domingo, 20 de novembro de 2022

Hot Wheels Long Haulers

O Mauricio Nunes nos mostra hoje uma série que deu origem à série Team Transport da Hot Wheels! Clique aqui e veja todas as postagens do Mauricio sobre a história do nosso hobby.

Muito antes da série Team Transport, a Hot Wheels fez uma série de modelos de caminhões carregando outros modelos e isso foi no século passado de 1998 a 1999. Certamente foi uma série bem mais simples do que a sofisticada linha de modelos da série Car Culture, mas em ideia eram a mesma coisa, vários caminhões não licenciados carregando modelos de linha em cima. Foram quatro modelos em 1998 com o mesmo caminhão carregando quatro modelos diferentes em cima. 


O modelo do cavalo não tem licença sendo o mesmo (tipo 1) no primeiro ano da série, mudando apenas as suas cores. Os modelos dos caminhões não tem nome na base e são baseados em modelos reais sem licença. A semelhança do modelo fantasia tipo 1 é com um caminhão Mack.


A rampa traseira do modelo era basculante permitindo a descida do modelo da carreta. 


1/1998 – ‘57 Chevy – modelo criado por Larry Wood em 1977 e ainda em linha. A primeira cor do modelo foi vermelha, mas o modelo de 1977 que apareceu na série “Flying Colors” não tinha o motor para fora. A primeira aparição com o motor aparente foi em 1984 na linha básica em amarelo com chamas, vidros e interior azuis e rodas GHO (gold hot ones).


Na série o modelo apareceu com pintura azul Hot Wheels com vidros e interior iguais ao modelo de lançamento amarelo e com rodas 5SP cromadas.  


O modelo saiu também em rosa com rodas 5SP em um 2-Pack da série “Long Haulers” em 1999. 


O caminhão tipo 1 do 2-Pack com o ’57 Chevy pintado de verde claro e carreta preta. 


2/1998 - Ambulance – modelo criado por Larry Wood para a série Workhorses em 1989 e ativo na linha de produção até 2003. Modelo em branco com rodas BW, vidros azulados e decoração nas laterais em: azul, vermelho e preto. 


Esse modelo apareceu em branco com vidros azuis, escrito “Fire Dept.” nas laterais em vermelho e utilizou rodas BW. O caminhão usado foi do tipo 1 na cor vermelha com carreta cinza. 


3/1998 – Dragster – modelo criado por Larry Wood para a coleção de 1994 e esse modelo ficou ativo até o ano de 2008. Originalmente o modelo foi chamado de “Driven To The Max” e depois também usou os nomes de: "Mongoose Dragster", "Snake Dragster" e depois simplesmente “Dragster”. A primeira cor do modelo em laranja escrito o nome nas laterais (Driven To The Max) com aerofólio cinza e rodas BW na traseira e MGW (Mini Gear Wheel) na dianteira.


O modelo da série com pintura azul Hot Wheels e rodas 5SP na traseira e MGW frente. O caminhão que carrega o Dragster é o mesmo que carrega o ’57 Chevy, todo em azul, a menos do decalque nas laterais da carreta. 


4/1998 - Rig Wrecker – modelo criado para a coleção de 1983 por Larry Wood que permaneceu ativo na linha de modelos Hot Wheels por vinte anos. 


A primeira aparição do caminhão guincho em branco, com vidros incolores, pintado com detalhes em azul e vermelho interior cromado e rodas BW. 


Para a série o modelo do guincho branco e cinza foi aproveitado de um 5-Pack de 1996 (Auto City 5-Pack) e colocado sobre o mesmo caminhão (tipo 1) usado em todos os modelos da série no ano de 1998, só que dessa vez pintado de branco com a carreta preta. 


1/1999 - '57 T-Bird – essa versão do Thunderbird foi criada por Larry Wood e Bob Rosas em 1978 e segundo as referências ainda está ativo. A primeira cor foi da série “Flying Colors” em branco com faixas vermelhas e azul e com o logotipo do modelo em preto no capô. O modelo tem vidros e interior em azul e rodas BW. 


Na série o modelo saiu em branco com chamas laranja e verde, vidros transparentes e rodas 3SP. O primeiro caminhão de 1999 ainda é igual a todos os caminhões de 1998 (tipo 1) e foi pintado de branco com a carreta em preto e decoração de chamas em vermelho e verde, mas vamos considerar como tipo 2 pelo ano ser outro e apesar do desenho na cartela ser o mesmo ele mudou de lado na cartela estando do lado direito nos caminhões do tipo 2 e a esquerda nos do tipo 1. 


2/1999 – ’58 Corvette – esse modelo foi criado em 1995 por Larry Wood, mas tinha um imenso motor na frente tipo Hot Rod. Em 1996 o mesmo modelo foi aproveitado e em vez do motor para fora do carro foi colocado um motor normal e uma tampa do motor basculante. Esse modelo de 1996 é que foi posteriormente utilizado na série “Long Haulers”. 


Essa versão com o motor em tamanho normal dentro do cofre apareceu primeiro na série “Fao Schwarz History of Hot Wheels II” em branco com detalhe na lateral e interior em vermelho e com rodas DDRR (Deep Dish Real Riders) douradas com pneus de borracha com faixa vermelha (Red Line). 


Na série o modelo apareceu em azul com rodas 3SP e interior cromado em embalagem simples sobre um caminhão tipo 2 azul com a carreta branca.


Houve ainda uma outra aparição dessa Corvette na série em um 2-Pack mostrado acima (1/1998 – ‘57 Chevy) dessa vez na cor violeta claro com rodas 3SP e o caminhão é o mesmo, mas pintado de cor de laranja com a carreta preta. Um fato interessante sobre essa Corvette é que embora seja um modelo licenciado, há um erro, pois o modelo foi lançado como " '58 Corvette Coupé” e nunca houve um modelo Coupé antes de 1963. 


3/1999 - '97 Corvette – modelo criado por David Weise para a First Edition de 1997 e ativo até os dias de hoje. A primeira cor da Corvette 97 em verde metálico com interior bege e vidros fumê com rodas LW (Lace Wheel).


Na série o modelo apareceu em verde com interior bege claro, vidros transparentes e com rodas 3SP. O caminhão ainda o mesmo cavalo tipo 2 em preto com a carreta em rosa. 


4/1999 - Sol-Aire CX4 – esse modelo não licenciado é baseado em um carro de corridas "NRA/C2" Group C GT da Aston Martin e da Nimrod de 1982 que correu tanto na Europa quanto nos EUA. O modelo foi criado originalmente por Larry Wood em 1984 e ficou ativo até 1989 e depois o molde foi refeito ainda em 1989 e o modelo foi usado pela Hot Wheels até o ano de 2011. Na série Ultra Hots de 1984 o modelo apareceu em zamac com decoração em amarelo e vermelho e com as rodas UH (Ultra Hots).


Na série ele saiu em azul com pintura Hot Wheels e com rodas LW em um caminhão tipo 2 vermelho com carreta preta. 


5/1999 - Lamborghini Countach – modelo criado para a First Edition de 1997 por David Weise e que ficou ativo até o ano de 2013. O primeiro modelo apareceu em amarelo com interior preto, vidros transparentes e rodas 5DOT cromadas. 


Na série aparece um novo modelo da caminhão chamado extraoficialmente de “Short Nose Day Cab Truck” (tipo 3), já que os caminhões não têm nome nas bases, mas esse é diferente de todos os outros lançados na série até essa data, embora a carreta permaneça a mesma.  


O modelo da série “Long Haulers” vem em um novo blister com uma nova estampa de caminhão tentando emular o modelo dentro do blister. Especificamente o Lamborghini Countach apareceu na série em duas cores: preto e azul bem escuro, ambos com interior vermelho e rodas 5DOT cromadas sobre o mesmo novo caminhão em vermelho e a mesma carreta até agora em preto com a rampa vermelha como o caminhão. 


6/1999 – Dragster – já comentado acima no “3/1998 Dragster”, mas em 1999 o cavalo utilizado foi o do tipo 2. O novo cavalo (tipo 3) em azul claro e o Dragster é igual ao primeiro modelo da série. 


7/1999 - Porsche 911 Targa – antigo modelo da Corgi Jr. (artigo nesse blog em 18 de setembro de 2016) que saiu na série Auto-City da Mattel em 1994 e ficou ativo até o ano de 2002. O lançamento como modelo Mattel foi em cinza com rodas Corgi. E com o símbolo da Porsche no capô e interior em preto.


Para a série foi usado um Porsche 911 Targa pintado de prata metálico com rodas 5SP e interior preto e o caminhão foi o “novo extra oficial Short Nose Day Cab Truck” também em prata com uma nova carreta transportadora em cinza (tipo 3). 


8/1999 - Toyota MR2  - o Toyota foi projeto de Larry Wood para a coleção de 1991 e durou em linha até a coleção de 2008. Sua primeira cor foi branca com decoração em vermelho, laranja e branco, com vidros transparentes, interior em vermelho e rodas UH. 


O modelo da série foi com o caminhão do tipo 3 em amarelo com decoração de chamas e carregando um Toyota MR2 vermelho com rodas LW douradas e interior e vidros azuis. 


9/1999 - 3-Window '34 – o pequeno Ford Coupé 34 de 3 janelas foi projeto de Larry Wood para a coleção de 1980 e o molde (retrabalhado) ainda existe até os dias de hoje. O modelo saiu na série Hi-Rakers [melhor explicado no artigo “Hot Wheels (1968 a 1994)” publicado nesse blog em 21 de maio de 2017] em 1980 em vermelho e marrom, mas o modelo utilizado na série “Long Haulers” não foi um “Hi-Rakers” e dessa forma o primeiro Ford 34 usado como base foi o modelo vermelho com interior preto e decoração nas laterais em branco, preto e amarelo de 1987. Completam essa nova versão de molde as rodas BW. 


Para o modelo da série “Long Haulers” foi criado um novo caminhão (tipo 4) baseado em um caminhão da década de 40 com um “blower” no motor. Esse caminhão tipo 4 é conhecido como “Blown Truck” pelo “blower” aparente em cima do motor e apareceu em prata e também a carreta mudou conforme a foto abaixo. O Ford 34 apareceu em prata com rodas 3SP (3 spoke).


Notar que o caminhão é tipo 4, mas a embalagem trás um desenho de um modelo do tipo 5.

 

10/1999 - Dodge Viper RT/10 – esse foi um projeto conjunto de Michael Kollins com Larry Wood para a linha básica de 1993 que ficou ativo nesse molde até o ano de 2016. Sua primeira aparição foi em vermelho com interior preto e rodas UH. 


Na série “Long Haulers” foi usado o caminhão do tipo 3 em vermelho e o Dodge Viper em amarelo com interior cinza e rodas 3SP. A embalagem tem um desenho do caminhão tipo 5. 


11/1999 - Scorchin' Scooter – modelo de motocicleta fantasia criado por Greg Padginton para a First Editions de 1997 tendo sido a primeira moto lançada na linha básica Hot Wheels de todos os tempos. O primeiro modelo de lançamento em roxo metálico com chamas em: prata, vermelho e azul e rodas Motorcycle 3-spoke (MC3). 


Mais um caminhão novo lançado na série, na cor roxa, com o nome extra oficial de “Cabover Truck” (tipo 5) por ser um modelo fantasia sem nome oficial mas de um caminhão do tipo Cabover (cabine sobre o motor) a carreta também é única. A embalagem mostra um desenho do caminhão tipo 5 e a moto no novo caminhão usada foi exatamente a mesma do lançamento mostrada acima. 


12/1999 - Sol-Aire CX-4 – o carro de corrida usado no modelo da série já foi mostrado acima (4/1999 - Sol-Aire CX4) e o caminhão usado foi um do tipo 3 em azul, com carreta preta e cinza, mas em uma embalagem com desenho do caminhão do tipo 5. O Sol-Aire CX-4 no caminhão é o mesmo mostrado acima, azul com pintura Hot Wheels também, sem diferenças.  


Essa série só teve modelos de caminhões criados pela Hot Wheels, alguns com alguma semelhança com modelos reais e foi a primeira vez que esse tipo de série foi posta à venda. Algumas outras séries se seguiram a essa no mesmo tipo, com um caminhão fantasia e um modelo básico como as séries:  “Pavement Pounders, Truckin' Transporters, Racing Rigs, Super Rigs, Kool Toyz Racing Packs, Super Race Rigs e Wild Race Teams” e todas essas usaram a maior parte dos modelos usados na série “Long Haulers” e outros cada vez mais fantasiosos (vide foto abaixo) o que pode atrair as crianças, mas de certa forma não tanto os colecionadores. 


Certamente todos esses modelos acabaram por mostrar a Hot Wheels que sempre há lugar para esse tipo de série no futuro e quem sabe não foram essas séries que acabaram influenciando na criação da atual série “Team Transports” que essencialmente são caminhões sem licença com um carro da série “Car Culture” em cima ou dentro. No caso da série atual elas são mais voltadas para colecionadores do que para as crianças o que é ótimo para colecionadores.  


Referências:

https://hotwheels.fandom.com/wiki/Long_Haulers

https://hwcollectorsnews.com/wp-content/uploads/2019/01/Ambulance-d.jpg

http://img4.wikia.nocookie.net/__cb20090228234926/hotwheels/images/9/9b/Ambulance_WhtFrDpt.JPG

https://i.pinimg.com/originals/ef/88/3c/ef883c16e586c92910e235461c37e212.jpg

https://i.pinimg.com/originals/4d/62/01/4d62013c9a3f65aba14fca815f9ece77.jpg

https://i.ebayimg.com/images/g/67MAAOSwotZciyiT/s-l400.jpg

https://www.hobbydb.com/marketplaces/hobbydb/subjects/long-haulers-series?filters[related_to]=24090&filters[in_collection]=all&filters[in_wishlist]=all&filters[on_sale]=all&order[name]=name&order[sort]=asc&page=8&subject_id=24090&subvariants=true

https://cdn.shopify.com/s/files/1/2199/3559/products/20190111_005404_1024x1024.jpg?v=1571747420

https://hobbydb-production.s3.amazonaws.com/processed_uploads/catalog_item_photo/catalog_item_photo/image/278156/Toyota_MR2_Rally_____Model_Cars_bf783acd-e441-4398-bb85-62093de6aef5.jpg

https://i.ebayimg.com/images/g/sMEAAOSwNF1fiRzP/s-l300.jpg



Nenhum comentário:

Postar um comentário