domingo, 9 de setembro de 2018

Dinky Toys

Depois de muitas matérias sobre a história do nosso hobby, ainda faltava contar a história de uma importantíssima marca de miniaturas, a Dinky. E hoje o Maurício mergulha a fundo nessa lendária fabricante. Clique aqui e veja todas as postagens do Mauricio sobre a história do nosso hobby.

Uma das mais antigas fabricantes de brinquedos e miniaturas a marca “Dinky Toys” pertencia à “Meccano Ltd” fundada em 1908 por “Frank Hornby”, inicialmente focada na produção de “sets” de brinquedos metálicos de construção.

A Estrela lançou no Brasil esse brinquedo sob licença com o nome de “Mec-Bras” nos anos 60.

A “Meccano” de “Liverpool” fabricava também trens elétricos e além de automóveis de brinquedo fabricava aviões e navios de metal também utilizando as marcas “Hornby” (trens) e “Dinky” (navios e aviões).


Em 1933, apareceram os primeiros modelos de automóveis, que originalmente eram para acompanhar os cenários dos trens elétricos da “Hornby”. 

Com o passar do tempo as miniaturas foram ganhando maior nível de detalhes, com pneus de borracha em seguida vieram os interiores, suspensão e vidros e a consolidação da escala “O” (1:43 a 1:48).

A produção das miniaturas de veículos iniciou simultaneamente em “Liverpool” na Inglaterra e em “Bobigny” na França. Houve um hiato nessas produções independentes durante a Segunda Grande Guerra voltando realmente a produção de novos modelos em 1946, pois no Natal de 1945 somente velhos modelos pré-guerra estavam disponíveis para venda.

O #150 da “Dinky”, “Rolls Royce Silver Wraith” (pintura customizada) é de 1959 e não possui interior.

Em 1957 a “Dinky” iniciou a série “Dublo” (um acrônimo para “double O” – duplo O, ou escala “OO” aproximadamente 1:76). Mas essa série não foi longe e a “Dinky” deixou essa faixa de modelos menores para a “Corgi” (Corgi Jr.) e a “Matchbox” suas rivais à época.   

Em 1963 a “Tri-Ang” comprou o braço inglês da “Dinky Toys” e investiu na diversificação das linhas de produção iniciando com o “Ford modelo T” a linha de miniaturas de veículos antigos, concorrente da “Matchbox Models of Yesteryear” (MOY) e “Corgi” (“Corgi Classics”).

Dentro dos anos 60 tanto a “Dinky” quanto a “Corgi” aumentaram a escala dos modelos produzindo miniaturas maiores em escala 1:35. Esse foi um movimento que não agradou aos colecionadores da época pois os modelos 1:43 / 1:48 ficavam muito pequenos quando comparados aos 1:35.

Seguindo a tendência do mercado de criar rodas de menor atrito para os modelos, iniciada pela “Mattel” em 1968, a “Dinky” criou em 1969 as “Speedwheels” que passaram a ser as rodas oficiais dos modelos “Dinky” após esse ano.

Nos anos 70 ainda haviam muitas tarifas entre os países europeus e a “Meccano” resolveu exportar modelos desmontados para a Espanha (Novades Poch Company em Barcelona) evitando as taxações. Foram enviados 16 modelos desmontados e sem pintura para posterior acabamento e depois vendidos como modelos “Dinky” feitos na Espanha. 

Em 1974, o custo da mão de obra na Europa já era alto e a fábrica da “Meccano” de “Calais” no norte da França fechou e a “Meccano” subcontratou a empresa espanhola “Auto Pilen” que recebeu parte do maquinário da fábrica fechada em “Calais”, esses moldes foram adaptados e os modelos vendidos como “Pilen” e foram bem populares na Espanha.

Os cinco últimos modelos “Dinky Espanha” eram na verdade modelos feitos pela “Pilen” projetados e produzidos em “Algeciras” / Espanha. Esses modelos chegaram a ser vendidos na França como “Dinky” e são bem raros.

Assim como na Espanha as tarifas de importação do Chile nos anos 60-70, fez a “Dinky” montar uma planta para finalização dos modelos no porto livre de Arica no Chile e entre os anos de 1967 e 1973 modelos finalizados em Arica, “Armados en Arica”, como vinham timbrados na base e na embalagem, levavam cores nem sempre idênticas as suas contrapartidas europeias. 

A África do Sul, enquanto parte da “British Commomwealth” gozava de regime tributário diferenciado no comércio com a antiga metrópole e as miniaturas “Dinky” eram baratas e muito populares por lá. Entre 1952 e 1954 a “Dinky” enviou uma edição limitada de veículos das Forças Militares da África do Sul para venda na ex-colônia e essa série tornou-se muito procurada. 

Entretanto, com a saída da África do Sul da Comunidade Britânica de Nações em 1961, a “Dinky” enviou alguns modelos do Reino Unido (1962 e 1963) e França (1966) para serem pintados e montados por lá para evitar as taxas de importação altas. Foram poucos modelos enviados dessa forma e as cores, como em outros países que montaram modelos, eram diferentes e os modelos tornaram-se bem raros e valorizados. 

Em 9 de Dezembro de 2010 a “Vectis” leiloou um modelo de “Ford Cortina” verde da “Dinky”, montado na África do Sul pelo valor de 2.100 Libras Esterlinas (aprox. R$ 11.800,00).

Na Índia, pré-segunda guerra, os modelos da “Dinky” eram populares e sem taxação de importação. Após 1955 as taxações tornaram os modelos não competitivos e após o fechamento da planta de “Speke” seu maquinário e moldes foram vendidos à “S. Kumar & Co.” de Calcutá, Índia. Inicialmente a “Kumar” contava com a licença do uso do nome “Dinky”, mas quando essa licença foi perdida passaram a usar o nome fantasia “Nicky Toys”, mas eram os mesmos moldes “Dinky”, entretanto o acabamento piorou muito. 

Hong Kong foi outro país que produziu modelos “Dinky” em duas etapas. A primeira de 1965 a 1967, onde o alvo era produção para venda no mercado norte-americano somente 6 modelos americanos foram produzidos: “Buick Riviera, Chevrolet Corvair Monza, Chevrolet Impala, Oldsmobile Dynamic 88, Ford Thunderbird e Rambler Classic”. Em uma segunda etapa, de 1978 a 1979 a produção recomeçou com a parada da fábrica britânica de “Binns Road”, entretanto a mudança não foi suave e os modelos careciam da qualidade e acabamento dos modelos feitos na Europa. Embora de baixa qualidade, a raridade desses modelos os fez hoje muito procurados e valorizados.

PS – Notar o mal acabamento entre o azul e o branco. 

Em 1972 o ramo francês da “Dinky” encerrou suas atividades e em 1987 o ramo inglês que à época pertencia a “Kenner-Parker” foi vendido para a “Universal International” de Hong Kong. O nome “Dinky Toys” passou a pertencer a “Universal International” de “David Yeh” que já havia adquirido a “Matchbox Lesney” em 1982 e renomeando para “Matchbox International” a icônica antiga marca.

Após a aquisição da “Dinky” pela “Universal”, por razões de manutenção da licença da marca a “Universal” precisava lançar modelos com a marca “Dinky” para que a marca não fosse tornada pública sem produção e sem venda no mercado. A linha de modelos maiores (1:43) foi produzida normalmente e vendida sob o controle da marca “Matchbox”.

De mesma forma “David Yeh” resolveu lançar alguns modelos em escala de 3 polegadas com a marca “Dinky” e para isso separou em 1988 seis modelos da linha “Matchbox” que foram pintados diferentemente e embalados em um “blister” da Dinky, para garantir o nome no mercado e a licença, também para modelos em escala menor (3 polegadas).

VW Golf – modelo original de 1987, onde saiu com pranchas no teto ou com antena e sirene na versão alemã como modelo da ADAC (Automóvel Clube Alemão). Em 1982, ainda como “Lesney” já saiu sem nada no teto, na cor prata e nos anos “Universais” o modelo saiu sempre sem nada no teto. O modelo “Dinky” é de 1988 e vinha com pintura preta e vermelha com o número #9 no capo. 

Toyota Supra – modelo lançado pela “Matchbox International” em 1983. No ano de 1988 foi pintado em branco com linhas vermelhas, azuis e amarelas por todo o modelo e embalado em um “blister Dinky”. 

1984 Corvette – modelo lançado em 1983 originalmente. O modelo da esquerda foi pintado em 1988 como uma tiragem especial “Dinky”. Um ano antes (1987) saiu com as rodas “Laser Wheels” como “Matchbox”. 

Fiat Abarth – modelo original “Lesney” de 1982 que continuou a ser usado nos anos “Universais”. Em 1988 foi lançado como modelo “Dinky” no blister vermelho com a cor do modelo em branco e faixas vermelhas e amarelas em várias direções como o modelo a esquerda na foto abaixo. 

Pontiac Firebird SE - modelo original “Lesney” de 1982 que continuou a ser usado nos anos “Universais”. Em 1988 foi lançado como modelo “Dinky” na cor de fundo azul com faixas amarelas e verdes e numero #18 nas portas e capota. 

Citroën 15 CV – modelo dos anos “Universais”, lançado em 1983 na cor preta. Saiu até 1985 nessa mesma cor preta e em 1986 saiu em azul bem escuro quase preto. O modelo na cor verde foi escolhido para sair como modelo “Dinky” em 1988. 

No detalhe podemos ver que somente a embalagem era “Dinky” o modelo verde tem a mesma base do modelo preto, onde vem escrito “Matchbox” e “Matchbox International”, “made in Macau” e o nome do modelo. Não há menção à “Dinky”, somente a pintura distinta e as embalagens os identificam como “Dinky”.

Com a aquisição da “Matchbox Tyco” pela “Mattel” em 1986 o nome “Dinky” veio junto para a nova controladora e foi usado pela “Mattel” para uma série especial de caminhões no ano de 2000. Essa série de modelos colecionáveis, denominava-se “Matchbox Collectibles Convoys” e diferentemente da série “Première Collectibles” tradicional, tinha os modelos todos em metal: base e carroceria tanto na cabine como na carreta. Os “Première Collectibles” tradicionais tinham a carroceria em plástico com base de metal nas carretas e cabines de metal.

Eram vendidos como modelos “Dinky”, e até os números de catálogos dessa série começam com o DY de “Dinky”. São modelos muito aprimorados nos detalhes, mas é estranho ver “Dinky” e “Matchbox” como marcas no fundo da carroceria dos modelos e ambos pertencentes a “Mattel”.

Os modelos 1939 Peterbilt SMMT(Michelin) e 1956 Mack B61 SMMT (Pennzoil) foram cabines exclusivas dessa série especial.

As outras cabines da série “Matchbox Collectibles Convoys” foram usadas anteriormente nas variações de séries “Convoy” da “Matchbox”. 

Da esquerda para direita, primeira fila: Mack CH600, DAF, Kenworth Conventional; segunda fila: Kenworth COE, Ford Aeromax Superstar, 1956 Mack B61 SMMT; terceira fila: 1939 Peterbilt SMMT, Peterbilt Conventional, Scania T-142.

As carretas da série foram apenas três modelos com várias pinturas, mas são diferenciadas, em detalhes, como apoios, estepes e mangueiras/tubos, lembrando que são totalmente de metal.

Todas essas combinações de Cabines e Carretas da série “Matchbox Collectibles Convoys” vem com o nome “Dinky” timbrado embaixo dos modelos, juntamente com a marca “Matchbox”.

A “Dinky” também tem alguns modelos de filmes de TV que fizeram sucesso nos anos 60 e 70.

Em um penúltimo movimento, em 2008 o grupo Franco-suíço “Atlas Editions” comprou os direitos da antiga “Dinky” Francesa da atual controladora (Mattel) e reiniciou a produção de modelos com os antigos moldes. 

Essa nova tiragem de modelos, apesar de usar moldes dos anos 50 e 60 podem ser facilmente diferenciados dos modelos antigos pela base onde vem escrito "Made in China", "Edition ATLAS, © Mattel".

Finalmente, como último ato, em 2016 a “DeAgostini” controladora da “Atlas Editions” relançou no Reino Unido e Itália parte da coleção de 2008 de sua filiada, mas agora com o nome “DeAgostini” na base dos modelos, mas a marca “Dinky” permanece viva. 

As miniaturas “Dinky” de todas as suas fases ainda são procuradas e segundo a “BBC News” de 15 de junho de 2016, uma coleção com 3.500 modelos “Dinky” dentre os anos de 1937 até o início dos anos 70, do espólio de “John Kinchen” de “Devon, UK” foi leiloada por 150.000,00 Libras esterlinas. A grosso modo, um pouco menos de 43 Libras por modelo. Ao câmbio atual estamos falando de cerca de R$ 240,00 por peça. Preço bem salgado se contarmos o volume vendido no conjunto leiloado.

Esse raro modelo do “Leyland Octopus” foi cotado no leilão a 2.300 Libras Esterlinas (aprox. R$ 12.900,00).

Se você ainda não começou sua coleção de modelos “Dinky” antigos, prepare sua carteira. Em contrapartida, os modelos relançamentos da “DeAgostini” constam na página de internet da empresa por 2,99 libras por modelo (aprox. R$ 17,00), sem o frete. 

Referências:
https://en.wikipedia.org/wiki/Dinky_Toys
http://www.eastdevon24.co.uk/news/a-lifetime-of-dinky-toys-set-to-go-under-the-hammer-in-exmouth-1-4522928
https://www.planetdiecast.com/index.php?option=com_kunena&func=view&catid=125&id=38126&Itemid=0
http://www.talkmodeltoys.com/discus/messages/27668/1668.html
http://enacademic.com/dic.nsf/enwiki/11644663
http://www.dinkytoys.ch/history.htm
https://www.brightontoymuseum.co.uk/index/No2_Locomotive_2711,_early,_MLDL_(Hornby_Series)
http://www.retrothing.com/2007/11/meccano-special.html
https://br.pinterest.com/pin/58757970109652622/?lp=true
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-756619326-brinquedo-estrela-mec-bras-leia-o-anuncio--_JM
https://auction.catawiki.com/kavels/15729223-dublo-dinky-toys-scale-1-76-bedford-articulated-flat-truck-no-072-massey-harris-tractor-no-069-bedford-flat-truck-no-066
https://www.toymart.com/Dinky-063-Commer-Van/1121
https://www.vectis.co.uk/matchbox-superfast-vw-golf-black-burnt-orange-interior-and-tampo-print-and-toyota-supra-white-red-interior-both-mint-in-good-and-excellent-dinky-toys-blister-packs_134621
https://auction.catawiki.com/kavels/15137955-dinky-toys-scale-1-35-2-volvo-265-dl-estate-no-122
https://br.pinterest.com/pin/290482244696565925/?lp=true
https://pt.aliexpress.com/item/Atlas-1-43-Dinky-Toys-514-Alfa-Romeo-GIULIA-1600-TI-models-cars-Diecast-High-Simulation/32708571834.html
http://matchbox.wikia.com/wiki/Convoy
The Big Book of Superfast Matchbox Toys 1969 - 2004 – Volume 2: Product Lines & Indexes – Charlie Mack – Schiffer Publishing Ltd, copyright 2005 – ISBN: 0-7643-2322-9 – página 47.
https://www.deagostini.com/uk/collections/dinky-toys-collection/
https://www.the-saleroom.com/en-gb/auction-catalogues/astons/catalogue-id-astons10016/lot-3d29e02a-2fe7-41ad-bf39-a40000604d85
https://www.the-saleroom.com/en-gb/auction-catalogues/astons/catalogue-id-astons10016/lot-c6acc1b5-8e0a-4a04-95c5-a40000603467
http://www.worldcollectorsnet.com/whats-it-worth/dinky-toys-102-joe-90-joes-car/
https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Dinky_Toys_103_Spectrum_Patrol_Car-Captain_Scarlet_and_the_Mysterons.jpg
https://www.chezbois.com/non_corgi/dinky_toys/Model_3869.htm
https://www.invaluable.com/auction-lot/dinky-toy-106-%27the-prisoner%27-mini-moke-4D14E1FA49
https://br.pinterest.com/pin/313422455297809579/?lp=true
http://vintagebritishdiecasts.co.uk/dinky5/dinky109tc.htm
https://www.worthpoint.com/shoppingAssistant/index
http://vintagebritishdiecasts.co.uk/dinky5/dinky350tc.htm
https://leilao.catawiki.pt/kavels/17233453-dinky-toys-ufo-interceptor-351
http://www.lulu-berlu.com/ufo-dinky-toys-shado-2-mobile-no.353-loose-with-box-a41993-en.html
https://br.pinterest.com/pin/313422455304367074/?lp=true
https://dinkytvspace.com/star-trek/
http://dinkyeagle.space1999.net/english/aigle-cargo-blanc-version-1.html
http://dinkyeagle.space1999.net/english/aigle-transporteur-vert-version-1.P1.html
https://ipfs.io/ipfs/QmXoypizjW3WknFiJnKLwHCnL72vedxjQkDDP1mXWo6uco/wiki/Dinky_Toys.html
https://www.antiquestradegazette.com/news/2011/dinky-s-south-african-odyssey-finally-brings-rewards/
http://www.talkmodeltoys.com/discus/messages/27668/27581.html?1359077268
https://www.vectis.co.uk/hong-kong-dinky-no-57-004-oldsmobile-dynamic-88-white_517120
https://www.planetdiecast.com/index.php?option=com_kunena&func=view&catid=125&id=97129&Itemid=0
https://www.rmtoys.co.uk/products/car-opel-diecast-dinky-dinky-011543-orange
http://ripituc.blogspot.com/2018/06/dinky-toys-armado-en-arica-chile.html
https://www.ebay.com/itm/Dinky-Toys-170-1-43-Lincoln-Continental-Diecast-Metal-Model-Car-Meccano-Loose-/391888679650


4 comentários:

  1. Muito bom! Parabéns pelo excelente post!

    Uma dúvida: as miniaturas de filmes e seriados da TV da Dinky são escala 1:64? Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. Esses modelos de séries de TV são todos 1:43.
      A Dinky tem muito pouca coisa em 1:64

      Excluir
    2. bonjour ,je vous écris de Paris en France ,Buen dia Perdon no hablo portugues pero un poco castillano
      Mi pregunta , estoy en un forum de modelos de Dinky Toys " les boites jaunes " las cajas amarillos para la historia de Dinky Toys Armado en Arica Chile si tu blog hay fotos y informationes de esta producion
      En francia mi pseudo es capitole9546 si tu vas en nuestro forum
      Gracias si tu puedes publicar en tu blog
      Muchas gracias a todos
      Jean-Pierre (Juan-Pedro)

      Excluir
  2. bonjour ,je vous écris de Paris en France ,Buen dia Perdon no hablo portugues pero un poco castillano
    Mi pregunta , estoy en un forum de models de Dinky Toys " les boites jaunes " las cajas amarillos para la historia de Dinky Toys Armado en Arica Chile si tu blog hay fotos y informationes de esta producion
    En francia mi pseudo es capitole9546 si tu vas en nuestro forum
    Gracias si tu puedes publicar en tu blog
    Muchas gracias a todos
    Jean-Pierre (Juan-Pedro)

    ResponderExcluir