domingo, 12 de fevereiro de 2017

Os carros e a história da Spark

Hoje o Mauricio Nunes nos conta um pouco sobre a marca Spark. Clique aqui e veja todas as postagens do Mauricio sobre a história do nosso hobby.

Spark são miniaturas produzidas pela MINIMAX Import & Export Co. Ltd de Macau na China. A Spark foi fundada em 2000, pelo francês Hugo Ripert produzindo inicialmente, pequena quantidade (até 1000 peças) de miniaturas de modelos de corrida Le Mans. Inicialmente Ripert desenvolveu miniaturas de resina, pintadas e decoradas a mão em várias pequenas fábricas na China o que tornou o processo complicado, principalmente em termos de manutenção de qualidade, prazos e logística.

Hugo Ripert tinha trabalhado como pesquisa e desenvolvimento de modelos nas marcas: Ixo, Vitesse e Quartzo. Essa experiência o levou a tentar uma carreira solo. De produção sublocada dispersa em vários locais a própria produção e verticalização foi o caminho escolhido por Ripert e o investidor Clive Rigby e dentro dessas novas instalações iniciaram a produção de miniaturas de zamac, sem, no entanto, abandonarem as miniaturas de resina para tiragens pequenas (abaixo de 700 exemplares).

As miniaturas 1:64 Spark Petit vem em caixas de papelão com visor transparente.

Mas o foco maior da empresa é em miniaturas de escalas maiores, especificamente escala 1:43, mas tem um bom plantel também em escala 1:18 e 1:87. Trabalha com as escalas: 1:12, 1:18, 1:24, 1:43, 1:64 e 1:87

Além de miniaturas de carros de corrida, passeio e alguns caminhões e camionetes, a Spark produz também aviões em escala 1:43.

Embora existam algumas miniaturas de carros versão passeio, a Spark se caracteriza por enfocar modelos de corrida.

Para quem gosta de miniaturas de carros de corrida de qualquer piloto ou equipe, a Spark é uma boa alternativa. Eles não se preocupam em fazer miniaturas somente dos ganhadores, mas sim de vários outros pilotos e equipes, mesmo as que não “andam na frente”. O objetivo da Spark é ter todo o grid de Le Mans, onde todos os anos os diretores e projetistas vão às corridas munidos de suas máquinas fotográficas e conversam com os mecânicos e equipes, sempre em busca de novos futuros modelos para a produção da Spark. 

Agradecimento ao colecionador Paulo “Big Bond” Vieira pelas miniaturas Spark Petit 1:64 fotografadas nesse artigo.

Referências:


Um comentário:

  1. Olá, gostei da sua postagem.
    Se puder visitar meu site para conferir minhas postagem também eu agradeço.
    http://canalassistec.blogspot.com.br/
    Até a próxima.

    ResponderExcluir