domingo, 19 de setembro de 2021

Majorette Globe Toys (2ª parte)

Essa é a segunda parte do artigo “Majorette Globe Toys” publicado na semana passada. Clique aqui e veja todas as postagens do Mauricio sobre a história do nosso hobby.

Caravan St Tropez #201 – modelo criado no ano de 1977 e permaneceu em produção até o ano de 1985. Também usado na série #300 com o número #368. A primeira aparição em branco com decoração praiana baseada em azul, com vidros âmbar e rodas 5BL.  


O modelo “Globe Toys do trailer em branco vidros âmbar e faixas vermelhas nas laterais escrito “City / Cidade” e com rodas NUC.


Triumph TR7 #202 – modelo criado no ano de 1982 e projetado na escala 1:53 e ficando ativo em linha até o ano de 1987. O primeiro modelo foi feito em vermelho com interior em bege, vidros incolores e rodas 6CR. 


O modelo da série pintado de vermelho com decoração em branco no capô com faixas e o nome TR-7. Modelo com vidro incolor, interior em preto e rodas ELO.


Volkswagen Golf (Mk I) #210 – a versão I do VW Golf foi criada em 1978 e ficou ativa até o ano de 1985 e foi criado na escala 1:60 na cor vermelha com GOLF escrito em prata nas laterais, com interior cor de laranja e vidros âmbar e rodas 3S. 


A série “Global Toys” contou com quatro repinturas do modelo Mk 1 do VW Golf. Todos os modelos com rodas 8DOT, dois azuis e dois vermelhos. Um modelo azul com interior branco e vidros âmbar e o outro modelo azul com interior vermelho e vidros incolores, ambos com a mesma grafia nas laterais do modelo de lançamento, só que em preto. Os modelos em vermelho um com a arte nas laterais em branco igual ao modelo de lançamento, ambos com interior em preto. O modelo sem decoração na lateral com vidros incolores e o outro modelo em vermelho com vidro âmbar.     


Mercedes-Benz NG Garbage Truck (Mercedes-Benz Poubelles) #218 – modelo criado em 1978 com a cabine em vermelho e carroceria em cinza com rodas NUC e vidros âmbar, sem interior. O modelo foi feito em escala 1/100 e permaneceu ativo até o ano de 1986. 


A cor escolhida para a série “Globe Toys” foi a cor de laranja, com rodas NUC, vidros âmbar e carroceria em cinza e ainda sem interior. 


Magirus Beton #227 – modelo em escala 1:100 criado na cor vermelha, laranja e amarelo com vidros âmbar e com rodas 3S em dois eixos e um terceiro eixo com rodas 5BL.


Esse modelo tem uma roda dentada que é acionada pelo terceiro eixo com as rodas 5BL e movimenta a betoneira quando o caminhão se move. 


O modelo da série “GlobeToys” se apresentou em verde, preto e cinza com vidros incolores e rodas NUC2. 


Como todos os modelos da série “Globe Toys” o nome Majorette não existe na base do veículo (vide marca vermelha). No Magirus da série, foi também retirada a roda dentada que movimentava a betoneira (vide marca verde). 


Mercedes TP (TraX Publics / Travaux-Publics) #233 – modelo de um caminhão Mercedes-Benz 508D em escala 1:76 criado no ano de 1978 e esteve na linha de produção até o ano de 1986. A primeira cor do modelo em amarelo com interior branco, vidros fumê claro e rodas NUC com a capota plástica da traseira em vermelho. Essa mesma configuração apareceu na série #200 e na série #300 com um reboque também em amarelo com vermelho. 


O modelo “Globe Toys” manteve a mesma cor e detalhes do primeiro modelo, tanto na série #200 como na #300, só que nesse caso o modelo foi feito SEM o nome Majorette estampado na base (vide marcação vermelha). 


Esse modelo foi também produzido no Brasil nas cores laranja com azul claro, vidros azuis e interior em branco e rodas NUC, mas NÃO como modelo “Globe Toys” e SIM como modelo Inbrima.


Citroën Acadiane #235 – modelo do ano de 1985 e ficou em linha até o ano de 1990. Produzido na primeira vez em escala 1:60 na cor azul claro com interior e grade frontal em branco, vidros âmbar e rodas 3S.  


Na série “Globe Toys” houve duas repinturas. Uma em amarelo com interior e grade frontal em branco, vidros incolores e rodas NUC. A segunda repintura em preto com vidro incolor, interior cinza e rodas NUC2 com letreiro “Paul Bocuse” (o chefe de cozinha francês) em letras douradas em moldura retangular dourada nas laterais. 


Fiat Ritmo #239 – Esse modelo de Fiat foi produzido na escala 1:53 e criado no ano de 1981 e ficou em linha de produção até o ano de 1986. A primeira vez do modelo foi em vermelho com rodas 3S vidros transparentes e interior em preto. 


Na série Globe Toys, foram duas repinturas do Fiat Ritmo ambas com rodas 8DOT escrito ABARTH 2000 e faixas pretas nas laterais. Interior em preto e vidros transparentes em duas repinturas: azul e laranja.


Simca 1308 #240 – modelo em escala 1:60 criado no ano de 1977 e ativo em linha até o ano de 1981. Sua primeira aparição foi em cobre com interior em cinza claro e rodas 5BL com vidros âmbar claro.

O modelo da série “Globe Toys” em azul metálico com interior em cinza e vidros incolores com rodas NUC.


A KIKO (veja marcação em vermelho na foto) no Brasil, produziu um modelo semelhante a esse da Globe Toys em azul mais escuro sem ser metalizado, com interior e para choques em cinza mais escuro e rodas 3S. Essa foi uma das cores do Simca KIKO no Brasil. 


Renault JP4 #252 – modelo em escala 1:47 lançado em 1983 e ativo até o ano de 1987. O modelo ficou fora de linha até 1993, quando voltou e ficou mais 5 anos ativo até o ano de 1997. O primeiro modelo em azul escuro com interior em rosa e detalhes em amarelo com rodas 6S.


Na série Globe Toys o modelo apareceu na cor verde escuro metálico com interior em branco e detalhes em preto também com rodas 6S.


Renault 5 Maxi Turbo #255 – modelo criado na escala 1:53 no ano de 1986 e ativo somente até o ano seguinte. Modelo com pintura de corrida com interior e detalhes em vermelho e cor da carroceria em azul escuro e vidro âmbar com rodas ELO.


O modelo da série “Globe Toys” na mesma pintura e decoração do modelo de lançamento, apenas trocando o azul escuro por preto. 


BMW 733 #256 – modelo em escala 1:60 criado em 1979 e ativo nesse molde até o ano de 1986. O modelo apareceu em primeira pintura em verde metálico com o logo da marca no capô, vidros esverdeados e interior branco com rodas NUC. 


Para a série global a Majorette escolheu pintura azul metálica com vidros em âmbar, interior branco e rodas NUC. O modelo trás uma decoração com faixas e a marca (BMW) em branco no capô. 


Mercedes Pompier Airport #258 – modelo em escala 1:70 criado no ano de 1979 e ativo até o ano de 1985. A primeira aparição em vermelho com detalhes em banco e cinza e vidros transparentes, com rodas 3S. 


A cor vermelha com interior em dois tons de cinza e rodas NUC para os dois modelos “Globe Toys”, sendo que um com vidros azulados e canhão d’água preto e o outro com vidro incolor e canhão d’água cinza. 


Minibus #262 – as vezes também chamado de “Minibus Airport” esse modelo em escala 1:87 foi criado no ano de 1979 e teve uma vida longa até o ano de 2004. A primeira vez do modelo na linha foi com pintura em vermelho e branco como um ônibus da JAL (Japan Air Lines) e com rodas 3S.


O miniônibus da série foi pintado na cor vermelha e branco, como os primeiros modelos, mas invertidas as posições das cores e passou a ser um miniônibus da TWA com rodas NUC. Esse modelo NÃO tem os passageiros dentro como nas outras versões.


O modelo Minibus #262 foi também produzido no Brasil pela Inbrima usando as rodas 3S nas mesmas cores do modelo “Globe Toys”, mas NÃO se trata de um modelo da série e sim de um modelo da Inbrima. Esse modelo brasileiro, leva uma decoração genérica nas laterais de um adesivo de papel, não configurando um ônibus de companhia aérea, mas a versão brasileira tem os passageiros dentro. 


Renault Alpine A310 #264 – modelo criado na escala de 1:55 no ano de 1979 e ativo até o ano de 1985. A primeira cor do modelo foi em azul escuro como um modelo de polícia, com a tampa traseira em branco e com vidros âmbar e com decoração e interior em branco e rodas 3S.


O modelo “Globe Toys” em azul escuro com a tampa traseira e interior em cinza, vidros azulados e rodas NUC2. O veículo permanece de polícia, mas com uma pintura ligeiramente diferente. 


Renault 18 #266 – modelo do ano de 1979 e ativo até o ano de 1985. A primeira aparição do modelo foi em amarelo claro com interior branco e vidros azuis e rodas 5BL com placa branca no teto escrito TAXI. 


Para a série Globe Toys o modelo apareceu em duas versões. Uma versão em vermelho com decoração em preto e branco (escrito Radio Taxi), interior em branco com vidros transparentes e placa de TAXI no teto com rodas 3S. A segunda versão em cor de vinho com decoração em vermelho e branco escrito “Radio Taxi” com vidros de cor âmbar e interior branco com rodas NUC.


Autobianchi A112 #270 – modelo em escala 1:53 criado no ano de 1984 e ativo até o ano de 1987. O modelo de lançamento em vermelho com decoração em branco e verde escrito “A112” com interior em preto, vidros âmbar e rodas 3S.  


O modelo da série “Globe Toys” em amarelo com decalque em preto e verde escrito “A112”, com interior em preto, vidros transparentes e rodas 8DOT. 


Renault 5 #280 – modelo presente na linha entre os ano de 1983 e 1986, criado na escala de 1:51 na primeira aparição na linha na cor verde metálico com decoração em preto, vermelho e amarelo, com interior em branco e vidros âmbar com rodas NUC2. 


O modelo da série “Globe Toys” pintado de preto com decoração em marrom no capô, com rodas NUC2, interior branco e vidros âmbar.


Lancia Montecarlo #285 – modelo em escala 1:50 criado no ano de 1982 e abandonado esse molde no ano de 1987. A primeira aparição do modelo na cor vermelha com interior preto e vidros âmbar com rodas 6CR. Na decoração do modelo há uma faixa preta e escrito “Monte Carlo” nas laterais. 


Na série “Globe Toys” foi usado o mesmo modelo de lançamento e um outro com mesma decoração, rodas, vidros e interior, só que na cor amarelo. 


Uma série grande e complicada. Hoje se perdeu no tempo o motivo da criação de uma série em que o fabricante abdicou de mostrar uma de suas principais vantagens, sua marca! Alguma estratégia havia em setorizar a distribuição e não usar a marca, mas hoje não se sabe mais o que motivou essa estratégia, mas pode-se inferir que não funcionou, por que os modelos vendidos na Alemanha hoje levam a marca Majorette, mas hoje a dona da marca é alemã (Simba-Dickie) e na época a dona era outra. Com alguns modelos ligeiramente diferentes dos modelos originais da série #200 essa série tem de objetivo para os colecionadores cores distintas e únicas e para quem coleciona modelos encartelados há as embalagens próprias da série. 


NOTA DO AUTOR: muitas das fotos abaixo referenciadas foram retocadas eletronicamente (e.g. abaixo).


Referências:

https://majorette-model-cars.fandom.com/wiki/Globe_Toys

www.swiftysgarage.org/majorette-listing-globe-toys-series-t16046.html

https://www.ebay.com/itm/MAJORETTE-101-1-80-DODGE-PICK-UP-2X-VARIOUS-VINTAGE-70s-DIECAST-NMINT-NO-BOX-LOT/293733499914

https://www.mininches.com/2020/09/lepopee-majorette-la-lancia-montecarlo.html

https://www.majorette-rail-route.com/t1118-n270-autobianchi-a112

https://majorette-model-cars.fandom.com/wiki/Renault_18

https://www.mininches.com/2020/04/lepopee-majorette-la-renault-18.html

https://www.chezbois.com/photogallery/photo_large/71931.jpg

https://static.wikia.nocookie.net/majorette_model_cars/images/5/56/Majorette_Autobianchi_A112_%28red%2C_A112%2C_dark_orange_windows%29.jpg/revision/latest?cb=20200724212113

https://static.wikia.nocookie.net/majorette_model_cars/images/1/1e/Majorette_Renault_5_%285_doors%29_%28green%2C_black_orange_yellow_stripes%29.jpg/revision/latest?cb=20200714125747

LANCIA MODEL CAR COLLECTION (lanciamodels.blogspot.com)

https://static.wikia.nocookie.net/majorette_model_cars/images/9/9a/Renault_Alpine_A310_%28blue%2C_police_on_hood_and_sides%2C_yellow_windows%29.jpg/revision/latest?cb=20200710140819

www.publicsafetydiecast.com/MAJ264-A06a.JPG

https://majorette-model-cars.fandom.com/wiki/Minibus?file=Minibus_%2528red_white%252C_japan_air_lines%252C_green_windows%252C_4_passengers%252C_3S%2529.jpg

(Majorette - 258) Mercedes 508D pompier aéroport - Un monde de miniatures (canalblog.com)

Memórias da caixa de fósforos: Off-Matchbox: Majorette No. 258 Mercedes Pompier Aeroport (matchboxmemories.blogspot.com)

https://static.wikia.nocookie.net/majorette_model_cars/images/e/ec/BMW_733_%28blue%2C_silver_BMW_on_hood%29.jpg/revision/latest?cb=20200830015151

https://static.wikia.nocookie.net/majorette_model_cars/images/b/bc/BMW_733_%28light_green%2C_bmw_logo_on_hood%29_1979.jpg/revision/latest?cb=20200830015054

https://www.majorette-rail-route.com/t1532-n255-renault-maxi-5-turbo

majorette renault #255 - Bing images

https://static.wikia.nocookie.net/majorette_model_cars/images/c/c1/Renault_JP4_%28globe_toys_252%29.jpg/revision/latest?cb=20200830115755

https://www.majorette-rail-route.com/t1049-n247-porsche-924

https://static.wikia.nocookie.net/majorette_model_cars/images/b/b3/Fiat_Ritmo_%28red%2C_clear_windows%29.jpg/revision/latest?cb=20200613143026

https://www.majorette-rail-route.com/t2709-n239-fiat-ritmo

https://www.majorette-rail-route.com/t1610-n240-simca-1308

https://static.wikia.nocookie.net/majorette_model_cars/images/d/dd/Simca_1308_brown_metallic_240.jpg/revision/latest?cb=20200606094839

https://www.majorette-rail-route.com/t1103-n235-citroen-acadiane

https://br.pinterest.com/pin/583779170435744253/

https://www.majorette-rail-route.com/t2050-n233-mercedes-travaux-publics

www.diecastchile.cl/2018/04/majorette-mercedes-benz-t2-de-obras.html

https://www.ebay.com/itm/Majorette-1-70-Nr-233-MB-Trax-Publics-mit-Anhanger-Texaco-Werbe-OVP-Nr-2-610/322838951110

https://www.majorette-rail-route.com/t2802-n227-magirus-betonniere

https://www.majorette-rail-route.com/t2801-n218-mercedes-benne-ordures

www.limagneminiatures.com/contents/es/d1577_CAMIONS.html

https://www.majorette-rail-route.com/t2499-n210-volkswagen-golf-1

https://www.tapatalk.com/groups/joesdiecastshack/majorette-t29151.html

https://www.majorette-rail-route.com/t1117-n202-triumph-tr7

www.team.net/TR8/trscale/pic/trscale-01-20a.jpg

https://www.majorette-rail-route.com/t1912-n201-caravane-st-tropez

https://static.wikia.nocookie.net/majorette_model_cars/images/7/78/Caravane_St_Tropez_%28white%2C_windsurfing%2C_5BL%29.jpg/revision/latest?cb=20210531120224

https://www.majorette-rail-route.com/t1384-n123-dune-buggy

https://www.mininches.com/2020/03/lepopee-majorette-les-dune-buggys.html

https://i.pinimg.com/originals/d0/a1/44/d0a144fe8c0b161f0697544ce58d0864.jpg

https://i.ebayimg.com/images/g/-3YAAOSwG8tezVkg/s-l640.jpg

https://www.majorette-rail-route.com/t2048-n121-matra-simca-bagheera

https://www.majorette-rail-route.com/t2800-n262-minibus

https://www.ebay.com/itm/283021852678

https://www.majorette-rail-route.com/t512-n120-magirus-benne

https://static.wikia.nocookie.net/majorette_model_cars/images/d/db/Majorette_Magirus_Tipper_Truck_%28yellow%2C_red_tipper%2C_NUC_wheels%29.jpg/revision/latest?cb=20200717155848

https://static.wikia.nocookie.net/majorette_model_cars/images/d/df/Datsun_260_Z_%28blue%2C_5BL%29.jpg/revision/latest?cb=20200712182358

https://www.majorette-rail-route.com/t2586-n118-datsun-260-z

www.spateri.com/Roberto/Personale/Collezioni/Modellini/Visualizza.asp?ID_Modello=682&ID_Immagine=1334

https://www.majorette-rail-route.com/t1968-n117-ford-capri

https://i.ebayimg.com/images/g/C2kAAOSwBRlcq0jr/s-l400.jpg

https://www.majorette-rail-route.com/t3142-n116-citroen-dyane-raid

https://static.wikia.nocookie.net/majorette_model_cars/images/2/2a/Citro%C3%ABn_Dyane_raid_%28orange%2C_11%2C_5BL%29%29.jpg/revision/latest?cb=20201117163420

https://www.majorette-rail-route.com/t1383-n115-vw-combi

https://www.custojusto.pt/lisboa/desporto-lazer/brinquedos-jogos?na=1

https://static.wikia.nocookie.net/majorette_model_cars/images/d/d5/Majorette_Scania_140_LS_Multibenne_%28orange%2C_grey_interior%2C_NUC-NUCS_wheels%29.jpg/revision/latest?cb=20210409164749

https://www.majorette-rail-route.com/t2052-n114-scania-multi-benne

https://www.flickr.com/photos/28944248@N04/3416593545

https://www.majorette-rail-route.com/t2077-n113-renault-5

https://www.majorette-rail-route.com/t1457-n112-citroen-cx

https://toysfromthepast.blogspot.com/2015/09/587-majorette-ferrari-312-t2-f1-n-232.html

https://www.majorette-rail-route.com/t597-n111-ferrari-f1

https://www.majorette-rail-route.com/t2911-n110-mercedes-unimog

https://www.majorette-rail-route.com/t2911-n110-mercedes-unimog

https://www.majorette-rail-route.com/t598-n109-saviem-citerne-container

https://majorette-model-cars.fandom.com/wiki/Saviem_SM_Europe_Tanker?file=Majorette_Saviem_SM_Europe_Tanker_%2528red%252C_shell%252C_grey_base%2529.jpg

https://www.ebay.com/itm/AJ581-MAJORETTE-CAMION-CITERNE-SHELL-SAVIEM-1-100/303049839394

https://static.wikia.nocookie.net/majorette_model_cars/images/f/fb/Majorette_Saviem_SM_Europe_Container_%28red%2C_grey_interior%2C_majorette_container%2C_NUC-3S%29.jpg/revision/latest?cb=20201211164713

https://www.ebay.com/itm/1970s-Majorette-Saviem-Truck-Trailer-Set-Nice-Original-in-Blisterpack/331431340644

https://www.majorette-rail-route.com/t3064-n109-saviem-porte-pailles

https://www.majorette-rail-route.com/t2482-n108-mercedes-350-sl

https://www.ebay.com/itm/Majorette-1-60-Nr-213-Mercedes-Benz-350-SL-Cabrio-weis-Nr-1-469/322731155376

https://www.majorette-rail-route.com/t1393-n107-bmw-turbo

https://www.njuskalo.hr/djecje-igracke/majorette-217-bmw-turbo-odlicnom-stanju-1-60-drugi-oglas-15417363

https://www.hobbydb.com/marketplaces/hobbydb/catalog_items/citroen-gs-camargue-8f43f7f9-755b-4686-abef-762d09d7f81b

https://www.majorette-rail-route.com/t2945-n106-citroen-gs-camargue

https://www.todocoleccion.net/coches-a-escala/citroen-gs-camargue-majorette-escala-1-55~x192835933

https://www.majorette-rail-route.com/t2712-coffret-globe-toy

https://www.mininches.com/2018/04/lepopee-majorette-la-volvo-245-dl.html

https://www.majorette-rail-route.com/t1609-n103-renault-4l-f4

https://les-annees-norev.forumpro.fr/t852-modele-n-230-renault-4l-fourgonnette

https://i.ebayimg.com/images/g/OBgAAOSwsJpfDLN7/s-l300.jpg

https://majorettekisautok.reblog.hu/majorette-dodge-pickup

https://www.majorette-rail-route.com/t1607-n101-dodge-camping-car

https://www.todocoleccion.net/coches-a-escala/lote-mira-citroen-cx-seat-ritmo-sport-ford-fiesta-sierra~x187126287#sobre_el_lote

https://www.majorette-rail-route.com/f72-les-allemandes-globe-toys

https://www.dealsanimg.com/d/l400/pict/274369784882_/majorette-209-camping-car-dodge-1973-neuf-en-boite.jpg

https://miniaturasfonseca.loja2.com.br/8390874--INBRIMA-MAJORETTE-N-265-CITROEN-CX-B258

https://www.majorette-rail-route.com/t2501-n258-mercedes-pompier-aeroport

https://www.majorette-rail-route.com/t1561-n102-simca-1308-kiko

https://www.majorette-rail-route.com/t2872-n110-unimog-kiko

https://www.majorette-rail-route.com/t1492-n123-dune-buggy-kiko



4 comentários: