Coleciona

Destaques:

domingo, 30 de julho de 2017

Hot Wheels Datas Comemorativas

São várias coleções de modelos “mainline” com pinturas diferentes, algumas típicas, enfocando as séries e cada uma dessas séries tiveram durações distintas. Foram modelos preparados para vendas especiais em estabelecimentos específicos, geralmente miniaturas de baixo custo, com preço igual às miniaturas “mainline”. Na maior parte das vezes eram miniaturas com rodas plásticas. 

Halloween – A série teve seu primeiro nome oficial de – Halloween Highway - Os modelos dessa série começaram em 2002 em cartelas duplas com dois modelos e duraram até 2004 nessa forma. Os modelos eram repinturas, mas geralmente apresentavam um nome fantasia ligado a data comemorativa.

Em 2005 não produziram nenhum modelo e em 2006 a série de Halloween voltou com nome diferente – Fright Cars – Nesse ano sob novo nome, a série continha oito modelos diferentes, vieram em embalagens separadas, mas de venda exclusiva nos mercados Walmart dos EUA. 

A partir de 2007 outro parceiro importante da Hot Wheels o mercado Target americano passou a receber também modelos exclusivos de Halloween (Fright Cars), só que somente em embalagens de cinco modelos (5 Pack). Nesse ano os modelos tinham pinturas diferentes e para as “caixas de cinco” do Target foram utilizados sete modelos diferentes. Para a venda no mercado Walmart em embalagens individuais foram utilizados nove modelos, onde cinco eram os mesmos do mercado Target, mas todos com pinturas diferentes.

Esse esquema foi mantido até 2011 onde somente os “Pack 5” foram vendidos pelo mercado Target e não houve participação do Walmart na promoção esse ano.

Em 2012 a série voltou a mudar de nome – Happy Halloween Cars - o parceiro escolhido para vender as miniaturas em cartelas simples foi o supermercado Kroger. Os modelos em “caixa de cinco” continuaram a ser vendidos exclusivamente no mercado Target. Um dos modelos desse ano vendidos no mercado Kroger teve grande procura, por ser um Batmóvel do seriado de 1966, só que pintado de roxo perolado com vidros laranja e com uma abóbora de Halloween de decalque na traseira. 

O mercado Kroger, apesar de grande, tem em torno de 2,780 pontos de venda enquanto o Walmart apresenta quase 11,700 lojas. Essa menor oferta da miniatura exclusiva, com acesso mais difícil e por ser um Batmovel, acabou tornando essa miniatura muito procurada e seu preço hoje é alto no mercado paralelo.

Em 2013 o supermercado Kroger continuou a vender as miniaturas em cartela simples e o mercado Target apresentou à venda uma caixa com quatro miniaturas em vez de cinco. Nessa caixa vinham três modelos “mainline” e um exclusivo apenas da data comemorativa.

Em 2014 o esquema permaneceu o mesmo, mas em 2015 a Hot Wheels ampliou a rede de venda dos modelos em cartela simples adicionando o mercado K Mart além do Kroger. As embalagens de quatro pararam de ser vendidas pelo mercado Target.

Em 2016 foram vendidos oito modelos em cartela individual ainda pelo mercado Kroger e pela rede de farmácias Walgreen’s.

Ainda dentro do tema Halloween, desde 1998 ocorre nos EUA o "Dream Halloween Event”. Esse é um evento beneficente para uma fundação ligada ao combate da AIDS infantil, evento em que a Mattel é uma das patrocinadoras. A entrada para as sessões do evento, realizadas em Los Angeles, Chicago e Nova York custa trezentos dólares americanos e dá direito também a uma miniatura exclusiva, preparada para o evento

Holiday Hot Rods – é uma série de modelos exclusivos com tema de Natal, lançados na época das festas de Natal. São modelos simples com rodas de plástico e iniciaram a venda somente nos mercados Walmart em 2006 em cartela simples. Em 2007 a promoção foi estendida ao mercado Target, mas em embalagem com três miniaturas cada.

A série Holiday Hot Rods foi produzida até 2016 e não há informação se em 2017 continuará ou não.

Não confundir com a série Holiday Rods iniciada em 2004 que foi produzida até 2009, mas de venda regular em qualquer revendedor Hot Wheels. Essa série era também de repinturas, com tema de festas, mas utilizavam rodas Real Riders (pneus de borracha). Em 2009 os modelos foram os abaixo, todos em duas cores diferentes.

Three Kings – série comemorativa de Dia de Reis. O Dia de Reis comemorado no dia seis de janeiro é visto como o último dia dos doze dias comemorativos do Natal e para celebrar esse dia a Hot Wheels fez uma parceria com o mercado Walmart e distribuiu em três anos distintos miniaturas simples, com rodas de plástico, mas de pintura exclusiva na série. Iniciou em 2006 e seguiu por mais dois anos (2009 e 2010). Não há informação se voltará em 2018. As embalagens eram bem festivas e em 2009 foram lançados três modelos somente em caixa de três. Nos outros dois anos da promoção as embalagens foram simples com dois modelos em 2006 e três modelos em 2010.

Easter Eggs – modelos de comemoração de Páscoa. Os primeiros lançados foram em 2005 e em um “Pack 5”. Sempre fizeram um tipo de trocadilho com os nomes das séries de Páscoa. Nesse primeiro ano a série denominava-se “Eggs-tream”. Trocadilho com “extreme” = extremo e usando sempre a palavra “egg” = ovo. 

Em seguida iniciaram uma forma de distribuição semelhante aos modelos de comemoração de “Halloween”, onde o Walmart ficava com os modelos em cartela simples e o Target com as “caixas de cinco”. Em 2006 as cartelas simples chamaram-se “Egg-Clusives” (“exclusives” = exclusivo e “egg” = ovo). Em 2007 foi a vez do Target lançar os “Pack 5” sob o nome de “Easter Eggs-treme”.

Sempre tiveram cartelas bem chamativas e com motivos de ovos de Páscoa e coelhos, assim como muitas das pinturas exclusivas da série invocavam os mesmos motivos. 

As “caixas de cinco” de Páscoa nem sempre tiveram o formato tradicional e em algumas edições os formatos foram mudados (e.g. 2009). Em alguns anos as miniaturas do pacote de cinco, viraram seis e vinham dentro de um ovo de plástico.

Valentines Day – O nosso dia dos namorados, só que nos EUA esse dia não é comemorado no dia 12 de junho como no Brasil e sim no dia 14 de fevereiro que é o dia de São Valentin (St Valentine). A ideia por trás dessa série seria o brinquedo Hot Wheels ser dado como presente de dia dos namorados. Em alguns anos de lançamento da série ela vinha com um espaço reservado na cartela para ser escrito o nome da pessoa presenteada e quem estava dando o presente.

Iniciou em 2008 exclusivo do mercado Target e alternava modelos em caixas simples ou caixas de cinco. Como outras séries de datas comemorativas, de 2008 até 2011 as pinturas eram exclusivas. Entretanto, em 2012 a série mudou e utilizou os mesmos modelos da “mainline” com apenas as embalagens diferentes, o que foi repetido em 2015. Não há registro de lançamentos dessa série em 2013. 

Em 2014 lançaram uma série com outro nome: “Sweet Rides” que foi comemorativa do dia de São Valentin, mas não vinha escrito isso na embalagem. Confuso, pois em 2009 a Hot Wheels já tinha lançado uma série chamada Sweet Rides (Delivery).

Birthday Cars – Também conhecidos como “Gift Cars” ou “Happy Birthday Cars”. Há registro de somente três anos em que essa série foi lançada. Assim como a do Dia dos Namorados as embalagens vinham com um lugar para escrever para quem se daria o presente e quem o estava dando. A Hot Wheels somente produziu as séries em 2007, 2008 e 2010. Miniaturas com pintura exclusiva e venda somente no mercado Walmart. No primeiro ano da série as miniaturas apresentavam rodas “Real Riders” (pneus de borracha), mas nas outras duas aparições da série as rodas usadas nas miniaturas foram de plástico.

Clover Cars – Esta foi uma série que começou em 2007 e durou até 2012. Era comemorativa do dia de São Patrício fundador da Irlanda. Os carros da série tinham pintura exclusiva, quase sempre no tom verde, para homenagear a Irlanda, as rodas eram de plástico e as embalagens, também quase sempre em verde predominante e decoradas com trevos.

Mardi Gras – seria a nossa “terça-feira gorda”, ou seja, é uma série de comemoração do Carnaval. Série que foi exclusiva do mercado Kroger por apenas três anos (2008, 2011 e 2012). Mais uma vez é uma série de pinturas e embalagens exclusivas, mas de modelos com rodas de plástico.

Como todas as séries especiais de baixo custo e preço (rodas plásticas e US$1,00/miniartura) há sempre uma grande quantidade de modelos não licenciados, mas sempre se pode encontrar belas miniaturas nas séries.

Father’s Day – série voltada a comemoração do Dia dos Pais. Iniciou como um acerto entre a Hot Wheels e o mercado K Mart. Esse mercado tinha miniaturas especiais como as Hot Wheels do Walmart, mas essa promoção acabou e no seu lugar vieram as miniaturas dos dias dos pais. Essa série iniciou em 2008, seguiu por 2009 e voltou em 2015. Nos dois primeiros anos foi exclusiva do mercado K Mart, mas em 2015 foi vendida no mercado Kroger também.

Embora a maior parte dessas séries de datas comemorativas se utilizem de miniaturas desenhadas pela própria Hot Wheels, como forma de barateamento do custo médio. A série Father’s Day, embora não tenha fugido a regra, apresentou alguma belas miniaturas e algumas muito queridas pelos colecionadores, mesmo sendo miniaturas dos estúdios da Mattel como a Dairy Delivery.

A primeira vez do ’57 Buick fora dos Hot Wheels Classics foi nessa série.

Fourth of July – série comemorativa do aniversário da independência americana, comemorado no dia quatro de julho. A série iniciou em 2008, no mercado Walmart e seguiu de dois em dois anos até 2014. Foi mais uma série de miniaturas de baixo custo/preço, onde as cartelas sempre invocaram as cores da bandeira americana e/ou fogos de artifício muito usados em todo o país na comemoração de independência. Miniaturas quase sempre nas cores da bandeira também e sempre muita decoração com os símbolos nacionais como a águia careca, estrelas e listas.

Essas séries comemorativas de datas tiveram e tem uma vida muito irregular na Hot Wheels com periodicidades nunca muito definidas. O objetivo sempre foi o de fornecer aos grandes parceiros de venda outras opções. O foco, mais uma vez, é nas crianças, pelo que se pode ver nas chamativas cartelas de todas as séries. Alguma como as de “Halloween” e “4th of July” com grande apelo também aos colecionadores. Entende-se a quase preferência por miniaturas não licenciadas, pela redução do custo médio da série, mas isso acaba deixando o colecionador mais longe dessas séries. No entanto, colecionadores de modelos específicos gostam muito dos modelos distintos dessas séries para complementação de suas coleções.

Referências:
http://hotwheelsbr.com/
http://hotwheels.wikia.com/wiki/Halloween_Highway_Series
http://hotwheels.wikia.com/wiki/Fright_Cars_Series
http://hotwheelsbr.com/Halloween/2006-Halloween.htm
http://hotwheelsbr.com/Halloween/2007-Halloween.htm
https://en.wikipedia.org/wiki/Walmart
https://en.wikipedia.org/wiki/Kroger
http://hotwheelsbr.com/Halloween/2013-Halloween.htm
http://hotwheels.wikia.com/wiki/1966_TV_Series_Batmobile?file=Hw_1966_batmobile_2008_xxxxx_side_01_Dream_Halloweens_Benefiting_CAAF_Children_Affected_by_Aids_Foundation.jpg
http://hotwheels.wikia.com/wiki/Holiday_Hot_Rods
http://hotwheels.wikia.com/wiki/Holiday_Rods
http://hotwheels.wikia.com/wiki/3_Kings_Day
http://hotwheelsbr.com/Easter-Egg/Easter-Egg-2014.htm
http://hotwheels.wikia.com/wiki/Clover_Cars
http://hotwheelsbr.com/Clover-Cars/Clover-Cars.htm
http://hotwheelsbr.com/Valentines/Valentines-2014.htm
http://hotwheels.wikia.com/wiki/Valentine's_Day_Cars
http://hotwheels.wikia.com/wiki/Gift_Cars
http://hotwheelsbr.com/WalMart-Gift/WalMart-Gift.htm
http://hotwheelsbr.com/MardyGras/Mardy-Gras.htm
http://hotwheels.wikia.com/wiki/Mardi_Gras_Cars
http://hotwheels.wikia.com/wiki/Father's_Day
http://hotwheelsbr.com/Fathers/Fathers.htm
https://www.hobbydb.com/subjects/hot-wheels-fourth-of-july-series
http://hotwheels.wikia.com/wiki/Fourth_of_July_Cars
http://hotwheelsbr.com/Fourth-July/Fourth-July.htm



3 comentários:

  1. Sensacional matéria. Muita informação sobre algumas séries das quais não se encontra de forma fácil.
    Mais uma vez obrigado Douglas pela viagem das infos.

    Visitem: #Canaldriver no youtube.

    ResponderExcluir
  2. Legal,boa matéria
    Visitem:mundo das miniaturas

    ResponderExcluir
  3. Fabulosa matéria, muitas informações detalhadas, valeu !

    ResponderExcluir