domingo, 26 de fevereiro de 2017

A história da Winner’s Circle

O Mauricio Nunes narra hoje a curta história de uma marca que era focada em carros da Nascar. Clique aqui e veja todas as postagens do Mauricio sobre a história do nosso hobby.

Em 1996 a Action Performance Companies e a Hasbro anunciaram que tinham feito licenças com vários pilotos e equipes da NASCAR para sua nova empresa formada, a Winner’s Circle (WC). A nova empresa foi desenvolvida pela Action Performance e Hasbro e a última seria a responsável por produção e “marketing” das miniaturas. 

A WC chegou a ter 52% do mercado de miniaturas NASCAR e ela só trabalhava com miniaturas licenciadas NASCAR. Todas as miniaturas levam o logotipo da NASCAR na embalagem.

A Hasbro foi fundada em 1923 em Providence Rhode Island para fabricar estojos de lápis e material escolar. Com o passar do tempo ela se voltou ao negócio de brinquedos. Hoje detém importante participação no mercado de brinquedos e possui marcas tradicionais como: NERF, G.I. JOE (licenciado como o nosso boneco Falcon no Brasil), MY LITTLE PONY, TRANSFORMERS, PLAY-DOH, MONOPOLY, LITTLEST PET SHOP. Com vendas anuais acima de 4,4 bilhões de dólares e vendendo em mais de 120 países a Hasbro é uma das gigantes de brinquedo mundiais.

Dados de 2015 da indústria mundial de brinquedos colocam a Hasbro, em faturamento, em quarto lugar, atrás somente de: Mattel, Nanco Bandai e Lego.

A WC tem miniaturas em diferentes escalas: 1:18, 1:24, 1:43 e 1:64.

Sempre atuando com produtos da NASCAR a WC tem modelos da maior parte dos pilotos da categoria de várias épocas. Algumas séries bem procuradas da WC são as de modelos mais antigos.

Percorrendo vários anos da Nascar, desde os mais antigos até os atuais a WC tem miniaturas de várias marcas e modelos competidores na categoria.

Uma das séries interessantes da WC foi a série que vinha com imã de geladeira do capo da miniatura.

Sempre com o foco nos carros de corrida, a WC tem outras miniaturas e kits auxiliares das equipes, como as picapes e trailers de equipe.

As picapes e trailers apresentam um engate de brinquedo e não real, mas funciona muito bem como brinquedo: não solta e tem boa dirigibilidade. A picape tem um pino de metal vertical em baixo da carroceria e o trailer tem um encaixe de pressão.

Além das picapes tinham também kits de box da série “Pit Roll”, onde vinham bonecos (mecânicos) e equipamentos do box.

Como o alvo das miniaturas 1:64 são as crianças, a WC tem kits de brinquedos onde são vendidos juntos com a miniatura de corrida um avião e um submarino com a pintura igual à do carro de corrida do piloto. Esse é chamado como Fantasy Pack, o pacote fantasia.

Como o objetivo é massificar a Nascar e ganhar dinheiro, a WC apresenta muitas variações sobre esse tema, apresentando caminhões transporte, kits com o boneco do piloto, kits com miniaturas de três escalas diferentes do mesmo piloto, enfim, vender e fazer propaganda da Nascar eram as missões da Winner’s Circle.

Em 2001 a Hasbro Inc. concordou em vender sua parte na marca WC, assim como todo o inventário de miniaturas e máquinas de produção das mesmas à Action Performance que continua até hoje produzindo as miniaturas como a única dona da marca e dessa forma, nessa data, a marca Winner’s Circle acabou. 

Referências:


2 comentários:

  1. A marca Winners Circle foi descontinuada somente em 2010, quando ainda era produzida pela Motorsport Authentics

    ResponderExcluir