domingo, 27 de novembro de 2022

Hot Wheels Originals Series

Hoje o Mauricio Nunes vem com uma série que não é a preferida da maioria dos colecionadores. Descubra porque! Clique aqui e veja todas as postagens do Mauricio sobre a história do nosso hobby.

Em 2002 essa série foi vendida exclusivamente nos mercados Target nos EUA e foi uma série que teve como ideia homenagear os projetistas da Hot Wheels com seus carros exclusivos. O “Originals” do nome se refere a modelos “originais” da Hot Wheels, não são modelos licenciados e sim criados originalmente pela equipe de desenhistas da Hot Wheels. A embalagem usada foi do tipo blister com um só projeto gráfico para todos os 12 modelos da série. 


1- Way 2 Fast – criado por Bruce Baur para a First Editions de 1997 esse modelo foi feito com dois motores e lançado originalmente em cor de laranja com a capota quadriculada e com rodas 5SP


O modelo da série foi pintado de preto com chamas e usou as rodas Good Year 5-spoke (GY5SP) na traseira e 5SP na dianteira.


2 - Roll Cage – modelo criado por Mark Barthold para a coleção de 2000 (First Editions). Esse molde esteve ativo até 2010, quando foi retirado o estepe da traseira do modelo e o novo molde ainda continuou até 2013 em mais duas versões do modelo sem estepe. A primeira aparição do modelo em amarelo e cromado com interior preto e rodas Off-Road Saw Blade (ORSB).


Na série dos projetistas da Hot Wheels o modelo apareceu com a estrutura tubular em cor de laranja com interior em verde escuro e com rodas Good Year ORDDRR (Off Road Deep Dish Real Riders).


Fato relevante é que em todas as versões do modelo com o estepe, esse sempre foi um sobressalente de uma roda ORSB independentemente de qual roda o modelo usava. 


3 - Phantastique – modelo criado por Mark Jones para a coleção de 2002 (First Editions), que ficou ativo em linha até o ano de 2012. Esse é um modelo claramente inspirado em um clássico Delahaye Cabriolet da década de 1930 projetado por Figony & Falashi. A primeira cor do Phantastique em azul metálico com interior bege e vidros incolores com rodas LW (Lace Wheel) douradas.


O modelo da série Originals em verde com azul spectraflame e com interior preto e rodas Chrome Gold Pro Circuit 6-Spoke (CGPC6) douradas. 


4 – Arachnorod – modelo da First Editions do ano de 2000 criado por Phil Riehlman. Modelo fantasia e na opinião desse autor não o melhor do projetista, mas foi o escolhido para a série. O modelo mistura uma aranha (arachno) com Hot Rod e acabou nisso abaixo em vermelho e cromado com rodas PR5 (Phil Riehlman 5-Spoke) na sua primeira aparição.


O modelo Originals em roxo escuro com decoração em roxo claro e laranja, vidro alaranjado, interior cromado e rodas PR5 com aros prateados. 


5 – Muscle Tone – modelo que estreou na First Editions de 2000 como um projeto de Eric Tscherne na cor laranja metálica com decoração roxa, vidros fumê e interior também em roxo e as rodas usadas foram as PR5. 


O modelo da série exclusiva do Target em amarelo com preto, vidros fumê e interior em vermelho com rodas CPC6 (Chrome PC6) cromadas. 


6 - Deora II – mais um modelo que estreou na First Editions de 2000, dessa vez criado por Nathan Proch. Esse modelo foi criado para homenagear o primeiro Deora criado por Harry Bradley em 1968. O modelo apareceu em duas versões na First Editions de 2000, com ou sem as pranchas azuis em um modelo prata com interior preto, vidros fumê e rodas 5DOT.  


Na série exclusiva o modelo apareceu na cor preta com vidros vermelhos, interior cromado, pranchas vermelhas e com rodas RL DDRR (Red Line Deep Dish Real Riders). 


7 - Maelstrom – modelo projetado por Fraser Campbell para a First Editions de 2001 na cor azul escura com chamas em cinza, interior cromado, vidros fumê e rodas 3S (3-Spoke). 


Na série Originals o modelo apareceu em cromo com preto e com decoração em faixas vermelha e azul, interior cromado, vidros fumê e rodas PC5 (5 Spoke Pro-Circuit). 


8 – Monoposto – esse projeto de Alec Tam para a First Editions de 2001 estreou na cor laranja perolado com vidros verdes, interior cromado e com duas opções de rodas: PR5 e LW. 


O modelo Originals em vermelho com decoração em cromo e preto, vidros vermelhos e rodas CPC6 (Chrome Pro Circuit 6-Spoke).


9 – Evil Twin – modelo desenhado por Larry Wood como parte da First Editions de 2001 e baseado amplamente em um Cadillac dos anos 40 sem licença e projetado com dois motores aparentes. A primeira aparição do Evil Twin em roxo metálico com interior bege e rodas LW. 


Para a série exclusiva do mercado Target o Evil Twin apareceu em branco com chamas em amarelo, vermelho e azul, vidros vermelhos e as rodas escolhidas para o modelo foram as 5 Spoke Pro-Circuit (PC5). 


10 – Metrorail – modelo criado por Mike Nuttall para a First Editions de 2000. O modelo é claramente inspirado em um Nash Metropolitan da década de 1950. O projetista do modelo alongou a parte dianteira do pequeno Nash Metropolitan para que coubesse um grande motor V8 supercharged. O modelo pintado de verde água com interior cromado, vidros fumê e rodas 5SP.


Na série Originals a cor escolhida foi vermelho e preto com chamas, interior cromado, vidros fumê e rodas 5SP. 


11- Hammered Coupe – esse modelo fantasia foi criado por Greg Padginton para a First Editions de 2000 na cor roxa metalizada com interior cromado vidros transparentes e rodas 5SP. 


Para a série Originals o modelo apareceu em prata com decoração de chamas azuis e vermelhas, com vidro roxo e rodas RL5SP (Redline 5-Spoke). 


12 - Purple Passion – modelo criado por Larry Wood para a linha básica de 1990 e foi baseado em um Mercury de 1949 customizado. A primeira aparição desse modelo em roxo com decoração verde, interior vermelho e rodas WWBW (White Wall Basic Wheel).


O último modelo dessa série de modelos criados por projetistas da Hot Wheels coube também a Larry Wood, que dessa forma, teve dois modelos escolhidos para a série. Esse segundo modelo de Larry Wood na série foi pintado de rosa spectraflame com detalhes na pintura em prata, interior branco e com rodas Redline 5 Spoke (RL5SP). 


O conceito em si da série é interessante pois homenageia os projetistas, mesmo que os modelos escolhidos não sejam os melhores de cada projetista, mas obviamente essa escolha é sempre subjetiva. A série as vezes é confusa também ao misturar rodas de plástico com rodas com pneus de borracha, mas outra vez, tudo é subjetivo nessas escolhas da série. Alguns dos modelos fantasia baseados em carros reais são clássicos e normalmente estão em quase todo tipo de coleções, já alguns mais fantasiosos não caem no gosto de todos tão facilmente. De qualquer forma essa é uma série pequena, razoavelmente antiga e com modelos fantasia, porém clássicos da Hot Wheels. 


Referências:

https://hotwheels.fandom.com/wiki/Hot_Wheels_Originals_Series_(2002)

https://hwcollectorsnews.com/wp-content/uploads/2017/05/Roll-Cage-g.jpg

https://hwcollectorsnews.com/wp-content/uploads/2016/02/Evil-Twin-e.jpg

https://hwcollectorsnews.com/wp-content/uploads/2017/03/Metrorail-Nash-Metropolitan-d.jpg

https://hwcollectorsnews.com/wp-content/uploads/2017/01/Hammered-Coupe-e.jpg

https://hwcollectorsnews.com/wp-content/uploads/2017/05/Purple-Passion-a.jpg

https://hotwheels.fandom.com/wiki/Way_2_Fast

https://hotwheels.fandom.com/wiki/Roll_Cage

https://hotwheels.fandom.com/wiki/Phantastique

https://hotwheels.fandom.com/wiki/Arachnorod

https://hotwheels.fandom.com/wiki/Muscle_Tone

https://hotwheels.fandom.com/wiki/Deora_II

https://hotwheels.fandom.com/wiki/Maelstrom

https://hotwheels.fandom.com/wiki/Monoposto

https://hotwheels.fandom.com/wiki/Evil_Twin

https://hotwheels.fandom.com/wiki/Metrorail

https://hotwheels.fandom.com/wiki/Hammered_Coupe

https://hotwheels.fandom.com/wiki/Purple_Passion



3 comentários:

  1. Adoro o Muscle Tone pq ele parece um carro real. Um dos meus "fantasy cars" favoritos

    ResponderExcluir
  2. Esse modelo é bonito, mesmo sendo genérico e o da série em questão ficou muito lindo!

    ResponderExcluir
  3. Sou muito fã desses carros originais. A Hot Wheels está voltando a fazer novos Originals muito interessantes.

    ResponderExcluir