domingo, 25 de novembro de 2018

Johnny Lightning - Truckin’ America

Nessa semana e na próxima o Maurício Nunes vai nos levar a uma viagem pelas caminhonetes da Johnny Lightning na série Truckin' America, sem dúvida uma das séries mais legais da marca. Clique aqui e veja todas as postagens do Mauricio sobre a história do nosso hobby.

Para os amantes de picapes essa série da Johnny Lightning (JL) é imbatível. Iniciou em 1997 e foram quatro edições. Com o foco somente em picapes americanas a “Truckin’ America” teve ao total 10 modelos em quatro repinturas, para cada uma das reedições da “Truckin America”. Todos modelos inéditos criados para a série.

As embalagens eram “blister” com fundo em cartão e uma foto do modelo. Além do modelo o blister trazia também uma ficha redonda de plástico com o número e foto do modelo. As embalagens dos modelos “White Lightning” eram diferentes na estampa de fundo.

1929 Ford Model 'A' #411 – essa bela picape de um “Ford Model A” além das quatro aparições da série teve mais 12 repinturas. 
Modelo “White Lightning” dessa série.

As repinturas diferentes foram: uma com pranchas e duas com selos emoldurados na carroceria, como parte da série “Postal Trucks” em dois “Releases”.

1940 Ford Pickup #412 – esse modelo teve 17 repinturas além das quatro da série. 

Foram duas versões do modelo carregando um selo, um modelo especial comemorativo da Feira de York e um modelo com pranchas na carroceria, como as versões diferentes da série.

1950 Ford F-100 #413 – foram 16 repinturas além das 4 da série.
Modelo da série “Coca Cola On The Move (Release 3)

Como modelos distintos, foram duas versões do modelo carregando um selo e um modelo com pranchas na carroceria.

1955 Chevrolet Cameo #414 – foram 15 repinturas além das 4 da série com o mesmo padrão anterior.

Foram duas versões do modelo carregando um selo e um modelo com pranchas na carroceria que mantiveram o número se série #414.

1959 Chevrolet El Camino #415 – ao total as repinturas foram 15 além das 4 da série.

Mais uma vez foi mantido o mesmo padrão anterior, duas versões do modelo carregando um selo e um modelo com pranchas na carroceria mantendo o número de série (#415).

1960's Studebaker #416 – 12 modelos repintados além dos 4 da série, totalizando 16 modelos ao total até o momento. 

Mantido o mesmo padrão anterior, duas versões do modelo carregando um selo e um modelo com pranchas na carroceria e número de série #416.

1971 Chevrolet El Camino #373 – foram 12 repinturas desse modelo somados aos 4 da série. Desta vez os modelos com prancha saíram nessa série.

Foram dois modelos com selos como outros tantos já reaproveitados dessa série na série de homenagem aos Correios. 

1978 Midnight Express #418 – essa picape Dodge apareceu em mais 15 repinturas em outras séries além dos quatro modelos da “Truckin’ America”.
Modelo da série “Anniversary Edition (10th)

Além dos 2 modelos com os selos, houve também 5 modelos repintados sem os escapes verticais.

1991 GMC Syclone #419 – ao total estamos falando de 14 modelos repintados incluindo-se os 4 da série. Foram 3 repinturas em 2018 já na JL Round 2 LLC.  

Duas repinturas da série comemorativa dos Correios Americanos com os selos na caçamba.

1996 Dodge Ram 1500 #420 – 25 repinturas do modelo além dos 4 modelos da série.

Além dos modelos com os selos na traseira há também uma variação dessa Dodge Ram com para choques e estribos maiores e uma bateria de faróis nas barras de proteção do teto.

Quase todos os modelos tiveram variações de caçamba aberta ou coberta, para quem coleciona variações as opções aumentam ainda mais, mas para os amantes de picapes são 40 modelos ao total, levando-se em conta só as 4 repinturas de cada “release”.

Referências:
http://www.jlcollector.net/truck1.html
http://www.jlcollector.net/truck2.html
http://www.jlcollector.net/truck3.html
http://www.jlcollector.net/truck4.html
https://globaldiecastdirect.com/white-lightning-chase-vehicles/13404-johnny-lightning-white-lightning-1929-ford-model-a-pickup.html
https://globaldiecastdirect.com/truckin-america/16283-johnny-lightning-truckin-america-1955-chevrolet-cameo-pickup-truck.html


Um comentário:

  1. Mais um post excelente. Não coleciono picapes, mas os modelos da JL são muito bem feitos!

    ResponderExcluir