domingo, 9 de fevereiro de 2020

Matchbox Swiss Collection

Voltando ao tema “Matchbox”, o Maurício encontrou uma série bem rara e que pouca gente conhece, e você vai saber mais sobre ela aqui embaixo. Clique aqui e veja todas as postagens do Mauricio sobre a história do nosso hobby.

Essa foi uma coleção de modelos, todos repinturas, feitos para venda exclusiva na Suíça (detalhe marcado em amarelo) por encomenda da distribuidora local “Joker AG” (detalhe marcado em verde) em 1989. Foram produzidos 13 modelos 1-75, além de modelos da série “Convoy”, “Super Kings” e “Sky Busters”. Dois modelos, um da série 1-75 e outro da série “Super King”, ambos como modelos do refrigerante “Rivella” (detalhes marcados em vermelho) acabaram por não serem produzidos. 

Essa não foi uma série promocional e sim uma encomenda de modelos para venda local, portanto era encontrada nas boas casas do ramo na Suíça à época e com venda exclusiva no país.


Tanto os modelos 1-75 como os de outras séries apresentam embalagens específicas com a mesma identidade visual. 

1-75 - foram 13 modelos sendo que contando os com mais de uma aparição o número se reduz para oito modelos distintos. 

Havia a previsão de mais um modelo com pintura do refrigerante “Rivella”, mas aparentemente algum problema ocorreu com essa licença e a série original de 14 miniaturas acabou com apenas 13 modelos.   

Caterpillar D9 Tractor MB0064 – modelo lançado na 1-75 de 1985 na cor amarela com capota e esteiras em preto.

Modelo pintado como da empresa de construção “Losinger” estabelecida na Suíça desde 1917, responsável por várias grandes construções locais, inclusive de túneis alpinos. 


Model A Ford MB0038 – antiga renomeação de molde da era Lesney (MB285), relançado na 1-75 nos anos Universais de 1983 na mesma cor antiga “Lesney”, azul marinho, com paralamas pretos e carroceria branca com logotipo das velas de ignição “Champion”.

Esse Modelo A da Ford vem pintado como da empresa de transportes internacionais “Jacky Maeder AG” uma antiga transportadora fundada em 1927 na Basiléia. 

Ford Transit MB0165 – modelo lançado na linha básica de 1986 na cor vermelha com faixas em volta do modelo nas cores azuis e laranja com os dizeres “Motorsport”. 

Foram 04 repinturas desse furgão Ford Transit na série Suíça. O vermelho como um modelo do jornal Suíço de língua alemã “Blick”. O modelo em prata faz propaganda do isotônico energético Suíço “Isostar” semelhante ao “Gatorade”. Em branco temos o Ford da “K Kiosk A.G” a maior rede de jornaleiros Suíços e finalizando a série de quatro modelos vem o modelo em laranja da Wander, produtora do achocolatado Ovomaltine fundada e estabelecida em Berna desde 1904.

Ikarus Coach MB0170 – modelo lançado na 1-75 de 1986 na cor branca com grafismos pretos e laranja, capota toda em laranja e a palavra “VOYAGER / Viajante” nas laterais.

O modelo usado na série Suíça, é baseado no ônibus Húngaro Ikarus e apesar de não ser os ônibus usados pela “Marti Reisen” na verdade, pois esta operava com ônibus alemães “Setra” (subsidiária da Daimler A.G.), é um belo modelo e não compromete a série.  

A agência “Marti Reisen” é uma operadora de ônibus de turismo e agência de viagem Suíça operando nas cidades de: Kallnach, Berna, Zurich, Lausanne, Neuchatel e Biel; todas essas cidades estampadas na decoração do ônibus.

Peterbilt MB0096 – modelo que seguiu o modelo Lesney (MB280) idêntico. Relançado sob o número 0096 na linha básica de 1983 na cor amarela com a caçamba em cinza. 


Como o Caterpillar D9, esse modelo foi pintado como da empresa de construção “Losinger” estabelecida na Suíça desde 1917, responsável por várias grandes construções locais, inclusive de túneis alpinos. 

Volvo MB0148 – esse caminhão Volvo com container foi lançado na série básica de 1985 na cor azul com o container em branco e com os dizeres “Cold Fresh” e um floco de neve estilizado em faixa azul sobre o container branco letras em branco e amarelo.

Foram três repinturas desse modelo na série Suíça. A primeira com a caminhão vermelho e o container em branco da rede de supermercados local “Denner”. O segundo modelo também em vermelho, mas com o container em marrom da marca de café Suíça “Merkur”. O terceiro modelo mudou a cor para verde e o container em branco com faixa verde e a letra M em laranja da grande rede de supermercados iniciada em Zurich em 1925 a rede “Migros”. A rede “Migros” é bem conhecida na Suíça, estando presente como postos de gasolina, restaurantes, seguros e outros e é conhecida somente pelo emblemático “M” laranja.

Volvo MB0139 – outro caminhão Volvo, desse vez um caminhão lonado, de seis rodas, que na série Suíça apareceu somente uma vez. Foi lançado na linha básica de 1984 na cor azul com a lona em amarelo e com os dizeres em vermelho “Fresh Fruit Co.” e uma maçã partida. 

Para a série Suíça o modelo veio todo em azul claro (caminhão e lona) representando um modelo da água mineral Suíça Henniez.

Volkswagen Golf GTI MB0152 – modelo lançado na linha básica de 1985 na cor vermelha com detalhes em preto. 

Modelo pintado de amarelo nas cores da PTT (Post. Telegraph & Telephones) empresa que congrega os serviços de correio, telefones e telégrafo na Suíça. 

De acordo com a lista dos modelos no verso das embalagens ainda haveria uma quarta repintura do Volvo MB0148 (Container Truck) como um caminhão distribuidor dos refrigerantes “Rivella”, mas deve ter havido algum problema no licenciamento que acabou cancelando esse lançamento, mesmo depois das embalagens estarem todas prontas. 

Convoy – foram 2 modelos produzidos para venda regular na Suíça em 1989. Apenas os modelos CY025A “DAF Container Truck” foram usados na série.

CY025A/11 DAF Container Truck – Zweifel Pomy Chips – modelo pintado em amarelo com a letra “Z” símbolo da marca Suíça de salgadinhos e aperitivos a base de batatas fritas.

CY025A/12 DAF Container Truck – Migros – modelo pintado como um dos caminhões Volvo MB0148 da rede Migros em verde com reboque em verde e branco com a letra “M” em laranja.

Super Kings – foram planejados cinco modelos, mas mais uma vez o problema de licenças com o refrigerante “Rivella” acabou cancelando um dos modelos e foram produzidos apenas quatro modelos. 
O modelo utilizado na série foi sempre o mesmo, “K-122 DAF Road Train”.  

K-122 DAF Road Train – Toblerone – modelo pintado em branco e vermelho como transporte da marca de chocolates Suíços “Tobler”, com inscrição do chocolate “Toblerone” na lona. 

K-122 DAF Road Train – Marti Transport A.G. – transportadora “Marti”, pintado na cor creme com a lona cinza e grafismos em amarelo e preto e com o nome da empresa.  

K-122 DAF Road Train - Zweifel Pomy Chips – modelo pintado como o DAF já mostrado da série “Convoy”, em amarelo com a letra “Z” símbolo da marca Suíça de salgadinhos e aperitivos a base de batatas fritas.

K-122 DAF Road Train – Henniez – pintado como o modelo 1-75 (MB0139) mostrado acima nas cores da marca de água mineral Suíça “Henniez”.

Sky Busters – foram dois modelos na pintura da finada companhia Suíça de aviação “Swissair”.

Airbus A-300 – SB 28A – modelo pintado nas cores branco e prata com detalhes em vermelho como avião da Swissair hoje não mais existente. 

McDonnel Douglas DC-10 – SB 13A – modelo pintado nas cores branco e prata com detalhes em vermelho como avião da Swissair hoje não mais existente.

Apesar de somente apresentarem repinturas, em todos os tipos de modelos escolhidos para a série, isso não compromete a beleza da série criada para a distribuidora Suíça “Joker A.G.” onde somente modelos e pinturas licenciadas foram usados. Desnecessário dizer que pela distribuição localizada exclusiva e pela tiragem esses são modelos cobiçados e de preço superior as suas contra partes produzidas para distribuição mundial geral.   

Referências:
https://www.mbxforum.com/ME-Catalog/jnmMCDB31SApplication.php
https://www.worthpoint.com/worthopedia/matchbox-superkings-swiss-collection-504034483
https://www.worthpoint.com/worthopedia/matchbox-superkings-daf-tandem-truck-116923089
https://harveys-matchbox.de/CY22A-DAF-Box-Truck-Zweife-Swiss-Collection
https://www.worthpoint.com/worthopedia/matchbox-superkings-daf-tandem-truck-116923280
https://www.ebay.com/itm/123981826052
https://br.pinterest.com/pin/577234877224183913/?lp=true
https://vintagediecasttoys.com/Sky-Buster-28-A-7--A300-Airbus-White-Swissair-Made-in-Macau_p_74649.html
https://harveys-matchbox.de/CY22A-DAF-Box-Truck-Zweifel-Swiss-Collection
https://www.worthpoint.com/worthopedia/matchbox-convoy-swiss-collection-245306624
https://mikepigottsdiecasttoysandmodels.wordpress.com/category/matchbox/page/2/
https://mikepigottsdiecasttoysandmodels.wordpress.com/2018/10/07/matchbox-swiss-collectiom/#more-182
https://www.worthpoint.com/worthopedia/matchbox-superkings-swiss-collection-504034480
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-878509123-matchbox-ford-transit-van-kiosk-mb-60-1986-swiss-collection-_JM
https://br.pinterest.com/pin/523613894157263451/



3 comentários:

  1. De fato, eu nunca ouvi falar dessa série. Mais uma vez, obrigado ao Maurício e ao T-Hunted.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. série pré-internet e localizada em um só país e muito difícil de conhecer mesmo e de conseguir esses modelos, mesmo a época já que só eram vendidos na Suíça.

      Excluir