domingo, 11 de novembro de 2018

Johnny Lightning British Invasion

O Mauricio nos mostra hoje uma pequena e bela série da Johnny Lightning que fez a alegria dos britânicos. Clique aqui e veja todas as postagens do Mauricio sobre a história do nosso hobby.

Essa foi uma pequena série, mas bem interessante uma vez que que a temática é de carros ingleses não muito fáceis de serem encontrados por outros fabricantes de miniaturas nessa escala.

Originalmente, a série contou com 6 modelos inéditos criados para a série. A primeira subsérie da “Invasão Britânica / British Invasion” foi a chamada “First Shots” uma subsérie de embalagem dupla onde havia um modelo sem pintura em “zamac” e outro com pintura cromada colorida (tipo Spectraflame da Hot Wheels) e escolheram 4 modelos para essa subsérie. 

As caixas vinham com o modelo pintado na parte superior e na inferior o modelo em “zamac”. A decoração da caixa dupla vinha com a “Union Jack”, a bandeira Britânica, na parte superior da embalagem. Era uma edição limitada.

Os modelos em cartela simples também tinham estampado na parte superior a “Union Jack” e além do modelo a embalagem trazia também um cartão colecionável com uma foto do modelo real feito em miniatura.

Vamos comentar todos os modelos e suas subséries, começando por 4 modelos da subsérie escolhidos para lançamento como “First Shots” e em seguida os modelos das subséries / “releases” (R).

1958-1961 MGA 1500 Twin – modelo #090 lançado em 2000. Ao total foram somente os 5 modelos da “British Invasion” lançados desse MGA. Os dois modelos da “First Shots” e depois em cada uma das 3 subséries da “British Invasion” o modelo apareceu nas cores: branco (R1), vermelho (R2) e azul claro (R3)

Apesar de focar em uma série de modelos ingleses, inexplicavelmente o MGA veio com a direção do lado esquerdo. 

1962-1963 MGB Roadster – modelo #091 do ano de 2000. Foram 7 versões desse modelo. As tradicionais 5 versões da “British Invasion” (2 “First Shots” + 3 subséries normais) e mais dois modelos de séries James Bond. 

Esse modelo saiu na série “British Invasion” nas cores: amarelo pálido (R1), verde escuro (R2) e vermelho (R3). Saiu também em amarelo claro na série “Johnny Lightning James Bond 40th Anniversary Release 2” e em amarelo um pouco mais escuro em uma caixa com mais outros 3 modelos na série “Johnny Lightning James Bond 40th Anniversary 4-Car Box Sets”.

1961 Triumph TR3A – modelo #092 do ano de 2000. Ao total foram somente os 5 modelos da “British Invasion” lançados desse Triumph. 

As outras 3 versões do modelo nas cores: vermelho (R1), preto (R2) e amarelo claro (R3). 

1958-1960 Austin Healey Sprite – modelo #093 de 2000. Esse “Austin Healey” saiu nas cinco versões da “British Invasion”. 

Alem das versões para a série “British Invasion”, mais outras duas versões foram produzidas nas: “Johnny Lightning American Graffiti Collection Release 1” em amarelo forte e na “Johnny Lightning Classic Gold 2 Release 14” em azul. 

1962-1966 E-Type Roadster – modelo #784 de 1999 lançado na “British Invasion Release 1” na cor vermelha e seguiu em preto (R2) e branco (R3). 

Além dos três modelos dessa série saiu também nas séries: “Johnny Lightning Hollywood On Wheels 2”, pintado como a bandeira do Reino Unido como o carro de “Austin Powers”; “Johnny Lightning Culture Art Release 1” em vermelho com rodas esportivas; “Johnny Lightning Yesterday & Today Release 3” em azul metálico; “Johnny Lightning Rag Tops Release 2” em preto; “Johnny Lightning Dioramas Release 6 / Crikey! Smashing Stuff, Baby!” mais uma vez com as cores da “Union Jack” (carro de Austin Powers) juntamente com um 1965-1966 “Chevrolet Corvette Convertible” pintado como a bandeira Americana. 

1962-1967 Sunbeam Alpine/Tiger – modelo #651 do ano de 1998 lançado na “British Invasion R1” na cor azul claro, azul escuro no R2 e verde escuro no R3. 

O “Sunbeam” ainda saiu em mais 6 versões, sendo 5 relacionadas a James Bond e uma como o carro de Maxwell Smart, o nosso “Agente 86” (Get Smart em inglês, o seriado de TV). 

“Johnny Lightning James Bond 1 – Dr. No” em azul escuro com rodas esportivas; “Johnny Lightning James Bond Gold Set” modelo dourado em uma caixa com 8 modelos comemorativos ao total, mas que nunca foi vendido ao público no varejo; “Johnny Lightning James Bond Wal-Mart/Radio Grill Promotional Series” modelo no mesmo azul do interior e mesmas rodas mas com friso prata na grade e lateral; “Johnny Lightning James Bond 40th Anniversary 4-Car Box Sets / Heroic Horsepower (Box 1)” mesma pintura do imediatamente anterior, mas com as rodas tradicionais do modelo, não esportivas; “Johnny Lightning Hollywood On Wheels Release 4” na cor vermelha da série de TV “Get Smart” (Agente 86 no Brasil) e finalmente o último modelo, novamente em azul da série de dioramas “Johnny Lightning Dioramas Release 8 / James Bond 40th Anniversary / 007 Choose Q’s Ruse!” juntamente com um “2000-2005 Aston Martin V12 Vanquish” na cor prata.

Os modelos lançados no ano 2000 na série “First Shots” são de 3 polegadas exatas, enquanto os outros dois modelos ficaram menores, o Jaguar nem tanto com aproximadamente as mesmas 3 polegadas, já o “Sunbeam” ficou com aproximadamente 2,5 polegadas. 

Não parece muita coisa esse diferença, mas na comparação visual é gritante a diferença de escala, principalmente se compararmos as dimensões reais dos modelos onde, por exemplo, o “Austin Healey Sprite” mede 3,48 m de comprimento e o “Sunbeam Alpine” mede 3,94 m, sendo inclusive o “Alpine” mais comprido que o “Healey”, fato que não foi respeitado nos modelos em miniatura da “Johnny Lightning”.

De qualquer forma, com escalas um pouco diferentes ou não essa pequena série apresenta modelos icônicos e pouco comuns para os colecionadores. Pena que não ampliaram a série pois ainda há muitos outros carros Britânicos interessantes que ainda não foram mostrados nessa escala.

Referências:
http://www.jlcollector.net/bifs.html
http://www.jlcollector.net/bi.html
http://www.jlcollector.net/bi2.html
http://www.jlcollector.net/bi3.html
https://www.worthpoint.com/worthopedia/set-johnny-lightning-first-shot-1799629309
https://www.pinterest.co.uk/pin/430797520584394184/?lp=true
https://en.wikipedia.org/wiki/Sunbeam_Alpine
https://en.wikipedia.org/wiki/Austin-Healey_Sprite



Nenhum comentário:

Postar um comentário