quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Descanse em paz, Steve



Peço licença a todos aqueles que lêem o blog T-Hunted diariamente, para que eu possa fugir do assunto de miniaturas e falar sobre algo que me entristeceu e que certamente deixará o mundo mais pobre.

Eu fui um dos primeiros usuários aqui no Brasil dos produtos da Apple, ainda na década de 80, e também um dos primeiros a usar os Macintosh também na década de 80. Minha vida profissional foi em cima desses computadores da Apple por um longo tempo, e passei anos escrevendo para revistas de informática sobre assuntos relacionados a tecnologias da Apple.

Em 1996 tive o privilégio de assistir uma palestra da Apple em San Francisco, aonde o presidente da empresa (na época, o Gilbert Amelio), anunciava a todos que o Steve Jobs estava voltando a empresa. Meses depois esse presidente tinha sido chutado da empresa, e o Steve assumia de vez para revolucionar a empresa e o mundo.

Em 2001 estive de novo lá, e dessa vez vi uma palestra toda do Steve, e fiquei hipnotizado pelo seu poder de liderança, e da sua capacidade inventiva.

Em 2006 mais uma vez assisti a palestra dele, agora pela última vez, e já notava-se o início de sua doença. As fotos abaixo são dessa apresentação.

O mundo perde um dos maiores gênios de sua história moderna, e eu sempre guardarei as lembranças de ter conhecido esse gênio, de ter usado os produtos que ele inventou, e de ter apoiado, sendo como jornalista, como usuário, ou apenas como fã da marca, tudo aquilo que ele fez.

O mundo fica menos brilhante hoje, e o céu ganha mais uma grande estrela pra se juntar a tantos que fizeram diferença nesse mundo complicado. Além do homem inventivo, Steve deixou sua marca como homem que começou do nada, que aprendeu a ser mais humilde, que soube lidar com a sua doença, e com as críticas e os maus momentos da vida.

Steve além de criar a Apple, e de inventar produtos de inegável sucesso (iMac, iPod, iPad, iPhone, entre outros), mudou nossa vida ao investir em uma empresa chamada Pixar, que fez o cinema ficar menos careta com seus lindos filmes (Cars, Toy Story, Monstros S.A, etc). Além disso contribuiu com inúmeras campanhas e pesquisas que tem como finalidade melhorar a vida das pessoas. Ele certamente fez desse mundo um lugar mais agradável.

Ainda hoje uso um computador da Apple pra escrever esse blog, e espero nunca mais ter que usar um PC com Windows na minha vida.

Descanse em paz Steve. Pena que você tenha que ir assim tão cedo.


8 comentários:

  1. Silvio José Schiavon
    Em uma época que ninguem cria nada, como dizia o outro," nada se cria tudo se copia", O cara teve um insight, e revolucionou o mundo, se agora eu estou teclando no meu Lap Top devo a ele, um cara que se fez por si próprio (Que complicado Hein, kkk) ele foi entregue pelos pais para adoção, podia ser uma pessoa revoltada, mas foi a luta e com o seu censo inventivo colocou seu nome para sempre na história da tecnologia digital, existe um tempo antes e depois dos macintosh, e depois disso não parou mais, até entrar na era do I (ipod, iphone,itunes), ele vai ser lembrado para sempre...

    ResponderExcluir
  2. The World now is a poorer place. 8-(

    "I was one of the first users in Brazil of Apple products, even in the 80's, and also one of the first to use the Macintosh also in the 80's. My professional life was on top of Apple computers for a long time, and spent years writing for computer magazines on topics related to Apple technologies."

    Woww, I never thought that our lives so paralel! The Sinclair computers (ZX81, Spectrum) means the same for me as Mac means to you. Hoewer I am a PC user, I had and still have Macs as well and I also used to work for IT magazines since high school. I spent the last 13 years as a fulltime IT journalist.

    Unfortunatelly I never met Mr. Jobs personally, but I had a chance to interview Mr. Wozniak which was a bucket list kinda thing for me. He is a fantastic person, very friendly.

    ResponderExcluir
  3. perdemos um grande genio da informatica

    inclusive se hoje existe o Windows da Microsfot foi graças a Steve Jobs tambem pois Bill Gates "roubou" parte da ideia e do sistema para criar a 1ª versão

    Jobs é o grande responsavel por nossos PCs particulares e por diversas das inovações nesse mundo da informatica, alem de mesmo que num tenha criado, tenha aperfeiçoado

    como profissional da area de TI posso dizer: perdemos um mestre que ensinou muito a esse mundo

    ResponderExcluir
  4. Ele não nasceu apenas para fazer figuração no mundo, ele nasceu para ser um dos atores principais!

    Que pena, ele ainda tinha muito para fazer, pois o mundo está cheio de figurantes e poucos atores!

    ResponderExcluir
  5. Quanto oba oba p/ este cara! Gênio, passou longe no meu conceito. Nunca utilizei ipod,ipad,iphone ou outros iiiis da vida. Produtos caros e não populares. Muito avarento, pelo que se saiba, nunca fez uma ação de filantropia. Talvez o gênio possa ser o cara que criou o walkman, o ipod é a mesma coisa com mídia mais moderna, talvez seja o Linus Torvalds, que criou o Linux com licença livre para todos (LGPL)e tantos outros por aí. Mas a mídia gosta do cara, ai................
    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Quanto oba oba p/ este cara! Gênio, passou longe no meu conceito. Nunca utilizei ipod,ipad,iphone ou outros iiiis da vida. Produtos caros e não populares. Muito avarento, pelo que se saiba, nunca fez uma ação de filantropia. Talvez o gênio possa ser o cara que criou o walkman, o ipod é a mesma coisa com mídia mais moderna, talvez seja o Linus Torvalds, que criou o Linux com licença livre para todos (LGPL)e tantos outros por aí. Mas a mídia gosta do cara, ai................
    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Wozniak is a great guy!

    You're a lucky guy having a chance to interview him.

    We're gonna miss Steve Jobs.

    Thanks for your words Sam!

    Doug

    ResponderExcluir
  8. Steve Jobs foi o maior visionário da tecnologia que se viu até hoje...

    Se não fosse ele provavelmente não teríamos micros nas nossas casas, seria apenas uma máquina para cientista ficar calculando suas fórmulas...

    O cara mudou o jeito de a gente ver a tecnologia e mudou as nossas vidas para sempre!

    ResponderExcluir