domingo, 28 de junho de 2020

Mattel Speed Machines 1983

O Maurício Nunes dá um tempo nos Matchbox e fala um pouco sobre uma série da Hot Wheels que chegou nas lojas em uma época em que a economia era a palavra principal no mundo dos fabricantes de miniaturas! Clique aqui e veja todas as postagens do Mauricio sobre a história do nosso hobby.

A Série Speed Machines de 1983 (SM83) não deve ser confundida com a série homônima (artigo nesse blog em 14 de janeiro de 2018) que iniciou em 2010, ultrapassou o ano e alguns modelos saíram em 2011 e depois foi reeditada um pouco diferente em 2013. Essa primeira versão “Speed Machines” não tem qualquer semelhança com a série mais nova.

No ano de 83 a Mattel estava procurando baixar custos e lançar modelos mais acessíveis. Os efeitos da recessão econômica mundial do início dos anos 80 impactaram a Mattel entre outras. No final de 1982 a antiga Matchobx Lesney que já vinha com problemas, faliu e foi vendida para um antigo parceiro de industrialização em Macau e Hong Kong, David Yeh (ver artigo nesse blog em 22 de maio de 2016). A Mattel como tantas outras empresas viu sua receita despencar e resolveu lançar uma linha chamada “Speed Machines” de menor custo para competir com suas rivais que tinham produtos mais baratos. Nessa série o nome fantasia “Hot Wheels” não foi utilizado e a Mattel resolveu utilizar modelos já lançados, sendo que a grande parte dos modelos escolhidos para repintura e apresentação nessa série foram modelos sem licença. Além disso, a Mattel escolheu pintar os modelos de uma só cor com esmalte simples e refez bases plásticas para a maior parte dos modelos, tirou partes cromadas e em alguns casos retirou partes móveis dos modelos, tudo visando abaixar os custos e melhorar o resultado final de venda da linha. Talvez, por uma decisão mercadológica o nome “Hot Wheels” não foi usado nas cartelas dos modelos, embora os moldes fossem todos aproveitados de antigas séries “Hot Wheels”. 

As embalagens eram simples “blisters” com o nome da série em destaque e o logotipo da Mattel.

American Victory – modelo de Larry Wood ativo de 1975 até 1983. O lançamento foi na coleção de 1975 na cor azul claro com uma bandeira americana estilizada e o número #9 nas laterais. 

O modelo da série Speed Machines 1983 (SM83) foi pintado de verde bandeira com a base em plástico amarelo sem decalques. 

Bubble Gunner – modelo de Larry Wood criado para a mainline de 1979 e que ficou em linha com esse molde até o ano de 1983. O lançamento foi de um modelo na cor magenta com faixas amarelas, cor de laranja e brancas e com estrelas em magenta. Os vidros são amarelados e a base de metal.

Na série de modelos de menor custo o modelo foi feito em duas versões ambas nas fábricas da Malásia. Para redução do custo o motor e a base foram feitos de plástico. A diferença das variações dos modelos da série está nas bases plásticas onde uma é preta e a outra é marrom escuro. Ambas as variações com motor vermelho e vidro transparente. 

Esse molde foi refeito e relançado em 2011 na série “The Hot Ones” na cor branca com as faixas azul e vermelha com estrelas brancas e vidro vermelho escuro. 

Dumpin’ A – modelo criado por Larry Wood para a série “Oldies but Goodies” de 1979 que seguiu nesse molde até o ano de 1984. Trata-se de um modelo de um Ford Modelo A basculante de 1927 não licenciado. O primeiro modelo foi feito am amarelo com a base marrom e a caçamba basculante laranja. 

Na série Speed Machines 1983 há duas variações bem próximas, onde a diferença está no motor: um deles é prata e o outro é cinza. No mais as repinturas são iguais, base e caçamba basculante azuis em plástico e carroceria em zamac.

O molde do “Dumpin’ A” foi refeito e relançado em 2012 na série “The Hot Ones” dessa vez na cor vermelha com detalhes e base amarela e caçamba basculante preta.

Hare Splitter – mais um modelo de Larry Wood lançado na coleção “Super Streeters” de 1979 com molde ativo até o ano de 1984. O modelo de lançamento é um VW Golf Mk I (Alemanha) / 1984 VW Rabbit (EUA) pintado de branco, capô preto, decalques do rali de Monte Carlo e base e frente de metal. O modelo tem um rack vermelho com uma roda extra na capota, originalmente. 

O modelo de baixo custo teve a base e frente mudada de metal para plástico cinza e foi retirado o rack superior com a roda extra. Modelo pintado de azul claro com o capô em plástico (parte do interior) preto.

No ano de 2012 o modelo for refeito e estreou essa nova versão na coleção “The Hot Ones” na cor azul marinho metálico, capô com listas vermelhas e preta. O modelo seguiu uma decoração de rali, dessa vez do rali de Wolfsburg. O conjunto do teto foi mantido, mas agora como uma peça inteira toda de plástico e não como um rack com uma roda separada como era no passado.  

Inside Story – novamente Larry Wood como projetista, com uma Van fantasia do ano de 1979 que apareceu na coleção “Classy Customs” e foi um molde ativo até o ano de 1987. A primeira aparição do modelo foi na cor prata com decoração nas laterais em azul, vermelho e amarelo.

Esse modelo fantasia apareceu com diversos nomes além de “Inside Story”, como: “Spider-Man Van, Silver Surfer e Beach Blaster”.

Para a série, uma pintura simples em esmalte vermelho com interior em branco. 

Lowdown – modelo lançado pela primeira vez na linha básica de 1976 com esse nome. Trata-se do Monte Carlo Stocker de 1975 rebatizado. Projeto de Larry Wood.

O lançamento do Lowdown em 1976 foi na cor azul claro com uma faixa branca no meio do modelo e com dizeres (Flying Low / Voando Baixo) e grafismos em violeta e chamas estilizadas em amarelo com violeta. 

O modelo da série foi pintado de vermelho com faixas amarelas e brancas por todo o veículo e a base usada é de plástico cinza. 

Mustang Stocker – modelo estreou na série “Flying Colors” de 1975. Projeto de Ira Gilford com colaboração de Larry Wood. Esse molde ficou ativo na linha até 1984. O primeiro desses Mustangs foi pintado de amarelo e saiu na série “Flying Colors” de 1975. No lançamento o Mustang amarelo foi pintado com duas faixas vermelhas, escrito 450 HP no capô e uma faixa azul no meio das vermelhas.  

O modelo baixo custo foi pintado de preto com duas faixas amarelas, manteve o vidro azulado do modelo de lançamento, mas a base foi mudada para plástico cinza.

Packin' Pacer – esse modelo estreou na série “Flying Colors” de 1978 como um projeto conjunto de Larry Wood e Bob Rosas. O primeiro modelo desse AMC Pacer modificado foi pintado de amarelo claro com decoração violeta, azul e laranja, interior cromado e vidros amarelados. 

O modelo da série veio pintado de azul claro com interior branco e base plástica em cinza. 

Poison Pinto – projetado por Larry Wood esse “furgão” do Ford Pinto foi lançado pela série “Flying Colors” de 1976 e o molde esteve ativo até o ano de 1985. O lançamento do furgão do Ford Pinto estilizado foi em verde com um motor imenso cromado e decalques com o nome do modelo em amarelo nas laterais e uma caveira e ossos cruzados acompanham o nome do modelo. 

Para a série SM83 foi mantida a mesma máscara da pintura do lançamento, só que o corpo do modelo foi pintado de vermelho e a base foi trocada de metal para plástico cinza, assim como o grande motor manteve a cor cinza e não mais o cromo do modelo de lançamento. 

O molde foi refeito e usado em quatro modelos do Clube Hot Wheels RLC de 2003 a 2010. O relançamento do molde foi em vermelho com desenhos alusivos ao primeiro modelo lançado. 

Rock Buster – mais um modelo da série “Flying Colors” projetado por Larry Wood, nesse caso para o ano de 1976, molde que ficou ativo até o ano de 1983. 

O modelo de lançamento foi pintado de amarelo com decalques de corrida. Esse é um modelo não licenciado de um “buggy” de corrida no deserto com um motor VW na traseira. O modelo de lançamento tem base metálica e interior e gaiola em plástico preto. 

O modelo da série SM83 é apenas todo branco com capota e gaiola em plástico vermelho e base plástica preta. 

Second Wind – modelo lançado pela “Flying Colors” de 1977 e ativo até o ano de 2011. Esse é um modelo criado por Larry Wood. É um modelo controverso com uma história interessante. No ano anterior a esse lançamento a Mattel estava trabalhando com a possibilidade da licença para a produção do carro “Mach 5” do desenho da TV “Speed Racer”. Os planos foram por água abaixo quando a licença não saiu e a Mattel teve que modificar um pouco o modelo e renomeá-lo como “Second Wind”. O modelo recriado foi pintado de branco com detalhes em vermelho e amarelo, mas manteve o número #5 e o “M” estilizado do carro do desenho da TV no modelo de lançamento. 

O modelo da série utilizou a mesma máscara de pintura do modelo de lançamento, mas o corpo do carro foi pintado de cor de laranja com o número #5 e detalhe na traseira em azul marinho.

Show Hoss II – modelo da série “Drag Strippers” de 1977. Esse molde de Larry Wood ficou ativo até o ano de 1983. O primeiro modelo pintado de amarelo com faixa e detalhes de corrida em vermelho. 

Para o modelo SM83 a cor escolhida foi o azul petróleo com a decoração de corrida em branco e azul mais escuro, mantendo a mesma máscara de pintura do modelo amarelo de lançamento desse Mustang de corrida. O modelo levanta a carroceria e por isso manteve a base de metal. 

Esse molde foi refeito em 2012 para a série “The Hot Ones” e renomeado como “Show Hoss Mustang II”. O modelo de relançamento pintado de amarelo com detalhes em vermelho.

Spacer Racer – modelo que estreou na “Classy Customs” de 1979. Esse molde de Larry Wood ficou ativo até o ano de 1987. O modelo de estréia era vermelho com detalhes em amarelo, base de metal e um canhão cinza na parte superior. 

O modelo SM83 pintado de amarelo com detalhes em vermelho e foi produzido sem o canhão, para corte de custos. 

Spoiler Sport – modelo criado por Larry Wood para a série “Hot Wheels Flying Colors” de 1977 e essa versão de molde ficou ativa até o ano de 1985. O lançamento do modelo foi na cor verde alface com detalhes amarelos

O modelo SM83 apareceu pintado de azul claro com chamas nas laterais nas cores amarela e verde alface. Esse modelo foi feito com base de plástico preto. 

No ano de 2011 o molde for refeito e relançado na série “The Hot Ones” pintado de preto metálico com decoração em rosa, amarelo e azul claro e com vidros âmbar escuro.

Nessa nova versão a base voltou a ser produzida em zamac e não mais em plástico. 

Super Van – modelo lançado pela série “Flying Colors” de 1975 e mais um projeto de Larry Wood que ficou ativo por 10 anos. O lançamento foi em preto com chamas nas laterais. 

O modelo da série, mais uma vez foi feito com base e frente em plástico para redução de custo e pintado de vermelho e foi usada a mesma máscara para pintura das chamas já usada no modelo de lançamento. 

Top Eliminator – modelo lançado na linha básica de 1974 sendo um projeto de Larry Wood. O primeiro modelo foi pintado de azul escuro com detalhes verdes nas laterais. Baseado no famoso “Plymouth Cuda Funny Car” denominado “Snake”.  

O modelo da série SM83 pintado de grená. Esse é um dos poucos modelos da série que manteve uma base de metal. 

Turbo Wedge – estreou na série “Hi-Rakers” de 1983 como um criação de Larry Wood na cor verde claro com base metálica parcialmente móvel (Hi-Rakers) e aerofólio traseiro amarelo. 

Os modelos da série “Hi-Rakers” tem na base de metal uma parte móvel em plástico para subir de altura o conjunto da roda traseira. 

Na foto anterior e também na próxima foto o modelo da esquerda está na posição normal e o da direita na posição com a traseira levantada. 

Na foto abaixo dentro do círculo está mostrado a parte plástica móvel levantada, fazendo toda a traseira do modelo subir de altura.

O modelo da série foi pintado de amarelo, com base plástica cinza sem parte móvel (como os Hi-Rakers) e também para redução de custo teve o aerofólio traseiro retirado. 

T-Totaller – modelo de Larry Wood que estreou na “mainline” de 1977. Esse molde ficou ativo até 1985. A estréia foi na cor preta com base de zamac e detalhes da frente e laterais em dourado.

O modelo SM83, foi pintado de vermelho mas com os mesmos dizeres do modelo de lançamento. Base plástica em cinza e frente e lateral em plástico amarelo. 

O molde foi refeito e relançado em 2011 no HotWheelsCollectors.com Series 10 na cor cobre metálico.

Vega Bomb – modelo projetado por Larry Wood sobre um “Chevy Vega Funny Car” e foi lançado em 1975 na série “Flying Colors” na cor laranja com decalque na lateral “Vega Bomb” escrito em azul sobre fundo amarelo e vermelho.

Na série SM83 o modelo foi pintado de verde escuro sem detalhes e a base metálica foi mantida já que o modelo levanta a carroceria nas duas versões.  

Vette Van – modelo de Larry Wood da série “Hi-Rakers” de 1980 e ativo até o ano de 1983. No lançamento o modelo foi pintado de preto com desenhos nas laterais em amarelo e vermelho e com o nome do modelo em preto “Vette Van”.  

Na série de baixo custo o modelo foi pintado de rosa escuro com faixas: branca, amarela e vermelha nas laterais. A base do modelo foi mudada de metal do lançamento para plástico cinza nesse modelo e foi retirada o mecanismo que permitia aos modelos “Hi-Rakers” levantarem a traseira. 

Z-Whiz – Esse Datsun estreou na série “Flying Colors” de 1977 e o molde ficou ativo até o ano de 1984. Projeto de Larry Wood onde foi feito um modelo baseado na série Z da Datsun: S30 (1969-1978), 240Z (1969-1973), 260Z (1974), 280Z (1975-1978). O modelo de lançamento foi pintado de prata com faixas laranja, amarela e azul com o nome Datsun, pintado no capo em amarelo.  

Para a série foram pintados dois modelos com a carroceria em verde claro e foi usada a mesma máscara de pintura do modelo de lançamento, um deles com as mesmas cores e a segunda variação verde a cor laranja foi substituída pela cor vermelha. Ambos os modelos verdes com base em plástico cinza. 

Essa série de vinte modelos “Hot Wheels”, onde a marca “Hot Wheels” não aprece na embalagem teve quatro modelos licenciados (20%) e alguns outros modelos não licenciados baseados em modelos reais, entretanto teve também seis modelos (30%) fantasia dos estúdios de criação da Mattel. Certamente ter 80% da série sem ter que pagar licença e com todas as outras economias de pintura, metal e partes retiradas, devem ter feito dessa série uma série mais lucrativa a época, embora o apelo para o colecionador tenha sido baixo. Essa estratégia de mudar moldes e torná-los mais baratos também foi utilizada por outras concorrentes da Mattel nesse época e a Matchbox Universal nos anos de 1985 a 1988 também lançou uma série nessas bases chamada de “Super GT BR” (artigo nesse blog em 22 de maio de 2016).  

Referências:
https://hotwheels.fandom.com/wiki/Speed_Machines_(1983)
http://christophe-francois.blogspot.com/2014/08/large-charge-and-american-victory.html#!/2014/08/large-charge-and-american-victory.html
https://vignette.wikia.nocookie.net/hotwheels/images/5/5e/Bubble_Gunner_Yel_L.JPG/revision/latest?cb=20090924141355
https://eterniacollectables.co.uk/hot-wheels-bubble-gunner-yellow-car-diecast-model-1978-base-stamp-2615-p.asp
https://vignette.wikia.nocookie.net/hotwheels/images/c/ce/Bubble_Gunner_Mag_L.JPG/revision/latest?cb=20090924141354
https://vignette.wikia.nocookie.net/hotwheels/images/0/09/BubbleGunner_2011.jpg/revision/latest?cb=20190204235655
https://www.pinterest.es/amp/pin/460915343106196082/
https://www.reddit.com/r/matchbox/comments/c9i8eo/can_someone_help_identify_this_all_it_says_on_the/
https://vignette.wikia.nocookie.net/hotwheels/images/b/b8/2012-THO-DumpinA-Red.jpg/revision/latest?cb=20120505213920
https://vignette.wikia.nocookie.net/hotwheels/images/8/8e/Hare_Splitter_WhtRed.JPG/revision/latest?cb=20090107232440
https://vignette.wikia.nocookie.net/hotwheels/images/7/7e/Hare_Splitter_SpdMch.JPG/revision/latest?cb=20090107232404
https://vignette.wikia.nocookie.net/hotwheels/images/6/6b/Hare_Splitter._TheHotOnes.Met_Blue.1.JPG/revision/latest?cb=20190421211509
https://vignette.wikia.nocookie.net/hotwheels/images/7/7c/IMG_2211.jpg/revision/latest?cb=20100202201916
https://vignette.wikia.nocookie.net/hotwheels/images/f/f6/Inside_Story_GryL.JPG/revision/latest?cb=20091003040156
https://vignette.wikia.nocookie.net/hotwheels/images/f/f7/LowdownBlueLeftSide.png/revision/latest?cb=20170812003533
https://vignette.wikia.nocookie.net/hotwheels/images/7/72/Red_lowdown_sleepercivic.jpg/revision/latest?cb=20100112060153
https://vignette.wikia.nocookie.net/hotwheels/images/5/5a/Montecarlostocker.jpg/revision/latest?cb=20080414031851
https://br.pinterest.com/pin/472103973421324439/
http://onlineredlineguide.com/75/75_mustang_stocker/75_mustang_stocker.html
https://vignette.wikia.nocookie.net/hotwheels/images/d/d0/Packin_pacer_yellow.JPG/revision/latest?cb=20080328070835
https://vignette.wikia.nocookie.net/hotwheels/images/2/2a/Packin_pacer_speed_machines.JPG/revision/latest?cb=20080328072205
https://vignette.wikia.nocookie.net/hotwheels/images/2/2e/Speed_pinto_sleepercivic.jpg/revision/latest?cb=20100114061953
https://vignette.wikia.nocookie.net/hotwheels/images/5/53/PPinto_-_Green_76.jpg/revision/latest?cb=20081119021120
https://vignette.wikia.nocookie.net/hotwheels/images/a/ae/Rock_buster_flyin_color_yellow_RL.jpg/revision/latest?cb=20130206040458
https://vignette.wikia.nocookie.net/hotwheels/images/8/86/Rock_Buster_Wht.JPG/revision/latest?cb=20091011000732
https://www.ebay.ie/itm/Hot-Wheels-1976-Second-Wind-Mach-5-Rare-Condition-Hong-Kong-/132908662671
https://picclick.com/Hot-Wheels-Speed-Fleet-Leo-India-Second-Wind-293571930894.html
https://www.southtexasdiecast.com/hwguide/images/1977/1977_9646a.jpg
https://www.worthpoint.com/worthopedia/hot-wheels-speed-machines-show-hoss-1938853045
https://vignette.wikia.nocookie.net/hotwheels/images/f/f9/ImagesCA6GIE5G.jpg/revision/latest?cb=20111129124724
https://vignette.wikia.nocookie.net/hotwheels/images/6/60/Spacer_Racer_Red.JPG/revision/latest?cb=20090106144927
https://picclick.com/Hot-Wheels-1983-Vintage-Speed-Machines-123435300110.html
http://diecast.spiraln.com/ford/mustang/62-78/index.html
https://vignette.wikia.nocookie.net/hotwheels/images/3/3e/Spoiler_Sport_-_6425df.jpg/revision/latest?cb=20081112091549
https://vignette.wikia.nocookie.net/hotwheels/images/3/31/Spoiler_Sport_Hot_Ones_-_00038df.jpg/revision/latest?cb=20111005092332
https://vignette.wikia.nocookie.net/hotwheels/images/0/01/75_Super_Van_Blk_RL_metal_w-sidemarker_smoked_Flyin_Color.jpg/revision/latest?cb=20130217034848
https://vignette.wikia.nocookie.net/hotwheels/images/0/02/Supervan_RedL.JPG/revision/latest?cb=20091119002033
https://vignette.wikia.nocookie.net/hotwheels/images/6/6c/2003hwcflyingcustoms70svan.jpg/revision/latest?cb=20100227211010
https://www.worthpoint.com/worthopedia/hotwheels-speed-machines-top-1912254553
https://vignette.wikia.nocookie.net/hotwheels/images/7/74/Top_Elem_Dk_Blue_1976_RL.jpg/revision/latest?cb=20130122055942
https://vignette.wikia.nocookie.net/hotwheels/images/2/29/Turbo_Wedge_Grn.JPG/revision/latest?cb=20081219204550
https://vignette.wikia.nocookie.net/hotwheels/images/5/5a/TurboWedge_Speed.JPG/revision/latest?cb=20110221021019
https://vignette.wikia.nocookie.net/hotwheels/images/6/65/T-Totaller_BlkL.JPG/revision/latest?cb=20091003034651
https://picclick.co.uk/Hot-Wheels-vintage-Speed-Machines-T-Totaller-in-123904817138.html
https://vignette.wikia.nocookie.net/hotwheels/images/4/42/Vega_Bomb_1974_Cap_front_Orange.jpg/revision/latest?cb=20130122071447
https://www.etsy.com/in-en/c/toys-and-games/toys/push-and-pull-toys/vehicles?ref=pagination&page=5
https://www.hotwheelsbr.com/Series/Series-10.htm
https://vignette.wikia.nocookie.net/hotwheels/images/e/e9/Vette_Van_BLk.JPG/revision/latest?cb=20090107020243
https://www.worthpoint.com/worthopedia/hot-wheels-1983-speed-machines-red-1952455225
https://vignette.wikia.nocookie.net/hotwheels/images/1/16/Zwhiz_speed_org_sleepercivic.jpg/revision/latest?cb=20100111025151
https://vignette.wikia.nocookie.net/hotwheels/images/8/83/Zwhiz_speed_red_sleepercivic.jpg/revision/latest?cb=20100111025242
https://vignette.wikia.nocookie.net/hotwheels/images/0/01/Zwhiz_rl_sleepercivic.jpg/revision/latest?cb=20100111024759
https://www.worthpoint.com/worthopedia/1983-hot-wheels-speed-machines-spacer-535086935


2 comentários:

  1. Mais uma matéria interessante. Eu também teria algumas considerações a repeito...
    1) Felizmente a tecnologia evoluiu a ponto das mainlines de hoje serem muito mais fidedignas, fazendo esses modelos antigos parecerem mesmo peças de museu (ou itens de colecionador!).
    2) A Super Van ainda existe hoje. Seria outro molde? A mim parece a mesma coisa.
    3) O tal Second Wind se parece mais com o Mach-5 clássico dos desenhos que aquele licenciado, lançado pela Mattel mais recentemente. Só faltam as rodas 5-dot.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1) Verdade. Mesmo nessa série da Mattel do artigo onde há poucos modelo licenciados, os licenciados não tem a riqueza dos detalhes de hoje.
      2) Esse molde do Larry Wood, Super Van, foi aposentado em 1985. Em 2003 foi criado um modelo muito semelhante, sem licença, chamado '70's Van.
      3) Sim o "Second Wind" é como o Mach 5 do desenho da TV. A licença que a HW finalmente conseguiu do Mach 5 foi para aquele estranho filme de cinema, onde tem o Mach 5 o Mach 4 e o Mach 6.

      Excluir