domingo, 2 de fevereiro de 2020

Top Speed

O Maurício voltou de férias, e já chegou com polêmicas! A marca “Top Speed” é uma daquelas chinesas “xing-ling” que estão à venda aqui no Brasil e em outros mercados pelo mundo, e eles são reconhecidos por fazer seus modelos “bem parecidos” com carros da Hot Wheels e Matchbox. Mas será que é isso mesmo? O Maurício conta tudo abaixo! Clique aqui e veja todas as postagens do Mauricio sobre a história do nosso hobby.

Uma marca fantasia da “Guandong Xinyu Crafts & Toys Co. LTD”, a Top Speed (TS) está situada no distrito de Chenghai, cidade de Shantou e província de Guangdong na China. Essa empresa de carros de controle remoto tem também uma linha de modelos de 3 polegadas em zamac e plástico com franca inspiração em modelos da Mattel. 

A “Guandong Xinyu” possui modelos de controle remoto por rádio na escala de 1:18.

Outra escala usada pela “Guandong Xinyu para seus modelos rádio controlados é a escala 1:24.

A empresa oferece vários modelos diferentes como opção para seus modelos rádio controlados. 

Os modelos de 3 polegadas inspirados nos modelos “Mattel” da “Top Speed” já estão no Brasil e são mostrados nesse artigo tendo sido encontrados no Rio de Janeiro, mas é provável que estejam também presentes em outras cidades do Brasil. 

Os modelos vêm em embalagens tipo “blister” com desenho dos modelos na frente e com a série de 10 modelos mostrados na parte traseira da embalagem. Modelos com selo do INMETRO estampado no verso da embalagem. Sem nome do modelo tanto na embalagem como no modelo. A única coisa escrita na lateral da embalagem é “carrinho de corrida”. 

No detalhe vemos 10 modelos da série estampados no verso da cartela. Sendo essa série com 40% de modelos fantasia e o restante de modelos reais. Pela falta de nomes, estamos chamando os modelos não fantasia pelo nome de seus modelos “inspirações”. 

Os modelos não têm nome nem marca, nem qualquer inscrição identificável na sua base e são fechados com parafusos.

Modelos em carcaça de metal e base plástica ou vice-versa, todos os modelos dessa série sem interior. 

O modelo azul claro com pintura de corrida da “Falken” tem inspiração no “Porsche 934 RSR” da “Hot Wheels” e utiliza rodas inspiradas nas rodas “Hot Wheels” Y5. 

O modelo amarelo tem inspiração no modelo “Matchbox Porsche 911 GT3 2007” e utiliza rodas inspiradas nas rodas “Hot Wheels” PR5. 

Esses modelos quando se substituem as rodas de fábrica apresentam muito melhor aparência. 

Para quem ainda acha que é só coincidência a semelhança, vejam os modelos seguintes. A “McLaren” P1 tem a carcaça de plástico em azul com base de metal e franca inspiração na “McLaren” P1 da “Hot Wheels”. Esse modelo tem interior e os detalhes marcados com a seta tem escrito dentro “Hot Racing” em letras que lembram muito a marca registrada “Hot Wheels”.

O carro de “Darth Vader” da série de modelos carros de “Star Wars” da “Hot Wheels” também aparece nos modelos TS com pintura bem semelhante ao modelo inspiração da “Hot Wheels”. 

No detalhe mostrado pela seta, dentro da marca dourada vem de novo escrito “Hot Racing” em letras que lembram de novo a marca registrada “Hot Wheels”.

Esses modelos apareceram pelo preço de R$4,99 no Rio de Janeiro. 

Referencias:
http://www.hktdc.com/manufacturers-suppliers-products/Guangdong-Xinyu-Crafts-Toys-Co-Ltd/en/1X00MWMQ/1/



3 comentários: