domingo, 6 de dezembro de 2020

Hot Wheels 2 Jet Z

O Maurício Nunes veio por aqui hoje contar a história de um único carro da Hot Wheels. Nunca vimos ele fazer uma matéria assim, então deve ser bem interessante! Clique aqui e veja todas as postagens do Mauricio sobre a história do nosso hobby.

Normalmente esse autor não se interessa por modelos fantasia, mas a história do 2 Jet Z acaba sendo uma história de um modelo real 1:1 feito a mão por Luiz Rodrigues e pode ser visto na internet em vários filmes ( e.g. https://www.youtube.com/watch?v=GDdAOjyDsfs ) ou ( e.g. https://www.youtube.com/watch?v=SfBksVgX1QE )


O modelo real leva esse nome em um jogo de palavras com o motor utilizado o Toyota 2JZ do modelo Supra e na clara semelhança do modelo com um jato (jet).


Na comemoração de 50 anos da Hot Wheels uma das ações comemorativas constava de uma caravana de modelos reais que fazia desfiles em estacionamentos de supermercados Walmart pelo país. 


Em 16 de junho de 2018 em Newark, New Jersey, EUA em um estacionamento do Walmart local, Luiz Rodrigues apresentou o 2 Jet Z que foi o vencedor dessa competição nacional frente aos 15 finalistas que se apresentaram. 



Luiz Rodrigues projetou e construiu o seu 2 Jet Z como um dos antigos carros de corrida usados nas planícies salgadas do deserto em Bonneville, estado de Utah nos EUA.


O 2 Jet Z com seu motor de seis cilindros de 3.0 litros turbo assistido, na sua configuração máxima entrega impressionantes 627 hp e caso dirigido no modo não esportivo mais clássico os cavalos baixam para 525 hp. O modelo de um só lugar tem uma carlinga amarela e uma exaustão do tipo avião a jato. Luiz Rodrigues colocou, inclusive um botão “after burner” no “cockpit” do seu “jato com rodas” que permite atingir os 627 hp da potência máxima. Na saída da exaustão o projetista usou um coador de cozinha modificado que dá a nítida impressão de um “after burner” de um jato (como se pode ver no 2º filme referenciado acima). 


Claramente não é um modelo para passeio e sim algo para os amantes da velocidade.


O modelo saiu na linha básica de 2020 na subsérie “HW Dream Garage” com um projeto do próprio Luiz Rodrigues com o desenhista da Hot Wheels Manson Cheung. 



O modelo saiu já em uma segunda cor no ano de 2020, na mesma subsérie, agora em azul, mas a cor original do modelo é a cor que aparece no primeiro modelo como se pode ver na foto com o modelo real.

 

Como na primeira aparição do modelo na parte superior da cartela vem escrito “Hot Wheels Legends Tour / A Volta da Lendas Hot Wheels”. 




O modelo acaba sendo um “Hot Rod” bonito e bem acabado para um modelo “mainline” e para os colecionadores de Hot Rods. O conselho deste autor é para procurarem por qualquer um dos modelos para a coleção. 


Esse autor após escrever esse artigo foi ao mercado e comprou o modelo azul!

  

Referências:

https://hotwheels.fandom.com/wiki/2_Jet_Z

https://hotwheels.fandom.com/wiki/Hot_Wheels_Legends_50th_Anniversary_Tour

https://static.wikia.nocookie.net/hotwheels/images/c/c8/CaseB0005.jpg/revision/latest?cb=20191102163129

https://static.wikia.nocookie.net/hotwheels/images/4/4f/2_Jet_Z_2020_%282nd_color%29_HW_Dream_Garage_1-10_1-250.jpg/revision/latest?cb=20201123174441

https://www.carscoops.com/2019/10/the-supra-powered-2-jet-z-is-like-a-kids-dream-car-come-true/




2 comentários:

  1. Eu lembro de acompanhar pelas fotos os modelos que apareciam nos eventos e eu fiquei feliz que escolheram esse aí como finalista. Tinha sim vários projetos legais mas a maioria seguia aqueles estereótipos de lowriders ou hot rods americanos, então era muita coisa "genérica" ou parecida com o que a HW já fazia. Esse de longe foi um dos mais originais que apareceram.

    Eu não peguei a edição em azul (e não sei se mudo de ideia ainda mas a tentação é grande), peguei só o original, mas o do ano que vem vai vir sim. Podiam ter alongado o vidro até a dianteira por estética porque parte do que era a frente do vidro virou de metal (carroceria) pra poder puncionar na base do carro, mas mesmo assim ficou uma mini top. Recomendo pegar quem tiver a chance!

    ResponderExcluir
  2. Verdade. Muito original e vendo os filmes, muito legal, o cara usou um coador na saída do afterburner e o coador se mexe que nem as paletas de um afterburner mesmo... mereceu ganhar 👏👏👏👏

    ResponderExcluir