domingo, 3 de julho de 2022

M2 Stretch Rods 1:64

A M2 tinha uma bela série com limusines caprichadas e muito bonitas, e muita gente nem sabe que elas existiram! Abaixo você confere a detalhada análise do Mauricio Nunes sobre esses belos modelos. Clique aqui e veja todas as postagens do Mauricio sobre a história do nosso hobby.

Essa é uma série da M2 sobre limusines. Não são muitos produtores na escala 1:64 que fazem limusines (Majorette, Maisto, Daron, KengFai etc.). Alguns produtores como a Hot Wheels fizeram algumas limusines mas em escala de três polegadas o que as tornam muito pequenas perto das outras.  


As embalagens usadas nos modelos da M2 foram tanto as tradicionais caixas de papelão externa e estojo expositor de plástico interno como blister envolvendo o expositor de plástico interno. 


A M2 optou por começar o lançamento de suas limusines no ano de 2008 na série “Auto Stretch-Rods” com uma sequência de seis modelos diferentes todos eles com pintura de chamas e modelos do tipo “Hot Rod” com pintura da Dave Chang Design (pintado na tampa do porta-malas).


As limusines “Hot Rod” foram feitas com um segundo enorme motor no lugar do banco traseiro e com somente uma cadeira para o motorista cercado por uma gaiola de proteção.


1949 Mercury (Stretched) – esse  modelo saiu nas séries/releases 01 até 04 do ano de 2008. A limusine foi feita a partir de um Mercury de 1949 versão alongada que apareceu cinco vezes na série “Auto Stretch-Rods” de 2008 uma delas como modelo normal e como modelo “chase” no mesmo Release 01 (R-01). 


Os Releases ímpares com a limusine versão “Hot Rod”. No Release-01 o modelo “chase” mantêm o preto do modelo tradicional, mas vem com rodas e chamas em dourado e no Release-03 a limusine foi pintada em verde com as chamas tradicionais em amarelo e vermelho. Os Releases pares com modelos de uma limusine tradicional. A cor vermelha usada no Release-02 e a cor roxa escura usada no Release-04.


Além das cinco versões de 2008, o Mercury 49 versão estendida apareceu também em mais dois “Releases” no ano de 2013 no relançamento da série “Auto Stretch-Rods” nas versões “Hot Rods” com o motor imenso no lugar do banco traseiro. Duas pinturas com os mesmos motivos militares, uma em verde oliva a outra em prata. 


Em 2010 uma tiragem pequena da Auto Stretch-Rods de apenas 492 modelos de cada saíram como a série especial “Dave Chang‘s Kustomcity Special”. Os modelos em caixa expositora de plástico envolta com uma caixa de papelão preta com o logotipo da marca com chamas e assinatura de Dave Chang (vide canto inferior direito da imagem abaixo). 


As duas repinturas das limusines “Hot Rod” em cores ainda não divulgadas em azul com chamas amarelas e vermelhas e em preto fosco com chamas delineadas em vermelho.


O Release 2B da série Multi-Pack 11600 teve duas limusines do Mercury 49 e um modelo do Mercury 49 não estendido (creme com interior vermelho). As versões estendidas, a primeira foi pintada em azul como a da série limitada “Dave Chang‘s Kustomcity Special” só que um modelo normal com bancos para passageiros e sem o segundo motor gigante internamente, mas com pintura externa idêntica ao modelo “Hot Rod” da série de tiragem limitada. O segundo modelo apareceu na cor sólida verde oliva escuro, mas como um modelo “Hot Rod” com o segundo motor interno.


Fechando as aparições do 49 Merc Stretched até o momento, o modelo saiu na série Auto-Haulers S-09 Walmart como parte dos modelos “chase” e “super-chase”. Uma das séries especiais do mercado americano Walmart apareceu com a 49’ Merc limusine em cima de um caminhão 1956 Mercury COE. A versão chase com o caminhão em preto e dourado e a limusine em verde oliva limitada a 3000 unidades. A versão super-chase em zamac com preto no mesmo caminhão 1956 Mercury COE e toda em zamac na limusine, com tiragem limitada a somente 168 modelos.


1932 Ford Roadster (Stretched) – o modelo usou o Ford 32 versão alongada e saiu no ano de 2008 em cinco versões tanto em uma versão “Hot Rod” como o 49’ Merc como em uma versão normal de um limusine conversível. 


As Releases ímpares em versões “Hot Rod” com o segundo motor no lugar do banco traseiro e as pares em versões normais. A R-01 em amarelo com chamas. A R-02 em laranja com o interior branco. A versão R-03 teve o modelo normal em azul com chamas e a versão “chase” pintada toda em preto com detalhes em dourado. A última versão foi a da R-04 em laranja mais escuro com bancos pintados em branco e preto.


Houve ainda mais uma aparição da limusine do Ford 32 no R-1D do Multi-Pack 11600. 



Completam a embalagem múltipla: um 1955 Desoto Fireflite verde, todo em plástico transparente da série “Clearly Auto-Thentics” e uma outra limusine 1958 Chevrolet Impala cinza versão “Hot Rod”.


Esse modelo do Ford 1932 estendido saiu na cor vermelha escuro com interior branco e na versão normal, sem o segundo motor na parte traseira.


1957 Chevrolet Bel Air (Stretched) – em 2008 foram produzidas 04 repinturas, uma em cada Release lançado no ano. O modelo usado como base é o icônico Chevrolet Bel Air 1957 versão estendida como limusine.  


As Releases ímpares em versões “Hot Rod” com o segundo motor no lugar do banco traseiro e as pares em versões normais. A R-01 em vermelho com chamas. A R-02 em turquesa com branco e interior branco com turquesa. A R-03 em prata com chamas e a R-04 em preto com interior em preto e vermelho. 


Em 2013 a limusine Bel Air voltou nos dois Releases do ano em três aparições da versão “Hot Rod”, uma delas um modelo “chase”. O primeiro modelo (R-01) em preto com chamas amarelas e vermelhas, o segundo e terceiro modelos (R-02) em preto com chamas em dois tons de verde, sendo que o modelo “chase” tem detalhes e rodas pintados em dourado.


Em 2016 dois modelos de limusine Bel Air foram feitos exclusivos para a “Toy Fair” do ano em Nova York nos EUA com tiragem de 492 modelos. A pintura do modelo em amarelo homenageando o famoso táxi amarelo da Nova York (yellow cab) com faixas quadriculadas em preto e branco e com chamas. 


Além da versão normal de tiragem reduzida ainda há uma versão “chase” com detalhes em dourado com tiragem ainda menor. O modelo “chase” com a mesma pintura, mas com detalhes e rodas em dourado.


No seu Release #43 a série Auto-Haulers apresentou três caixas, duas delas com os tradicionais caminhões e mais um veículo (1966 Ford C-950 Truck & 1972 Ford F-250 4x4 Truck e 1970 Dodge L600 & 1969 Plymouth Road Runner 440), mas a terceira caixa foi montada com duas limusines 57’ Bel Air estendidas. Um modelo todo em preto com chamas vermelhas e um segundo modelo em branco com capota preta e chamas pretas na parte branca e chamas brancas na parte preta. Essa mesma caixa com as duas limusines foi feita também na versão “chase” com tiragem de 750 modelos e as cores são iguais, mas os detalhes e rodas são dourados. 


Houve ainda uma aparição do Bel Air 57 estendido em uma série promocional de Dia dos Pais exclusiva no Walmart (série 36000-S05). Onde a série constou de três caminhões com tiragem de 5 mil modelos cada, carregando dois carros cada um, sendo uma caixa de modelos Ford, outra caixa de modelos Chevrolet e a terceira caixa com somente modelos da Dodge. Os modelos “chase” e “super chase” foram feitos com um caminhão 1958 Chevrolet LCF com a limusine 57’ Bel Air estendida. O modelo “chase” com tiragem de 3 mil peças com caminhão, carreta e limusine em preto com detalhes dourados. O modelo “super chase” com tiragem de 168 modelos somente em zamac com os mesmos detalhes do modelo “chase” pintados também em dourado. 


A última aparição que temos notícia até o momento do 57’ Bel Air limusine foi no Multi-Pack 11600 Release 2A. Onde a limusine saiu em duas versões acompanhado de um 57’ Chevrolet Bel Air tamanho normal na cor cinza com interior preto. As limusines da série são uma em azul sólido do tipo “Hot Rod” com o segundo motor interno e uma outra cor de laranja com pintura de chamas, mas interior tradicional com bancos para passageiros. 


1959 Cadillac Series 62 (Stretched) – em 2008 foram quatro séries com um modelo do Cadillac aparecendo em cada uma delas e na segunda série o modelo apareceu duas vezes, pois foi escolhido como o modelo “chase” da série.


Seguindo o padrão dos outros modelos, os Releases ímpares com o modelo “Hot Rod” e os pares com os modelos tradicionais. O R-01 com um modelo dourado com chamas, R-02 em rosa com capota branca e o modelo “chase” da R-02 em preto com detalhes e rodas douradas. Para o Release 03 a cor escolhida foi vermelho com chamas e terminando os modelos da série de 2008 um modelo azul escuro com capota branca no R-04.


Para a série 63800 de 2013 foram três modelos, sendo um deles o modelo “chase”. 


O Release 01 de 2013 contou com dois modelos do Cadillac 59’ verde com chamas, sendo o modelo com detalhes e rodas douradas o modelo “chase”. No R-02 de 2013 a cor escolhida foi o rosa forte também com pintura de chamas, mas ambas as versões de 2013 são modelos tradicionais apesar da pintura de chamas usada anteriormente mais nos modelos de limusine do tipo “Hot Rod”.


Em 2014 apareceram duas séries especiais exclusivas para a Mini-Motors (63800-S01 e 63800-S02), a primeira com duas aparições da limusine Cadillac e a segunda com apenas uma versão do modelo. 


A série especial Mini-Motors R-01 com um modelo em branco e o outro em dois tons de cinza de uma limusine tradicional. O R-02 com o modelo branco de uma limusine “Hot Rod” com detalhes em cinza escuro e rodas esportivas com pneus brancos. 


Na série Multi-Pack Release 01C o modelo saiu junto com um 1953 Ford Crestline Victoria (Stretched) vermelho com chamas e um 1954 Dodge Coronet azul claro. A cor escolhida para mais essa outra versão do 1959 Cadillac 62 Stretched foi a roxo metalizada com interior em branco com rodas clássicas e o modelo escolhido foi o tradicional sem o segundo motor dentro do veículo.  


1958 Chevrolet Impala (Stretched) -  o modelo usou o Chevrolet Impala 1958 versão alongada e saiu no ano de 2008 em cinco versões, sendo uma delas uma versão “chase”.


Como de costume a M2 manteve a tradição e os modelos ímpares são limusines configuradas como “Hot Rod” e os modelos pares são modelos tradicionais. A R-01 em laranja metálico com chamas, a R-02 em verde com interior em verde e branco. A R-03 é uma versão preta com chamas amarelo, vermelho e azul. Na R-04 foram dois modelos, o primeiro em verde oliva escuro com capota preta e o segundo modelo é um modelo “chase” em preto com detalhes em dourado, como de costume.


Todos os modelos bem detalhados, que é uma característica da série, com os detalhes realçados como abaixo no exemplo do R-04: logotipos, motor, faróis, bancos bicolores, entradas de ar e lanternas. 



Mais duas versões do Impala limusine apareceram na série Auto-Haulers R-11, ambas em cima de uma carreta preta puxada por um caminhão 1958 Chevrolet LCF também preto. 


As limusines da série como um limusine tradicional (não Hot Rod) uma em preto com vermelho e prata e a outra em preto com dourado. 


Uma última aparição, até o momento do 58’ Impala limusine foi no R-1D do Multi-Pack 11600 (mostrado acima no 1932 Ford Roadster (Stretched)) onde o modelo usado foi a versão Hot Rod pintada em cinza grafite metalizado com decoração de labaredas em vermelho, amarelo e azul. Completam a embalagem múltipla: um 1955 Desoto Fireflite verde todo em plástico transparente da série “Clearly Auto-Thentics” e uma outra limusine 1932 Ford Roadster (Stretched) vermelho escuro, já mostrados acima.


1953 Ford Crestline Victoria (Stretched) – a última dos seis modelos diferentes de limusines feitos pela M2 foi o Ford Crestline 1953 versão estendida. Em 2008 foram quatro versões normais e nenhum modelo “chase”. 


Curiosamente dos seis modelos feitos como limusines pela M2 o Ford Crestline 1953 é o único que nunca foi feito, até o momento, em nenhuma versão “chase”. Seguindo à risca a tradição, os Releases ímpares com modelos “Hot Rod” e os pares com modelos normais estendidos. A R-01 com o modelo azul com chamas, a R-02 com o modelo preto com interior e capota vermelhos. O Release 03 trouxe a limusine Crestline “Hot Rod” em cinza fosco com chamas e a última versão na R-04 em vermelho com interior em branco. 


Houve ainda uma quinta versão da limusine 53’ Ford Crestline Victoria na série Multi-Pack 11600 Release 01C e o modelo saiu junto com um 1959 Cadillac Series 62 (Stretched) roxo metálico (já mostrado acima no 1959 Cadillac Series 62 (Stretched)) e um 1954 Dodge Coronet azul claro versão tamanho normal. Essa última versão na cor vermelha alaranjado versão “Hot Rod” com o segundo motor no lugar do banco de passageiros e chamas pintadas por todo o veículo. 


Essas limusines são realmente únicas. Não há muitos fabricantes dedicando tantos modelos/repinturas desse tipo de versão estendida. São modelos caros, pelo seu peso intrínseco e hoje ainda mais caros pela raridade e beleza. 


Referências:

https://m2machines.fandom.com/wiki/Stretch-Rods_1/64th

https://m2machines.fandom.com/wiki/Stretch-Rods_1/64th_62800_R01

https://i5.walmartimages.com/asr/7f8382bd-f0c6-4118-9564-50473685624b_1.ff7956f909e37db27746dff0a5d316ca.jpeg

https://www.ebay.com/p/1410199662?iid=254765559234

https://static.wikia.nocookie.net/m2machines/images/2/2d/11600_R02B.jpg/revision/latest?cb=20210830210200

http://www.m2machines.com/walmart-only-36000-p.1.html

http://www.m2machines.com/stretch-rods-p.1.html

https://m2machines.fandom.com/wiki/1957_Chevrolet_Bel_Air_(Stretched)

https://i.pinimg.com/474x/00/d8/63/00d863f54ce51acd38c974a007719330.jpg

https://m2machines.fandom.com/wiki/Multi-Pack_11600#Release_2A

https://m2machines.fandom.com/wiki/1959_Cadillac_Series_62_(Stretched)

http://www.m2machines.com/nytf-p.1.html

https://m2machines.fandom.com/wiki/Auto-Haulers_1/64th_R11

https://m2machines.fandom.com/wiki/Multi-Pack_11600#Release_1D

https://m2machines.fandom.com/wiki/1953_Ford_Crestline_Victoria_(Stretched)

https://m2machines.fandom.com/wiki/Multi-Pack_11600#Release_1C



Nenhum comentário:

Postar um comentário