domingo, 10 de março de 2019

Tema Toys

Hoje o Maurício mostra uma marca incrível com modelos sensacionais. Você já conhecia? Clique aqui e veja todas as postagens do Mauricio sobre a história do nosso hobby.

A Tema Toys (TT) é uma empresa holandesa sediada em “Woudenberg” na Holanda e fundada em 1994. A TT iniciou com foco nos modelos ditos pesados (caminhões carretas e máquinas) e pelo realismo de seus modelos em várias escalas, seus modelos começaram a ser dados como brindes e daí surgiu a “WSI Models B.V”, também em “Woudenberg”, Holanda que em 2006 tornou-se a “holding” mantendo a sede na Holanda mas transferindo a produção para a cidade de “Dongguan” na província de “Guangdong” na China. 

A WSI tratou de centralizar a parte de produção e licenciamentos de modelos para outros, entrando forte na indústria de brindes. 

A TT trabalhava incialmente com modelos nas escalas 1:87, 1:64 e 1:43. A formação da WSI somou a essas escalas alguns modelos na escala 1:50, mas não serão vistos nesse artigo e sim em um outro sobre a WSI.  

Escala 1:87. São quatro os segmentos dos modelos nessa escala.

Carretas – no plantel das carretas há três tipos de reboques e alguns cavalos distintos: Mercedes-Benz Actros MP4, MP3; MAN TGX XXL; Scania R 6, R5 e ST; DAF (super space, XF105, space cab, CF85); Volvo GL e FH; Iveco Stralis.

Transporte de líquidos e granel – três tipos de carretas e os cavalos: MAN TGX XLX; Scania ST; DAF (XF105 e CF85) e Volvo FH 3.

Carretas de Transporte – são 2 tipos “Low Loader” e uma carreta com altura tradicional com os cavalos: MAN (TGX XXL e TGA); Volvo FH3 GL e DAF (XF e XF 105 SC).

Guindastes – o “Liebherr LTM 1750” é o modelo licenciado em três versões distintas. 

Escala 1:64. São muitas opções nessa escala, mas o foco permanece em caminhões e máquinas com algumas opções fora dessas. 

Caminhões de carga tipo “baú”.

Caminhões de bombeiros.

Transporte de containers.

Guindastes.

Empilhadeira. 

Carros de passeio. 

Carros de Polícia.

Vans de entrega ou serviço.

Caminhões de transporte de líquidos/tanque.

Transporte e Máquinas pesadas. 

Transporte de veículos.

Máquinas Pesadas.

Duplas (2-Pack). 

Jogos completos com modelos diversos e peças auxiliares.

Escala 1:43.  São menos opções nessa escala. A TT conta com 6 modelos disponíveis.

Alguns modelos em escala 1:50 que normalmente pertencem ao plantel da WSI são comercializados como TT para colecionadores e não como brindes, mas serão vistos no artigo sobre a WSI.

Esse segmento de modelos pesados tem tanto apelo que a “Tema Toys” chegou a fundar uma empresa específica para lidar com a manufatura e licenciamento desses modelos para confecção de brindes, mas se você coleciona esse tipo de modelos, e ainda não conhece a marca, procure se informar mais e aumente sua coleção com modelos de altíssima qualidade.   

Referências:
https://www.tema-toys.com/en/scale-1-87-1/bulk-tank
https://www.tema-toys.com/en/scale-1-87-1/box-reefer
https://www.tema-toys.com/en/scale-1-87-1/convoi-exceptionnel
https://www.tema-toys.com/en/scale-1-87-1/cranes
https://www.tema-toys.com/en/scale-1-64
https://www.tema-toys.com/en/scale-1-43-1
https://www.ebay.com/itm/MAMMOET-SCANIA-TRUCK-WITH-CONTAINER-1-64-DIE-CAST-METAL-TEMA-TOYS-29cm-LONG-NEW-/173777579796
https://www.ebay.com/itm/223424911440



2 comentários: