domingo, 23 de janeiro de 2022

Tomica 50th Anniversary Toys ‘R’ Us

A rede de lojas Toys ‘R’ Us deixou saudades, mas hoje o Mauricio Nunes nos conta sobre uma série recente da Tomica em parceria com o que restou da loja. Clique aqui e veja todas as postagens do Mauricio sobre a história do nosso hobby.

A parceria da Tomica com a gigante de brinquedos no mundo “Toys ‘R’ Us (TRU)”, começou em 2002 e apesar da parte norte americana da loja ter falido e fechado em 2018, a parte europeia foi repartida e vendida para vários grupos dependendo da origem, como Smyths que ficou na Alemanha, Áustria e Suíça. Na Franca foi a PicWic Toys que ficou com as lojas da antiga concorrente. No Reino Unido como nos EUA e Canadá as lojas todas fecharam. A parte da Ásia que a época era a mais lucrativa, acabou nas mãos da “Fung Retailing” em 2018, mas mantêm o nome Toys “R” Us nas lojas asiáticas. Essa parceria das duas gigantes deu a Tomica, na época, um porto seguro para vendas nos EUA e Canadá e várias séries foram feitas exclusivas para venda na cadeia mundial das lojas. A data comemorativa de 50 anos da Tomica foi bem comemorada pela fabricante dos modelos em sua linha básica e da mesma forma, os nove modelos de 2020 e 2021 vendidos nas lojas TRU remanescentes, tiveram uma caixa exclusiva com fundo dourado, em vez do tradicional branco da marca, mas manteve o logo do aniversário de 50 anos junto ao logo da loja.     



Toyota C-HR – baseado no modelo de mesmo nome lançado em 2018 e aposentado de produção em 2021. O modelo foi lançado nas cores prata e preto e em escala 1:64. 


O modelo exclusivo TRU com a caixa exclusiva e pintado em cor exclusiva, de vermelho na parte de baixo mantendo a capota preta do modelo de lançamento. Essa variação exclusiva foi lançada em 01 de janeiro de 2020. 


Toyota 86 – modelo todo em branco com interior preto e com abertura de portas foi lançado em 2016 na escala 1:60. Esse modelo foi aposentado da linha em 2021. 


O modelo de 50 anos TRU manteve a cor branca, mas com capô preto e decoração com faixas laterais em preto com detalhe em vermelho. Mantido o interior em preto e mesmas rodas e portas móveis. Esse modelo TRU foi lançado em 21 de março de 2020. 


Nissan Leaf 2018 – o lançamento do Nissan Leaf foi em 2017, na escala 1:63, em branco com a capota azul e o modelo ainda continua a ser produzido. 


O modelo da série exclusiva TRU manteve o branco na parte inferior e a capota e o capô foram pintados de preto. Rodas e interior iguais ao modelo de lançamento. Esse modelo foi lançado em 30 de maio de 2020. 


Mercedes-AMG GT-R Pro – modelo lançado na escala 1:65 em 2017 na cor verde com detalhes e interior em preto e ainda em linha de produção até o momento. 


A cor exclusiva do modelo TRU cinza grafite com capota, aerofólio traseiro e interior em preto e faixas em verde foi lançado em 17 de outubro de 2020. 


Lamborghini Aventador Nazionale – esse modelo foi lançado em 2012 na cor laranja com interior em preto e depois foi retirada de linha em 2015. Modelo na escala 1:68.


O modelo foi revisitado para a linha exclusiva TRU de 50 anos e apresentado em branco com faixas verde, branca e vermelha lembrando a bandeira italiana nas três cores juntas. 


Subaru BRZ – modelo lançado em 2017 e aposentado em 2021. A escala do modelo é 1:60 e o lançamento teve duas cores, um deles em amarelo e o outro em azul. 


O modelo comemorativo de 50 anos exclusivo TRU apareceu no dia 20 de março de 2021, na cor cinza com interior em preto. 


Nissan Skyline 400R Sprint Concept – o modelo base para essa recriação na série exclusiva é o Nissan Skyline lançado em 2020 na escala 1:64 na cor vermelha com interior em preto e ainda ativo em linha.


Para a série da loja Toys ‘R’ Us o modelo reapareceu nas cores branca com preto com detalhes em verde e foi lançado no dia 15 de maio de 2021.


Aqui é interessante notar que houve uma mudança no molde original onde os faróis eram pintados de prata (vide modelo vermelho acima) e depois o molde mudou para faróis com lentes plásticas (vide marca verde) e foi essa segunda versão que foi usada no modelo exclusivo TRU lançado em maio de 2021. 


Lamborghini Murcielago 40th Anniversary – esse  modelo da Murcielago apareceu pela primeira vez em 2004 e pela última vez na linha básica em 2012. A escala do modelo é de 1:62 e a cor do primeiro modelo é laranja com interior em preto.


Esse foi mais um caso em que um modelo retirado de linha foi usado na série exclusiva TRU de 50 anos. Para essa aparição revisitada o modelo apareceu em verde artemis com interior em preto e com o nome de “Lamborghini Murcielago 40º Anniversario” e lançado em 17 de julho de 2021.


Na verdade esse modelo comemora também o 40º aniversário da Lamborghini, onde apenas 50 unidades do modelo Murcielago foram feitos em tamanho real nessa cor verde artemis.


Toyota Rav 4 – esse modelo foi lançado em agosto de 2020 na cor cinza com interior em preto e escala 1:66 e o modelo abre a porta traseira.


Em 20 de novembro do mesmo ano de 2020, saiu o último modelo da série na versão exclusiva da loja Toys ‘R’ Us onde o modelo foi pintado de bege rosado metálico com preto usando a pintura do modelo mostrado no salão do automóvel de Tóquio em 2020. 


Segundo o “New York Post” a maior cadeia de lojas de departamento americana, a Macy’s, e a WHP Global que controla o restante da Toys ‘R’ Us nos EUA, fizeram um acordo para início em 2022 onde 400 lojas da Macy’s irão ter uma seção ampliada de brinquedos “Toys ‘R’ Us em suas unidades e dessa forma utilizando-se do nome da antiga gigante de brinquedos esperam alavancar as vendas de brinquedo em mais de cinco vezes a venda atual. Que essa boa notícia se concretize e que as séries exclusivas da TRU reapareçam. 


Tomica com modelos com pinturas exclusivas, seria muito difícil não gostar desses modelos e suas pinturas exclusivas nessa série comemorativa, mas fato é que para nós aqui distantes, fica difícil e caro consegui-los. Para o colecionador também de embalagens ainda há essa atrativo a mais na série com as caixas próprias da série. 


Referências:

https://tomica.fandom.com/wiki/Toys_R_Us_(toyline)

https://en.wikipedia.org/wiki/Toys_%22R%22_Us#Europe

https://tomica.fandom.com/wiki/No._94_Toyota_C-HR

https://tomica.fandom.com/wiki/Toyota_C-HR_European_Color_Type

https://tomica.fandom.com/wiki/No._86_Toyota_86

https://tomica.fandom.com/wiki/Toyota_86_Customize_Type

https://tomica.fandom.com/wiki/No._93_Nissan_Leaf

https://tomica.fandom.com/wiki/Nissan_Leaf_Tokyo_Auto_Salon_2018_Type

https://tomica.fandom.com/wiki/Mercedes-AMG_GT-R_Pro_Design_Type

https://tomica.fandom.com/wiki/No._7_Mercedes-AMG_GT_R

https://tomica.fandom.com/wiki/Lamborghini_Aventador_Nazionale_Design_Type

https://tomica.fandom.com/wiki/No._87_Lamborghini_Aventador_LP_700-4

https://tomica.fandom.com/wiki/Subaru_BRZ_Cool_Grey_Khaki_Edition

https://tomica.fandom.com/wiki/No._6_Subaru_BRZ

https://tomica.fandom.com/wiki/No._6_Subaru_BRZ_(Special_First_Edition)

https://tomica.fandom.com/wiki/Nissan_Skyline_400R_Sprint_Concept_Coloring_Type

https://tomica.fandom.com/wiki/No._76_Nissan_Skyline

https://www.alainclass.com/cars/lamborghini-murcielago-40th-anniversary-1-of-50/

https://tomica.fandom.com/wiki/No._81_Toyota_RAV4

https://tomica.fandom.com/wiki/Toyota_Rav_4_Toyota_Industries_Customized_Tokyo_Auto_Salon_2020_Coloring_Type

https://nypost.com/2021/08/19/toys-r-us-plans-to-open-toy-shops-inside-400-macys-stores/



2 comentários: