sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Hot Wheels GranToros

Se você gosta de histórias obscuras, daquelas que quase ninguém sabe ou ouviu falar, tenho uma boa pra contar: sobre os maravilhosos carros da série GranToros da Hot Wheels.

Em 1959, dois irmãos criaram a Mebetoys na Itáila, uma fábrica de brinquedos que originalmente fazia chaveiros, armas de brinquedo e outros ítens. Em 1966, eles começaram a fazer miniaturas de carros na escala 1/43, com cerca de 22 réplicas de carros europeus. E em 1969, a empresa foi vendida para a Mattel, que originalmente teria os irmãos Ugo e Martino Besana, juntamente com o outro irmão Mario envolvidos na transição da empresa por dois anos. Mas a Mattel demitiu os irmãos depois de 4 meses.

Em 1974, esses mesmos irmãos fundaram a Martoys, que em 1976 passou a se chamar BBurago. Apenas Mario ficou na empresa, que faliu em 2006 e seu filho Marco acabou indo pra prisão. A BBurago foi comprada pela Maisto em 2006.

Quando a Mattel comprou a Mebetoys em 1969 já existiam mais de 40 modelos, e a linha GranToros da Mattel foi criada com os mesmos princípios que tinham feito o sucesso da linha Hot Wheels. Originalmente alguns modelos dessa linha eram reproduções dos modelos originais, mas com tinta metálica e rodas de plástico, mas vários outros se mantiveram como os originais. Era a linha na escala 1/43 da Mattel, que era tida por eles como "Hot Wheels Super Racers", e tinham até uma pista de brinquedo especialmente feita para eles disponível na época.

A linha completa da série GranToros da Mattel consistia em 25 carros na escala 1/43, com variações de cor, e começaram a ser comercializados em 1970 nos Estados Unidos, e como a série "Sputafuoco" na Itália. Essa série foi descontinuada entre 1972 e 1973 e mesmo assim alguns modelos da série continuaram sendo produzidos pela Mebetoys na Itália, com rodas com pneus de borracha entre outras diferenças. A Mattel manteve o nome Mebetoys até 1980/81, e em 1982 a linha toda passou a se chamar "Mattel Super Hot Wheels", com modelos na escala 1/25 e 1/43. Óbviamente os modelos mais legais e mais realísticos eram os feitos originalmente pela Mebetoys, enquanto os da Mattel eram mais "fantasiosos" e mais no estilo brinquedo.

Achar um desses modelos à venda hoje na internet não é fácil, e quando se acha, os preços são muito altos (pra lá de 100 euros nos modelos originais, e um pouco menos nos modelos da Mattel).

Toda essa história e as fotos foram tiradas do excelente site grantoros.com, aonde você pode encontrar muito mais informações e curiosidades. Não deixe de visitar e de babar nas fotos!

Um comentário:

  1. Parabéns Douglas, pelo resgate desta história. Mais uma vez temos a Mattel como protagonizadora de mais uma extinção de marca, rompimento de acordo com a demissão dos irmãos Besana, com mania de impor qualidade inferior e cores fantasiosas, ou seja, Mattel como conhecemos.
    Eu nunca tive a oportunidade de ver este modelos, mas creio que a própria Mattel, que hoje lança modelos como os de antigamente, poderia resgatar esta linha GranToro.

    ResponderExcluir