domingo, 17 de junho de 2018

Matchbox Road Blasters - Motor Lords X Turbo Force

Hoje tem uma série muito curiosa e pouco conhecida entre os colecionadores de Matchbox, e o Maurício está aqui para nos contar tudo. Clique aqui e veja todas as postagens do Mauricio sobre a história do nosso hobby.

Nos anos de 1987 e 88 a “Matchbox International” lançou uma série bem diferente, ela era chamada de “Road Blasters” e foi lançada para comemorar 15 anos dos computadores Atari que lançaram ao mesmo tempo um jogo com o mesmo nome.

A ação seria ambientada no futuro onde haveria uma corrida entre dois grupos: “Motor Lords e Turbo Force”. O primeiro seria a turma do mau. “Motor Lords” seria o time que “joga sujo” e se utiliza de qualquer expediente para vencer, não respeita as regras estabelecidas da corrida e era liderado pelo “Motor Master” (montado sobre um Peugeot Quasar). Em oposição a esse grupo do mau existiria a “Turbo Force” o time dos bons, que seguiria as regras estabelecidas e trabalharia em equipe e era liderada pelo “Thunder Gunner” (montado sobre o 1984 Chevrolet Corvette).

Era uma série diferente por que constava de modelos que tinham armas e blindagens montadas sobre a carroceria tradicional das miniaturas. O conjunto era composto de 16 modelos de 3 polegadas.

Além dessas haviam duas miniaturas “King Size”, em metal também adaptadas: V.A.R.M.I.T. e A.L.T.R.A.C.

“A.L.T.R.A.C. = Air/Land Transport Repair Centre”, traduzido como “Centro de Transporte  e Reparo Aéreo e Terrestre, essa era uma base da “Turbo Force” para recuperação e transporte de veículos.

“V.A.R.M.I.T. = Vehicle Armour Redesign and Modular Inteligence Transport” seria algo como: “Veículo de Transporte Modular de Inteligência e Modificação de Blindagem”. Unidade de controle dos “Motor Lords” para reestruturação dos modelos e coordenação dos esquemas criminosos a partir do silo de mísseis.   

Havia também dois modelos inéditos do mesmo tamanho, mas todos em plástico que vinham em uma espécie de base de operação: T.R.A.P.P.E.R. e M.O.R.G.

T.R.A.P.P.E.R. era a base de reconhecimento e suprimento da “Turbo Force” e todos os modelos são em plástico.

M.O.R.G. era a base dos “Motor Lords” e era toda em plástico, inclusive o caminhão que puxava a base.

Os quatro “King Size” totalmente montados estão mostrados acima: T.R.A.P.P.E.R, A.L.T.R.A.C, V.A.R.M.I.T e M.O.R.G. Os dois centrais, são os veículos originais de metal da série “King Size” e os externos, são os veículos que compõem as bases móveis, todos em plástico.

Ainda fazia parte da série um conjunto de 3 aviões e outro de 3 “Monster Trucks”.

Para terminar havia também uma pista que fazia parte do conjunto completo “Road Blasters”.

Os veículos de três polegadas eram vendidos em “3-Pack” ou isolados em “blister” único.

Agora vem a parte interessante que é a engenhosidade dos projetistas da “Matchbox” ao criarem as armas e blindagens dos modelos, sem nunca mexer na parte de metal. Alguns modelos tem somente um encaixe dessas “trapisongas” sobre os mesmos e outros tiveram modificação no interior e vidros somente para encaixe das peças. 

Vamos mostrar os 16 modelos, sempre mostrando primeiro o modelo de lançamento e em seguida o modelo da série sem e com as partes encaixadas que o caracterizam como de um dos dois times dos “Road Blasters”.

1 -  4 X 4 JEEP with Roll-bar (MB 005) – modelo lançado em 1983. Sem modificações para encaixe das partes da série. Na série tinha o nome de “Parasite” e era do time “Motor Lords”.

2 – Flareside Pick Up (MB053) - modelo também lançado em 1983. Modificações para encaixe das partes da série: retirada do interior e opacificação dos vidros. Na série chamava-se: “Stick-Up Pick-Up”, e era do time “Motor Lords”

3 – Peterbilt (MB 061) – lançado em 1983, sem modificações para recebimento do encaixe das adaptações. Levava o nome de “Tow Nailer” e era do time dos “Motor Lords”.

4 - Datsun 280 ZX 2 + 2 (MB 077) – modelo lançado em 1983. Nesse modelo foram retirados as portas móveis e o vidro, substituídos por um interior moldado em plástico preto para fixação dos armamentos. Modelo da turma dos “Motor Lords” com o nome: “Killer Zee”

5 - 1984 Dodge Daytona Turbo Z (MB 127) – modelo de 1984 onde foram retirados o interior, vidro e a tampa do capo móvel para colocação de peça própria da série para os encaixes. Veículo pertencente aos “Motor Lords” e nessa configuração levava o nome de: “Streaker”.

6 – 4 x 4 Chevy Blazer (MB 129) – modelo de 1984 que apenas tinha as novas peças encaixadas, sem modificações na peça original. Levava o nome de “Backstabber” e corria pelos “Motor Lords”.

7 – Group C Racer (MB 130) – esse “Sauber” de corrida é original de 1984 e na série era um modelo dos “Motor Lords” com o nome de “Rampager”. Para confecção desse modelo da série foi necessário retirar o interior, aerofólio traseiro e vidros do “Sauber” e substituí-los pela peça base para encaixe das armas.

8 – Peugeot Quasar (MB 169) – modelo do ano de 1986, conhecido como “Motor Master” na série ele era o líder dos “Motor Lords”. Foi necessário a retirada dos vidros e interior para colocação do novo interior que possibilitava o encaixe da blindagem e armas do líder.

9 – Tractor Shovel (MB 029) – modelo de 1983 e corria pela turma do bem, os “Turbo Force” com o nome de “Road Razor”. Sem modificações no modelo original para encaixe das adaptações da série.

10 – Kenworth (MB 066) – também conhecido como “Super Boss” de 1983. Para se tornar o “Turbo Force” “Barrel Bomber” foi necessário retirada do aerofólio traseiro e colocação de uma base plástica na parte traseira para fixação do armamento.

11- Ruff Trek (MB 121) – essa picape “Holden” de 1983 teve retirada as rodas sobressalentes da caçamba para encaixe da armadura e armas e tornar-se o “Turbo Force – Carpow”. 

12 – Corvette (MB 123) – esse “Chevrolet Corvette” 1984, foi lançado em 1983 e foi usado para ser o modelo “Thunder Gunner”, o líder dos ‘Turbo Force”, retirando-se o interior e os vidros e substituindo-se por uma base dourada para fixação do armamento.

13 – Unimog (MB 125) – o “Mercedes Unimog”, modelo com pá de 1985, foi transformado no “Road Raider”, corredor do “Turbo Force” apenas com encaixe das peças de blindagem e armamentos.

14 – Ford Supervan II (MB 166) – lançado em 1985, na “Turbo Force” levava o nome de “Street Eater” e era transformado apenas com encaixe das peças. 

15 – Ferrari Testarossa (MB 172) – modelo lançado em 1985, era transformado no “Turbo Force – Speedking” com a retirada do interior e vidros e colocação de peça para encaixe.

16 – Mercury (MB 859) – o “Mercury Park Lane” de 1986 se transformava no último “Turbo Force” o “Turbo Special” apenas com uma peça de encaixe.

Todos os modelos dessa série permaneciam com os nomes inalterados nas bases. Apenas nas cartelas eram usados os nomes de fantasia dos dois times de corredores da série. Por exemplo, o “Turbo Force – Barrel Bomber” permanecia na sua base com o seu nome original: Kenworth.

Entretanto, na cartela vinha o nome fantasia da série “ Barrel Bomber”.  

As cartelas vinham com os modelos desmontados, sem as armas e no verso haviam dados de cada um dos corredores dos grupos. 

Pode não ter sido uma série muito procurada por colecionadores, mas teve de tudo para cair no gosto da criançada. Modelos bem diferentes, com muitas partes móveis, as intrincadas bases e a “eterna briga” do bem contra o mal. 

Referências:
https://www.mbxforum.com/ME-Catalog/jnmMCDB31printCatalog.php
https://roguetoys.com/products/matchbox-roadblasters-motor-lords-squadron-set?variant=309729230863
https://www.vectis.co.uk/matchbox-roadblasters-pair-of-action-sets-t_266265
http://www.mbx-u.com/Release_Detail.php?model=SF0057-022-a-01
http://z10.invisionfree.com/Zoids_Philippines/index.php?showtopic=335
http://www.madmaxmodels.com/roadblasters.html
https://www.worthpoint.com/worthopedia/matchbox-superking-roadblaster-t-air-462880788
http://picbear.online/hollowplanetdesigns
http://backintoys.forumactif.info/t2330-road-blasters-matchbox-1988
https://www.ebay.fr/itm/Matchbox-Roadblasters-MORG-Turbo-Force-Motor-Lords-Scania-Superkings/253648883483?hash=item3b0ea6cf1b:g:hQwAAOSwSzdXCqQ8
https://www.ebay.co.uk/itm/Matchbox-Roadblasters-Kenworth-Barrel-Bomber-Semi-Truck-Tan-HTF-NEW-ON-CARD-/282502827595



5 comentários:

  1. Muito interessante! Devia ser muito divertido. Eu compraria a idéia hoje!

    ResponderExcluir
  2. Esses carrinhos seriam perfeitos para repintarem com temática do Mad Max!!!

    ResponderExcluir
  3. Eu acho a série super interessante e não dá para negar que há algo de "Mad Max" nela!!!! Os "King Size" então... show de bola!!!

    ResponderExcluir
  4. Excelente matéria. Mantendo o assunto em série curiosas da Matchbox, seria possível a publicação de uma matéria sobre a "My First Matchbox"? Particularmente, acho os coloridinhos muito bonitos e eles são um dos meus focos de coleção. Obrigado.

    ResponderExcluir
  5. Pena que esses tipos de sets de ação, com localidades comuns, só duraram até meados dos anos 90, depois começaram os de bichos e monstros, que só agradam crianças.

    ResponderExcluir