domingo, 2 de julho de 2017

Hot Wheels Vintage Racing

Que tal uma boa leitura de domingo conhecendo uma das melhores séries adultas da Hot Wheels dos últimos tempos? O Maurício Nunes nos conta tudo sobre essa bela coleção! Clique aqui e veja todas as postagens do Mauricio sobre a história do nosso hobby.

Essa foi uma série de 2011 que enfocava 30 modelos de corrida americanos reais das décadas de 70 e 80. Talvez uma das melhores séries lançadas pela Hot Wheels nos últimos tempos, devido a fidelidade dos modelos à realidade. Miniaturas produzidas com esmero, totalmente em metal (base e corpo) com decalques de acordo com o modelo original e rodas “real riders” (pneus de borracha).

#1 “Sox and Martin´s" `73 Plymouth Duster
#2 “Dan Gurney´s" `68 Mercury Cougar
#3 "Dick Landy´s” Dodge Challenger

#4 "Dave Strickler´s" `70 Chevy Camaro RS
#5 "A. J. Foyt´s" `65 Ford Mustang - Anthony Joseph Foyt Jr.  Nascido em Houston, Texas, EUA em 16 de Janeiro de 1935, conhecido mundialmente como A. J. Foyt. Vencedor das 500 milhas de Indianápolis em quatro anos distintos (1961, 1964, 1967 e 1977). Com 67 vitórias e sete campeonatos da USAC (1960, 1961, 1963, 1964, 1967, 1975 e 1979), também campeão da USAC “Sprint” em 1960, da USAC “Silver Crown” em 1972 e da USAC “Stock Cars” em 1968, 1978 e 1979. Vencedor da tradicional 500 Milhas de “Daytona” em 1972 e vencedor de três corridas de resistência clássicas em todo o mundo: 24 Horas de “Le Mans” em 1967, 24 Horas de Daytona de 1983 e 1985 e as 12 Horas de Sebring, de 1985. É um dos mais laureados pilotos americanos de todos os tempos.
#7 "Shirley Shahan´s" `60 Dodge Dart

#6 "Continental Shaker" `70 Dodge Challenger

#8 "Dick Landy´s" `68 Hemi Dart 

#9 "George Follmer´s" `70 Mustang Boss 302 
#10 "Parnelli Jones" `70 Ford Mustang Boss 302 - Rufus Parnell "Parnelli" Jones, nascido em Texarkana, Arkansas, EUA em 12 de agosto de 1933. Parnelli Jones se tornou o primeiro piloto a se qualificar a mais de 150 milhas por hora (240 km/h) e ganhou a clássica corrida de Indianápolis em 1963. Parnelli Jones ganhou corridas em vários tipos de veículos: carros esportes, monopostos americanos, “Sprint Cars”, “midget cars”, “off-roads” e “Stock Cars”. Ele participou do Campeonato  da USAC entre 1960 e 1967, ficando em terceiro em 1962, quarto em 1963 e sexto em 1964. Nessa categoria marcou 6 vitórias e 17 pódios. Enquanto na NASCAR fez 34 corridas entre 1956 e 1970, onde obteve 4 vitórias, com 11 “top 10”. Também foi campeão da “Stock Car” em 1964. Parnelli Jones foi campeão da “Trans-Am” em 1970.
#11 "Ed Terry´s" `70 Ford Mustang

#12 "Grumpy´s Toy" `74 Chevy Vega Pro Stock
#13 "Darrel Waltrip´s" `70 Mercury Cyclone
#14 "Dan Gurney´s" AAR Cuda - Daniel Sexton Gurney, conhecido como Dan Gurney, nascido em Port Jefferson, New York, EUA em 13 de abril de 1931. Gurney ganhou corridas na “Indy Car”, NASCAR, “Can-Am” e “Trans-Am”. Gurney venceu corridas em carros esportivos (1958), Fórmula 1 (1962), NASCAR (1963) e Indy Car (1967). Vencedor das 24 horas de “Le Mans” em 1967 com A.J. Foyt. 

#15 "John Morton`s" Datsun 510
#17 "I. Motors" `64 Ford Galaxie
#18 "M. Ford" `64 Galaxie 500

#16 "Mopar Missile" `73 Plymouth Duster

#19 "Sam Posey´s" `70 Dodge Challenger
#20 "A. Galaxie" `65 Ford
#21 "Smokey Yunick´s" Chevelle Tribute

#22 "Richard Petty`s" `70 Plymouth Road Runner - Richard Petty conhecido como The King (O Rei). Nasceu no Condado de Randolph (Carolina do Norte) em 2 de Julho de 1937. Sete vezes campeão da NASCAR em 1964, 1967, 1971, 1972, 1974, 1975 e 1979. Além dos sete campeonatos, possui os recordes de mais vitórias com 200 (incluindo sete nas 500 milhas de Daytona) e o recorde de poles com 127. Considerado por muitos americanos como o maior piloto americano de todos os tempos. Disputou a maior parte das corridas pela equipe Petty Enterprises da família. Sua marca registrada é o número 43 e o carro geralmente pintado de azul claro. Vem de uma família de corredores e a tradição continua na família onde seu filho e neto também correram na NASCAR.

#23 "Richard Petty`s" `70 Plymouth Superbird
#24 "Richard Petty`s" `71 Plymouth GTX
#25 "Smokey Yunick`s" `67 Camaro

#26 "Mark Donohue`s" `71 AMC Javelin - Mark Neary Donohue Jr, nasceu em “Haddon Township”, Nova Jersey, EUA em 18 de março de 1937 e faleceu em  “Graz” na Áustria em 19 de agosto de 1975. Piloto de Fórmula 1 norte-americano que correu também nas 500 Milhas de Indianapolis, tendo vencido a corrida de 1972. Após essa vitória expressiva, iniciou com Roger Penske, o desenvolvimento do Porsche 917 que dominou de tal forma a Can-Am, que obrigou a mudança das regras da mesma para o ano seguinte. Em 1973 Donohue parou com as corridas, mas em 1974 retorna como piloto da Penske na Fórmula 1. Veio a falecer em acidente nos treinos para o Grande Prêmio de Fórmula 1 da Áustria em 1975.
#27 "Mark Donohue`s" `69 Sunoco Camaro
#28 "A.J. Foyt`s" `69 Ford Torino Talladega

#29 "Junior Johnson`s" `65 Ford Galaxie
#30 "Richard Petty`s" `69 Ford Torino Talladega

Essa bela série, além de nos brindar com excelentes modelos presta tributo a alguns dos grandes pilotos americanos de todos os tempos, que citamos nesse artigo. Uma série imperdível para quem gosta de modelos de corrida. 

Referências:


9 comentários:

  1. Essas são a prova de que quando a Mattel quer ela sabe fazer bem feito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ...totalmente de acordo. Agora sejamos claros, todos os modelos são inéditos, todos moldes novos feitos para a série, todos de metal e pneus de borracha, com decalques em todas as faces. Infelizmente, aos custos de hoje cada modelo desse iria custar o dobro do que custaram, ou seja, não veremos nada parecido com essa série de novo nunca mais, infelizmente.... :-(

      Excluir
  2. A melhor série ja feita pela HW.

    ResponderExcluir
  3. Em 2012 também houveram algumas series baseadas em alguns tipos de veículos de competição, como eu havia acabado de começar á colecionar no meio do ano, não tinha conhecimento do que tinha disponível, peguei um Duster da NHRA e 2 Indy. Tanto 2011 quanto 2011, tinha uma boa diversidade de modelos, mais interessantes, também na mainline, até mesmo os fantasia.

    ResponderExcluir
  4. Pena que a série não veio completa para o Brasil, e os modelos faltantes custem um rim cada no Mercado Livre e E-bay, quando encontrados! Consegui comprar do 1 ao 13, e 18, 19 e 20,o restante tive que esquecer, pois meu salário não suporta! A série Racing de 2012, trouxe várias sub série interessantes tbm, como a Championchip drag race, Muscle, Off Road, IRL, vintage stock car, e a road racing, mas tbm não veio completa para cá, e são bem caros (consegui a vintage stock car, championchip alguns da muscle e só).
    Acredito que em breve o Mauricio deve falar deles tbm, e sobre sobre isso que o amigo acima se refere.

    ResponderExcluir
  5. E os Car Culture? Eu particularmente estou achando bem legais. Recebi a Race Day ontem e achei muito bons.

    ResponderExcluir
  6. Se alguém tiver o #30 "Richard Petty`s" `69 Ford Torino Talladega e quiser vender, eu compro!

    ResponderExcluir
  7. Tenho um carrinho #3 "Dick Landy´s” Dodge Challenger .... quanto vale? é raro?

    ResponderExcluir