domingo, 8 de maio de 2022

Baseball Tomica

Uma série muito limitada da Tomica que o Mauricio Nunes vai nos contar aqui embaixo! Bora conferir? Clique aqui e veja todas as postagens do Mauricio sobre a história do nosso hobby.

Essa é uma série do ano de 1984, feita de modelos básicos da Tomica, produzidos ainda no Japão e não depois quando mudaram a fábrica para o Vietnã, e foi criada para comemorar os 50 anos do time de beisebol japonês Yomiuri Giants no ano de 84. A série é de 8 modelos todos de 1984 e vem em blister e não em caixas como são os modelos básicos normais de linha da Tomica. 

O blister vem com o escudo do time homenageado na miniatura na cartela no canto superior esquerdo. Dos oito modelos da série, três são atribuídos ao time aniversariante e os outros são de outros times da liga superior de beisebol japonês. Os modelos usados são da linha básica da Tomica com pintura especial dos times e junto na cartela tem um adesivo e vem também um chaveiro brinde de apetrechos de beisebol de plástico sendo que um dos chaveiros é um troféu. Os chaveiros foram distribuídos aleatoriamente nas cartelas, podendo ser encontrados qualquer dos modelos de miniaturas com qualquer dos chaveiros.


Yomiuri Giants Nissan Caravan Highroof – modelo em escala 1:67, baseado no No. 3 Nissan Caravan Highroof Van lançado em julho de 1980 e depois aposentado em setembro de 1988. A primeira aparição do modelo na cor azul metálico com interior em branco decoração em preto no teto.



O modelo da série pintado de creme com interior em branco e dizeres pintados em vermelho nas laterais alusivos aos 50 anos do time.


Yomiuri Giants Hino Rainbow Skeleton Bus – modelo em escala 1:116 do real que tomou por base o  No. 41 Hino Rainbow Skeleton Bus lançado em julho de 1981 e depois retirado de linha em outubro de 1988. O modelo apareceu na cor branca com faixas azuis escuras e vermelhas e interior também em vermelho.



Modelo da série Baseball Tomica na cor amarela com dizeres em azul nas laterais. O modelo tem interior na cor branca. 


Yomiuri Giants Nissan Skyline 2000 Turbo GT – A escala do Nissan Skyline 2000 Turbo GT é de 1:65 e o modelo base usado foi o No. 20 Nissan Skyline 2000 Turbo GT-E S (1982) e o modelo inicial foi lançado em julho de 1982 e aposentado da linha em dezembro de 1986 na cor branca com decoração em vermelho nas laterais e com interior em vermelho.



Para a série comemorativa dos 50 anos do Yomiuri Giants o terceiro e último modelo do time veio com uma pintura bem semelhante ao lançamento, com faixas laterais vermelhas e o nome “GIANTS” em vermelho nas portas.  


Yakult Swallows Mitsubishi Pajero – modelo criado na escala 1:60 e lançado em dezembro de 1982 e ficou ativo em linha até outubro de 1993.



O modelo da série de beisebol utilizou como base o No. 69 Mitsubishi Pajero mostrado acima e na série saiu na cor azul claro com interior em vermelho.


Yokohama Taiyo Whales Fairlady Z 300ZX –  o Fairlady Z foi criado em março de 1984 na escala 1:61 e depois aposentado da linha em junho de 1990. Sua primeira aparição foi na cor prata com interior em vermelho.


O modelo que deu origem ao Fairlady Z da série foi o No. 15 Fairlady Z e na série a cor escolhida para o modelo foi em azul marinho com faixa prata com o nome do time homenageado nas laterais.


Chunichi Dragons Toyota Soarer 2800GT – modelo em escala 1:65 produzido pela primeira vez em ouro com marrom e interior em vermelho. A primeira vez desse modelo na linha foi em setembro de 1981 e durou em linha até julho de 1992. 



O modelo da série foi pintado em branco com azul e com o nome do time em vermelho nas laterais finalizando com o interior também em vermelho.


Hanshin Tigers Volkswagen – modelo No. F20 Volkswagen 1200LSE criado na escala 1:60 e lançado em junho de 1977 na linha “Foreign Tomica” na cor laranja com interior em branco.



Para a série de beisebol o fusca do Hanshin Tigers veio na cor amarela com interior vermelho e nome do time nas laterais na cor preta. 


Hiroshima Toyo Carp Mazda Savanna RX-7 Racing – modelo criado em dezembro de 1981 e aposentado da linha em agosto de 1984. O RX-7 foi feito na escala 1:60 e a primeira aparição foi em vermelho com decoração de corrida em branco. 


O último modelo da série comemorativa de 50 anos do time de beisebol japonês Yomiuri Giants usou como base o modelo No. 74 Mazda Savanna RX-7 Racing e apareceu com a pintura vermelha como um modelo do time Hiroshima Toyo Carp e também apareceu pintado de vermelho com decoração em branco, mas não a mesma decoração do modelo de lançamento. 


Uma série bem rara e difícil de se conseguir os modelos hoje em dia. Uma série de modelos Tomica que: foram feitos no Japão, embalados em blister, comemorativa de um time de beisebol. Só esses três motivos anteriores já responderia o porquê da raridade da série nos dias de hoje. Para os amantes de modelos JDM a série tem 4 ícones JDM e um Fusca, para completar os modelos icônicos.


Referências:

https://tomica.fandom.com/wiki/Yomiuri_Giants_Nissan_Caravan_Highroof

https://tomica.fandom.com/wiki/Yomiuri_Giants_Hino_Rainbow_Skeleton_Bus

https://tomica.fandom.com/wiki/Yomiuri_Giants_Nissan_Skyline_2000_Turbo_GT

https://tomica.fandom.com/wiki/Yakult_Swallows_Mitsubishi_Pajero

https://tomica.fandom.com/wiki/Yokohama_Taiyo_Whales_Fairlady_Z_300ZX

https://tomica.fandom.com/wiki/Chunichi_Dragons_Toyota_Soarer_2800GT

https://tomica.fandom.com/wiki/Hanshin_Tigers_Volkswagen

https://tomica.fandom.com/wiki/Hiroshima_Toyo_Carp_Mazda_Savanna_RX-7_Racing

https://www.ebay.com/itm/TOMICA-3-NISSAN-CARAVAN-HI-ROOF-VAN-SILVER-MINT-VHTF-BOX-GREAT-JAPAN/174594219560

https://tomica.fandom.com/wiki/No._41_Hino_Rainbow_Skeleton_Bus

https://tomica.fandom.com/wiki/No._20_Nissan_Skyline_2000_Turbo_GT-E_S_(1982)

https://i.ebayimg.com/images/g/GeUAAOSwlTheIy-i/s-l400.jpg

https://tomica.fandom.com/wiki/No._69_Mitsubishi_Pajero

https://tomica.fandom.com/wiki/Yakult_Swallows_Mitsubishi_Pajero

https://i.pinimg.com/originals/7d/ec/83/7dec83059bf46e3d278229ddd44c2c23.jpg

https://tomica.fandom.com/wiki/No._15_Fairlady_Z

https://tomica.fandom.com/wiki/Yokohama_Taiyo_Whales_Fairlady_Z_300ZX

https://tomica.fandom.com/wiki/No._5_Toyota_Soarer_2800GT

https://tomica.fandom.com/wiki/Chunichi_Dragons_Toyota_Soarer_2800GT

https://tomica.fandom.com/wiki/Hanshin_Tigers_Volkswagen

https://tomica.fandom.com/wiki/No._F20_Volkswagen_1200LSE

https://tomica.fandom.com/wiki/Hiroshima_Toyo_Carp_Mazda_Savanna_RX-7_Racing

https://tomica.fandom.com/wiki/No._74_Mazda_Savanna_RX-7_Racing



Nenhum comentário:

Postar um comentário