domingo, 21 de junho de 2020

Matchbox Especiais do mercado Target

O Mauricio Nunes está de volta ao assunto Matchbox, e dessa vez ele fala de alguns carros especiais, frutos de uma parceria com as lojas Target dos EUA. Clique aqui e veja todas as postagens do Mauricio sobre a história do nosso hobby.


No ano de 2008 a “Mattel” fez uma parceria com o mercado “Target” e lançou alguns modelos Matchbox com pinturas exclusivas para venda somente no Target. Em uma jogada semelhante aos modelos da parceria com a outra grande rede de mercado varejista dos EUA, Walmart, a Mattel preparou dez modelos com pintura exclusiva que saíram em cartelas da série de aviões da Matchbox, a “Sky Busters”. As cartelas tinham um dos aviões da série “Sky Busters”, dois modelos com as pinturas especiais e outros itens como bonecos e outros apetrechos para brincadeiras. 


Sky Buster Set Amazon Adventure – nesse set os modelos usados foram o MB0486 1998 Jeep Wrangler e o MB0705 Honda Ridgeline, ambos modelos licenciados. O set vem ainda com um avião, uma tenda e dois bonecos beges e tem uma base dobrável no fundo (ponte sobre um rio).


1998 Jeep Wrangler MB0486 - modelo em escala 1:56, apareceu pela primeira vez na linha em 2001 pela 1-75 na cor vermelho cereja metálico com a capota caramelo e decalques da “Gecko Tours” (com um desenho de uma salamandra = gecko, no centro de um círculo branco). 


Na série especial do Target saiu em areia camuflado, com vidro laranja e capota com apetrechos de camping em marrom escuro.


Existe ainda o modelo MB0369 de 1999 de onde o MB0486 foi criado, que tem apenas a estrutura tubular da capota, mas sem o kit de camping. Daí o motivo do MB0486 ter na sua base o ano de 1998. O que parece é que aproveitaram toda a estrutura do MB0369 e apenas colocaram o kit de camping na capota do MB0486, dessa forma criando um modelo novo.  


Honda Ridgeline 2007 MB0705 – modelo de Ryu Asada foi lançado no ano de 2007 na 1-75 em uma cor azul claro metalizada com interior preto. 


Na série saiu com uma pintura preto fosco e os mesmos decalques nas laterais das outras três peças metálicas do set (ilha com dois coqueiros). Esse modelo mantém a temática “camping” do Jeep Wrangler, se olharmos a caçamba da picape. A partir de 2014 o molde foi refeito e rebatizado como MB1071. 

Sky Buster Set Test Flight – os dois modelos do set não são licenciados:  MB0594 Airport Fire Tanker e o MB0695 Utility Truck GasTanker. O set vem com os dois modelos não licenciados, mais o avião, um boneco na cor cinza e dois equipamentos de Aeroporto, além da base dobrável que imita uma pista de aeroporto.  


Airport Fire Tanker MB0594 foi produzido pela primeira vez para a 1-75 de 2004 na cor vermelho. Com o canhão de água na cor azul escuro. O modelo especial do Target é amarelo limão com o canhão d’água em cinza. Modelo em escala de três polegadas. 


Utility Truck GasTanker MB0695 – modelo projetado por Mike Finizza em escala de 3 polegadas que apareceu pela primeira vez na 1-75 de 2006 nas cores marrom (cabine) e cromo (tanque). 


Na série dos modelos exclusivos do Target as cores escolhidas foram o azul (cabine) e cinza (tanque). 


Sky Buster Set Highway Rescue – os dois modelos escolhidos para esse set foram o MB0679 Ambulance e o carro de bombeiros MB0566 Rescue Fire Truck, ambos não licenciados. O conjunto vem ainda com um helicóptero, dois bombeiros na cor amarela, uma maca em plástico amarelo e a base dobrável imitia um heliponto na beira de uma estrada. 


Ambulance MB0679 – modelo em escala de 3 polegadas que inaugurou sua presença na linha 1-75 de 2005 na cor branca com detalhes em amarelo e vermelho e letras em azul. Seguiu com esse molde até o ano de 2010, quando o molde foi retrabalhado, mas manteve o número.


Na série “Sky Busters” saiu na cor vermelha com detalhes em branco e azul.


Rescue Fire Truck MB0566 - teve sua primeira aparição na linha em 2003 na 1-75 na cor vermelho cereja metálico com a cobertura da traseira em branco. Modelo em escala de 3 polegadas. 


Junto com o “Ambulance” o MB0566 dos “Sky Busters” apareceu na cor vermelha com a cobertura traseira em cinza claro.


Sky Buster Set MBX International Airport – esse foi um set onde foi usado um modelo não licenciado, MB0662 City Bus, junto com um modelo licenciado MB0693 Ford Transit. No set temos o ônibus, o furgão, um avião e dois bonecos em plástico azul escuro e um marcador de pista de aeroporto. A base dobrável representa uma pista de aeroporto. 


City Bus MB0662 - debutou na 1-75 de 2005 na cor branca com faixas laranja e vermelha e decalques nas laterais (Metro Shuttle / Transporte para o Metrô). Modelo em escala de 3 polegadas.


Na “Skybusters” a cor escolhida foi também o branco com faixas amarela e vermelha. 


Ford Transit MB0693 – esse modelo em escala 1:69 foi introduzido na linha Matchbox em 2006 pela 1-75 na cor azul claro metálico como uma van de entregas da empresa de amortecedores “Bilstein”. 

Para o set da “Skybusters” a cor escolhida foi o branco.


Ambos os modelos com a mesma pintura branca com detalhes em amarelo e vermelho e dizeres semelhantes. O ônibus com “Airport Shutte Service / Serviço de Transporte do Aeroporto e a Van com “Airline Food Service / Serviço de Comidas para Linhas Aéreas”. 


Sky Buster Set Blizzard Expedition - esse foi um set onde foi usado um modelo licenciado, MB0697 Land Rover Defender 110, junto com um modelo não licenciado MB0712 Desert Thunder. Além desses dois modelos o set consta com um avião, dois bonecos em plástico laranja e um trenó com equipamentos. A base dobrável parece imitar um campo de pouso na neve.  


Land Rover Defender 110 MB0697 – modelo em escala 1:64, inaugurou na linha em verde metálico na 1-75 de 2006. 


Na série do mercado Target a cor escolhida foi o laranja com desenhos em preto nas laterais (mesmo desenho do caminhão e do avião). 


Desert Thunder MB0712 - modelo que apareceu pela primeira vez na 1-75 de 2007 na cor laranja com pintura de corrida e o topo em preto. 


Na série a cor escolhida foi o azul marinho com o topo em cinza.


Na verdade, essas são cartelas da coleção “Sky Busters” onde os carros vêm como acessório. No entanto, para quem coleciona carros e gosta de variações, terá que arranjá-los de alguma forma. Não são modelos propriamente raros, mas pela forma como foram comercializados, não são fáceis de serem achados hoje. Ao total foram 10 modelos com pinturas especiais, sendo que 40% de modelos originais e a maior parte (60%) de modelos não licenciados. Parece óbvio que um acessório da série “Skybusters” não deveria onerar mais do que o necessário o custo de cada cartela, daí a preferência por modelos não licenciados e pinturas mais simples, nada de cromados, ou tintas metalizadas ou peroladas, como foram usadas nesses mesmos modelos em seus lançamentos. 


De qualquer forma, apesar da porcentagem alta de modelos não licenciados e simplicidade de pintura, isso não estraga a beleza da série uma vez que mesmo sendo modelos, menos custosos, sem licença, são modelos bonitos que não desagradam.


Em 2018 com a comemoração dos 65 anos da marca, a Matchbox tinha programado o lançamento de 4 modelos exclusivos que seriam 02 modelos exclusivos para a loja “Toys ’R Us (TRU)” e dois modelos exclusivos para o mercado Target. Em comemoração às bodas de safira da marca os modelos seriam pintados de azul safira com o logo dos 65 anos em branco. 


O fato é que com a falência da TRU os dois modelos da loja que acabou foram passados para o mercado Target e este acabou lançando os quatro modelos. 



Na foto acima vê-se as embalagens especiais dos modelos e suas pinturas características. Os quatro modelos originais que foram previamente apresentados em fotos nesse blog (Encontro Matchbox – Albuquerque Novo México, julho 2017 - 13 de agosto de 2017) estão ainda na embalagem blister. No centro da foto acima sem embalagem está um quinto modelo que a Matchbox acabou decidindo fazer para venda em todo o mundo. O 1961 Jaguar E-Type é parte de um 5-Pack e não teve a venda restrita ao mercado Target e aos EUA.   


’70 Plymouth Cuda MB1088 – esse modelo de 2018 em escala 1:62 sucedeu ao MB0616 de 2004. O relançamento do novo molde do Cuda foi na cor verde esmaecido com faixas laterais em preto.

Esse era um modelo originalmente definido para ser lançado exclusivo pelo mercado Target.   


Oldsmobile Vista Cruiser 1971 MB0777 – modelo em escala 1:68 lançado na coleção de 2009. No mesmo ano de 2009 foram feitas cinco variações desse modelo, duas brancas e três verdes, mas o primeiro modelo lançado foi um verde limão com rodas “cut tri spoke” e painéis laterais imitando madeira. 


Esse era um modelo originalmente definido para ser lançado exclusivo pelo mercado Target. 


1990 VW Golf Country MB1038 – esse é um modelo que estava destinado a loja Toy’s ‘R Us (TRU)” mas com a falência desta, passou para a distribuição exclusiva do mercado Target. O primeiro modelo de apresentação desse VW Golf da coleção de 2017 foi na cor verde folha.


Ford F150 SVT Raptor MB0788 - esse é o segundo modelo que estava destinado a loja Toy’s ‘R Us (TRU)” mas com a falência desta, passou para a distribuição exclusiva do mercado Target. O lançamento da picape Ford Raptor foi na coleção de 2010 em laranja escuro com detalhes em preto. 


Foram quatro modelos, que originalmente a Matchbox chegou a cogitar em fazê-los com pneus de borracha como foi comentado no Encontro Matchbox de Albuquerque em 2017, mas acabaram saindo com rodas de plástico mesmo.  


Recentemente em 2019 a Matchbox firmou uma outra parceria com o mercado Target para lançamento dos modelos dourados comemorativos do aniversário de 50 anos dos modelos Superfast (Superfast Gold Models 50 Years). Até o momento foram lançados seis modelos, três modelos na caixa A e mais três na caixa B de 2020, que ainda saíram no ano calendário de 2019. 


2016 Chevy Camaro Convertible MB1036 – produzido para lançamento na coleção de 2017 na cor vermelha com interior em preto e depois aproveitado como um dos modelos dourados comemorativos. 


Mercedes-Benz G 63 AMG 6x6 MB1056 – o modelo foi lançado oficialmente na US Toy Fair de 2016 (Feira de Brinquedos dos EUA em 2016) nas cores ferrugem metálico com preto. 


1969 BMW 2002 MB1173 – o modelo de lançamento do BMW 2002 foi na cor amarela na coleção de 2019 e nesse mesmo ano foi feita a repintura dourada do modelo. 


Seagrave Fire Engine MB0843 – modelo lançado na coleção de 2012 em vermelho. 


1951 Hudson Hornet Police MB1046 – modelo pintado como uma viatura de xerife de “MBX Valley”, pelo escudo na porta. As cores escolhidas foram o preto com portas em branco para esse lançamento da 1-125 de 2017. Esse mesmo modelo de lançamento repetiu exatamente igual em 2018 no 5-Pack “Police Vehicles / Veículos de Polícia”.


’16 BMW i8 MB1093 – modelo foi lançado na coleção de 2018 na cor preta com detalhes em azul e interior creme. O modelo dourado manteve os detalhes no mesmo azul. 


O expediente de criar modelos exclusivos para os grandes parceiros de venda a varejo é antigo e amplamente utilizado pela Mattel e até por outros fabricantes menores, como Johnny Lightning. A vantagem desse expediente é oferecer a estes parceiros uma variação de modelo (pintura e/ou embalagem) para “turbinar” as vendas. Dentro da Mattel esses contratos de exclusividade são mais comuns na Azul do que na Laranja, mas há também com a Matchbox como vimos hoje e veremos em artigos futuros outras parcerias de venda exclusiva da Laranja. 


Referências:

https://www.mbxforum.com/ME-Catalog/jnmMCDB31SApplication.php

https://www.ebay.com/itm/6-Piece-Set-Matchbox-Die-Cast-Skybusters-Amazon-Adventure-N1613-2008-NIP-/153847399808

https://www.mbxforum.com/ME-Catalog/jnmMCDB31SApplication.php

https://picclick.com/Matchbox-Sky-Busters-Test-Flight-6-Piece-Set-372229304794.html

https://matchboxforum.co.uk/category/uncategorized/page/3

https://matchboxforum.co.uk/category/skybusters

https://www.amazon.co.uk/Matchbox-Busters-International-Adventure-Fold-Out/dp/B0050JG80W

https://www.worthpoint.com/worthopedia/matchbox-skybusters-set-blizzard-409863428

https://www.ebay.com/itm/Matchbox-Sky-Busters-Set-Test-Flight-2008-New-6-pc/383364368710?hash=item59424c0946:g:Ro8AAOSw9MReGFjl

https://matchbox.fandom.com/wiki/Jeep_Wrangler_1998

https://vignette.wikia.nocookie.net/matchbox/images/8/8b/DesertThunderV16orange.jpg/revision/latest?cb=20111021165809

https://www.hobbytalk.com/threads/65th-anniversary-sapphire.586441/#lg=attachment_xfUid-1-1589849117&slide=0

https://matchboxforum.co.uk/mb1038-90-volkswagen-golf

http://www.mbx-u.com/ver-detail-var-listing.php?model=SF0818-018

http://www.mbx-u.com/ver-detail-var-listing.php?model=SF0990-004

https://vignette.wikia.nocookie.net/matchbox/images/b/bf/Chevy_Camaro_Convertible_%282019_Gold_Series%29.jpg/revision/latest?cb=20190921025100

https://vignette.wikia.nocookie.net/matchbox/images/f/fa/Mercedes-Benz_G63_AMG_6x6_%282019_Gold_Series%29.jpg/revision/latest?cb=20190914053248

https://vignette.wikia.nocookie.net/matchbox/images/4/43/Mercedes-Benz_G63_AMG_6x6_%282016_2017_Promotional%29.jpg/revision/latest?cb=20170415015437

https://vignette.wikia.nocookie.net/matchbox/images/3/3d/BMW_2002_%282019_Gold_Series%29.jpg/revision/latest?cb=20190921024204

https://vignette.wikia.nocookie.net/matchbox/images/d/de/Seagrave_Fire_Truck_%282019_Gold_Series%29.jpg/revision/latest?cb=20191206042251

https://vignette.wikia.nocookie.net/matchbox/images/6/6d/Hudson_Hornet_Police_%282019_50th_Golden_Series%29.jpg/revision/latest?cb=20191205031514

https://vignette.wikia.nocookie.net/matchbox/images/8/8d/BMW_i8_%282019_Gold_Series%29.jpg/revision/latest?cb=20191206043344



Um comentário:

  1. Obrigado, Maurício, mais uma vez. Interessante como alguns desses modelos caíram nas minhas mãos, mas eu desconhecia completamente a sua história.

    ResponderExcluir