domingo, 24 de julho de 2022

M2 Chip Foose

Quem não conhece a lenda Chip Foose? Mas você sabia que existe uma série da M2 em homenagem aos carros dele? O Mauricio Nunes te explica tudo! Clique aqui e veja todas as postagens do Mauricio sobre a história do nosso hobby.

É provável que o leitor já tenha tido a oportunidade de ver na TV ou na Internet o programa do customizador americano Chip Foose. A M2 teve por alguns anos a licença do customizador que iniciou em 2012 e lançou alguns modelos inéditos e outros como repintura de seus modelos tradicionais, mas pintados como alguns seletos modelos do programa do Foose. A picape 1956 Ford F-100 tradicional foi modificada e renomeada.


1956 Ford F-100 Truck "Foose Overlord" – o modelo Overlord em preto em comparação a uma mesma Ford F-100 1956 M2 em verde água. O modelo Foose teve a capota cortada e rebaixada, as janelas de todos os lados ampliadas, para lamas traseiros aumentados e retirada das lanternas traseiras, caçamba imitando finalização em madeira e rodas esportivas.


O modelo preto acima saiu na série CF01 (Chip Foose 01). Sendo que o modelo preto com as rodas mais escuras (abaixo) é o modelo “chase” da CF01. O modelo azul da série CF02 - esses três modelos são de 2012. O modelo foi relançado em 2016 em branco com capota com teto preto na série CF03.   


O modelo Overlord, saiu também na série Auto-Haulers R(release)18 em verde metálico dentro de um caminhão 1956 Ford C-500 COE pintado na mesma cor, mas o caminhão não é um modelo exclusivo Foose e sim um modelo normal da linha M2 repintado com as cores da série. 


O mesmo modelo 1956 Ford F-100 Overlord foi usado na série Model-Kit em várias aparições. 


Model Kit R14 em bege com capota preta, no R20 em vermelho cereja metálico com capota preta no R29 em cobre com capota preta, no R43 em duas cores. Em azul como modelo normal e em preto como modelo “chase” limitado a 750 peças. 


A série Detroit-Muscle especial exclusiva do mercado americano (Target Detroit-Muscle 32600 TGS01) contou com a picape Ford F-100 1956 Overlord em verde bem escuro.


As ultimas aparições da picape Overlord foram em uma série exclusiva do mercado Walmart nos EUA (Release CFS04) dentro de uma série em que os antigos modelos lançados em 2012 foram repintados, segundo a propaganda, seguindo projeto do próprio Chip Foose (vide marca amarela).


O modelo tradicional em amarelo com faixas em preto. Modelo “chase” em zamac com faixas cor de laranja e modelo “super-chase” em zamac com faixas laranja e pneus de borracha laranja.  


1970 Ford Mustang "Foose Gambler 514" – A M2 preparou um molde especial do Mustang 1970 (verde oliva metálico) em comparação ao seu modelo de linha do Mustang 1970 (vermelho metálico). O modelo em si é um pouco menor com frente sem os faróis retangulares e a traseira com as mesmas lanternas, mas com molduras mais largas. 


O modelo saiu em 2012 em duas cores. Verde metálico com faixas pretas na CF01 e cor de cobre com faixas pretas no CF02. 


Além das séries específicas Foose o modelo saiu também na série Model-Kit em vários Releases. 


Na série Model-Kit Release 14 foram duas cores. Verde escuro com preto no modelo normal e preto com laranja no modelo “chase” com tiragem limitada de 750 unidades. No R20 o modelo pintado em prata com detalhes em preto, no R29 verde claro metálico e preto e a última aparição na série Model-Kit foi no R43 com o modelo em laranja com preto. Uma curiosidade é que o elevador na R43 saiu também em laranja.  


Houve ainda uma aparição do Mustang Foose Gambler 514 na série Auto-Haulers Release 18 em cima de um caminhão 1970 Ford C-600 COE azul escuro metálico e o Mustang com a mesma pintura do caminhão. 


A série especial CFS03 do mercado Walmart nos EUA contou com três modelos do Mustang Gambler 514 do Foose. O modelo tradicional em vermelho com detalhes em preto. O modelo “chase” em zamac com faixas em cor de laranja e o modelo “super-chase” como o modelo “chase”, mas com pneus de borracha cor de laranja claro. 


As últimas aparições até o momento foram em uma série exclusiva para o Walmart no México com quatro aparições do modelo. 


Dois modelos mexicanos da série normal em azul com detalhes em preto muito semelhante ao modelo da série Auto-Haulers, mostrado acima, mas com o interior um deles em preto e o outro em marrom e o modelo da série Auto-Haulers tem o interior em vermelho. O modelo “chase” em azul com interior marrom e rodas e cromados em dourado. O modelo “super-chase” em verde oliva metálico com rodas e cromados dourados e interior marrom.      


1969 Chevrolet Camaro "Foose '69 Camaro" – mais um modelo com molde especial para a série Chip Foose. Na frente os faróis e tampa do motor são diferentes e na traseira o modelo Foose perdeu o difusor de ar traseiro e o para choque  ficou mais encorpado e sem os batentes verticais.  


Também os motores são diferentes nos modelos. 


Em 2012 foram apenas duas cores do modelo. A CF01 com o Camaro amarelo e a CF02 com ele em preto. 


A série Model-Kit trouxe mais seis repinturas do Foose ’69 Camaro. O Release 14 apresentou um modelo em prata com a tampa do capô e a da mala em azul escuro. A R20 com dois modelos, um deles em laranja com azul escuro e o modelo “chase” limitado em 750 peças foi pintado em preto com laranja e o interior bicolor também em preto e laranja. R29 em vermelho cereja metálico com preto. R35 em azul e o elevador em laranja pintado Foose em vez de M2 Machines. O último Release (R43) apresentou um modelo em prata com faixas nas laterais e não com o capô e tampa da mala pintados como todos os outros. Também no R43 o elevador em laranja pintado Foose.  


A série Auto-Haulers apresentou duas versões do Foose ’69 Camaro sendo carregado por um caminhão plataforma 1958 Chevrolet Viking LCF preto. O caminhão plataforma em preto com interior vermelho e o Camaro em preto com decoração externa em verde e interior preto. Já o modelo “chase” foi limitado a uma tiragem de trezentos modelos e foi pintado de preto, mas com rodas grafite. O Camaro “chase” na cor grafite com preto e também com rodas grafite e com interior em vermelho e preto.   


A série do Walmart americano CFS05 apresentou três modelos. 


Um modelo azul com faixas branca, vermelha e azul claro, um modelo “chase” em zamac com interior bicolor em branco e cinza e faixas em branco preto e laranja e pneus pretos. O modelo “super-chase” em zamac com as mesmas faixas em preto, branco e laranja, mas com pneus em laranja claro. 


Para o mercado Walmart no México e série Walmart Mexico 31600 MEX01 apresentou duas variações do modelo em verde, mas sem nenhum modelo “chase” ou “super-chase” apenas os dois modelos verdes da linha normal. 


Embora a diagramação da pintura do modelo a direita da foto acima lembre a pintura do modelo “chase” do Walmart americano, esse modelo verde mexicano não é “chase”. 


1968 Pontiac Firebird "Uncle Sam's Nephew" – O Pontiac Firebird Foose (preto) usado é o mesmo molde do modelo tradicional (vermelho) com variações na base, tampa do motor e nos para choques, mas o corpo do modelo é o mesmo. 


Em uma primeira comparação o modelo parece ser o mesmo exatamente, mas as diferenças são pequenas e todas nos periféricos e não na carroceria que é a mesma. Os motores são diferentes.


A peça da tampa do capô é diferente. No modelo Foose foi retirado o conta-giros externo e no modelo vermelho ele aparece (vide marca verde).


Na frente do modelo a asa dianteira é parte de base e só existe no modelo tradicional vermelho. 


Na parte traseira o para choques engloba a moldura da placa e são diferentes nos dois modelos, já que no modelo Foose o espaço da placa é maior. 


Com diferenças sutis na: base, motor, para choques e tampa do capô a M2 fez um modelo diferente sem precisar fazer um corpo diferente para o Firebird. 


Em 2012 foram duas pinturas do “novo” modelo. A série CF01 com o modelo em preto com detalhes em prata e interior preto e o modelo da série CF02 na cor verde com decoração em preto e interior branco. 


A segunda série a repintar o "Uncle Sam's Nephew" foi a série CFS02 exclusiva do Walmart EUA. 


Os três modelos com o mesmo motivo de pintura: chamas nas laterais saindo da roda dianteira. O modelo da linha normal em verde com o interior em preto. O modelo “chase” em zamac com interior em branco e pneus pretos. O modelo “super-chase” igual ao modelo “chase”, mas com pneus cor de laranja claro.    


1967 Chevrolet Nova "Foose Cherry Nova" – esse modelo teve um molde próprio e o nome deriva do primeiro modelo feito que foi para uma senhora chamada “Cherry” (Cereja) daí o modelo apresentar um ramo com cerejas nas laterais e foi pintado de prata com branco. O modelo normal é o vermelho cereja metálico. 



Na frente o modelo apresenta entradas de ar e pisca-pisca diferentes e não tem a moldura da placa no modelo Cherry Nova. Os faróis do modelo normal são menores. 


Na lateral a diferença fica por conta da tampa do combustível que é quadrada no modelo Foose e o corte do para lama traseiro no modelo Foose não é simétrico.


Na traseira o modelo Cherry Nova não tem os seis rebites no para choques mostrados no modelo vermelho (vide marcas verdes).


O modelo apareceu em 2012 na CF01 em prata com branco e interior branco e cinza e na série CF02 a cor escolhida foi preto com vermelho escuro e interior em preto e branco. 


A série Model-Kit contribuiu com cinco repinturas do Foose Cherry Nova.   


O Release 14 trouxe o Nova em preto com cinza escuro, faixa vermelha e interior vermelho e branco, em seguida, no R20 o modelo apareceu em creme com preto, faixa laranja e interior em branco e preto. Foram duas pinturas no R29 sendo uma delas o modelo “chase”. O modelo normal em azul com preto, faixa vermelha e interior em branco e preto, já o modelo “chase” apareceu em preto com cinza escuro e faixa laranja e com o interior em branco com laranja e as rodas no tradicional grafite. A última aparição no Model-Kit foi em preto e branco perolado com faixa laranja e interior em cinza claro. 


Na série do Walmart americano CFS06 apareceram três repinturas do modelo Foose Cherry Nova. 


O modelo tradicional em branco com interior branco e vermelho e faixas horizontais azuis e vermelhas. O modelo “chase” em zamac com as faixas em preto e laranja e o interior em branco com laranja. O modelo “super-chase” manteve a pintura do modelo “chase”, mas com os já tradicionais pneus de borracha laranja da série. 


1932 Ford Roadster "Foose P-32" -  esse é um Roadster feito em cima de um Ford 1932 criado pela M2. 


Aparentemente, pela foto acima, a M2 preparou um Ford 32 e depois o modificou para ser o modelo elaborado pelo Chip Foose. Foram três aparições do Ford P-32 em 2012. 


O modelo saiu em zamac na CF01 e em duas aparições na CF-02: em preto com interior e rodas em cor de laranja como o modelo “chase” e em verde oliva militar no modelo de tiragem regular da CF02. A cor verde oliva não é por acaso pois a frente do modelo Foose e o nome (P-32) foram inspirados no caça americano da segunda guerra mundial o “Curtiss P-40 Warhawk”.


Houve também uma versão do P-32 com capota e essa saiu nas séries Auto-Haulers e Auto-Promo. O modelo da série Auto-Haulers dentro de um caminhão 1956 Ford COE ambos pintados de creme, preto e laranja. 


Na série Auto-Promo exclusiva do Walmart americano o modelo saiu em duas versões com capota: uma vermelha com o motor tapado e uma em azul com o motor destampado. 


Houve ainda mais três aparições do P-32, dessa vez na série exclusiva do Walmart (CFS01). 


Nessa série exclusiva fica ainda mais claro a semelhança com o avião P-40 pela pintura do modelo verde camuflado de tiragem regular. Nessa mesma série o modelo “chase” em zamac com o mesmo padrão da camuflagem em laranja e a ponta e a grade do radiador mantiveram o vermelho. O modelo “chase” com rodas verde oliva. Para o modelo “super-chase” as rodas escolhidas são pretas e os pneus cor de laranja. O resto da pintura e diagramação seguem o modelo “chase”. 


Foose HEMISFEAR "Preproduction Car 1" – modelo criado a partir de um modelo em tamanho real (1:1) projetado e construído por Chip Foose. 


O Hemisfear é exclusivo da CF03 e apareceu em duas cores. A primeira cor para o modelo de tiragem regular foi o verde como o modelo real 1:1 produzido por Chip Foose. O modelo “chase” pintado em preto com detalhes e interior em vermelho.  


Foose Coupe "Land Speed Racer" – modelo exclusivo da CF03 pintado em azul. 


1988 Ford Mustang GT – Custom – modelo que apareceu em um série exclusiva do Walmart (Release S40) apenas uma vez como um modelo customizado por Chip Foose. O Mustang sobre um caminhão 1956 Ford COE. 


Os modelos normais em azul com branco e prata e o modelo “super-chase” em zamac com laranja e rodas em grafite com tiragem reduzida a 250 peças. 


ALERTA DE SPOILER ADIANTE!


1973 Chevrolet Cheyenne Super 10 – esse é um modelo ainda em pré-venda previsto inicialmente para julho de 2022, mas foi atrasado pela própria M2. Ainda sem data ou garantia de que o modelo será executado. 


O modelo deverá ser pintado de branco e preto com detalhes em laranja e verde. Tiragem prevista de vinte e duas mil peças para o modelo normal e mais duas mil unidades do modelo “chase” (a direita na foto acima). O modelo “chase” mantém a pintura do modelo normal com o nome Foose na cobertura da capota e interior em vermelho e rodas grafite.


Fazer modelos com colaboração de uma celebridade na indústria de reconstrução e tunagem de carros sempre ajuda na venda e os modelos escolhidos são clássicos e exclusivos o que os torna ainda mais colecionáveis. 


Até a data de fechamento desse artigo (24/06/2022) esses são os modelos M2 Foose criados até o momento. 


Referências:

https://m2machines.fandom.com/wiki/Chip_Foose

https://static.wikia.nocookie.net/m2machines/images/0/0c/AHaulers25_Overview.jpg/revision/latest?cb=20210731051435

https://m2machines.fandom.com/wiki/1956_Ford_F-100_Truck_"Foose_Overlord"

https://i.ebayimg.com/images/g/sRYAAOSwHOZcOmUb/s-l640.jpg

http://www.m2machines.com/chip-foose-p.1.html

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/33/Curtiss_P-40E_Warhawk_2_USAF.jpg

https://m2machines.fandom.com/wiki/1932_Ford_Roadster_"Foose_P-32"

https://i.pinimg.com/originals/75/76/13/757613798ca8ed37f2ee48bf25fb929e.jpg

https://images-diecastdirect-com.s3.amazonaws.com/pio-resized/1000/M2-31500-HS25.jpg

https://m2machines.fandom.com/wiki/Chip_Foose_1/64th_CF01

https://m2machines.fandom.com/wiki/Chip_Foose_1/64th_CF02

https://m2machines.fandom.com/wiki/Chip_Foose_1/64th_CF03

https://m2machines.fandom.com/wiki/Auto-Haulers_1/64th_R18

https://m2machines.fandom.com/wiki/Auto-Haulers_1/64th_R25

https://m2machines.fandom.com/wiki/Model-Kit_1/64th_R14

https://m2machines.fandom.com/wiki/Model-Kit_1/64th_R20

https://m2machines.fandom.com/wiki/Model-Kit_1/64th_R29

https://static.wikia.nocookie.net/m2machines/images/8/86/36000-S40_21-13.jpg/revision/latest?cb=20211016020617

https://m2machines.fandom.com/wiki/36000-S40?file=36000-S40_21-13sc.jpg

https://m2machines.fandom.com/wiki/Detroit-Muscle_32600_TGS01

https://m2machines.fandom.com/wiki/Walmart_Chip_Foose

https://m2machines.fandom.com/wiki/Walmart_Mexico_31600_MEX01


Nenhum comentário:

Postar um comentário