quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Pontiac Firebird Formula MBX

Um dos belos lançamentos da linha Matchbox para este ano é o Firebird Formula de 1971, e como sempre, a miniatura está muito fiel ao carro original.


A versão "Formula" vinha de fábrica na época com motor V8, e só não era mais equipado do que a versão top de linha "Trans Am". E ele podia vir com os potentes motores 400 ou 440 da GM nessa versão, o que o deixou muito popular na época.


Apesar de serem "Camaros" feitos pela divisão de performance da GM (a extinta Pontiac), os Firebirds não são os mais desejados por colecionadores de carros pelo mundo. Um ou outro modelo de Firebird se tornou um pouco mais raro (como o Trans Am 455 Super Duty), e são mais valiosos, mas nada que se compare à procura que um Mustang, Camaro ou Charger tem hoje em dia por quem coleciona carros de verdade.


Não é a primeira vez que a Matchbox lança um Firebird Formula: na década de 70 foi lançado um modelo bastante popular, que podemos ver abaixo. Note que como uma "homenagem" ao modelo antigo, o modelo de 2011 ganhou interior cromado e um tom de azul bem próximo.


Veja abaixo as fotos deste belo novo modelo, sua comparação com o modelo antigo, e uma foto do carro real.


(Nota do T-Hunted: o Firebird foi o primeiro carro da coleção deste que aqui escreve, na década de 70, e ele foi fundamental para me tornar um grande fã de miniaturas e carros. Agora eu preciso ter a miniatura da década de 70, o de 2011, e o modelo real da época!)

Fotos: David Tilley do MCCH.

5 comentários:

  1. Uma bela miniatura mas...

    Esse interior cromado me mata !

    Ah que saudade da Lesney Products Inc.

    ResponderExcluir
  2. Show!
    A frente da mini da década de 70 é bem parecida com a frente do chevette hatch que tivemos aki!

    ResponderExcluir
  3. Douglas, confesso que quando vi esta mini no ebay fiquei maluco, pois me lembrei exatamente deste modelo antigo. Com certeza era um dos meus preferidos e hoje tive que comprar um zerado, pois o meu estava "desgastado". Que época maravilhosa...
    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Hey, great piece, congratulations. Greetings.

    ResponderExcluir
  5. Olá amigo, certamente é uma mini muito bacana dos anos 70, e na época eu "peguei" uma que estava inteira nas mãos de um antigo dono, mas que acabou por quase destruí-la totalmente. Mas eu estava esperto e ele "jogou fora" sem dó, então guadei-a por muito tempo, até que em 2009 eu criei coragem e a restaurei, com a cor externa original, mas os scoops do capô tive que customizar e o interior está na cor amarela, vindo de uma muni dos ano 70 mesmo, que era um Mustang sem chance de recuperação pois estava sem teto, sem chassis, sem rodas, sem nada apenas com interior amarelo que acabei por utilizá-lo nesse Firebird. Até que ficou bacana, e está repousando íntegro em minha pequena coleção. E com essa nova mini me deu vontade de ver a minha, ainda mais com uma de época aparecendo nessas fotos. Parabéns pela postagem, abraço.

    ResponderExcluir