série Retro repintados para o Rallye de Monte Carlo entre outras pinturas.

A Norev produz para as revendedoras de veículos modelos em caixas exclusivas dos fabricantes e as miniaturas são vendidas nas lojas de veículos. A Citroën, Peugeot, Renault, Volkswagen, Mercedes Benz, Lancia, Fiat, Audi, Porsche entre outras, vendem essas miniaturas Norev em suas lojas na Europa.

As séries especiais seguem orientações dos fabricantes e a escala de modelos maiores é proporcional aos modelos de três polegadas.

Ainda nas séries especiais a Norev produziu em escala real 1:64, miniaturas dos lendários carros que bateram recorde de velocidade, como os Firebirds à turbina da GM da década de 50.

Focamos até agora esse artigo nas Mini Jets de três polegadas, mas a Norev é bem maior do que isso e produz modelos em várias outras escalas.

As miniaturas Jet Car são em escala 1:43, mas são modelos de venda a varejo, mais como brinquedos do que peças efetivas de coleção como são as 1:43 normais. Mesmo assim, os Jet Car são bem detalhados, mas focam somente em carros de passeio, corrida e serviços.

Para complementação de sua linha Mini Jet a Norev oferece ao público seus “tapetes”, onde um cenário bidimensional é pintado em um tapete para que as miniaturas passem por ele.

Como a maior parte dos fabricantes de miniaturas longevos, a Norev tem uma história atribulada e já passou por vários controladores, mas parece que a família Fischer conseguiu definir um bom rumo para a empresa e ela segue, apresentando bons resultados para seus investidores e sempre investindo em novos modelos. Se há alguma crítica aos modelos Norev Mini Jet, jamais seriam a sua qualidade, mas a distribuição restrita a alguns países da Europa, tornando difícil para nós adquirirmos miniaturas desse fabricante que tem muitas miniaturas de modelos reais montados no Brasil. 

Referências:

6 comentários:

  1. Eu comprei o Peugeot 208 GTI deles... Simplesmente lindo. As rodas são perfeitas, os pneus possuem sulcos igual a Kyosho. Não sei se tratava-se de série especial.
    Agora, encontrar as miniaturas é loteria total. Encontrei por acaso e era "filho único" em uma pequena loja de brinquedos tradicionais. Nas grandes redes nunca vi... Uma pena.
    Bela matéria. Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Fiquei abismado com os Fiat da Norev que dá para encontrar facilmente! Gostei muito de saber a história da marca!!

    ResponderExcluir
  3. Filha única Norev que possuo, é uma mini do Simca Chambord saia e blusa, na escala 1/43. Muito linda.

    ResponderExcluir
  4. Filha única Norev que possuo, é uma mini do Simca Chambord saia e blusa, na escala 1/43. Muito linda.

    ResponderExcluir
  5. A unica miniatura da Norev q tenho é um caminhão betoneira Renault kerax , simplesmente sensacional!!!

    ResponderExcluir
  6. Adquiri um Mercedes CLK DTM da.marca e fiquei impressionado com os detalhes. Excelente mini.

    ResponderExcluir