domingo, 15 de maio de 2022

Transformers Tomica

Nem todo mundo sabe, mas a Tomica fez a alegria dos fãs dos Transformers e de colecionadores de modelos temáticos anos atrás, e hoje o Mauricio Nunes vai nos contar tudo sobre essa coleção! Clique aqui e veja todas as postagens do Mauricio sobre a história do nosso hobby.

A franquia Transformers foi usada em algumas séries pela Tomica, mas os modelos usados são praticamente os mesmos e não são muitos. Vamos vê-los em diferentes pinturas e moldes em cada série. A primeira aparição de modelos da franquia foi em 2011 e apareceu em blisters, o que não é comum para modelos da Tomica. Os modelos originais de lançamento tem no fundo do blister uma carta (card) brinde do modelo para colecionar. 


Bumblebee – criado em outubro de 2011 e serviu de base para as outras variações e repinturas do Camaro. Esse modelo com aerofólio no tradicional amarelo com decoração e interior em preto. 


O card do modelo na série é do Transformer Bumblebee.


Optimus Prime – lançado em linha pela primeira vez em outubro de 2011, essa versão original serviu de base para o Optimus Prime negro. 


O modelo Transformers é completo com a carreta puxada pelo Optimus Prime e as cores são as oficiais da franquia em vermelho azul e prata e o modelo tem pintura com chamas. O card do modelo na série é do Transformer Optimus Prime.


Bumblebee Revenge Version – essa versão é de dezembro de 2011 e tem uma pintura igual a anterior em amarela e preta, mas não tem o aerofólio traseiro igual ao do Camaro de outubro de 2011 e também não tem o logotipo dos Transformers nas laterais. 


O modelo vem em um blister curto e não tem o brinde do card. 


Optimus Prime Black Version – essa versão em preto do modelo de outubro de 2011 foi lançada em dezembro do mesmo ano. 


O modelo em preto com azul claro com chamas e vidros da cabine vermelhos utilizando o mesmo molde já lançado em outubro de 2011 e não tem card na embalagem.  


Transformers Wrapping Bus – esse não é um modelo oficial da franquia, mas sim um modelo em que a Tomica resolveu decorar com motivos da franquia. O modelo original foi lançado em outubro de 1988 e depois retirado de linha em dezembro de 2003. A base para esse modelo usado na franquia foi o No. 41 Isuzu Super Hi-Deckerbus lançado na escala 1:145 em azul com capota branca e com decoração em vermelho e amarelo. 


O modelo Transformers foi lançado em dezembro de 2011 e utilizou o antigo e aposentado No. 41 Isuzu Super Hi-Deckerbus pintado de amarelo com figura do Bumblebee nas laterais.


Transformers Wrapping Trailer – ainda um segundo modelo que não é da franquia, mas foi pintado com motivos da franquia. A base para o modelo Transformers foi o 2008 Tomica Hero: Rescue Force Trailer que foi lançado em 2008 como modelo especial para os acionistas da Tomy (Shareholders Complimentary Limited Plan Set) com entre 100 e 999 ações. No lançamento, o modelo foi pintado de branco com azul e vinha com uma opção de um trailer menor, além do maior, na caixa exclusiva para os acionistas.


O modelo com os Transformers pintados apareceu em dezembro de 2011, somente com a carreta maior e nas cores vermelho, azul escuro e prata com desenhos dos Transformers nas laterais da carreta.


Dream Tomica – essa série iniciou em 2012 e é composta de veículos de personagens licenciados e veículos comuns para o público em geral, e alguns modelos da franquia dos Transformers apareceram nessa linha.


Dream Tomica No. 142 Transformers Bumblebee – esse é um novo molde para o Camaro/Bumblebee e foi lançado em dezembro de 2012 e depois retirado de linha em maio de 2015. O modelo pintado em amarelo com decoração em preto. 


Dream Tomica No. 147 Transformers Optimus Prime – modelo de dezembro de 2012 que ficou em linha até abril de 2015. Esse é um novo molde para o Optimus Prime e tem a pintura em vermelho, azul escuro e preto sem chamas na pintura. 


Dream Tomica Transformers Bumblebee (Black Version) – utilizando o mesmo molde de dezembro de 2012 a Tomica relançou o Camaro/Bumblebee em versão preta com decoração em amarelo dois anos depois em dezembro de 2014. 


Dream Tomica Transformers Nemesis Prime – em dezembro de 2014 a Tomica utilizou o mesmo molde de dezembro de 2012 e relançou o modelo como Nemesis Prime em versão preta com decoração em azul claro e vidros vermelhos.


Dream Tomica No. 151 Transformers Bumblebee – em setembro de 2018 um novo molde para o Camaro/Bumblebee foi produzido pela Dream Tomica de um modelo mais atualizado do Camaro em amarelo e preto e posto para venda no ano de 2018. 


Dream Tomica No. 148 Transformers Optimus Prime – assim como o Camaro, em setembro de 2018 uma nova versão mais atualizada do caminhão foi feita para o Optimus Prime e o modelo lançado em azul e vermelho com pintura de chamas. O antigo Peterbilt foi substituído por um Western Star. 


2007 Shareholders Complimentary Limited Plan Set – esse não é um modelo que foi posto a venda e sim um modelo dos acionistas, conforme já explicado acima (Transformers Wrapping Trailer). O Nissan Diesel Quon foi lançado em julho na Exposição “Sapporo Plarail Expo” de 2007 em vermelho com dourado.


Essa caixa com dois modelos foi feita para os acionistas com 100 até 999 ações e lançado em julho de 2007 na cor vermelha com estampa de fundo amarelo nas laterais com desenho dos Transformers.  


2011 Shareholders Complimentary Limited Plan Set – mais um modelo não posto à venda regular e sim distribuído aos acionistas. A base para o modelo Transformers foi o 2008 Tomica Hero: Rescue Force Trailer, já mostrado acima, usado também como base para o “Transformers Wrapping Trailer”. O modelo “Racing Transporter Ver. Transformer” foi distribuído aos acionistas em setembro de 2011 em prata e preto com decoração dos Transformers nas laterais do reboque.


Na verdade, apenas Optimus Prime com e sem reboque e Bumblebee foram feitos para a franquia em várias versões, mas apenas esses dois Transformers. Todos os outros são modelos normais repintados para comemorar a franquia. Para os adeptos dos Transformers ou de modelos de cinema, fica aí a dica para procurarem. 


Referências:

https://tomica.fandom.com/wiki/Bumblebee_(Transformers)

https://i.pinimg.com/originals/95/bf/bd/95bfbd858931dd40f4d21047c798e2f1.jpg

https://tomica.fandom.com/wiki/Optimus_Prime_(Transformers)

https://tomica.fandom.com/wiki/Bumblebee_Revenge_Version_(Transformers)

https://i.pinimg.com/originals/f6/55/ef/f655ef0fb829eb32375f5bc75b4dfe94.jpg

https://tomica.fandom.com/wiki/Optimus_Prime_Black_Version_(Transformers)

https://tomica.fandom.com/wiki/No._41_Isuzu_Super_Hi-Deckerbus

https://www.takaratomy.co.jp/products/tomica/new/images/1112/tf_wrappingbus.jpg

https://tomica.fandom.com/wiki/Transformers_Wrapping_Bus

https://tomica.fandom.com/wiki/2008_Shareholders_Complimentary_Limited_Plan_Set

https://tomica.fandom.com/wiki/Transformers_Wrapping_Trailer

https://tomica.fandom.com/wiki/Dream_Tomica_No._142_Transformers_Bumblebee

https://tomica.fandom.com/wiki/Dream_Tomica_No._147_Transformers_Optimus_Prime

https://tomica.fandom.com/wiki/Dream_Tomica_Transformers_Bumblebee_(Black_Version)

https://tomica.fandom.com/wiki/Dream_Tomica_Transformers_Nemesis_Prime

https://i.ebayimg.com/images/i/123479247917-0-1/s-l1000.jpg

https://d3fa68hw0m2vcc.cloudfront.net/99e/233259335.jpeg

https://tomica.fandom.com/wiki/2007_Shareholders_Complimentary_Limited_Plan_Set

https://tomica.fandom.com/wiki/Event_Model__No._24-_Nissan_Diesel_Quon



Nenhum comentário:

Postar um comentário