domingo, 28 de agosto de 2016

A história da Welly

A Welly é uma empresa de Hong Kong, fundada em 1979 e tem sua planta de produção em Guandong na China Continental.

A empresa é na verdade um fabricante conhecido no mercado de miniaturas maiores de veículos e motos: 1:10 (somente motos), 1:18 (veículos e motos), 1:24, 1:32, 1:34 - 1:39, 1:43 e não tem muita representatividade no mercado de miniaturas de três polegadas, onde eles trabalham com duas escalas: 1:60 e 1:64. Além dessas escalas, tem também miniaturas na escala 1:87. 

Welly 1:18

Welly 1:24

Welly 1:32

Welly 1:34 – 1:39

Welly 1:43

Propositalmente, escolhi mostrar modelos pouco conhecidos. A Welly tem uma quantidade de modelos praticamente únicos muito grande em todas as escalas que trabalha.

Uma particularidade é que quase todos os modelos transitam em todas as escalas e para quem quer sair da “mesmice” de fabricantes americanos, vejam alguns dos modelos 1:60 – 1:64 que a Welly produz.

Apesar de não ter uma linha muito grande e sua produção se restringir a miniaturas de automóveis, SUV’s e picapes, a Welly tem uma linha mais voltada para o público adulto. A Welly não usa cores chamativas, spectraflames e etc. Somente produz miniaturas de veículos reais em cores reais dos veículos. As rodas são de plástico, mas com pneu moldado em borracha termoplástica.

Uma curiosidade é ver modelos da Welly usados por outras empresas como a Autodrive que faz Flash Drives USB com miniaturas de automóveis.

É só deslizar o pino na base da miniatura que o conector aparece e aí é só ligar com um cabo USB que vem na caixa. Os faróis da miniatura são de LED e acendem quando conectados.

A Welly tem veículos rádio controlados, de metal, na escala 1:32 e escala 1:12 em plástico.

Talvez, por remontar a uma indústria montada em Hong Kong, no tempo do domínio britânico se possa explicar a grande quantidade de modelos europeus na linha, o que é interessante pois, apesar de não ter nada contra, estou satisfeito com a quantidade de “muscle cars” americanos produzidos todos os anos pelas indústrias controladas por americanos.

É muito interessante ver um Sirena e um Warszawa, nas escalas maiores, carros poloneses que tiveram uma venda regular no Reino Unido após a Segunda Grande Guerra. Melhor ainda é ver um Trabant 601, um Lada Niva, os Alfa Romeos ou até mesmo o americano Yukon Denali em versão civil ou de serviço nas escalas equivalentes a 3 polegadas.

A Welly não tem uma linha 1:60 – 1:64 muito extensa, mas para quem gosta de miniaturas menos comuns ou inexistentes nas linhas de produto dos fabricantes mais tradicionais, vale a pena dar uma olhada nas miniaturas dessa empresa de Hong Kong.

Referências:

10 comentários:

  1. Conhecia a Welly em escala maiores, com a internet conheci as 1/60, 1/64, e são realmente fantásticas, como o texto mencionou, sem cores extravagantes, sem chamas ou carros fantasia. As Kombis 1/60 são legais e tenho umas 20 customizadas!!!
    Pena não encontar mais nas lojas.

    ResponderExcluir
  2. Tenho 86 miniaturas na escala 1/60-1/64 da Welly na coleção acho fantásticas pois gosto dos modelos bem originais, quando entro no site deles e vejo a variedade de modelos gostaria de ter todos.

    ResponderExcluir
  3. Gosto muito da Welly, tenho vários modelos e ainda procuro alguns que não encontrei aqui no braZil... Pena que a distribuição não é regular, normalmente quando chega alguma coisa são modelos repetidos e que vc encontra em todas as lojas que vendem alguma coisa 1/60 da marca... Muito melhores que os Maistinhos (Fresh Metal) e muitas vezes mais baratos do que eles... Gosto das rodinhas e ja usei alguns para customizar outras miniaturas de outras marcas...

    ResponderExcluir
  4. Welly é uma das minhas marcas favoritas, custam menos do que um HW e valem cada centavo.
    Há alguns anos atrás elas surgiram por aqui em grande quantidade, adquiri muitas para a coleção, mas infelizmente hoje em dia elas sumiram, especialmente agora que vejo que novos modelos surgiram pelo resto do Brasil.
    Um dos meus maiores desejos seria ver a Welly de volta aqui no RS com os antigos e novos modelos.

    ResponderExcluir
  5. Existem os Deloreans Time Machine da Welly que sao lindos... Faltou colocar eles... Posso dar uma sugestão Douglas, crie uma abc nova no menu, chamado Materias Especiais, onde poderemos acessar facilmente todos os especiais

    ResponderExcluir
  6. Tenho uma única miniatura da Welly, o Mercedes-Bens SL 190 de 1955. Comprei ela em 2009 e depois nunca mais vi essa marca por aqui.

    ResponderExcluir
  7. Sinceramente estou tornando fã das kombis da welly 1:39, onde são perfeitas, lindas e a variedade e' imensa. As 1:60 são lindas também. Agradeço demais ao Douglas por informar sobre esta fantástica empresa!

    ResponderExcluir
  8. Sou um grande admirador da Welly por sua qulidade de detalhes e tenho especial atenção por modelos russos. Curioso é que não constam no site da Welly. Quando o dólar estava baixo adquiri vários modelos, mas agora, isto é impraticável. Há um fabricante russo que parece ter algum tipo de acordo com a Welly, os modelos são basicamente os mesmos, com os mesmos detalhes, só muda a embalagem. Tenho alguns deles. Falo da Autotime. Vale a pena dar uma pesquisada sobre eles.

    ResponderExcluir
  9. Sou um grande admirador da Welly por sua qulidade de detalhes e tenho especial atenção por modelos russos. Curioso é que não constam no site da Welly. Quando o dólar estava baixo adquiri vários modelos, mas agora, isto é impraticável. Há um fabricante russo que parece ter algum tipo de acordo com a Welly, os modelos são basicamente os mesmos, com os mesmos detalhes, só muda a embalagem. Tenho alguns deles. Falo da Autotime. Vale a pena dar uma pesquisada sobre eles.

    ResponderExcluir
  10. No site da marca Welly as miniaturas tem 2 escalas por exemplo 1:34 e 1:39 de um mesmo modelo. Como posso saber qual das 2 escalas corresponde a um modelo. Tenho um modelo e fui descobrir a escala pelo numero do carro e o mesmo numero tem 2 escalas como poso saber qual é a escala correta ?

    ResponderExcluir