terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Retrospectiva 2009 (parte 3)

Somente no terceiro trimestre de 2009 as coisas começaram a melhorar no mercado brasileiro. Mas ainda assim, pouca gente botava fé na recuperação da Mattel no mercado brasileiro. Vamos ver o que aconteceu:


• Nos dias 18 e 19/07, a tão esperada 2ª Convenção Brasileira de Hot Wheels aconteceu em São Paulo. Um dia antes, o blog T-Hunted descobriu que a miniatura exclusiva da convenção seria uma A-Ok, uma criação de Larry Wood que não agradou a todos nós. Apesar de ser a primeira miniatura exclusiva de um evento brasileiro, a miniatura era apenas uma repintura de um modelo que já havia saido nos EUA. Pelo menos ela tinha uma inscrição na cartela dizendo que era exclusiva do Brasil, e custava apenas R$29,99.


• A 2ª Convenção teve grandes avanços perante a primeira Convenção de 2008. O espaço foi em um local mais acessível (Shopping Eldorado), a entrada foi gratuita, e o próprio Larry Wood estava lá distribuindo autógrafos, sempre simpático. O piloto Chico Serra da equipe Hot Wheels da Stock Car também estava por lá. Para os expositores muita coisa melhorou também, com estacionamento gratuito, vale-refeição e miniatura gratuita, apesar de pouco espaço para expor as minis. Aconteceram algumas confusões, porque colecionadores eram proibidos de vender suas miniaturas, e em certos momentos sairam alguns bate-bocas. Mas certamente foi um evento muito bom.


• Na palestra da Mattel, ouvimos Larry Wood contando suas histórias, e soubemos das estratégias da Mattel para o resto do ano, como as lojas Collectors, e as séries novas que viriam a seguir.


• O site oficial da Mattel para colecionadores de Hot Wheels entrou no ar atrasado, mas entregando o que foi prometido: mostrando novidades e informações para os colecionadores.


• Aos poucos começaram a chegar as séries Dragstrip Demons, Larry's Garage e 100%. A lista de localidades de lojas Collectors desagradou muita gente que mora longe das grandes cidades.


• Em uma entrevista exclusiva com o Marcelo da Semaan, soubemos que a Mattel e a Semaan não estavam se entendendo comercialmente, e isso estava afetando a disponibilidade de produtos na mais importante loja deste hobby em São Paulo.


• Setembro foi um mês de grandes entrevistas no blog, de grandes colecionadores como o Neo, a Mistery e o Marcos Siqueira. Mas a entrevista mais aguardada foi a da Mattel com perguntas feitas pelos colecionadores. Muitas dúvidas foram respondidas. Vale a pena ver de novo e ver o que mudou e o que não mudou.


• Soubemos que teríamos dois carros nacionais na mainline de 2010 da Hot Wheels. O primeiro anunciado foi o VW SP2, e o segundo foi cancelado depois, por motivos de licenciamento.


• Os primeiros modelos de 2010 começaram a aparecer nos EUA, bem como as primeiras fotos das séries de 2010.


As coisas começaram a melhorar no terceiro trimestre, mas ainda tinha um longo caminho pela frente para fazer o colecionador brasileiro ficar feliz.


Amanhã, o último capítulo da retrospectiva de 2009, com muito mais histórias!

Nenhum comentário:

Postar um comentário